Página 1 de 2
Criação de Quintal
Enviado: domingo mar 20, 2011 11:49 am
por marianamar
Não sei se é este o local certo para postar... mas cá vai.
O meu pai adquiriu recentemente um cachorrinho adorável, amarelo, peludinho, de grandes orelhas. O cãozinho é um doce e é saudável, até aqui tudo bem.
Ora ontem fomos ao café da terra e cruzámo-nos com o casal que lhe arranjou o cão. Estavam com um irmão da mesma ninhada mas muito mais pequeno (o nosso já é minúsculo), preto e castanho, de pelo liso. Ninguém perguntou nada, mas a mulher começou orgulhosamente a dar informações. Aquele, saiu mesmo pinscher. O do meu pai é arraçado de chihuahua. SÃO DA MESMA NINHADA!
Respondi-lhe que tal não era possível, que eram rafeiros lindíssimos mas isso mesmo, rafeiros. Acho que ganhei uma inimiga pra vida. Mas se há algo que não suporto é ver vender gato por lebre (eles fazem realmente dinheiro com a venda de cachorrinhos), ainda mais arriscando a saúde de cachorros, porque é giro e dá dinheiro, brincar aos criadores de quintal.
Basicamente eles misturam descendentes de qualquer raça miniatura. Não têm a mínima noção do que estão a fazer - de outro modo, como poderiam achar que pode "sair" um pinscher e um chihuahua da mesma ninhada? - e irrita-me profundamente.
Se alguém souber mais de genética e me puder explicar se isto é possível, agradecia. Posso estar errada... podem até concordar com a criação de quintal. Mas pra já tira-me do sério :S
Enviado: domingo mar 20, 2011 11:54 am
por Netherwing
não é necessario perceber muito de genetica... cruzamentos fora da mesma raça não produzem cachorros de raça alguma.
são cachorros SRD.
se são vendidos como pertencendo à raça X ou Y ... bom isso é no minimo desonesto.
vender cachorros srd não é crime, mas é bizarria
comprar ainda será mais!!
só cai quem quer....
Enviado: domingo mar 20, 2011 11:56 am
por marianamar
Cai muito quem não sabe também Netherwing... ignorância
Os cachorros são o maior sucesso nas redondezas, têm lista de espera...
Enviado: domingo mar 20, 2011 12:00 pm
por joana_boris
A única forma de os cachorros serem de raça é terem o comprovativo LOP. Não tendo, são simples rafeiros. Mas passando à frente a papelada, em termos de genética, o que interessa é que os dois pais sejam da mesma raça, ou seja, se os dois pais forem pinscher, os cachorrinhos são pinssher, se os pais forem chihuahua, os cachorros também op serão, neste caso ,a não ser que a mãe seja pinscher à lua cheia e chihuahua no quatro minguante, os cachorros não podem ser puros, eheheheh, tão simples quanto isso
Importante é não dar dinheiro a essas pessoas que só contribuem para por mais rafeiros no mundo, não me leve a mal, os rafeiros são tão cães como os outros, mas já existem tantos na rua e no canil a precisar de casa, para quê por mais no mundo só porque saem pinscher com focinho de chihuahua?
Enviado: domingo mar 20, 2011 12:02 pm
por joana_boris
Netherwing Escreveu:não é necessario perceber muito de genetica... cruzamentos fora da mesma raça não produzem cachorros de raça alguma.
são cachorros SRD.
se são vendidos como pertencendo à raça X ou Y ... bom isso é no minimo desonesto.
vender cachorros srd não é crime, mas é bizarria
comprar ainda será mais!!
só cai quem quer....
Sem duvida que é no mínimo desonesto Netherwing, e os maiores culpados são aqueles que passam dinheiro para a mão desss pessoas. Mas é claro, a ignorância e a falta de informação...
Enviado: domingo mar 20, 2011 12:10 pm
por Netherwing
é impressionante que haja gente à espera para comprar
já nada me espanta!!!
Re: Criação de Quintal
Enviado: domingo mar 20, 2011 4:21 pm
por LuMaria
E os seus pais, compraram ou foi oferta?
Enviado: domingo mar 20, 2011 4:23 pm
por MFPJ
Netherwing Escreveu:é impressionante que haja gente à espera para comprar
já nada me espanta!!!
... deve-os vender a preço xs...
...a esses preços ridículos compra-os
quem não está disposto também a preocupar-se muito com o animal no geral... não serão assim a maior parte dos casos Marianamar?
E
este tipo de pessoas... há MUITASSS
Enviado: domingo mar 20, 2011 5:11 pm
por LuluB
MFPJ Escreveu:Netherwing Escreveu:é impressionante que haja gente à espera para comprar
já nada me espanta!!!
... deve-os vender a preço xs...
...a esses preços ridículos compra-os
quem não está disposto também a preocupar-se muito com o animal no geral... não serão assim a maior parte dos casos Marianamar?
E
este tipo de pessoas... há MUITASSS
Não acho que seja sempre assim. O que se passa é que as pessoas querem ter um animal com determinadas características - pequenino, com um determinado tipo de pelagem e de cor, etc. -, mas como ignoram de todo o que diz respeito a raças e respectiva criação, vão nas conversas do vendedores de contrafacções.
Por outro lado, cada vez mais assediadas pela propaganda das raças, na sua ignorância engolem como certo tudo o que lhes enfiam pelos olhos e ouvidos. Elas até se interessam pelo animal em si, mas a sua ignorância é maior do que a boa vontade.
Enviado: domingo mar 20, 2011 6:32 pm
por gekkos
É possível umas vez que as cadelas podem ter filhos de vários cães durante a mesma gestação...
Re: Criação de Quintal
Enviado: domingo mar 20, 2011 6:46 pm
por LuMaria
É possível umas vez que
as cadelas podem ter
filhos de vários cães
durante a mesma
gestação...
É possivel ter filhotes de pais diferentes. Mas não é possivel ter duas raças distintas puras.
[/quote]
Enviado: domingo mar 20, 2011 6:46 pm
por marianamar
LuMaria, por acaso no caso deles foi oferta, mas eu não tenho absolutamente nada a ver com o que fazem. Aliás, discordo da sua maneira de ter os animais e vou estar bastante atenta aos cuidados veterinários do cachorro...
Concordo LuluB. Muitas vezes não é tanto má vontade, mas ignorância. As pessoas desconhecem os padrões das raças, pensam que estão a fazer um bom negócio. E mesmo a mulher que os cria pensa que sim, que é possível o cachorro do meu pai ser de raça só porque os avós eram. Ela acha que está a fazer algo fantástico!...
Enviado: domingo mar 20, 2011 7:22 pm
por Chamarrita
Passa-se o mesmo aqui na minha terrinha, com uma senhora que faz "criação" de uns rafeirinhos minúsculos, tipo papillon. E já vimos noutro tópico que há quem deixe as cadelas terem ninhadas de animais sem raça... para "não perder a raça"

Depois, as pessoas menos informadas (a grande maioria, e muitos vets incluidos) adoram descortinar raças nestes cruzamentos, talvez movidas pelos mesmos ímpetos que levam os caçadores a misturar raças com base nos "talentos" de cada uma. Ou então... estão muito mais à frente e secretamente dedicam-se criação de novas raças, almejando um dia o reconhecimento do estalão, que só ainda não existe porque o pessoal não percebe nada e tem é dor de cotovelo.
O pior é que as pessoas que compram estes rafeirinhos se tornam gananciosas e começam também a meter-se em criadeirices. As soluções imediatas são utópicas, passariam por acções de formação e sensibilização antes da missa, ou rapto e esterilização compulsiva dos animais. A longo, muito longo prazo, é mesmo a velha "água mole em pedra dura" e ligar a cassete. Ou isso ou começar a bater nas pessoas.

Enviado: domingo mar 20, 2011 7:51 pm
por marianamar
Mas eu nem sou contra a criação selectiva de novas raças... exijo é que esses criadores sejam conscientes! Que façam uma mínima ideia do que estão a fazer, pelo bem dos animais!...

Enviado: domingo mar 20, 2011 8:10 pm
por Patadas
"É tolo aquele que ao verificar que uma rosa cheira melhor que uma couve, também conclui que fará uma sopa melhor"
Neste caso aplica-se o mesmo, os ignorantes que ao pensarem que ao darem menos dinheiro por um cão estão a poupar e até é igualzinho a um de raça, metem-se nessas aventuras, acabando sempre por ter mais despesas em vet...
E são esses mesmos, que são capazes de fazer essas criadeirices, para ganharem uns trocos e "preservar a raça".
Se o cão se tornar muito caro, mandam-no para uma vala e que deus lhes dê a extrema unção