"A última noite do Festival Académico de Lisboa acabou envolta em violência. À saída do Estádio do Restelo, na Avenida da Ilha da Madeira, as acções das forças policiais chamadas ao local foram pautadas pela violência que culminou na ida de 10 jovens ao hospital.
Com o fim dos concertos e o encerramento das tradicionais barracas das diversas faculdades, os milhares de jovens presentes no festival começaram a abandonar o Estádio do Restelo e a encaminharem-se para as imediações do complexo desportivo.
À entrada do estádio estavam já vários elementos da PSP com o intuito de assegurar o desenrolar ordeiro dos acontecimentos. Contudo, o que se veio a verificar posteriormente foram actos de desordem e violência que, afirmam testemunhas contactadas pelo SOL, «foram claramente exagerados».
Por volta voltas 5 horas da madrugada de domingo começou uma série de actos de violência espoletados por confrontos entre «uma pequena minoria de estudantes» e «pelo lançamento de uma garrafa de vidro sobre o cordão policial», retratam Tiago Mendonça e Simão Castro, ambos estudantes que testemunharam os acontecimentos.
Os distúrbios «desencadearam uma primeira carga policial sobre a multidão», contam, na qual «algumas pessoas, não envolvidas no lançamento da garrafa, foram agredidas» pelos bastões e cassetetes da polícia.
Após a primeira carga «muitas pessoas reuniram-se uns metros à frente do cordão policial e insurgiram-se perante a violência gratuita, protestando e insultando verbalmente a polícia».
Multidão cercada por polícias 'à paisana'
Ao ouvirem os insultos e protestos proferidos pelos jovens, os elementos do corpo policial promoveram nova investida sobre a multidão, que, simultaneamente, terá sido «emboscada por polícias à paisana».
«O mais surpreendente é o facto de a polícia estar a mandar evacuar o local do festival e ao mesmo tempo carregar sobre a multidão que dispersava, enquanto polícias à paisana bloqueavam as saídas possíveis, batendo aleatoriamente nas pessoas que se deslocavam para longe do local do festival», queixou-se Simão Castro, ele próprio alvo de duas bastonadas, «uma na perna e outra nas costas», acrescenta.
«Foi um abuso de autoridade», considera Tiago Mendonça, pois «a quantidade de estudantes agredidos sem qualquer razão não se justifica». O mestrando de 22 anos conseguiu fugir «instintivamente» da carga policial e não sofreu qualquer agressão.
O jovem veio mais tarde a saber que «um polícia teria sido esfaqueado» anteriormente, o que terá contribuído para «a ira e o massacre dirigidos a pessoas inocentes».
Um dos casos demonstrativos da intervenção policial foi a de um jovem que teve que se deslocar ao hospital São Francisco de Xavier para ser suturado com sete pontos na cabeça após ser atingido com um bastão por parte de um agente da polícia.
O jovem, que solicitou anonimato, revelou ter ouvido um aviso: «Daqui a 1 minuto varremos isto tudo», terá gritado um agente da força de intervenção.
«Os estudantes responderam com palavras, apenas palavras de revolta pela cobardia que a polícia tinha demonstrado», revelou, queixoso, ao admitir «que não encontra justificação para um elemento da polícia bater num cidadão com o bastão virado ao contrário».
Diogo Botelho, outro jovem envolvido na multidão, admite que «os protestos de alguns estudantes» após a primeira carga policial podem ter contribuído para «uma grande bola de neve» de violência.
Os jovens contactados pelo SOL apontam para o possível avanço de queixas formais contra a PSP. Todos eles referem que no hospital contactaram com outros presentes que garantiram irem formalizar queixas.
O SOL contactou com um responsável do comando da PSP de Lisboa que não adiantou quaisquer informações sobre o sucedido."
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=19328
Festival académico acaba com cargas policiais
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm
Depois de um festival académico com a malta cheia de álcool nos testos, duvido que as acções policiais fossem exageradas.
Todos sabemos como são os festivais académicos

Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
Exactamente...acredito que muita gente levou por tabela...mas nestas alturas só se leva se quisermos...se nos metermos a um cantito e ficarmos calmos nao vem um policia correr nos à bastonada.MariaChica Escreveu:Depois de um festival académico com a malta cheia de álcool nos testos, duvido que as acções policiais fossem exageradas.

Erm... por acaso já me aconteceu.
Não é bem assim. Uma carga policial à séria não poupa nada nem ninguém, vai tudo corrido à bastonada.acredito que muita gente levou por tabela...mas nestas alturas só se leva se quisermos...se nos metermos a um cantito e ficarmos calmos nao vem um policia correr nos à bastonada.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Não acredito minimamente que a polícia começasse à "borboada" "só" por causa do arremesso duma garrafa.
Como sabemos no fim-de-semana passado foi a benção das fitas e tenho uma sobrinha que era finalista. Segundo ela me contou ... os amigos estavam todos a combinar levar garrafas de vodka e não só. Atenção ... a benção era às 11H30 da manhã
pelo que dá para imaginar o estado em que estes "meninos" estavam à noite.
Num concerto, com malta jovem ... "encharcados" de àlcool alguém acredita que os factos se passaram assim???
Eu não ...
Como sabemos no fim-de-semana passado foi a benção das fitas e tenho uma sobrinha que era finalista. Segundo ela me contou ... os amigos estavam todos a combinar levar garrafas de vodka e não só. Atenção ... a benção era às 11H30 da manhã

Num concerto, com malta jovem ... "encharcados" de àlcool alguém acredita que os factos se passaram assim???

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
nem mais...não páram para escolher: bato neste, naquele não...dinodane Escreveu:Erm... por acaso já me aconteceu.
Não é bem assim. Uma carga policial à séria não poupa nada nem ninguém, vai tudo corrido à bastonada.acredito que muita gente levou por tabela...mas nestas alturas só se leva se quisermos...se nos metermos a um cantito e ficarmos calmos nao vem um policia correr nos à bastonada.

fiem-se na virgem e não corram não...

<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Eu digo o porque infelizmente já estive nalguns momentos de carga policial e se uma pessoa se acalmar (que é o que eles pretendem) e ficar a um canto não tem qualquer chatice...mais uma vez...isto não sao paises de porrada gratuitadinodane Escreveu:Erm... por acaso já me aconteceu.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
e às tantas era só 2 ou 3 polícias, o pessoal é que já via a multiplicar. A "carga" era outra, e as dores... da ressaca! 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am
http://www.youtube.com/watch?v=ZQt5B00btdwmiguelabm Escreveu:Eu digo o porque infelizmente já estive nalguns momentos de carga policial e se uma pessoa se acalmar (que é o que eles pretendem) e ficar a um canto não tem qualquer chatice...mais uma vez...isto não sao paises de porrada gratuitadinodane Escreveu:Erm... por acaso já me aconteceu.