Pagamentos com multibanco

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 22, 2012 2:52 pm

Nota-se que 20€, sendo um valor exacto, não tem exactamente o mesmo valor para diferentes pessoas. Daí, haver quem considere um mínimo aceitável e quem considere um mínimo demasiado elevado.

E claro que é uma questão de hábitos. Imaginem que este mínimo é alargado à fnac, na compra de um livro; às lojas de roupa, na compra de uma camisola; aos restaurantes, no pagamento de uma refeição e por aí fora. Pronto, tudo uma questão de hábitos. Ou uma questão de nos afectar a nós directamente, aí se calhar já dói.

http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=57396 Os pobretas dos universitários, que logo nas matrículas levam com a abertura da continha no banco e cartão, hábitos!

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=574163 E a posição da SIBS
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta ago 22, 2012 3:00 pm

Os bancos é que devem arranjar solução para nós mantermos lá durante mais tempo os tais 20€, afinal é com o nosso dinheiro que eles se movimentam ;)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 22, 2012 3:13 pm

...Ao rejeitar pagamentos de somas inferiores a 20 euros em compras nos supermercados Pingo Doce, a empresa está a poupar nas comissões que tem de pagar para usufruir daqueles serviços. ...
E quem é que acredita que eles pagam as taxas retirando esse dinheiro dos seus lucros?

Acordem! Nós é que as pagamos, distribuídas pelos preços dos produtos!

Por isso é que toda esta falácia em torno das poupanças destas empresas tentaculares não passa de poeira deitada aos nossos olhos, para melhor nos fazerem engolir as negociatas que eles pretendem fazer connosco e à nossa custa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 22, 2012 3:24 pm

Bondage2010 Escreveu:Os bancos é que devem arranjar solução para nós mantermos lá durante mais tempo os tais 20€, afinal é com o nosso dinheiro que eles se movimentam ;)
É uma ilusão legítima, mas não precisam mais de nós do que nós deles, nós no geral.

Aliás, a relação é de um equilíbrio tão perfeito que o cliente até tem a fantástica possibilidade de pagar para lhe guardarem o dinheiro se não cumprir determinados requisitos.
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quarta ago 22, 2012 4:42 pm

É um pouco off topic, mas refere-se a taxas. Gostaria de dizer que acabei agora de pedir resposta da Anacom, sobre a legalidade de uma taxa no valor de €0,50 mensais, chamam taxa de inactividade.
Estou a referir-me ao tarifário Pako, que não tem carregamentos obrigatórios, apenas tem obrigatoriedade de fazer uma chamada ou sms a pagar de 3 em 3 meses. Agora a TMN, inventou a taxa de inactividade, a aplicar caso esteja 30 dias sem utilizar, alterando assim as condições do tarifário.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 22, 2012 6:07 pm

Estive a ver por alto esse tarifário e não encontrei essa taxa.

http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo ... 67901.html
"Empresas com redução significativa de pagamentos com cartões vão estar sob mira das Finanças"
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta ago 22, 2012 6:13 pm

Está nas condições gerais
Validade do Cartão
Sempre que os prazos de validade dos tarifários com carregamento obrigatórios forem ultrapassados, o cartão deixará de poder realizar chamadas continuando, no entanto, a poder recebê-las durante mais 90 dias. Após este período em que apenas pode receber chamadas, o cartão expira e o saldo remanescente e o saldo de pontos, caso exista, serão perdidos. Para reativar o cartão tem que efetuar um carregamento no prazo de 90 dias.
Os tarifários sem carregamentos obrigatórios, para se manterem ativos devem realizar ou receber uma chamada não gratuita de 90 em 90 dias. Caso não ocorra tráfego nesse período, o cartão deixará de efetuar chamadas, só poderá receber, durante um período mínimo de 30 dias (desde que seja destinatário de tráfego pago este prazo pode ser extensível até ao máximo de 180 dias).
Em carregamentos sucessivos é aplicada ao cartão a data de validade mais favorável, pelo que as validades não são acumuladas.
Simultaneamente às condições de validade, aos clientes pré-pagos que não efetuem tráfego, pagamentos ou recargas no prazo de 30 dias será cobrada uma taxa de manutenção do cartão de 0,5EUR. O cliente será avisado por sms da cobrança deste valor. Estão excluídos da cobrança da taxa de cartão inativo os clientes com tarifários "e", moche e kids.
http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menui ... 01650aRCRD

Não sei qual a legalidade da mudança, mas eles mudam imenso os tarifários, a DECO já teria feito alguma coisa. Além disso, há sempre a possibilidade de mudar de operadora, coisa que não acontece nos MB - assunto em discussão aqui :wink:
Rozza
Membro
Mensagens: 180
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Localização: Pipoca
Nikita
Yoshi

quarta ago 22, 2012 6:28 pm

Sempre ouvi dizer que uma grande dica de poupança era habituar a fazer pagamento com dinheiro em vez de cartão. Ver o dinheiro desaparecer da carteira é mais "real" do que da conta, isso ajuda na altura de ir às compras a controlar os impulsos. Quem sabe, estamedida não acabe por ser positivo para o consumidor! De qualquer forma, por cá só temos continente... Ironia, já que somos ilhas!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quarta ago 22, 2012 8:28 pm

Rozza Escreveu:Sempre ouvi dizer que uma grande dica de poupança era habituar a fazer pagamento com dinheiro em vez de cartão. Ver o dinheiro desaparecer da carteira é mais "real" !
è completamente verdade.

Adicionando a isto estas medidas são simples o Jeronimo Martins deseja ganhar mais uns milhões, e como o consumo está a baixar, vai-se aos custos:qual é o maior custo ? Basicamente a SIBS, se formos a ver isto é uma renda tremenda que essa empresa recebe todos os meses e sem concorrência.

Os bancos há uns anos que andavam a tentar livrar-se da SIBS. Não seis e sabem mas alguns cobravam taxas sempre que usávamos as suas caixas de multibanco.

Relativamente a isto é simples. Dia 1 de Setembro, adeus Pingo Doce. Enquanto existirem alternativas, bye bye...

Quanto a quem diz que se levanta facilmente 20 euros, 20 euros são 4 contos na moeda antiga, se eu passo por uma loja lá terei de ter dinheiro para pagar 10 euros de fruta ? È um retrocesso a todos os niveis, a começar nos furtos a pessoas.
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 23, 2012 12:35 am

Bingley Escreveu:Está nas condições gerais
Validade do Cartão
Sempre que os prazos de validade dos tarifários com carregamento obrigatórios forem ultrapassados, o cartão deixará de poder realizar chamadas continuando, no entanto, a poder recebê-las durante mais 90 dias. Após este período em que apenas pode receber chamadas, o cartão expira e o saldo remanescente e o saldo de pontos, caso exista, serão perdidos. Para reativar o cartão tem que efetuar um carregamento no prazo de 90 dias.
Os tarifários sem carregamentos obrigatórios, para se manterem ativos devem realizar ou receber uma chamada não gratuita de 90 em 90 dias. Caso não ocorra tráfego nesse período, o cartão deixará de efetuar chamadas, só poderá receber, durante um período mínimo de 30 dias (desde que seja destinatário de tráfego pago este prazo pode ser extensível até ao máximo de 180 dias).
Em carregamentos sucessivos é aplicada ao cartão a data de validade mais favorável, pelo que as validades não são acumuladas.
Simultaneamente às condições de validade, aos clientes pré-pagos que não efetuem tráfego, pagamentos ou recargas no prazo de 30 dias será cobrada uma taxa de manutenção do cartão de 0,5EUR. O cliente será avisado por sms da cobrança deste valor. Estão excluídos da cobrança da taxa de cartão inativo os clientes com tarifários "e", moche e kids.
http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menui ... 01650aRCRD

Não sei qual a legalidade da mudança, mas eles mudam imenso os tarifários, a DECO já teria feito alguma coisa. Além disso, há sempre a possibilidade de mudar de operadora, coisa que não acontece nos MB - assunto em discussão aqui :wink:
Essa taxa foi inventada e aplicada recentemente. A Deco nada pode fazer. É a Anacom e já lhes enviei um email.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta nov 23, 2012 11:34 am

Volto a postar aqui só para não estar a abrir outro tópico, porque se falou do Pingo Doce e da sua imposição de pagar com cartão só compras de valor igual ou superior a vinte euros.

O caso passou-se com uma amiga minha de há longos anos e que tenho na minha lista do Facebook:
a decisão do Pingo Doce de só aceitar pagamento de compras com multibanco para valores superiores a 20 euros fez ontem uma vítima. eu própria. quando cheguei à caixa verifiquei que tinha compras em valor inferior a essa quantia e sem dinheiro suficiente comigo. pressionada pelo tamanho da fila atás de mim fui a correr à máquina multibanco instalada no Pingo iniciei a operação e quando esperava que as notas saissem verifiquei que tinha deixado cair no chão outros cartões que não o amarelo do multibanco. fui apanha-los e ao voltar...as notas tinham desaparecido um moço que vagueva por ali levou-as e saiu rápido sem o segurança perceber. tive de fazer novo levantamente. pouco mum caso e noutro. mas tão cedo não volto ao Pingo Doce que eu gosto de pagar com cartões e não estou para se aproveitarem das minhas distrações. seja quem for.
Um risco acessório, portanto. Fiquem atentos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta nov 23, 2012 12:01 pm

Terão sido roubadas mesmo? O MB volta a recuperar as notas se o cliente não as tirar em x tempo.
E desculpe lá, ir apanhar as coisas com o dinheiro a sair não foi lá muito brilhante, compreendo que estava sob pressão, mas ainda assim...
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta nov 23, 2012 3:17 pm

Se fosse comigo acho que já nem trazia compras nenhumas, ficava lá tudo e ia a outro lado!
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta nov 23, 2012 8:07 pm

Bingley Escreveu:Terão sido roubadas mesmo? O MB volta a recuperar as notas se o cliente não as tirar em x tempo.
E desculpe lá, ir apanhar as coisas com o dinheiro a sair não foi lá muito brilhante, compreendo que estava sob pressão, mas ainda assim...
Conhecendo a pessoa como conheço, acredito que sim, foram mesmo roubadas. As caixas do Multibanco engolem as notas, sim, mas ainda demoram uns minutos a fazê-lo. Já soube quantos, mas não me lembro. E nestes casos engolem também o cartão, que fica tão esquecido como o dinheiro.

Claro que foi uma patetice, mas pronto, o facto é que aconteceu, tal como é um facto que o PD não garante a segurança dos seus clientes a quem exige plafonds tão altos para pagamentos com cartão. Os seguranças que lá estão não estão para zelar por essa segurança, e sim para ver se ninguém se escapa sem pagar, se não há alterações à ordem dentro da loja, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta nov 23, 2012 8:13 pm

Sasha9 Escreveu:Se fosse comigo acho que já nem trazia compras nenhumas, ficava lá tudo e ia a outro lado!
Pois, eu também já quase lá não vou, e quando vou (porque apesar de tudo há alguns produtos de preço baixo que me convém comprar) manifesto o meu desagrado comprando até cinco euros de cada vez e pagando sempre que posso com notas de vinte. Ou então vou juntando trocos e pago com imensas moedas.

Mas a maioria das pessoas está-se borrifando e lá vai pagando conforme aos senhores apraz.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”