Governo quer profissão no cartão do cidadão..Bigbrother...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
terça mar 01, 2011 9:26 pm

<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

terça mar 01, 2011 10:05 pm

Então, e a malta que agarra qualquer call center? Hoje trabalha na área da banca...ontem trabalhou na área das comunicações...amanhã trabalha como responsável de uma outra área qq.

Não parece fazer sentido, numa altura em que práticamente não há profissões :wink!:
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 01, 2011 10:27 pm

Vou vos contar uma história triste sobre o Cartão Unico.

Pois lá fui eu de BI caducado tratar do CU, não sem alguma contrariedade porque eu já achava aquilo alto big bróda mesmo sem esta conversa nova da profissão... grande seca na loja do cidadão, lá me dão a folha que substitui o CU para conferir se a info está correcta. Anuí e fui-me embora.

Uma semana depois (pedido de urgência) lá chega o envelope sem o qual não se pode levantar o CU.
Qual não foi o meu espanto quando vejo que o meu apelido vem escrito numa grafia que já não se usa prái desde 1910.
Lá fui reclamar que o CU não estava bem, e que o apelido sempre se escreveu com s. A senhora que me estava a tratar do CU saiu-se com duas tiradas bestiais:
1ª tirada: ah isso é devido ao acordo ortográfico ( :lol: ). Arregalei-lhe os olhos pronta já para me sair uma jarda daquelas, ela corta o ímpeto com a 2ª tirada demolidora: e agora já não pode assinar com s, tem que assinar com z ( :lol: ).
Literalmente comecei a suar fininho e a sentir o coração a mil, e já a ranger os dentes disse só: chame-me o seu superior que eu quero fazer uma reclamação já!
Vem a superiora que me faz esperar mais duas horas por uma cópia da certidão de nascimento... e que me dá a seguinte informação: dantes, as grafias eram actualizadas para a grafia moderna, quer isto dizer que o Sr. Manoel passou a chamar-se Manuel por essa legislação independentemente de como foi escrito aquando do assento do nascimento. Sucede agora que NOVA legislação diz que os nomes de família não podem ser alterados e como todos os assentos de nascimento foram informatizados à letra e passados para o "sistema" (ODEIO ESTA PALAVRA) do Registo Civil portanto nada podem fazer e eu tenho de conformar-me porque efectivamente o nome da minha família escreve-se assim e nunca devia ter sido alterado in the first place.

Ora, tudo isto custou um bocado a assimilar, como é que uma pessoa vive 39 anos com um nome e a páginas tantas passa a ter um nome espanholado ou abrasileirado é do caneco, logo eu que sou uma preciosista da m**** com a escrita, mas como estava à rasca e precisava de renovar o passaporte com urgência, lá saiu o passaporte com z e adiei até poder o levantamento do CU para não me ir aborrecer com isso outra vez.
Lá fui levantar o CU dias antes de ter que pagar outro. A mesma cerimónia: confira o CU.
Qual não é o meu espanto quando vejo que o nome da minha filiação está com s e o meu com z. Lá peço novamente para falar com a supervisora dos CUS. E pergunto, minha senhora já estou conformada com o facto de ter um apelido do tempo dos afonsinhos, mas pode por favor explicar-me porque motivo os meus pais, que certamente foram registados muitos anos antes de mim né, têm o apelido diferente??!! Pois... erro informático, as nossas desculpas, vamos emitir novo CU.
Continuo á espera do meu CU.
Desculpem o longo desabafo... :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça mar 01, 2011 10:35 pm

Estranho, eu tenho o mesmo apelido que tu, o meu pai tem no BI com "Z" quando nasci não o deixaram baptizar-me com "z" teve de ser com "S" e no mes passado tratei do meu CU 8) e continuei a ter o meu apelido com "S" diferente do resto dos meus antepassados e familiares da geração anterior...
dinodane
Membro Veterano

terça mar 01, 2011 10:38 pm

Que queres, eu sou the special one... :?

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mar 01, 2011 10:40 pm

Ainda bem que tratei do meu CU antes dessas confusões todas.... quando tiver de o alterar prevejo muita confusão.... :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mar 01, 2011 10:41 pm

Meninos, não é CU, é CC (Cartão do Cidadão)! Estão desactualizados.

Desculpem o desabafo, mas reclama-se do Big Brother de unir a informação num cartão só, mas há dias reclamava-se, no caso da senhora morta em casa há anos, de as Finanças e a Seg Social não cruzarem informação. A malta tem que se decidir!

Edit: mas meter profissão é uma parvoíce pegada!
VascoV2
Membro Veterano
terça mar 01, 2011 10:51 pm

Um dos meus apelidos tem Z há mais de 400 anos...se um idiota mo passa para S pode ter a certeza que vai fazer assentos para as Berlengas.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Bondage2010
Membro Veterano

terça mar 01, 2011 10:57 pm

VascoV2 Escreveu:Um dos meus apelidos tem Z há mais de 400 anos...se um idiota mo passa para S pode ter a certeza que vai fazer assentos para as Berlengas.
Mas o meu apelido é na maior parte das vezes nome proprio e foi esse nome proprio que foi alterado á muitos anos e por arrasto o meu apelido tambem...
dinodane
Membro Veterano

terça mar 01, 2011 10:59 pm

VascoV2 Escreveu:Um dos meus apelidos tem Z há mais de 400 anos...se um idiota mo passa para S pode ter a certeza que vai fazer assentos para as Berlengas.
Bom, a mim sucedeu o inverso. E é irritante e aborrecido e incongruente.

Bondage2010
Membro Veterano

terça mar 01, 2011 11:04 pm

dinodane Escreveu:
O estranho é cada macaco sua sentença...que a mim não me disseram nada disso e eu até gostava que me trocassem para o apelido do meu pai :wink:
VascoV2
Membro Veterano
terça mar 01, 2011 11:05 pm

dinodane Escreveu:
Idiota ao máximo..e um bimbozdeco tyem o poderito de fazer isso.,
dinodane
Membro Veterano

terça mar 01, 2011 11:06 pm

Casa comigo cara, aí cê passa a chamar Luis Luiz. :P

Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça mar 01, 2011 11:35 pm

"Porque é que o Cartão de Cidadão não substitui outros documentos (p.e. carta de condução)?
O Cartão de Cidadão substitui os cartões dos principais Organismos da Administração Pública portuguesa, com os quais o cidadão tem, à partida, de interagir no decurso da sua vida.

É um documento identificador base, não associando o seu titular a capacidades, direitos ou obrigações particulares, para além do âmbito que lhe confere o estatuto de cidadão nacional da República Portuguesa"

http://www.cartaodecidadao.pt/index.php ... 35&lang=pt

A ideia de colocar a profissão é um bocado contrária à tendência actual do mercado, pessoas com mais que uma profissão e pessoas que mudam frequentemente de trabalho.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”