Pagamentos com multibanco

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 22, 2012 12:27 pm

Nestas coisas não há coincidências, acho eu.

E gostei deste título de um comentário à notícia da agência financeira:
Se a parvoice fosse música este governo era uma orquestra!
:D

A respeito do PD e da sua decisão, tenho estado a construir uma teoria, pois acho que tem menos a ver com a cobrança de taxas pelos bancos do que com manobras destinadas a convencer o zé-pagante a fazer a despesa que eles querem, engordando o seu volume de negócios.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta ago 22, 2012 12:56 pm

Não percebo muito bem a polémica à volta desta decisão do PD... já muitos comerciantes fazem isto há anos e só agora é que a DECO se lembrou que é um problema para o consumidor? E as pessoas, do que se queixam mesmo?
Só porque é uma grande empresa?

Qual é o problema de ir ao MB levantar uma nota de €20 (se o valo for superior então usam o cartão)?

Quanto ao anuncio do novo sistema de pagamentos que vão propor em breve... também achei curioso o timing :wink:
Mas sem saber mais sobre esse sistema não posso comentar mais que isso mas já é algo que anda a ser implementado nalguns países (USA p.e.).

Finalmente, em relação ao fisco: quem não deve não teme. E não vejo qualquer correlação entre essa medida e a dos pagamentos por telemóvel (por cartão ia dar ao mesmo, estes sistemas de pagamento simulam cartões de débito/crédito virtuais que usam a nossa conta bancária).

Ainda assim, é um pouco intrusivo e duvido que consigam apanhar os "fujões" que declaram rendimentos baixos e andam de Mercedes... mas enfim, é o país que temos.
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 22, 2012 12:57 pm

Floripes3 Escreveu:Nestas coisas não há coincidências, acho eu.

E gostei deste título de um comentário à notícia da agência financeira:
Se a parvoice fosse música este governo era uma orquestra!
:D

A respeito do PD e da sua decisão, tenho estado a construir uma teoria, pois acho que tem menos a ver com a cobrança de taxas pelos bancos do que com manobras destinadas a convencer o zé-pagante a fazer a despesa que eles querem, engordando o seu volume de negócios.
Sim, até porque o PD costuma fazer promoções que incentivam um consumo mínimo de 25€. Como se costuma dizer, ninguém dá nada a ninguém.

Mas isto agora é o salve-se quem puder, eles andam aí... http://economico.sapo.pt/noticias/deco- ... 50490.html
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta ago 22, 2012 1:03 pm

Isso do IMI é que é preocupante.

No meu caso, p.e., o IMI triplicou!
E olhando para a fórmula de cálculo fica-se a saber que a idade da habitação e a tipologia não são tidas em conta! :?
Além do mais no meu caso usaram dados errados, tiraram 3 anos ao prédio onde habito (tem 30).

Isto sim, é uma vergonha e para contestar é preciso pagar €204! Mas se não olham à idade e à tipologia não estou a ver como se pode contestar. :evil:
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 22, 2012 1:11 pm

lsgl Escreveu:
E olhando para a fórmula de cálculo fica-se a saber que a idade da habitação e a tipologia não são tidas em conta! :?
A idade é tida em conta no coeficiente de vetustez, deve ter isso na carta que lhe enviaram. Mas que são avaliações de treta, são, é a crise.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta ago 22, 2012 1:15 pm

Acena Escreveu:
lsgl Escreveu:
E olhando para a fórmula de cálculo fica-se a saber que a idade da habitação e a tipologia não são tidas em conta! :?
A idade é tida em conta no coeficiente de vetustez, deve ter isso na carta que lhe enviaram. Mas que são avaliações de treta, são, é a crise.
Ai é? Então tenho de apresentar uma reclamação pois tiraram 3 anos à casa e a culpa é da incompetência deles (portanto recuso a pagar uma avaliação).
Espero que dê em algo e reduza qualquer coisinha porque este aumento desmoraliza qualquer um.

edit: Aparentemente não vai dar em nada pois esses 3 anos de diferença irão bater no mesmo coeficiente: http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... GO_044.htm
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 22, 2012 1:25 pm

lsgl Escreveu:
Acena Escreveu:
lsgl Escreveu:
E olhando para a fórmula de cálculo fica-se a saber que a idade da habitação e a tipologia não são tidas em conta! :?
A idade é tida em conta no coeficiente de vetustez, deve ter isso na carta que lhe enviaram. Mas que são avaliações de treta, são, é a crise.
Ai é? Então tenho de apresentar uma reclamação pois tiraram 3 anos à casa e a culpa é da incompetência deles (portanto recuso a pagar uma avaliação).
Espero que dê em algo e reduza qualquer coisinha porque este aumento desmoraliza qualquer um.

edit: Aparentemente não vai dar em nada pois esses 3 anos de diferença irão bater no mesmo coeficiente: http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... GO_044.htm
Pois, é quase missão impossível... Aqui tem um simulador, pode usar as áreas da carta que lhe enviaram e ver se dá para alterar alguma coisa http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

E nas respostas 24 e 25 reclamação e impugnação.
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... Q_imi2.htm
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 22, 2012 1:28 pm

Voltando à vaca fria, a própria lei se contradiz:
Nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 63.º -A da Lei Geral Tributária, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 398/98, de 17 de dezembro, as instituições de crédito e sociedades financeiras têm a obrigação de fornecer à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), até ao final do mês de julho de cada ano, o valor dos fluxos de pagamentos com cartões de crédito e de débito, efetuados por seu intermédio, a sujeitos passivos que aufiram rendimentos da categoria B de IRS e de IRC, sem por qualquer forma identificar os titulares dos referidos cartões.

Esta portaria vem aprovar a declaração de modelo oficial através do qual esta obrigação declarativa das instituições de crédito e das sociedades financeiras será cumprida.

Esta é mais uma medida apresentada por este Governo para agilizar o cruzamento de informação e reforçar a eficácia do combate à fraude e evasão fiscais.
Não se percebe, ou pelo menos eu não percebo: se não se identificam os utilizadores dos cartões de crédito, que evasão fiscal ou fraude se pretende combater?

Quanto ao PD e outras lojas aderentes aos vinte euros de mínimo para se poder usar o cartão, proponho um pequeno exercício:

Uma pessoa está em fim de mês e só tem no banco 9,80 €. No porta-moedas, apenas uns cêntimos. Precisa de comprar jantar, mas não pode levantar os nove euros porque o MB não dá menos de dez euros, e no supermercado não lhe aceitam o pagamento das compras com o cartão. Como fazer?

Ah, poizé...

Além disso, o plafond é excessivo, a maioria das pessoas não faz compras todos os dias nesse valor.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 22, 2012 1:42 pm

Neste caso não identificam o comprador, porque a intenção é chegar aos valores recebidos pelas empresas e não ver o que nós andamos a comprar. Mas toda a gente tem que ter consciência que os movimentos das contas bancárias não são um segredo bem guardado.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta ago 22, 2012 1:47 pm

Floripes3 Escreveu:Voltando à vaca fria, a própria lei se contradiz:
Nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 63.º -A da Lei Geral Tributária, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 398/98, de 17 de dezembro, as instituições de crédito e sociedades financeiras têm a obrigação de fornecer à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), até ao final do mês de julho de cada ano, o valor dos fluxos de pagamentos com cartões de crédito e de débito, efetuados por seu intermédio, a sujeitos passivos que aufiram rendimentos da categoria B de IRS e de IRC, sem por qualquer forma identificar os titulares dos referidos cartões.

Esta portaria vem aprovar a declaração de modelo oficial através do qual esta obrigação declarativa das instituições de crédito e das sociedades financeiras será cumprida.

Esta é mais uma medida apresentada por este Governo para agilizar o cruzamento de informação e reforçar a eficácia do combate à fraude e evasão fiscais.
Não se percebe, ou pelo menos eu não percebo: se não se identificam os utilizadores dos cartões de crédito, que evasão fiscal ou fraude se pretende combater?

Quanto ao PD e outras lojas aderentes aos vinte euros de mínimo para se poder usar o cartão, proponho um pequeno exercício:

Uma pessoa está em fim de mês e só tem no banco 9,80 €. No porta-moedas, apenas uns cêntimos. Precisa de comprar jantar, mas não pode levantar os nove euros porque o MB não dá menos de dez euros, e no supermercado não lhe aceitam o pagamento das compras com o cartão. Como fazer?

Ah, poizé...

Além disso, o plafond é excessivo, a maioria das pessoas não faz compras todos os dias nesse valor.
Sinceramente duvido que quem tenha essas dificuldades financeiras tenha sequer conta bancária (ou dê uso a ela sem ser para levantar X para o mês inteiro). Isso são cenários não realistas na minha opinião.
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 22, 2012 1:51 pm

Eu acho que até são realistas... quanta e quanta gente não chega ao fim do mês com contas a zeros? Não me surpreende minimamente, já para não falar de quem tem contas com valores baixos para as compras do dia a dia. Bem, teriam que ir levantar dinheiro ao banco, se estivesse aberto.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 22, 2012 2:01 pm

Acena, experimente ir levantar nove euros ao balcão, só lhe digo! :D

Sim, lsgl, a maioria das contas das pessoas de baixos redimentos (reformados, desempregados a receber subsídio, trabalhadores a receber o ordenado mínimo ou pouco mais) esgotam muito antes do fim do mês.

E pronto, fico-me por aqui... por agora.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta ago 22, 2012 2:18 pm

Têm de se reeducar...pois quando vêm que só vão ficar com 20€ na conta, levantam e usam...não precisa deixar o saldo chegar aos 10€, independentemente da altura do mes que seja.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta ago 22, 2012 2:26 pm

Bondage2010 Escreveu:Têm de se reeducar...pois quando vêm que só vão ficar com 20€ na conta, levantam e usam...não precisa deixar o saldo chegar aos 10€, independentemente da altura do mes que seja.
Exacto.

As pessoas de baixos rendimentos que conheço não usam cartão e levantam o dinheiro que vão precisar, deixando o necessário para os pagamentos das contas de luz, água e afins (que pagam no MB). Duvido que sejam esses €20 que os vão atrapalhar agora.

E para que conste eu nu nunca afirmei que não haviam contas a chegar a 0 durante o mês. Só achei o cenário irrealista dado que essas pessoas normalmente pagam em dinheiro.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”