Um Projecto com Alma...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
rsccoutinho
Membro
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

sexta fev 18, 2011 10:35 pm

Boa noite.

O assunto que me trás aqui hoje não tem que ver com animais, mas decidi partilhar isto com vocês.
Faço parte de um projecto que pretende incutir nos pré-adolescentes e nos adolescentes competências ao nível da auto-estima, auto-conhecimento e sexualidade. Pretendemos actuar no combate ao VIH/SIDA e contra a gravidez na adolescência.

Muitas vezes os jovens até sabem tudo sobre sexo. Têm preservativos, sabem como se utilizam, e pronto, não é necessário mais nada. Contudo, apesar de até saberem umas coisas, não têm competências para agir. Não sabem dizer não. Não sabem lidar com a sua sexualidade iminente e a palpitar. Sexualidade não tem que ver apenas com sexo, sexualidade é a harmonia do nosso corpo, do nosso ser da nossa alma desde o dia em que tornamos gente (leia-se, desde o nosso nascimento). É a libido, é o prazer, é a auto-confiança no nosso corpo e em nós mesmos, é o auto-conhecimento. E muitos pré-adolescentes (entenda-se que os pré-adolescentes estão nas idades entre os 10/11 e os 13/14) e adolescentes (14/15 – 17, sensivelmente) não têm confiança neles próprios, e há uma imensidão de sinais, e de questões que eles querem ver resolvidas, nomeadamente dúvidas nas suas relações com os pares.

Este post tem como objectivo deixar aqui um “testemunho” de alguém que vê as coisas de um prisma diferente – primeiro como futura profissional de educação (professora/educadora) e depois como estou neste projecto tenho lido muito e estudado em profundidade o assunto.
Para quem tem filhos, irmãos, sobrinhos, amigos… etc. Pré adolescentes e adolescentes, não os ignorem, dêem o máximo de atenção às suas necessidades, ajudem-nos a ganhar competências ao nível da higiene, da sexualidade, saber dizer não. Ajudem-nos a conhecerem-se melhor, a ganhar auto-confiança… (por detrás de um jovem rebelde e “com a mania” está uma grande lacuna ao nível da auto-confiança). Experimentem perguntar-lhes “quando se olham ao espelho, vêem aquilo que são, ou aquilo que gostariam de ser?” (mais bonitos, etc.) a resposta é nua e crua. Eles são sinceros e só vivem na sinceridade dura dos sentimentos que são bombas relógio a toda a hora.

Muitos pais não sabem lidar com as mudanças de humor dos filhos, os amores e dissabores. Muitos não se disponibilizam para falar de sexo. É difícil, mas é melhor não descurar essas questões, porque quer seja em casa, na escola ou noutro sítio qualquer, eles vão aprender as coisas! E muitas vezes “aprendem” da pior forma.

Obrigado por lerem o meu post e espero que tenha dado algum contributo para que se entenda melhor a “idade do armário”.
Boa sorte para quem tenha estes diabinhos em casa!

Nunca se esqueçam, as pessoas estão sempre, sempre a aprender, e juntas, aprendem o dobro.
Eristof
Membro Veterano
Registado: sexta fev 04, 2011 10:39 pm

sexta fev 18, 2011 11:01 pm

Muito bom projecto
Bastante educativo para jovens como eu!!!
Mas eu ja tenho a minha vida feita quanto a esse assunto :D
E para ser cincero fico feliz do meu comportamento quanto a esse assunto!!!
:D
By: Eristoff
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta fev 18, 2011 11:20 pm

Eristof Escreveu:Muito bom projecto
Bastante educativo para jovens como eu!!!
Mas eu ja tenho a minha vida feita quanto a esse assunto :D
E para ser cincero fico feliz do meu comportamento quanto a esse assunto!!!
:D
Niguem tem a vida toda feita em assunto nenhum ;) e só podes falar do teu comportamento...mas uma relação em geral é a dois...mas nunca se pode meter as mãos do fogo pelo/s parceiro/s ;)
rsccoutinho Escreveu:(...)

Nunca se esqueçam, as pessoas estão sempre, sempre a aprender, e juntas, aprendem o dobro.
Eristof
Membro Veterano

sexta fev 18, 2011 11:28 pm

Sim mas em relaçao ao assunto sexual e á vida a dois eu posso dizer que tenho esse assunto resolvido :D ( para já )
Mas quanto ao meu comportamento orgulho me de ter tido sempre cabeça e saber sempre o que estava a fazer e o que cria para mim...
E como tu disses te estamos sempre aprender sem duvida alguma!!!
rsccoutinho
Membro

sexta fev 18, 2011 11:31 pm

Eristof Escreveu:Sim mas em relaçao ao assunto sexual e á vida a dois eu posso dizer que tenho esse assunto resolvido :D ( para já )
Mas quanto ao meu comportamento orgulho me de ter tido sempre cabeça e saber sempre o que estava a fazer e o que cria para mim...
E como tu disses te estamos sempre aprender sem duvida alguma!!!
O importante é fazermos as coisas com responsabilidade e ASSERTIVIDADE. E claro, respeitando SEMPRE o outro (e a nós mesmos). Boa sorte com isso.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta fev 18, 2011 11:42 pm

Excelente projecto, boa sorte.
Na escola do meu filho há um gabinete onde os miudos podem expor e tirar duvidas a nivel sexual ou outros.
Por vezes é mais fácil para os miudos falar com "estranhos" do que com os pais e as vezes os pais não sabem como responder a certas perguntas.
Ainda há uns dias o meu filho me perguntou o que é um orgasmo e eu, :oops: tou lixado... :lol:
Bondage2010
Membro Veterano

sexta fev 18, 2011 11:46 pm

element Escreveu:Excelente projecto, boa sorte.(...)
Ainda há uns dias o meu filho me perguntou o que é um orgasmo e eu, :oops: tou lixado... :lol:
LOL é daquelas perguntas que deixam mesmo os pais sem resposta e coraditos :)
rsccoutinho
Membro

sexta fev 18, 2011 11:49 pm

element Escreveu:Excelente projecto, boa sorte.
Na escola do meu filho há um gabinete onde os miudos podem expor e tirar duvidas a nivel sexual ou outros.Por vezes é mais fácil para os miudos falar com "estranhos" do que com os pais e as vezes os pais não sabem como responder a certas perguntas.
O problema é que os miudos acham que sabem tudo... nem que seja pela vergonha de perguntarem! É bom haver gabinetes desses nas escolas, mas acho que as próprias escolas deveriam de interessar-se por projectos destes, internos e ao longo de todo o ano, de preferência a começar logo no 5º ano...
Bom, é complicado para os pais responderem a isso, acredito que sim! O segredo é agir com calma e tentar demostrar à vontade. Ah, e não esquecer que, de facto, eles até já sabem algumas coisas :-P
Bondage2010
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 12:01 am

rsccoutinho Escreveu:
element Escreveu:Excelente projecto, boa sorte.
Na escola do meu filho há um gabinete onde os miudos podem expor e tirar duvidas a nivel sexual ou outros.Por vezes é mais fácil para os miudos falar com "estranhos" do que com os pais e as vezes os pais não sabem como responder a certas perguntas.
O problema é que os miudos acham que sabem tudo... nem que seja pela vergonha de perguntarem! É bom haver gabinetes desses nas escolas, mas acho que as próprias escolas deveriam de interessar-se por projectos destes, internos e ao longo de todo o ano, de preferência a começar logo no 5º ano...
Bom, é complicado para os pais responderem a isso, acredito que sim! O segredo é agir com calma e tentar demostrar à vontade. Ah, e não esquecer que, de facto, eles até já sabem algumas coisas :-P
e não esperar que sejam eles a ir procurar respostas mesmo em gabinetes de apoio...acho que é essencial levar as respostas ao encontro deles ;)
Eristof
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 12:38 am

Ora nem mais porque eles por vontade propria nao vam de certeza!!! :D
Mas hoje em dia ate ah bastantes projectos desses nas escolas mas com um se nao....
Falam daquilo que os miudos ja sabem tal como o que é a sida, o que é o preservativo, como se coloca etc etc... isso ja os miudos sabem...
Esse é o problema desses projectos em vez de aprofundarem esses topicos podiam ir para questoes dos proprios. Era mais simples para os miudos e ficavam muito mais esclarecidos.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado fev 19, 2011 3:36 am

element Escreveu:...
Por vezes é mais fácil para os miudos falar com "estranhos" do que com os pais e as vezes os pais não sabem como responder a certas perguntas.
Esta resposta é muito mais importante do que pode parecer à primeira vista.

Na verdade, os pais podem atrapalhar-se com as perguntas muito dirigidas porque eles próprios também não estão esclarecidos. Ou seja, sabem estender a ponte para os filhos, sabem acolher as suas interrogações, mas depois não sabem como responder porque não se prepararam para o que lá vem. E muitos desses pais também têm uma noção confusa dos factos.

As respostas a tais perguntas têm de ser sempre simples e claras, mas nunca demasiado "técnicas", nem mascaradas de cor-de-rosa, os adolescentes detestam aquilo a que chamavam, no meu tempo, "histórias para quatro anos". E o demasiado tecnicismo que fala exclusivamente de reacções físicas e fisiológicas também os deixam decepcionados por serem demasiado frias. O meio termo é de um equilíbrio tão delicado que é mesmo preciso estar-se muito bem preparado para lhes responder.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado fev 19, 2011 3:55 pm

Se as pessoas encaracem o corpo e a sexualidade com simplicidade e sem dramas não havia necessidade de tantos estudos.
Qual o problema de perguntar o que é um orgasmo e responder o que é, adequando o discurso conforme a idade?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sábado fev 19, 2011 4:51 pm

O que é?
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado fev 19, 2011 5:05 pm

colette Escreveu:O que é?
:lol: :lol: :lol: :lol:
S&oacute;nia
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado fev 19, 2011 5:32 pm

colette Escreveu:O que é?
Primeiro diga-me a sua idade.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”