RamsesII Escreveu:é preciso ter muito cuidado com essas "manias". quando não conseguimos distinguir uma mania passageira de uma paixão profunda acabamos por fazer disparates.
só para exemplificar, menciono um caso que teve sérias repercussões na minha vida:
um rapazito, filho de pais ricos, depois de experimentar todo o tipo de desportos, decidiu que queria montar a cavalo. ao fim de duas aulinhas em cavalos ensinados, pediu aos pais um cavalo. mas, como não percebiam nada de cavalos, compraram um poldro de 6 meses, acabado de desmamar, porque achavam que seria melhor se o cavalinho fosse ensinado à maneira do rapaz. o cavalo (macho inteito) passou dois anos dentro de um picadeiro de areia e ervas completamente solto. NINGUÉM fez nada para ensinar o cavalo porque, além de não toparem nada do assunto, não têm tempo para ele. agora é um animal semi-selvagem, sem maneiras nenhumas, que morde, atropela, pisa e escoiceia quem quer que tente tratar dele. eu e a minha irmã andamos a tentar fazer algo dele, com os conhecimentos que temos sobre treino de cavalos, mas é muito difícil. além disso, só podemos lá ir uns dias por semana. o resto do tempo ninguém trata do cavalo. é impossível meter alguma coisa naquela cabeça com duas aulas por semana.
moral da história? rapaz rico que não percebe nada compra poldro que fica selvagem e dá dores de cabeça a duas almas caridosas que tentam salvá-lo do matadouro.
voltando à tua "mania", só te digo que penses muito bem antes de fazer seja o que for. tens dinheiro para pagar a um tratador ESPECIALIZADO (um pastor de cabras não serve...) que trate e treine o cavalo todos os dias? ou preferes levantar-te todos os dias (e não só aos fins de semana) para ir limpar esterco fresquinho, depois limpar e escovar o cavalo, depois treiná-lo, depois dar banho, depois dar não-sei-quantas refeições, e depois voltar a limpar esterco antes de ires jantar (sem esquecer de ir á escola ou trabalhar no meio disso tudo)? e podes pagar ao veterinário e ao ferreiro por todas as incríveis surpresas que o teu cavalo te dará de tempos a tempos?
isto é só uma amostra do que é necessário suportar para ter um cavalo...
se não tens experiência, nunca (ou quase nunca) montaste e não fazes a mínima ideia do que é ter um cavalo, sugiro-te que primeiro frequentes muitas aulinhas, limpes muitas boxes e esfregues muitos cavalos lá na escola onde andares.
se resistires a tudo isto sem vacilar uma única vez (nem quando caíres de cabeça e comeres areia do picadeiro, nem quando encontrares as tuas amigas na rua e elas perguntarem 'de onde virá este cheiro a esterco?'), poderás estar certa de que a tua mania é uma verdadeira paixão e, conforme a tua disponibilidade e orçamento, podes pensar em arranjar cavalo próprio.
se não, bem, podes sempre coleccionar selos...