Página 1 de 8

Dadores de Sangue Indignados

Enviado: sexta jan 27, 2012 11:56 am
por Kiluti
Fui dadora de sangue durante 12 anos. Ao todo doei 10 litros sim 10 litros do meu sangue. Tive muitos benefícios e salvei algumas vidas também. Estava isenta vitalícia e agora apenas estou isenta das TM no Centro de Saúde, acho que eu e milhares de dadores estamos a ser privados de uma coisa que adquirimos, depois de tanto termos doado. Agora se querem sangue terão de o pagar, acho isto tudo uma grande injustiça. :cry: :cry:

Enviado: sexta jan 27, 2012 1:38 pm
por teresa1978
tem direito à sua indignação, mas nao concordo consigo. tb sou dadora de sangue, desde 98, e nao espero nada, nem sequer do estado. entendo q a vida está cara e muitas familias estão a passar por dificuldades, mas eu dou sangue por opção e nao por/para receber qualquer isenção onde quer que seja.

Dadores de Sangue Indignados

Enviado: sexta jan 27, 2012 2:10 pm
por Kiluti
teresa1978 Escreveu:tem direito à sua indignação, mas nao concordo consigo. tb sou dadora de sangue, desde 98, e nao espero nada, nem sequer do estado. entendo q a vida está cara e muitas familias estão a passar por dificuldades, mas eu dou sangue por opção e nao por/para receber qualquer isenção onde quer que seja.
Eu também dei sempre por opção e a pensar no próximo mas agora sinto que o Estado não olha para quem faz o bem e temos que pagar por isso.

Enviado: sexta jan 27, 2012 2:20 pm
por teresa1978
o Estado somos todos nós. se antes havia algumas benesses para quem tinha o acto altruista de doar sangue, optimo. mas o facto de agora já nao haver estas benesses nao nos pode levar a deixar de doar sangue. a necessidade continua a ser a mesma, fazer "greve" à doação de sangue como forma de protesto às politicas do governo, nao me parece uma ideia feliz.

Enviado: sexta jan 27, 2012 7:42 pm
por voca
Eu também sou dadora e concordo com a Teresa, temos que continuar a doar sangue, pois as pessoas que necessitam dele não tem culpa do estado não continuar a dar os benefícios aos dadores, e eu sou como a Teresa, dou porque sei que há pessoas que necessitam dele, e porque também não sei se um dia não irei precisar também...

Enviado: sexta jan 27, 2012 8:24 pm
por Bondage2010
Esclareçam-se uma duvida, se um cidadão precisar de uma transfusão de sangue...terá de pagar por ele? Eu gostaria de ouvir que a resposta é não, possivelmente pagará os cuidados inerentes e internamento, se assim, for quem dá sangue não está a dar ao estado, está ajudar o próximo...logo ao deixar de dar por vingança ao estado por lhe serem cobradas taxas moderadoras, quem sofrerá a consequência dessa vingança será o tal proximo, a quem estaria a ajudar e não o estado...para além do que se ja se disse acima o estado somos nós, se ja assim os cuidados de saude são um grande peso de despesas publicas, se o estado tiver de comprar sangue, ainda mais vão encarecer esses serviços, e quem vai pagar somos novamente nós... ;)
Quem dá dê por si, dê por gostar de dar, dê por isso o fazer crescer e fazer sentir-se melhor pela oportunidade de poder salvar o que mais sagrado há...uma Vida ;)
Claro, que o minimo que nós estado poderiamos fazer para agradecer essa dádiva, seria oferecer-lhes a isenção a essas taxas.
Bem Hajam ;)

Enviado: sexta jan 27, 2012 9:32 pm
por cantitb
Dar é um acto altruísta, sem esperar nada em troca.

Eu não vou deixar de dar sangue.

Enviado: sábado jan 28, 2012 12:23 am
por teresa1978
penso q a user q abriu o topico se referia a isto:

Alteração legal na Isenção das Taxas Moderadoras para Dadores de Sangue
A publicação do Decreto-Lei N.º 113/2011, de 29 de Novembro, com entrada em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2012, regula o acesso às prestações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) por parte dos utentes no que respeita ao regime das taxas moderadoras e à aplicação de regimes especiais de benefícios, tendo revogado os normativos anteriores que regulavam esta matéria.

A legislação em vigor prevê, no artigo 4.º, a isenção do pagamento de taxas moderadoras para os Dadores Benévolos de Sangue, nas prestações em cuidados de saúde primários (Centros de Saúde).

"No que diz respeito aos critérios para atribuição de isenção aos Dadores de Sangue, as Circulares Normativas da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), com os N.ºs 36 e 8, de 28 de Dezembro de 2011 e 19 Janeiro de 2012, respetivamente, explicitam que os Dadores de Sangue podem beneficiar da isenção do pagamento de taxas moderadoras nas seguintes condições: se tiverem efetuado mais de 30 dádivas na vida ou se tiverem duas dádivas nos últimos 12 meses, incluindo os candidatos à dádiva impedidos temporária ou definitivamente de dar sangue desde que tenham efetuado 10 ou mais dádivas válidas.

As declarações comprovativas das condições anteriormente referidas são emitidas pelos Serviços de Sangue ou pelo IPSangue,IP."

http://ipsangue.org/ipsangue2011/index. ... -de-sangue

tomei a liberdade de assinalar a bold uma regalia que continua valida para os dadores.

Enviado: sábado jan 28, 2012 6:29 pm
por teresa1978
Bondage2010 Escreveu: Quem dá dê por si, dê por gostar de dar, dê por isso o fazer crescer e fazer sentir-se melhor pela oportunidade de poder salvar o que mais sagrado há...uma Vida ;)

Bem Hajam


bonito

:D

Enviado: sábado jan 28, 2012 6:42 pm
por Pequebrado
Bondage2010 Escreveu:Esclareçam-se uma duvida, se um cidadão precisar de uma transfusão de sangue...terá de pagar por ele? Eu gostaria de ouvir que a resposta é não, possivelmente pagará os cuidados inerentes e internamento, se assim, for quem dá sangue não está a dar ao estado, está ajudar o próximo...logo ao deixar de dar por vingança ao estado por lhe serem cobradas taxas moderadoras, quem sofrerá a consequência dessa vingança será o tal proximo, a quem estaria a ajudar e não o estado...para além do que se ja se disse acima o estado somos nós, se ja assim os cuidados de saude são um grande peso de despesas publicas, se o estado tiver de comprar sangue, ainda mais vão encarecer esses serviços, e quem vai pagar somos novamente nós... ;)
Quem dá dê por si, dê por gostar de dar, dê por isso o fazer crescer e fazer sentir-se melhor pela oportunidade de poder salvar o que mais sagrado há...uma Vida ;)
Claro, que o minimo que nós estado poderiamos fazer para agradecer essa dádiva, seria oferecer-lhes a isenção a essas taxas.
Bem Hajam ;)
Dantes caso não arranjasse dadores suficientes o doente pagava o sangue que recebia, sim.

Numa das vezes que a minha mãe teve de ir de urgência e não houve tempo de arranjar mais amigos que doassem sangue tivémos de pagar sim...
Não sei se houve alguma alteração entretanto...

Enviado: sábado jan 28, 2012 6:54 pm
por Pequebrado
Sou dadora desde Dezembro de 1996.
Tinha de tomar suplementos de ferro porque ficava sempre anémica, saía da dádiva a correr para o trabalho e ainda ouvia da directora «mas quem é que te obriga a dar...não dês».

O apoio no pagamento das consultas e em certos exames de facto dava jeito, mas não é por isso que sou dadora.

Também fui dadora de medula óssea e pela idade já estou excluída.

Tudo isto para dizer que continuo a dar sangue.

Enviado: sábado jan 28, 2012 7:03 pm
por teresa1978
a primeira vez q fui chamada para fazer os testes de confirmacao para doar a medula, acho q chorei de alegria, pensar q ia poder salvar aquela pessoa, dando lhe parte de mim... infelizmente nao aconteceu, penso q o doente nao aguentou...
sempre q dou sangue sinto uma alegria pura, nem sei explicar, e Tao facil, nao ha q ter medo, a agulha e fininha :wink:

Enviado: sábado jan 28, 2012 7:14 pm
por Floripes2
Também já fui dadora e dei sangue várias vezes, mas confesso que nunca me passou pela cabeça o lucro que isso me poderia dar ou que contrapartidas poderia ter. E também nunca fiz com isso grandes cenas: dei, ficava dado.

Enviado: domingo jan 29, 2012 2:04 am
por marianamar
Nunca pude dar sangue, por ser anémica... Agora, que já estou "limpa" há um ou dois anos, acho que vou tentar :D

Alguém me pode dar uma ideia do que é preciso fazer, onde me dirigir?...

Enviado: domingo jan 29, 2012 10:15 am
por tarasofia
Há campanhas de recolha, pergunta na junta de freguesiaa que eles devem saber de qualquer coisa.

Atenção que alem de casos de doença, que por motivos obvios não são aceites as dadivas, dadores que tenham realizado piercings e tatuagens devem esperar 1 ano para que sejam novamente aceites...