Curiosidades de Astronomia

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
mo4321
Registado: sexta mar 04, 2011 6:47 pm

sexta mar 04, 2011 6:55 pm

Caros Amigos,

Aqui vai um artigo que achei interessante partilhar convosco.

Cumprimentos,
Miguel Oliveira
[email protected]
www.miguel-oliveira.org

-------------------------------------------
---- Curiosidades de Astronomia -----
-------------------------------------------

- O nome mais longo de estrela é Torcularis Septentrionalis, dado à estrela ômicron Piscium da constelação de Peixes

- A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente 5 são visíveis a olho nú

- Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.

- O Corpo Celeste mais distante visível a olho nú é a Grande Galáxia, em Andrômeda, conhecida como Messier 31.

- Estima-se que a nossa galáxia, a Via-Láctea, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas.

- A Via-Láctea tem um diâmetro de aproximadamente 70.000 anos-luz.

- Uma estrela anã é tão densa que ali um objeto do tamanho de um dado pesaria como um carro

- Se a estrela Próxima de Centauro morresse agora, nós só saberíamos dentro de 4 anos e três meses. Sua luz leva esse tempo para chegar até nós. imagine a distância a que ela se encontra daqui.

- As estrelas não piscam. Nós vemos as estrelas piscando por causa da turbulência da atmosfera terrestre, que interfere na luz emitida por elas.

- Planeta em grego significa errante, viajante. Os gregos da Antiguidade denominaram estes corpos celestes de planetas porque os observavam "viajando" entre as estrelas "fixas".

- Se o Sol fosse comparado auma bola de basquete, Júpiter seria uma bola de golfe; Saturno, uma bolinha de ping-pong; Urano e Netuno, bolinhas de gude; e Plutão, menor que a metade da cabeça de um alfinete. Júpiter tem 318 vezes a massa da Terra e Plutão apenas dois milésimos.

- Se morássemos em Netuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que o um planeta leva para dar a volta ao Sol, e Netuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajetória
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mar 04, 2011 7:34 pm

Netuno???? :o Que planeta é esse?

E bilhões o que é? Bilhas muito grandes? :o
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta mar 04, 2011 7:53 pm

LuluB Escreveu:Netuno???? :o Que planeta é esse?

:lol: :lol: :lol: :lol: oh Lu... :lol: :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 04, 2011 8:16 pm

:lol:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta mar 04, 2011 8:28 pm

Qual é a necessidade deste comentário? Não se vê imediatamente que o texto está escrito em português do Brasil? :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 04, 2011 9:59 pm

Nice. A Astronomia fascina-me.
Já agora meta a fonte de onde copiou o artigo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mo4321
Registado: sexta mar 04, 2011 6:47 pm

terça mar 08, 2011 2:52 pm

A fonte do artigo foi um e-mail que recebi, que não especifica fonte.

Caso estejam interessados neste site (http://www.eusou.com/astronomo/) á mais artigos da área.

Cumprimentos,
Miguel Oliveira
[email protected]
www.miguel-oliveira.org
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quarta mar 09, 2011 12:53 pm

dinodane Escreveu:Nice. A Astronomia fascina-me.Já agora meta a fonte de onde copiou o artigo.
A mim também :)

...fico é um bocado "zonzo" ao imaginar corpos celestes a cair(rodar) em torno de outro(s), que por sua vez estão a cair(rodar) em torno de outros e por aí fora... está tudo a cair em torno de outras coisas... acho um bocadinho assustador :lol:

O Universo não ter "direcção"(é a palavra adequada? :? ), ou seja, não ter Norte nem Sul, Este nem Oeste, já me fez confusão também... agora já não 8) É um bocado como os "nossos lados"(dir. e esq.) estarem invertidos no espelho...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 09, 2011 2:50 pm

é extraordinário pensar que, ao olharmos para um ponto do espaço extremamente longínquo também estamos a "viajar" no tempo, sabemos lá nós se aquela estrela cuja luz levou mil anos ou mil vezes isso a chegar à nossa retina ainda sequer existe ou se já se explodiu numa supernova...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”