Vou vos contar uma história triste sobre o Cartão Unico.
Pois lá fui eu de BI caducado tratar do CU, não sem alguma contrariedade porque eu já achava aquilo alto big bróda mesmo sem esta conversa nova da profissão... grande seca na loja do cidadão, lá me dão a folha que substitui o CU para conferir se a info está correcta. Anuí e fui-me embora.
Uma semana depois (pedido de urgência) lá chega o envelope sem o qual não se pode levantar o CU.
Qual não foi o meu espanto quando vejo que o meu apelido vem escrito numa grafia que já não se usa prái desde 1910.
Lá fui reclamar que o CU não estava bem, e que o apelido sempre se escreveu com s. A senhora que me estava a tratar do CU saiu-se com duas tiradas bestiais:
1ª tirada: ah isso é devido ao acordo ortográfico (

). Arregalei-lhe os olhos pronta já para me sair uma jarda daquelas, ela corta o ímpeto com a 2ª tirada demolidora: e agora já não pode assinar com s, tem que assinar com z (

).
Literalmente comecei a suar fininho e a sentir o coração a mil, e já a ranger os dentes disse só: chame-me o seu superior que eu quero fazer uma reclamação já!
Vem a superiora que me faz esperar mais duas horas por uma cópia da certidão de nascimento... e que me dá a seguinte informação: dantes, as grafias eram actualizadas para a grafia moderna, quer isto dizer que o Sr. Manoel passou a chamar-se Manuel por essa legislação independentemente de como foi escrito aquando do assento do nascimento. Sucede agora que NOVA legislação diz que os nomes de família não podem ser alterados e como todos os assentos de nascimento foram informatizados à letra e passados para o "sistema" (ODEIO ESTA PALAVRA) do Registo Civil portanto nada podem fazer e eu tenho de conformar-me porque efectivamente o nome da minha família escreve-se assim e nunca devia ter sido alterado in the first place.
Ora, tudo isto custou um bocado a assimilar, como é que uma pessoa vive 39 anos com um nome e a páginas tantas passa a ter um nome espanholado ou abrasileirado é do caneco, logo eu que sou uma preciosista da m**** com a escrita, mas como estava à rasca e precisava de renovar o passaporte com urgência, lá saiu o passaporte com z e adiei até poder o levantamento do CU para não me ir aborrecer com isso outra vez.
Lá fui levantar o CU dias antes de ter que pagar outro. A mesma cerimónia: confira o CU.
Qual não é o meu espanto quando vejo que o nome da minha filiação está com s e o meu com z. Lá peço novamente para falar com a supervisora dos CUS. E pergunto, minha senhora já estou conformada com o facto de ter um apelido do tempo dos afonsinhos, mas pode por favor explicar-me porque motivo os meus pais, que certamente foram registados muitos anos antes de mim né, têm o apelido diferente??!! Pois... erro informático, as nossas desculpas, vamos emitir novo CU.
Continuo á espera do meu CU.
Desculpem o longo desabafo...
