Receitas de sopa

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sábado mai 19, 2012 7:51 pm

Olá pessoal!

Sei que este fórum é de animais, mas como estamos nos "outros tópicos" e preciso de ajuda na cozinha decidi vir aqui.

Ora bem, preciso de me desenrascar na cozinha e já é tempo disso. Estou a fazer uma dieta onde alimentos como a batata são de evitar.

Gosto de jantar algo leve como um creme ou uma sopa, mas até hoje tem tido sempre batata à mistura.

Ora agora tenho de jantar algo diferente da minha família e portanto tenho de aprender a fazer mais na cozinha.

Alguém me sabe indicar umas receitas simples de sopa/cremes sem batata? Na net não encontro uma receita completa com ingredientes e modo de preparação.

Se puderem colaborar agradeço imenso! Entretanto vou continuar a minha pesquisa.

Obrigadíssimo!
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado mai 19, 2012 8:22 pm

Se digitar no google "sopas sem batata" aparecem variadissimas receitas.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sábado mai 19, 2012 8:51 pm

Obrigado Argay, reparei que tinha logo no primeiro site. Vou experimentar meter mãos à obra.

Muito obrigado :wink:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado mai 19, 2012 8:56 pm

Em vez de batata, para servir de base na sopa use courgete e chuchú.

O resto é imaginação: junte à base de chuchú ou courgete, cenoura, abóbora, nabo, alho francês, depois é reduzida a puré e depois junte os legumes que quiser.
Argay
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 8:57 pm

Básicamente a batata serve para engrossar a sopa. Pode utilizar a courgette para isso. A courgette dá um paladar magnifico á sopa. Soja em flocos também é optimo. Depois de passar a sopa nem nota que tem soja e fica rica e muito saborosa.
<p>&nbsp;</p>
Titacris
Membro Veterano
Registado: quinta mar 03, 2011 3:35 pm

domingo mai 20, 2012 4:48 pm

Argay Escreveu:Básicamente a batata serve para engrossar a sopa. Pode utilizar a courgette para isso. A courgette dá um paladar magnifico á sopa. Soja em flocos também é optimo. Depois de passar a sopa nem nota que tem soja e fica rica e muito saborosa.
User Argay quando diz soja em flocos é soja em granulado? e se sim como utiliza, o que eu quero perguntar é se os hidrate primeiro antes de os juntar à base e se sim quantas gramas mais ou menos utiliza com eles ainda secos? Obrigado

(não sei se me fiz entender :oops: )
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

domingo mai 20, 2012 6:17 pm

Básicamente a batata serve para engrossar a sopa.
Também tenho o hábito de trocar a batata por couve flor !!!!
Fica óptima .
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mai 20, 2012 6:33 pm

Também se engrossa bem com abóbora e qualquer legume feculento e gelatinoso. Os feijões servem muito bem para isso, e as ervilhas dão boa base para sopas-creme.

Há anos houve falta de batatas em Lisboa e as pessoas desdobraram-se em imaginação para arranjar bases espessas para as sopas. Uma amiga minha usou muito o arroz, que moía como fazia às batatas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

domingo mai 20, 2012 6:41 pm

ha gostos para tud....mas adorooooooooooo sopa com abóbora!!! nham,nham... o chuchú tambem é excelente...experimente! bons cozinhados :mrgreen:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mai 20, 2012 7:04 pm

O chúchú é capaz de ser o melhor porque não tem calorias nenhumas e não altera nada o sabor porque não tem grande sabor, não sabe a nada.
Argay
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 10:09 pm

A nivel calórico tanto o chuchu como a courgette estão ela por ela.
<p>&nbsp;</p>
ildinha
Membro Júnior
Registado: segunda dez 13, 2010 3:31 pm

quinta jul 19, 2012 6:14 pm

Sopa de courgette e coentros

2 courguetes médias c/casca
1 chuchu
1 cebola média
1/2 couve flôr pequena
1 cabeça de nabo pequenina
1 cenoura grande
6 colheres de sopa de coentros frescos picados
azeite q.b.
sal

Assim que os legumes estiverem cozidos passe-os com a varinha mágica . Junte um pouco mais de água se achar necessário, mas não deixe ficar muito líquida pois perde a cremosidade.
Rectifique de sal e leve novamente ao lume. Assim que voltar a levantar fervura junte os coentros picados e sirva.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta jul 19, 2012 9:57 pm

Eu nunca uso batata! Uso courgette ou alho francês, ou ambos!
A sopa fica muito mais saborosa e na minha opinião a textura também é muito melhor. Com a vantagem ainda de ser mais light! :wink:
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta jul 20, 2012 6:22 am

Sopa sem batata para mim não serve. Adoro batatas!!! :D
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta jul 20, 2012 3:18 pm

Então e a sopinha, sempre saiu? Ficou boa ou não? :wink:
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”