Violação não é violência

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mai 12, 2011 3:56 pm

"Médico absolvido de violação porque não foi muito violento

O Tribunal da Relação do Porto absolveu o psiquiatra João Villas Boas do crime de violação contra uma paciente sua, grávida de 34 semanas, que estava a ter acompanhamento devido à gravidez.

Segundo a maioria de juízes, os actos sexuais dados como provados no julgamento de primeira instância não foram suficientemente violentos. Agarrar a cabeça (ou os cabelos) de uma mulher, obrigando-a a fazer sexo oral e empurrá-la contra um sofá para realizar a cópula não constituíram actos susceptíveis de ser enquadrados como violentos."

in DN.pt
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=1850585

Estou completamente em choque...
Uma violação não é por si só um acto de violência?
Agora, desde que "não se magoe muito", podem violar-se mulheres (e grávidas)??? Mas ainda há justiça em Portugal? :o
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta mai 12, 2011 4:10 pm

Não dá para acreditar!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: Vergonhoso!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Se tivesse acontecido comigo ou com algum familiar meu ... era melhor estes senhores (médico incluido) irem "arejar a molerinha" para outro país pois não descansaria enquanto não lhes deitasse a mão. :twisted: :twisted: :twisted:

Que pouca vergonha!!!
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 4:14 pm

É que é mesmo... se a justiça não funciona, alguém tem de a fazer :evil:
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta mai 12, 2011 4:16 pm

:evil: inacreditavel!!!! :evil:
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

quinta mai 12, 2011 6:15 pm

Já tinha lido esta notícia algures noutro jornal, sentenças deste tipo já se tornaram um hábito em Portugal...
mcsc123
Membro Veterano
Registado: quinta jan 01, 2009 4:05 pm

quinta mai 12, 2011 6:39 pm

:evil: :evil: Grandes porcos, tanto o «médico» como os «juízes», sem ofensa aos porquinhos! :x :x :evil: :evil:

Mas que médicos e juízes é que temos neste país :!:

Inacreditável, tenho vergonha de ser portuguesa nestas alturas :evil: :evil: :x :x :cry: :cry:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 12, 2011 8:37 pm

Deixo-vos para leitura o acordão...

http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/d1d5ce625d2 ... enDocument

... e tirem as vossas conclusões. :roll:
Contudo, não se vislumbra como é possível considerar o acto de agarrar a cabeça como traduzindo o uso de violência de modo a constranger alguém à prática de um acto contra a sua vontade. A não ser que se admitisse que o mero acto de agarrar a cabeça provoca inevitável e automaticamente a abertura da boca.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marianamar
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 9:30 pm

P*rra dinodane. Agora é que estou mesmo passada!...
Ao ler a descrição da violação... como é possível deixar passar impune um canalha destes??? É... chocante :S
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta mai 12, 2011 10:04 pm

correndo o risco de ser controversa e até um pouco cruel... após leitura relativamente atenta do acordão só me ocorre dizer:

- qualquer mulher adulta, naquelas circunstancias... a mãe na sala de espera ( e supoe-se mais gente ... funcionários do medico por ex ) teria gritado a plenos pulmões logo nos preliminares do acto.

após o episodio na marquesa a direcção correcta seria em direcção à porta de saída e não para o sofa dum homem que supostamente a estaria a molestar...

a gravidez pode limitar os movimentos, mas pela minha experiencia não limita o discernimento.

há muitas lacunas no relato que possibilitaram esta decisão.

Ele não deixa de ser um verme ( se de facto ela não consentiu ) e a falta de discernimento da mulher não desculpa em nada os actos dele.
An ye harm none, do what ye will
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quinta mai 12, 2011 10:07 pm

Note-se bem...

Em Odivelas um grupo de criminosos cercou uma esquadra..insultou, ameaçou de morte e causou desacatos CONTRA POLICIAS.

Foram todos enviados para casa depois de identificados.

Porque há de um policia se preocupar ?
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 10:10 pm

Netherwing, eu entendo o que queres dizer!...
No lugar dela eu gritava, mordia, dava pontapés, sei lá!

Mas por vezes uma pessoa que fica em estado de choque fica sem acção...
Já o senti e já o vi acontecer, uma pessoa fixa sem conseguir mexer-se, falar sequer... e com a vergonha...
Era uma mulher no último mês de gravidez e que estava fragilizada psicologicamente (estava no psiquiatra, certo?) pode simplesmente não ter tido acção. Mas o levantar-se e tentar fugir, o recusar-se, e dado o estado físico e psicológico dela, para mim, serviam perfeitamente para condenar o médico.
Como aliás foi o argumento do juiz que votou contra.

Espero mesmo que recorra...
Netherwing
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 10:18 pm

marianamar Escreveu:Netherwing, eu entendo o que queres dizer!...
No lugar dela eu gritava, mordia, dava pontapés, sei lá!

Mas por vezes uma pessoa que fica em estado de choque fica sem acção...
Já o senti e já o vi acontecer, uma pessoa fixa sem conseguir mexer-se, falar sequer... e com a vergonha...
Era uma mulher no último mês de gravidez e que estava fragilizada psicologicamente (estava no psiquiatra, certo?) pode simplesmente não ter tido acção. Mas o levantar-se e tentar fugir, o recusar-se, e dado o estado físico e psicológico dela, para mim, serviam perfeitamente para condenar o médico.
Como aliás foi o argumento do juiz que votou contra.

Espero mesmo que recorra...
Isto já é o recurso Mariana.... ele foi condenado na primeira instância e absolvido agora.

eu percebo o dizes mas ... é estranho ela ter ficado apatica.

enfim... o gajo é um cachorro disso não há duvida.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 10:25 pm

Então já não dá para fazer mais nada??? :o
Opa isto soa tanto a corrupção. A amiguinhos poderosos.

Netherwing, acredita, uma pessoa que esteja psicologicamente (e neste caso, também fisicamente) frágil pode perfeitamente ficar sem acção perante uma situação assim.

É desta maneira que ocorrem muitas violações a menores, alegando o violador depois que a criança "queria" porque não se recusou. Não se recusou porque não sabia que podia, que conseguia, que não tinha de ser assim, que tinha autonomia para dizer "não". Quando entramos em choque, não há acção nem pensamento. Eu penso que terá sido o caso... mas realmente preferia que isso estivesse mais bem explicado.
Netherwing
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 10:33 pm

eu percebo querida... mas há uma diferença brutal entre o que aconteceu e aquilo que se pode provar que aconteceu :(

este tipo esgueirou-se pela porta do cavalo... o relato dela tinha inconsistencias ( o que é normal ) e agarraram-se a isso.

uma sujeira...
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 10:38 pm

Enfim... mas um caso de justiça mal contada que vai com certeza para a gaveta... como "resolvido". :|
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”