"Silenciosamente, milhões de abelhas estão em risco de morrer, o que ameaça as nossas culturas e a nossa alimentação. Mas se a Bayer parar a venda de uma categoria de pesticidas, poderemos evitar a extinção das abelhas.
Como consequência da interdição destes venenos por parte de quatro países europeus, várias populações de abelhas estão já em recrudescência. Mas a Bayer, o maior produtor de neonicotinóides, exerceu fortes pressões para manter estes pesticidas no mercado. A imensa mobilização mundial levada a cabo pela Avaaz e outras organizações obrigou a Bayer a debruçar-se sobre esta questão, e, dentro de 24 horas, os accionistas da Bayer votarão uma moção que poderá pôr fim a estes produtos químicos tóxicos. Ajamos agora para pedir aos accionistas que parem de matar as abelhas.
A pressão aumenta, e é o nosso melhor meio de salvar as abelhas. Assinem a petição urgentemente e divulguem-na pelos vossos amigos e conhecidos – vamos até ao milhão de assinaturas para fazer chegar o nosso apelo aos accionistas da Bayer, amanhã, na Alemanha!
http://www.avaaz.org/fr/bayer_save_the_bees_fr/?vl
Les abeilles ne font pas que du miel, elles sont indispensables à la vie sur Terre car elles pollinisent chaque année 80% des plantes et des cultures, pour un bénéfice estimé à plus de 30 milliards d'euros, soit plus du tiers de l'approvisionnement en nourriture de nombreux pays. Sans action immédiate pour sauvegarder les abeilles, la plupart de nos fruits, légumes et noix préférés pourraient disparaître de nos assiettes.
Ces dernières années ont été marquées par un profond et inquiétant déclin mondial des populations d'abeilles -- certaines espèces d'abeilles sont maintenant éteintes et, aux États-Unis, plusieurs espèces ne comptent plus que 4% de leur population d'origine. Les scientifiques avancent plusieurs explications. Certaines études indiquent que le déclin est dû à une combinaison de facteurs incluant maladie, perte de l'habitat, et produits chimiques toxiques. Mais de plus en plus de recherches indépendantes mettent en avant des preuves solides condamnant les pesticides de la catégorie des néonicotinoïdes. La France, l'Italie, la Slovénie et même l'Allemagne, où est basé le principal fabricant Bayer, ont interdit un de ces pesticides mortels pour les abeilles. Mais Bayer continue d'exporter ce poison dans le monde.
La question devient brûlante car de nouvelles études majeures ont confirmé l'étendue du problème. Si nous persuadons les actionnaires de Bayer d'agir, nous pourrons entraver définitivement son lobbying auprès des décideurs et des scientifiques. Les vrais experts -- les apiculteurs et les agriculteurs -- demandent l'interdiction de ces pesticides mortels jusqu'à ce que de solides études indépendantes prouvent qu'ils sont sans danger. Soutenons-les dès à présent. Signez la pétition urgente adressée aux actionnaires de Bayer, puis faites suivre cet e-mail à tous vos proches et amis:
http://www.avaaz.org/fr/bayer_save_the_bees_fr/?vl
Nous ne pouvons plus laisser notre fragile chaîne alimentaire aux mains d'une recherche contrôlée par les grands groupes de chimie et les organes de régulation que ces industriels soudoient. Bannir ce pesticide nous rapprochera d'un monde plus sûr pour nous-mêmes et pour les autres espèces que nous aimons et dont nous dépendons.
Avec espoir,
Alice, Antonia, Mia, Luis, Ricken, Stephanie, Pascal, Iain, Ari et toute l'équipe d'Avaaz
PLUS D'INFORMATIONS
Deux études confirment l'effet néfaste des pesticides sur les abeilles (20 Minutes)
http://www.20minutes.fr/article/9076...cides-abeilles
Deux nouvelles études mettent en cause les néonicotinoïdes (La France Agricole)
http://www.lafranceagricole.fr/actua...des-55718.html
Confirmation de la sordide intrigue qui protège Bayer (UNAF - informations de Wikileaks)
http://www.unaf-apiculture.info/pres...clothiaSD1.pdf
Assemblée Générale annuelle des actionnaires de Bayer (site officiel de l'AG - en anglais)
http://www.asm2012.bayer.com/en/counter-motions.aspx
Les pesticides sont en train de tuer les abeilles et menacent toute notre chaîne alimentaire. Dans 24 heures, les actionnaires du plus grand fabricant de produits chimiques, Bayer, pourraient voter l'arrêt de cette production toxique. La pression massive du public a déjà fait passer en force ce débat à leur Assemblée annuelle, faisons en sorte qu'ils votent l'arrêt des pesticides et sauvent les abeilles. Signez la pétition urgente:
Cliquez ici pour signer la pétition
http://www.avaaz.org/fr/bayer_save_t...861056&v=13901"
Desculpem, mas deu-me preguiça de traduzir o resto!
Bayer: salvem as abelhas!
Vi esta petição na página do Gerês e assinei na altura. Divulguei no facebook mas notei que só um amigo partilhou. Foi bom ter aberto o tópico.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
"Se todas as abelhas
morrerem, a humanidade
desaparece quatro anos
depois"
Albert Einstein
As abelhas estão a transformar-se num fenómeno preocupante.
morrerem, a humanidade
desaparece quatro anos
depois"
Albert Einstein
As abelhas estão a transformar-se num fenómeno preocupante.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
As abelhas já andam a desaparecer para aí há uns seis anos, pelo menos. As hipóteses para explicar esse fenómeno têm sido várias, desde a modificação dos ambientes e habitats, com a correspondente extinção de plantas e, portanto, de flores, até doenças virais que actuarão sobre vários genes desses insectos, passando, claro, pelo uso e abuso de pesticidas e fertilizantes, sem se citar este ou aquele fabricante.
E mesmo quando ainda não se falava da extinção das abelhas havia sempre uma quebra de cerca de vinte por cento nos enxames.
A ideia que tenho é que não se descobriu ainda o que causa esse sumiço de colmeias e enxames inteiros: um dia saem para a sua habitual tarefa de colheita de néctares e nunca mais voltam, parecem desvanecer-se em fumo.
Por isso, este tipo de petições que incidem só sobre um fabricante deixam-me por norma um bocado desconfiada, cheiram-me sempre a publicidade encapotada. É que não é só a Bayer a fabricar fertilizantes e pesticidas, há imensas firmas a fazê-lo. E em todo o Mundo.
E mesmo quando ainda não se falava da extinção das abelhas havia sempre uma quebra de cerca de vinte por cento nos enxames.
A ideia que tenho é que não se descobriu ainda o que causa esse sumiço de colmeias e enxames inteiros: um dia saem para a sua habitual tarefa de colheita de néctares e nunca mais voltam, parecem desvanecer-se em fumo.
Por isso, este tipo de petições que incidem só sobre um fabricante deixam-me por norma um bocado desconfiada, cheiram-me sempre a publicidade encapotada. É que não é só a Bayer a fabricar fertilizantes e pesticidas, há imensas firmas a fazê-lo. E em todo o Mundo.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Não me parece que seja por ai que se vê, pois podem apenas, ter pegado na Bayer... fica a duvida.
Eu pensei que o problema maior ( e li sobre isso) fossem as vespas assassinas
Com uma pequena pesquisa na ineternet...
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... ou-verdade
Fica a (minha) duvida:O que o cidadão comum pode fazer?
A pesquisa é interessante, mas a "descoberta" não é nova. Há muito que que são conhecidas as rasteiras que se passam aos ingénuos para caça de endereços electrónicos que depois vão integrar mailing lists com intuitos comerciais.Adim Escreveu:Não me parece que seja por ai que se vê, pois podem apenas, ter pegado na Bayer... fica a duvida.
Pessoalmente, já verifiquei que de cada vez que assino uma petição on line a quantidade de spam que recebo aumenta. Portanto, fujo a assinar seja o que for que me chegue por este meio.
Quanto ao que o cidadão comum pode fazer... Bem, sem ser levantar o sim-senhor da cadeira e participar activamente e em presença nas causas, pouco mais. A não ser ter espírito crítico e estar alerta.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am
Existem "n" situações que estão a levar ao desparecimento das abelhas no mundo. PEx. os japoneses substituiram as suas abelhas pelas europeias para aumentarem a produção de mel. As abelhas europeias não têm defesas contra as vespas locais e estas matam as abelhas aos milhares em cada ataque.
Conclusão: agora não têm nem abelhas japonesas nem abelhas europeias.
Pelo que tenho lido sobre este assunto parece-me que os japoneses só estão precupados com a parte economica e que ainda não se deram conta do impacto ambiental que esta decisão está a ter.
Conclusão: agora não têm nem abelhas japonesas nem abelhas europeias.
Pelo que tenho lido sobre este assunto parece-me que os japoneses só estão precupados com a parte economica e que ainda não se deram conta do impacto ambiental que esta decisão está a ter.
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." - Abraham Lincoln
Eu falo, levantando o cuzinho da cadeiraFloripes2 Escreveu:Quanto ao que o cidadão comum pode fazer... Bem, sem ser levantar o sim-senhor da cadeira e participar activamente e em presença nas causas, pouco mais. A não ser ter espírito crítico e estar alerta.

Há anos que as manifestantes do FENES se manifestam nuas... so what?
Alguém dá importância á causa?querem é ver a "mamoca"

Quero dizer com isto (agora a sério), que não estou a falar em protestos, porque isso não levará a lugar algum...
Não concordo que os protestos físicos não levem a lado nenhum, mas pronto, isso já pertence ao campo da opinião a que todos temos direito.
Felizmente, a prática demonstra que não é assim.
Felizmente, a prática demonstra que não é assim.
</p>
<p> </p>

<p> </p>