U2 ajuda a salvar os cavalos selvagens
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Últimamente o governo americano limitou drásticamente a àrea reservada a estes animais - geralmente desértica - e diminuiu em 90.000 o número de cavalos selvagens, através de abates.
Quem se interessar pelo tema e ler inglês pode consultar
http://www.theamericanwildhorse.com/
Com um novo hit "Who's gonna ride your wild horses", que deixo abaixo, os U2 colaboram na movimentação da opinião pública contra esta política que, de resto, parece estar associada à corrupção e à ganância, tão típicas do ser humano...
http://vimeo.com/20048607
O cavalo selvagem, em todo o mundo, é um simbolo maior da liberdade, individualismo e paixão sem limites.
Quem se interessar pelo tema e ler inglês pode consultar
http://www.theamericanwildhorse.com/
Com um novo hit "Who's gonna ride your wild horses", que deixo abaixo, os U2 colaboram na movimentação da opinião pública contra esta política que, de resto, parece estar associada à corrupção e à ganância, tão típicas do ser humano...
http://vimeo.com/20048607
O cavalo selvagem, em todo o mundo, é um simbolo maior da liberdade, individualismo e paixão sem limites.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Os cavalos são considerados desde sempre a mais bela conquista do Homem e têm dado origem a lendas e mitos sem fim, como Pégaso, o cavalo alado, símbolo da poesia.
Os americanos podem sempre alegar que se trata de um animal introduzido - eram desconhecidos e inxistentes na América quando esta começou a ser colonizada. Nas primeiras vezes que viram um homem a cavalo, os Índios julgaram tratar-se de um monstro com cabeça de homem. Mas quando perceberam o que era aquele animal e a sua utilidade, logo se adaptaram e utilizaram-no de tal maneira que se tornaram cavaleiros brilhantes.
Os cavalos selvagens hoje existentes descendem dos cavalos levados pelos Europeus para lá. Mesmo assim, é uma pena o que lhes estão a fazer. Vão acabar em latas de comida para cão...
Os americanos podem sempre alegar que se trata de um animal introduzido - eram desconhecidos e inxistentes na América quando esta começou a ser colonizada. Nas primeiras vezes que viram um homem a cavalo, os Índios julgaram tratar-se de um monstro com cabeça de homem. Mas quando perceberam o que era aquele animal e a sua utilidade, logo se adaptaram e utilizaram-no de tal maneira que se tornaram cavaleiros brilhantes.
Os cavalos selvagens hoje existentes descendem dos cavalos levados pelos Europeus para lá. Mesmo assim, é uma pena o que lhes estão a fazer. Vão acabar em latas de comida para cão...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Oh Lulu, pela sua rica saude !!!! Então os mustangs foram introduzidos na América pelos colonos europeus ?LuluB Escreveu:

Então os indios , nunca tinham visto um cavalo ser montado, antes dos colonos europeus lá chegarem?
Isso até parece aquela conversa do " os indios americanos eram uns brutos selvagens , e ainda bem que os colonos europeus foram para lá, fazer das Américas aquilo que ela é hoje"
Coitados .... tomaramos nós ter um terço da sabedoria que os indios tinham...e que os europeus ( hoje os americanos ), tão convenientemente e em nome de uma civilização que nos conduz sabe-se lá para onde,se encarregaram de confinar....
O cavalo selvagem é a imagem disso mesmo : da arrogancia e do desprezo com que uns subjugam outros. O cavalo selvagem lembra todos os dias que aqueles territórios foram roubados a quem já lá estava e a quem tudo lhe roubaram... menos o espirito e a dignidade.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Nicas, os mustangs são precisamente os descendentes dos cavalos levados para a américa.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Sim; Lu ! Os historiadores de época encarregaram-se de assim fazer crer. Que tinham sido levados pelos espanhóis.LuMaria Escreveu:Nicas, os mustangs são precisamente os descendentes dos cavalos levados para a américa.
Mas muitos outros se perguntam ( provavelmente historiadores americanos ) como é possivel em tão pouco tempo , o unico cavalo " malhado" de Hernando Cortês, ter dado origem a tantas e tantas manadas... selvagens , ainda por cima...
Ah ! E a propósito : sabias que um grupo de cavalos pode ser uma manada mas o mais correcto de se dizer é que é uma " tropa de cavalos " ?

— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
Não falamos de pouco tempo. Falamos de séculos. É que os cavalos foram levados pelos espanhois.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Pois, Nicas. Se não acredita, pode sempre fazer uma pesquisa "netiana", de entre todo o lixo sobre o assunto que por lá aparece sempre se encontra alguma coisa de jeito. Mas, lixo ou não, a história é unânime.
Houve cavalos autóctones, sim, mas extinguiram-se cedo. Os actuais cavalos, mustangs, pintos, apaloosa, etc., descendem todos dos cavalos ibéricos levados pelos espanhóis para as ilhas das Caraíbas aquando da Conquista. O próprio termo "mustang" deriva do espanhol "musteño".
Estas coisas não são propaganda anti-Índio, são simples factos que nada têm a ver com apreciações de civilizações e culturas vistas pelo outro lado do óculo só para nos apresentarmos como muito progressistas e politicamente correctos.
Eu também tenho grande admiração pelos Índios, mas isso não me impede de saber que com toda a sua inteligência, elevado respeito pela Natureza, pelos outros humanos e pelos animais, nunca conseguiram descobrir a roda, por exemplo. Nem conheciam a pólvora e, por consequência, os mosquetes dos primeiros colonos. Arcos e setas eram as suas armas, que usavam com mestria, mas que na Europa havia muito tinham sido suplantados pelas armas de fogo.
Foram dizimados pelo sarampo e todo um leque de doenças infantis europeias, pelo abate maciço dos búfalos que eram a base da sua sobrevivência, e sobretudo por uma civilização cobiçosa e sem escrúpulos tecnologicamente mais avançada. E também pelo álcool em que os colonos civis manhosamente os viciaram...
Enfim, toda uma história de genocídio que nada tem a ver com os cavalos que hoje vão ser abatidos e vão acabar ingloriamente, como já referi, em ração de cão...
Houve cavalos autóctones, sim, mas extinguiram-se cedo. Os actuais cavalos, mustangs, pintos, apaloosa, etc., descendem todos dos cavalos ibéricos levados pelos espanhóis para as ilhas das Caraíbas aquando da Conquista. O próprio termo "mustang" deriva do espanhol "musteño".
Estas coisas não são propaganda anti-Índio, são simples factos que nada têm a ver com apreciações de civilizações e culturas vistas pelo outro lado do óculo só para nos apresentarmos como muito progressistas e politicamente correctos.
Eu também tenho grande admiração pelos Índios, mas isso não me impede de saber que com toda a sua inteligência, elevado respeito pela Natureza, pelos outros humanos e pelos animais, nunca conseguiram descobrir a roda, por exemplo. Nem conheciam a pólvora e, por consequência, os mosquetes dos primeiros colonos. Arcos e setas eram as suas armas, que usavam com mestria, mas que na Europa havia muito tinham sido suplantados pelas armas de fogo.
Foram dizimados pelo sarampo e todo um leque de doenças infantis europeias, pelo abate maciço dos búfalos que eram a base da sua sobrevivência, e sobretudo por uma civilização cobiçosa e sem escrúpulos tecnologicamente mais avançada. E também pelo álcool em que os colonos civis manhosamente os viciaram...
Enfim, toda uma história de genocídio que nada tem a ver com os cavalos que hoje vão ser abatidos e vão acabar ingloriamente, como já referi, em ração de cão...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Sorry.
Limitei-me a traduzir do texto indicado acima (hora de jantar e blá, blá, blá...).
De qualquer forma, os cavalos terão tido a sua origem no continenta americano.
Foram encontrados esqueletos com 12 000 anos aproximadamente.
Mas, a meu ver, este assunto é interessante mas secundário.
Importante é o significado destes animais e as causas que parecem determinar a sua extinção a curto prazo.
Similar a tantas outras extinções.
Das duas, uma : ou o homem tem capacidade para preservar e gerir a sua herança natural ou se resume a ser um predador que, apesar do seu conhecimento e ciência, não é mais que uma versão requintada da carraça.
Limitei-me a traduzir do texto indicado acima (hora de jantar e blá, blá, blá...).
De qualquer forma, os cavalos terão tido a sua origem no continenta americano.
Foram encontrados esqueletos com 12 000 anos aproximadamente.
Terão desaparecido do continente há 10000 anos e posteriormente reintroduzidos pelos espanhóis.Horses roamed the grasslands of North America for millions of years, slowly extending their range to most of the continents on earth. See how the early horse migrated across the Bering land bridge from North America into what is now Siberia.
Mas, a meu ver, este assunto é interessante mas secundário.
Importante é o significado destes animais e as causas que parecem determinar a sua extinção a curto prazo.
Similar a tantas outras extinções.
Das duas, uma : ou o homem tem capacidade para preservar e gerir a sua herança natural ou se resume a ser um predador que, apesar do seu conhecimento e ciência, não é mais que uma versão requintada da carraça.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Qualquer causa que tenha como objectivo manter especies silvestres/selvagens/livres é sempre de louvar e tem toda a minha simpatia.
Não fazia a mais pequena ideia que as actuais colónias de cavalos selvagens norte-americanos eram descendentes de cavalos ibéricos.
Aliás a minha reacção foi exactamente a mesma que a da Nicasxi,que grande disparate, como é que é possivel que em alguns anos cavalos com gerações de domesticação revertessem o processo ao ponto de serem simbolos de liberdade e de independencia, mas pelos vistos...Estava enganado.
Vou ler algumas coisas acerca desta regressão.
Não fazia a mais pequena ideia que as actuais colónias de cavalos selvagens norte-americanos eram descendentes de cavalos ibéricos.
Aliás a minha reacção foi exactamente a mesma que a da Nicasxi,que grande disparate, como é que é possivel que em alguns anos cavalos com gerações de domesticação revertessem o processo ao ponto de serem simbolos de liberdade e de independencia, mas pelos vistos...Estava enganado.
Vou ler algumas coisas acerca desta regressão.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia é alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong> by Ponky. </p>
<p><strong>"A única criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado é a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong> By Vandocasmm</p>
<p> Às vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido) Terugkeren e o (dentro em breve corrido) xPauloSantos.</p>
<p> </p>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia é alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong> by Ponky. </p>
<p><strong>"A única criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado é a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong> By Vandocasmm</p>
<p> Às vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido) Terugkeren e o (dentro em breve corrido) xPauloSantos.</p>
<p> </p>
Os primeiros cavalos, de todos os cavalos, na sua forma primária , surgiram precisamente no continente americano.
Entretanto, diz-se que se extinguiram aí e surgiram na Europa, com principal incidência na peninsula ibérica.
A partir daí há estudos que apontam para que o repovoamento tenha sido concretizado pelos espanhóis. Mas em algumas " correntes" surgem algumas questões com alguma lógica:
Os cavalos europeus não possuíam aquelas manchas brancas. Como e com que cruzamentos conseguiram eles chegar ao mustang?.
Sendo a palavra mustang , como muito bem aqui já foi dito, uma palavra de origem espanhola, querendo dizer " vagabundo ou sem dono" , porque diabos foram os espanhóis chamar assim a estes cavalos? Dizem as más linguas que terá sido porque os tais cavalos reintroduzidos cruzaram com cavalos " vagabundos" que por lá andavam e deram origem a cavalos indomáveis e com colorações estranhas.
Mas de facto, o que está aqui em causa é que mais uma vez o Homem pretende sobrepôr-se.
Mesmo partindo de um suposto que os mustangs são de origem europeia, que nunca lá andaram antes, isso não quer dizer que com isso se ganhe legitimidade para os reduzir e os confinar a espaços reduzidos.
O cavalo mustang é um simbolo muito forte.E se os Estados Unidos acham muito caro mantê-lo.... olha, deixem de investir em material bélico e deixem de enviar tropas para todo o lado. Isso sim, é uma enorme perda de dinheiro e material humano.
Entretanto, diz-se que se extinguiram aí e surgiram na Europa, com principal incidência na peninsula ibérica.
A partir daí há estudos que apontam para que o repovoamento tenha sido concretizado pelos espanhóis. Mas em algumas " correntes" surgem algumas questões com alguma lógica:
Os cavalos europeus não possuíam aquelas manchas brancas. Como e com que cruzamentos conseguiram eles chegar ao mustang?.
Sendo a palavra mustang , como muito bem aqui já foi dito, uma palavra de origem espanhola, querendo dizer " vagabundo ou sem dono" , porque diabos foram os espanhóis chamar assim a estes cavalos? Dizem as más linguas que terá sido porque os tais cavalos reintroduzidos cruzaram com cavalos " vagabundos" que por lá andavam e deram origem a cavalos indomáveis e com colorações estranhas.
Mas de facto, o que está aqui em causa é que mais uma vez o Homem pretende sobrepôr-se.
Mesmo partindo de um suposto que os mustangs são de origem europeia, que nunca lá andaram antes, isso não quer dizer que com isso se ganhe legitimidade para os reduzir e os confinar a espaços reduzidos.
O cavalo mustang é um simbolo muito forte.E se os Estados Unidos acham muito caro mantê-lo.... olha, deixem de investir em material bélico e deixem de enviar tropas para todo o lado. Isso sim, é uma enorme perda de dinheiro e material humano.
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
LuluB Escreveu:Os cavalos são considerados desde sempre a mais bela conquista do Homem e têm dado origem a lendas e mitos sem fim, como Pégaso, o cavalo alado, símbolo da poesia.
espero que gostem...
A Rhiannon, ainda hoje venerada na Irlanda( e não só ) e como o topico fala dos U2 e de cavalos... achei um encaixe bonito.
CANTEM OS PÁSSAROS DE OURO.
TRAGAM ESPERANÇAS PARA AS ALMAS OCUPADAS.
CANTO EM HONRA A RHIANNON,
GRANDE RAINHA, DEUSA DO CAVALO.
QUE MINHA CARGA SEJA LEVE.
AJUDE-ME EM MINHAS AFLIÇÕES.
ONDE POSSA HAVER DÚVIDA,
SEMEIE A VERDADE.
FAÇA COM QUE A CRISE
ENCONTRE O SEU FIM.
DIRIJA TODOS PASSOS DE NOSSA VIDA,
MÃE DA FERTILIDADE E DA MORTE,
NOS TRAGA A PAZ.
QUE ESTA CANÇÃO LHE SEJA DOCE.
CONFORTE MINHA ALMA,
QUE MINHA PENA SEJA BREVE
E QUE MEU CORAÇÃO PERMANEÇA INTEIRO.
tolerem as maisculas p.f., estou molenga...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

Rhiannon
She's fire in the afterglow
Rising on the spray
Buried in the undertow
And woven in the waves
She's wind, which echoes old and low
Rippling across the bay
She follows where the voices go
Of whispered words and yesterdays
In language only water knows
She lullaby's the deep
A softly singing sadness falls
For ancient sorrows there asleep
But something stirs the black below
Something moves and slowly wakes
Rhiannon rises as she goes
Mountains tremble at her gates
She travels in a cloak of foam
Water whitens in her wake
And bare beneath her flowing gown
Granite glistens
Oceans break...
Gareth Davies
sempre me fez confusão estes beneméritos que apoiam uma causa por um lado mas comem do prato de quem a lixa. desculpem lá o desabafo, mas detesto hipocrisias.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»