Página 1 de 5
exame de condução
Enviado: sábado mai 14, 2011 10:22 am
por joana_boris
Bom dia a todos,
vou fazer o meu exame de condução dia 31 de Maio e gostava de ouvir as vossas experiências (de preferência, boas) e saber como correram os vossos exames, se os examinadores eram muito antipáticos, se se lembram dos erros que fizeram, etc. Se tiverem alguma dica para que não se fique com os nervos completamente em franja
Vamos lá a relatar como correram os exames, quem sabe se não há aí umas histórias engraçada spara fazer rir.
Bom fim-de-semana.
Enviado: sábado mai 14, 2011 10:32 am
por ziggy
Seja a primeira. Não há nada pior do que fazer um exame depois de ter visto alguém que já chumbou 25 vezes deixar o carro ir 10 vezes abaixo no meio de uma rotunda, demorar 5 minutos a fazer inversão de marcha, e subir o passeio 3 vezes a tentar estacionar.
Enviado: sábado mai 14, 2011 10:36 am
por joana_boris
25 vezes?!?!?! foi mesmo esse o número ou está a exagerar
Bem, não sei se posso escolher a ordem, mas a verdade é que prefiro ser logo a primeira e despachar tudo. Ser a segunda só me vai deixar mais nervosa.
E o exame da ziggy, sempre correu melhor?
Enviado: sábado mai 14, 2011 10:47 am
por ziggy
Eu já tirei a carta há muitos anos, o carro ir abaixo umas 10 vezes no meio de uma rotunda foi com o homem que fez exame comigo e que chumbou outra vez (não me lembro quantas vezes já tinha chumbado, mas entre código e condução já andava a tentar tirar a carta há uns anos valentes). Eu tenho a sensação que nos perguntaram quem queria fazer exame primeiro, não me lembro ao certo, mas acho que é capaz de ser desmotivante ver quem uma pessoa ante de nós fazer uma data de asneiras e chumbar. Comigo, tirando o banco do carro ter as costas partidas e ter caído a meio do exame, correu bem.
Enviado: sábado mai 14, 2011 12:13 pm
por dinodane
Já tirei a carta há muitos anos mas o conselho que me deram na altura e que resultou muito bem comigo foi: ser a primeira a fazer o exame, fazer todas as manobras devagar e tomar um calmante fraco para controlar os nervos. Passei à primeira.
Enviado: sábado mai 14, 2011 12:16 pm
por dinodane
Ah, e não esquecer as coisas mais básicas: ao entrar no carro ajustar o banco e os espelhos. colocar o cinto de segurança e muita atenção à sinalização, o tipo ue foi a exame comigo chumbou aos 2 minutos de exame porque ao sair do parque encontra um sinal de stop e não imobiliza o carro, o carro deslizou a 10 km à hora mas NÃO PAROU.
Enviado: sábado mai 14, 2011 12:32 pm
por ziggy
dinodane Escreveu:Ah, e não esquecer as coisas mais básicas: ao entrar no carro ajustar o banco e os espelhos. colocar o cinto de segurança e
destravar o carro... conheço imensa gente que chumbou por se esquecer de destravar o carro (mas os carros hoje em dia começam a apitar e a piscar quando não se destravam... pelo menos o meu que já tens uns anitos começa).
Enviado: sábado mai 14, 2011 12:45 pm
por joana_boris
Ziggy, op carro devia ser velhinho, para lhe cair asim o banco
Dinodane, também me deram esse conselho do calmante fraquinho, não sei oque se entende por calmante fraquinho, é um conceito um pouco relativo, [Editado pela moderação] O melhor será experimentar numa aula antes do exame.
É verdade, o carro onde vou fazer exame até sensores para estacionamento tem. Quanto ao travão, tenho que admitir que me aocnteceu alguma vezes (sou muito distraida) mas acabo por perceber pois acende uma luzinha vermelha no painel de instrumentos.
Enviado: sábado mai 14, 2011 1:47 pm
por ziggy
Benzodiazepinas não. Há um anti-hipertensor que eu costumava tomar quando tinha de falar em público (eu detesto falar em público) e que funcionava lindamente comigo, pergunte ao seu médico de família.
Enviado: sábado mai 14, 2011 1:58 pm
por dinodane
joana_boris Escreveu:Ziggy, op carro devia ser velhinho, para lhe cair asim o banco
Dinodane, também me deram esse conselho do calmante fraquinho, não sei oque se entende por calmante fraquinho, é um conceito um pouco relativo. [Editado pela moderação] O melhor será experimentar numa aula antes do exame.
É verdade, o carro onde vou fazer exame até sensores para estacionamento tem. Quanto ao travão, tenho que admitir que me aocnteceu alguma vezes (sou muito distraida) mas acabo por perceber pois acende uma luzinha vermelha no painel de instrumentos.
[Editado pela moderação]
Enviado: sábado mai 14, 2011 8:05 pm
por HelMD
[Editado pela moderação]
Enviado: sábado mai 14, 2011 9:12 pm
por Chamarrita
Eu passei à 2ª... com 1 martini no bucho.

No primeiro exame, fui a 2ª e a tipa que foi primeiro enervou de tal forma o examinador que ele já apenas rosnava. Eu fui a seguir, e com excesso de autoconfiança. Fiz tudo bem, excepto contornar o passei em marcha-atrás (era numa descida e o f**** da **** não me deixou usar o espelho lateral!), toquei com uma roda traseira no lancil. Foi em Coimbra, atrás do convento das Carmelitas... mandou-me de volta para o estádio e no regresso, sim, fiz uma data de asneira, já que estava reprovada... excesso de velocidade, não parar em stops e travagens bruscas (tentei enjoá-lo). Se não tinha reprovado antes...

Da segunda vez estava nervosa e bebi o tal martini. Fiz questão de ser a primeira e apanhei um examinador calmo, o que ajudou bastante.
Ziggy, por acaso a pessoa que refere não era um senhor de óculos e um pouco excêntrico chamado António Olaio?

Enviado: sábado mai 14, 2011 9:29 pm
por ziggy
Chamarrita Escreveu:
Ziggy, por acaso a pessoa que refere não era um senhor de óculos e um pouco excêntrico chamado António Olaio?

Não, não era o António Olaio (se for o que eu estou a pensar, de Coimbra).
Enviado: sábado mai 14, 2011 9:37 pm
por Chamarrita
ziggy Escreveu:Chamarrita Escreveu:
Ziggy, por acaso a pessoa que refere não era um senhor de óculos e um pouco excêntrico chamado António Olaio?

Não, não era o António Olaio (se for o que eu estou a pensar, de Coimbra).
Ah! Sim, era mesmo ele! Foi meu professor de pintura, e andou anos a tirar a carta, não sei se alguma vez conseguiu.

Enviado: domingo mai 15, 2011 12:11 am
por joana_boris
Bem, já vi que se criou aqui uma conversa com sugestões medicamentos que não devia existir e peço desculpa, porque realmente a culpa foi minha, estão à vontade para editar.
Ziggy, também tenho sérios problemas em falar em público (é um dos meus pânicos) e sofri bastante com ataques de pânico e ansiedade desde a infância, já tomei vários farmacos, alguns referidos aqui e decidi contornar o problema de outra forma. Mas o exame de condução é muito importante e não queria mesmo reprovar por causa dos nervos (embora Às vezes eles sejam uma boa desculpa para a azelhice

).
Vou sim perguntar opinião ao meu médico, se bem que pelo historial cliníco que tenho já sei que a sugestão vão ser as benzodiazepinas. Quanto ao valdispert, como dizem aqui, realmente não surte o efeito desejado.
O meu exame está mmarcado para o meio-de, já me disseram que era boa hora, pois é perto do almoço e os examinadores tendem a despachar o ssunto pois estão cheios de fome, não sei se é verdade ou não
