Bom dia, Freemanelite, e bem-vindo.
Quanto à sua pergunta sobre um novo animal de estimação, acho que deve começar por definir se quer gato ou cão, conforme a sua própria personalidade e gostos. A seguir, terá também de ver se tem e continuará a ter vida para possuir um animal desses, pois tê-lo implica uma responsabilidade para dez a quinze anos: como deve saber, um animal não é algo que se descarte ao sabor dos nossos impulsos.
Finalmente, depois de definidos estes parâmetros, terá também de se informar sobre o animal que pretende, raças e características e necessidades de cada raça.
Por fim, e não menos importante, terá também de ver se pode dar-lhe tudo o que ele necessita: alimentação de boa qualidade, cuidados veterinários e higiénicos, boas condições de vida. Tudo isto custa dinheiro, e por vezes julgamos que ter um cão ou um gato é só tê-lo e dar-lhe restos de comida, quando na realidade não é assim, é preciso um bom bocado mais.
Resolvidas estas questões e tendo-se informado sobre tudo o que implica ter um companheiro de quatro patas e pêlo, vai ver que tudo o que tenha de investir nele lhe será devolvido por ele em multiplicado.
Felicidades na escolha que vier a fazer!