A crise financeira era evitável

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta mai 27, 2011 7:59 am

Para quem se interessar por estas coisas, deixo aqui um link que resume as conclusões de um relatório de 700 páginas acerca das causas da crise de 2008 que, entretanto, chegou cá :

http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... 917&page=1

Deixo aqui um resumo :

- "A crise financeira era evitável": O relatório defende que apesar das muitas visões contrárias em Wall Street e Washington, houve muitos sinais de alarme mas que estes foram completamente ignorados.

- as entidades reguladoras podiam ter exigido mais capital aos grandes bancos de investimento e impedido as suas práticas de risco.

- gestão imprudente das instituições financeiras, a sua elevada dependência de empréstimos de curto prazo e os esquemas de compensação direcionados para o ganho de curto prazo, privilegiando o "negócio fácil".

- Uma combinação de empréstimos excessivos, investimentos arriscados e falta de transparência colocou o sistema financeiro em rota de colisão

- "Houve uma falha sistémica na responsabilização e na ética": Quem pedia emprestado mentia sobre a sua capacidade de pagar as hipotecas, quem emprestava sabia que os devedores não tinham capacidade de pagar

- Os empréstimos irresponsáveis massificaram-se, houve avisos, mas "a Reserva Federal negligenciou a sua missão" e os detentores das hipotecas foram passando o risco a outras instituições.

- "Os falhanços das agências de 'rating' foram uma peça fundamental na engrenagem da destruição financeira": "Esta crise não teria acontecido sem as agências de 'rating'" diz claramente o relatório, sublinhando que as avaliações das principais agências ajudaram o mercado a crescer, e os cortes em 2007 e 2008 "espalharam a destruição" entre mercados e empresas.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta mai 27, 2011 10:30 am

"Os falhanços das agências de 'rating' foram uma peça fundamental na engrenagem da destruição financeira": "Esta crise não teria acontecido sem as agências de 'rating'" diz claramente o relatório, sublinhando que as avaliações das principais agências ajudaram o mercado a crescer, e os cortes em 2007 e 2008 "espalharam a destruição" entre mercados e empresas.
Agências essas que continuam a avaliar países, como o nosso, em conformidade com os interesses dos grandes grupos financeiros que as detêm. Continua-se a dar-lhes ouvidos e continuam a ditar o rumo da economia e os juros que temos de pagar.
Interessa-lhes e muito que estejamos a pagar juros a 10%, pois dessa forma muitas corporações (seus donos) têm estado a recuperar dos prejuizos em que foram lançados pelo descambar da crise financeira.
Por outras palavras, nós enquanto países somos avaliados negativamente em função dos nossos erros, mas a estas agências ninguém avalia e ninguém penaliza. Pior que isso ainda lhes estamos a pagar por cima.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta mai 27, 2011 2:03 pm

Bem tudo isto se deu numa espécie de dona Branca a alto nível - chama-se Ponzy Scheme e consiste em pagar investimentos a taxas remuneratórias altíssimas - ex.20% todos os meses - pagamentos esses que provêm do dinheiro de novos investidores.
Faz-se assim uma bolha de especulação que acaba por rebentar no dia em que novos investimentos abrandam - e as taxas reais não cobrem as prometidas.
Foi o caso Madoff, pex.,mas desenguem-se não foi caso isolado.
Foi deste modo que começou a crise internacional.

O que me espanta é que nós temos economistas nos governos e economistas que são acessores de outros economistas.
Temos uma trupe de inúteis em Bruxelas.
Ninguém viu o que se estava a passar ?
Quando se deu o colapso nos USA (2008) ninguém se apercebeu ?
Não era essa a altura para tomar providências e prepararmo-nos para o embate ?

Todos estes anos fomos governados pelas vontades do exterior : a Europa disse que Portugal só servia para turismo e florestas e, por isso, destruímos as pescas, a agricultura e pouca indústria que tínhamos.

Agora vamos ser governados pelo FMI e BCE.
Leia-se a propósito disto (em inglês), o que se pode passar :

http://desmitos.blogspot.com/2011/05/ponzi-scheme.html
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo mai 29, 2011 7:01 am

Sugiro que leiam os comentários do blog que coloquei - é um espectaculo a história de quem levou o país a esta situação...

Acerca de como podemos sair deste buraco :
Tem interesse ler este artigo do "guardian" (em inglês - lamento não ter paciência para traduzir) :

http://www.guardian.co.uk/commentisfree ... commission
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”