exame de condução

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado mai 14, 2011 10:22 am

Bom dia a todos,
vou fazer o meu exame de condução dia 31 de Maio e gostava de ouvir as vossas experiências (de preferência, boas) e saber como correram os vossos exames, se os examinadores eram muito antipáticos, se se lembram dos erros que fizeram, etc. Se tiverem alguma dica para que não se fique com os nervos completamente em franja :lol:

Vamos lá a relatar como correram os exames, quem sabe se não há aí umas histórias engraçada spara fazer rir.

Bom fim-de-semana.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sábado mai 14, 2011 10:32 am

Seja a primeira. Não há nada pior do que fazer um exame depois de ter visto alguém que já chumbou 25 vezes deixar o carro ir 10 vezes abaixo no meio de uma rotunda, demorar 5 minutos a fazer inversão de marcha, e subir o passeio 3 vezes a tentar estacionar.
joana_boris
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 10:36 am

25 vezes?!?!?! foi mesmo esse o número ou está a exagerar :o

Bem, não sei se posso escolher a ordem, mas a verdade é que prefiro ser logo a primeira e despachar tudo. Ser a segunda só me vai deixar mais nervosa.

E o exame da ziggy, sempre correu melhor?
ziggy
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 10:47 am

Eu já tirei a carta há muitos anos, o carro ir abaixo umas 10 vezes no meio de uma rotunda foi com o homem que fez exame comigo e que chumbou outra vez (não me lembro quantas vezes já tinha chumbado, mas entre código e condução já andava a tentar tirar a carta há uns anos valentes). Eu tenho a sensação que nos perguntaram quem queria fazer exame primeiro, não me lembro ao certo, mas acho que é capaz de ser desmotivante ver quem uma pessoa ante de nós fazer uma data de asneiras e chumbar. Comigo, tirando o banco do carro ter as costas partidas e ter caído a meio do exame, correu bem.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mai 14, 2011 12:13 pm

Já tirei a carta há muitos anos mas o conselho que me deram na altura e que resultou muito bem comigo foi: ser a primeira a fazer o exame, fazer todas as manobras devagar e tomar um calmante fraco para controlar os nervos. Passei à primeira.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 12:16 pm

Ah, e não esquecer as coisas mais básicas: ao entrar no carro ajustar o banco e os espelhos. colocar o cinto de segurança e muita atenção à sinalização, o tipo ue foi a exame comigo chumbou aos 2 minutos de exame porque ao sair do parque encontra um sinal de stop e não imobiliza o carro, o carro deslizou a 10 km à hora mas NÃO PAROU.

ziggy
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 12:32 pm

dinodane Escreveu:Ah, e não esquecer as coisas mais básicas: ao entrar no carro ajustar o banco e os espelhos. colocar o cinto de segurança e
destravar o carro... conheço imensa gente que chumbou por se esquecer de destravar o carro (mas os carros hoje em dia começam a apitar e a piscar quando não se destravam... pelo menos o meu que já tens uns anitos começa).
joana_boris
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 12:45 pm

Ziggy, op carro devia ser velhinho, para lhe cair asim o banco :o

Dinodane, também me deram esse conselho do calmante fraquinho, não sei oque se entende por calmante fraquinho, é um conceito um pouco relativo, [Editado pela moderação] O melhor será experimentar numa aula antes do exame.

É verdade, o carro onde vou fazer exame até sensores para estacionamento tem. Quanto ao travão, tenho que admitir que me aocnteceu alguma vezes (sou muito distraida) mas acabo por perceber pois acende uma luzinha vermelha no painel de instrumentos.
ziggy
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 1:47 pm

Benzodiazepinas não. Há um anti-hipertensor que eu costumava tomar quando tinha de falar em público (eu detesto falar em público) e que funcionava lindamente comigo, pergunte ao seu médico de família.
dinodane
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 1:58 pm

joana_boris Escreveu:Ziggy, op carro devia ser velhinho, para lhe cair asim o banco :o

Dinodane, também me deram esse conselho do calmante fraquinho, não sei oque se entende por calmante fraquinho, é um conceito um pouco relativo. [Editado pela moderação] O melhor será experimentar numa aula antes do exame.

É verdade, o carro onde vou fazer exame até sensores para estacionamento tem. Quanto ao travão, tenho que admitir que me aocnteceu alguma vezes (sou muito distraida) mas acabo por perceber pois acende uma luzinha vermelha no painel de instrumentos.
[Editado pela moderação]

HelMD
Membro
Registado: sábado set 11, 2010 7:19 pm

sábado mai 14, 2011 8:05 pm

[Editado pela moderação]
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mai 14, 2011 9:12 pm

Eu passei à 2ª... com 1 martini no bucho. :P No primeiro exame, fui a 2ª e a tipa que foi primeiro enervou de tal forma o examinador que ele já apenas rosnava. Eu fui a seguir, e com excesso de autoconfiança. Fiz tudo bem, excepto contornar o passei em marcha-atrás (era numa descida e o f**** da **** não me deixou usar o espelho lateral!), toquei com uma roda traseira no lancil. Foi em Coimbra, atrás do convento das Carmelitas... mandou-me de volta para o estádio e no regresso, sim, fiz uma data de asneira, já que estava reprovada... excesso de velocidade, não parar em stops e travagens bruscas (tentei enjoá-lo). Se não tinha reprovado antes... :P Da segunda vez estava nervosa e bebi o tal martini. Fiz questão de ser a primeira e apanhei um examinador calmo, o que ajudou bastante.

Ziggy, por acaso a pessoa que refere não era um senhor de óculos e um pouco excêntrico chamado António Olaio? :twisted:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ziggy
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 9:29 pm

Chamarrita Escreveu:
Ziggy, por acaso a pessoa que refere não era um senhor de óculos e um pouco excêntrico chamado António Olaio? :twisted:
Não, não era o António Olaio (se for o que eu estou a pensar, de Coimbra).
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mai 14, 2011 9:37 pm

ziggy Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
Não, não era o António Olaio (se for o que eu estou a pensar, de Coimbra).
Ah! Sim, era mesmo ele! Foi meu professor de pintura, e andou anos a tirar a carta, não sei se alguma vez conseguiu. :lol:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
joana_boris
Membro Veterano

domingo mai 15, 2011 12:11 am

Bem, já vi que se criou aqui uma conversa com sugestões medicamentos que não devia existir e peço desculpa, porque realmente a culpa foi minha, estão à vontade para editar.

Ziggy, também tenho sérios problemas em falar em público (é um dos meus pânicos) e sofri bastante com ataques de pânico e ansiedade desde a infância, já tomei vários farmacos, alguns referidos aqui e decidi contornar o problema de outra forma. Mas o exame de condução é muito importante e não queria mesmo reprovar por causa dos nervos (embora Às vezes eles sejam uma boa desculpa para a azelhice :lol: ).
Vou sim perguntar opinião ao meu médico, se bem que pelo historial cliníco que tenho já sei que a sugestão vão ser as benzodiazepinas. Quanto ao valdispert, como dizem aqui, realmente não surte o efeito desejado.

O meu exame está mmarcado para o meio-de, já me disseram que era boa hora, pois é perto do almoço e os examinadores tendem a despachar o ssunto pois estão cheios de fome, não sei se é verdade ou não :lol:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”