Tu e Você

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado abr 16, 2011 12:07 pm

Eu tenho o hábito de tratar toda a gente por tu, salvos pequenas excepções para pessoas mesmo muito mais velhas que eu (mas mesmo entre essas também há as que trate por tu). Trato os meus pais por tu, trato os meus avós por tu, trato os meus professores mais queridos por tu. São as pessoas que respeito mais neste mundo e conforme o respeito foi crescendo, passámos a tratar-nos de igual para igual. Essa igualdade cimentou o respeito, mais que qualquer fosso de diferenças.

Mas já vi que há aqui pelo fórum quem veja o "tu" como uma grave ofensa... nesse caso, peço desculpas, mas quando o faço de igual para todos, não vejo a ofensa ;)

Qual é a vossa experiência sobre este assunto?
Tu ou você?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado abr 16, 2011 12:11 pm

Trato por tu a minha família e os meus amigos. Aqui no fórum trato por tu algumas pessoas com quem tenha mais confiança.
Todos os outros trato por você por uma questão de educação, seja aqui no fórum, seja fora dele.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Herp
Membro Veterano
Registado: terça out 26, 2010 7:08 pm

sábado abr 16, 2011 12:42 pm

dinodane Escreveu:Trato por tu a minha família e os meus amigos. Aqui no fórum trato por tu algumas pessoas com quem tenha mais confiança.
Todos os outros trato por você por uma questão de educação, seja aqui no fórum, seja fora dele.
x2

Chego até a tratar por você usuários muito mais novos que eu. É tudo uma questão de boa educação.
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

sábado abr 16, 2011 1:02 pm

eu acho que a boa educação (ou falta dela) não passa só por tratar por tu ou você!

quando não conheço a pessoa com quem estou a "falar", quando não sei a idade ou não tenho confiança, trato por você.. mas fora isso tenho por hábito tratar por tu quase toda a gente, e não é por isso que sou mal educada.

percebo que algumas pessoas não se sintam à vontade a ser tratadas por tu por pessoas que não conhecem, mas isso vem de um hipotético à vontade que se tem vindo a verificar nos foruns e na internet em geral, uma liberdade que nem sempre é verdadeira. uns aceitam essa liberdade, outros não... e todos estão no seu direito.
marianamar
Membro Veterano

sábado abr 16, 2011 1:36 pm

Eu simplesmente não entendo que tratar por tu seja má educação, senão não o faria... mas se vir pelas respostas que é o pensamento geral no fórum, posso mudar a minha maneira de tratar.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado abr 16, 2011 1:43 pm

Eu trato por você, a quem quero não dar confiança e quero manter distancias, a mim gosto que me tratem por tu...podem tratar por você a faltar ao respeito e tratar-me por tu com todo o respeito ;)
Última edição por Bondage2010 em sábado abr 16, 2011 1:44 pm, editado 1 vez no total.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado abr 16, 2011 1:44 pm

omegaaa Escreveu:eu acho que a boa educação (ou falta dela) não passa só por tratar por tu ou você!

quando não conheço a pessoa com quem estou a "falar", quando não sei a idade ou não tenho confiança, trato por você.. mas fora isso tenho por hábito tratar por tu quase toda a gente, e não é por isso que sou mal educada.

percebo que algumas pessoas não se sintam à vontade a ser tratadas por tu por pessoas que não conhecem, mas isso vem de um hipotético à vontade que se tem vindo a verificar nos foruns e na internet em geral, uma liberdade que nem sempre é verdadeira. uns aceitam essa liberdade, outros não... e todos estão no seu direito.

Tal e qual
Herp
Membro Veterano
Registado: terça out 26, 2010 7:08 pm

sábado abr 16, 2011 1:55 pm

Acho que não perceberam o que quis dizer. Apenas acho que devemos tratar por você todas aquelas pessoas que não conhecemos e da qual não temos confiança para tratar por tu.

Assim que se adquire confiança e à-vontade para tratar por tu, não é por as tratarmos dessa forma que somos mal educados, mas sim te-las tratado por tu sem as conhecer e sem ter confiança para isso.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado abr 16, 2011 1:58 pm

Trato por tu todas pessoas da minha idade ou mais novas e a minha família e amigos, se falar com elas cara a cara. Pela internet trato todos por você, a não ser que me digam que preferem ser tratados por tu.
Não acho que é por aí que uma pessoa é mal ou bem educada, respeitadora ou nao. Mas prefiro assim para evitar conflitos , pois pode haver quem se sinta insultado ao ser tratado por tu.

Edito para dizer que não me incomoda ser tratada por tu, aliás, até prefiro, desde que seja com respeito.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado abr 16, 2011 2:56 pm

ó pá, no meu caso é uma questão de hábito, da mesma forma que não trato por tu uma pessoa que não conheço também não me parece educado fazê-lo na internet. Acho que o tu é um tratamento familiar, logo não é correcto usá-lo indiscriminadamente.
Vocês quando vão a uma loja ou quando interpelam alguém na rua usam o tu para se dirigirem às pessoas que não conhecem? Eu não.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marianamar
Membro Veterano

sábado abr 16, 2011 3:10 pm

Eu sim ;)
Mas não é "ó tu aí". Trato toda a gente muito educadamente, por tu.

Não estou a defender que um modo é melhor que o outro!... Acho que são coisas que mudam com os tempos, como antes se usava o vossemecê e o senhora condessa. Só queria saber qual é a opinião geral na Arca, porque se realmente preferirem o tratamento por você, não tenho problema em faze-lo.
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

sábado abr 16, 2011 3:32 pm

Você é depreciativo, de extremo mau gosto e de baixo nível.

Eu trato as pessoas por omissão que é o mais correcto.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

mafia69
Membro Veterano
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

sábado abr 16, 2011 3:33 pm

Acaldeira Escreveu:Você é depreciativo, de extremo mau gosto e de baixo nível.

Eu trato as pessoas por omissão que é o mais correcto.
X2
marianamar
Membro Veterano

sábado abr 16, 2011 3:59 pm

Sim, quando digo que uso o "tu" também não é exactamente o dizer "tu achas que", mas antes "achas que", ou seja, falando na terceira pessoa e por omissão.

Quando por alguma razão trato por "você", NUNCA uso a palavra "você". Em vez de "você acha que" digo só "acha que"...
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado abr 16, 2011 7:22 pm

marianamar Escreveu:Sim, quando digo que uso o "tu" também não é exactamente o dizer "tu achas que", mas antes "achas que", ou seja, falando na terceira pessoa e por omissão.

Quando por alguma razão trato por "você", NUNCA uso a palavra "você". Em vez de "você acha que" digo só "acha que"...
Precisamente.
Quando tenho mesmo que usar o "você", substitu-o pelo nome pelo qual se trata a pessoa, por exemplo, em vez de "você acha...", uso "a professora acha...".
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”