Uma perguntita!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

segunda set 03, 2007 3:25 pm

Olá pessoal!

Agora ando com a mania que quero um cavalo!

E prontos vou ter!

Mas não sei se escolho égua ou cavalo inteiro ou capado?

Sou inesperiente, só quero para lazer, nada de touradas, ensino etc!

E qual a raça mais em conta, pois não tou para gastar muito dinheiro! :?

E digam-me por mp, criadores ou criadeiros de cavalos, ou mesmo amigos vossos! Na zona do Ribatejo! :wink:

Obrigada,
Sara__sfmr :P
Eis a questão..
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

segunda set 03, 2007 7:03 pm

Ora bem...

Se diz que é inesperiente, denoto que nao sabera montar nem tao pouco tratar convenientemente de um cavalo...

Acho que se assim for, nao deve prosseguir ja com a compra deste animal...

Deve visitar centros equestres/hipicos, conhecer melhor estes animais, aprender a tratar deles para lhe poder dar uma vida confortavel, aprender a montar, etc...

Isto é apenas a minha opiniao...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
Rotix
Registado: quinta mar 18, 2004 7:36 pm

terça set 04, 2007 12:41 pm

Em 1º lugar deves aprender o básico do mundo equestre e principalmente como tratar de cavalos, e só depois é que deves proceder à compra. Quanto à compra se queres gastar pouco dinheiro deves comprar um cavalo cruzado, são os mais baratos. Na zona do Ribatejo o que não faltam são criadores de cavalos. Vai a www.cavalonet.com e certamente irás encontrar o que procuras.
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça set 04, 2007 3:23 pm

olá Sara. és de onde, mesmo? eu tb sou do Ribatejo, talvez te possa indicar bons centros hipicos aqui na zona.

quanto a comprares um cavalo...já lá vamos!

para começar deves inscrever-te num centro hipico para teres as primeiras aulas de volteio e a seguir as aulas de sela. tb tens que ter um monitor que te ensine todo o maneio geral do cavalo, desde limpar o cavalo, aparelhar, dar banho, etc...

vais ver que vais gostar do ambiente de um centro hipico! dp, quem sabe não começas a gostar de uma determinada modalidade e começas a praticar.

se não quiseres praticar modalidade nenhuma e quando achares que ja montas bem e que podias passar a montar sozinha (em casa) podes pensar em comprar um cavalo para ti. para a compra desse cavalo aconselho te a pedires ajuda ao teu monitor, pois ele sabe como tu montas e vai-te ajudar a encontrares um cavalo adequado para ti.

atenção, se a determinada altura começares a montar o teu cavalo em tua casa, respeita sempre as normas de segurança, nomeadamente o uso de toque, polainas ou botas de montar e evita fazer muitos exteriores sozinha.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

sábado set 08, 2007 7:54 pm

Bem estive a ver o teu perfil e reparei que es de vila franca.

Porque nao começas pelo centro equestre da leziria grande?

E situado em vila franca e antes de pensar em comprar qualquer cavalo pensa em aprender , começar no volteio, e por ai adiante.

Para tudo na vida e preciso tempo e paciencia e tu ainda es nova tens tempo para aprender e mais tarde comprar um cavalo.

Depois se quiseres visto sermos de perto posso mostrar te muitos nesta zona :D

agora pensa e em aprender tudo muito bem, porque um cavalo nao e uma bicicleta, que se compra e cai-se , levanta-se, cai-se , levanta-se e nunca magoa muito, um cavalo garanto que ja se magoa bem mais hehehehehe

Olha que eu numa brincadeira e ja monto a mais de 15 anos, meti-me com uns amigos meus a campo com o meu velho e ele estava a pelo como era normal , naquela altura ele tinha os seus 9 anos, fomos po tejo ele espantou-se com um peixe cai na areia ( e isso foi a minha sorte senao ui ) e desloquei um ombrito, ainda hoje me doi, tambem em 3 quedas que ja tive foi a pior de todas as outras e cair e levantar graças a deus.. E acredita que nem quando morremos sabemos montar a cavalo porque cada cavalo e um caso e cada caso tem a sua maneira de montar :D
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quinta out 18, 2007 2:04 pm

é preciso ter muito cuidado com essas "manias". quando não conseguimos distinguir uma mania passageira de uma paixão profunda acabamos por fazer disparates.

só te digo que penses muito bem antes de fazer seja o que for. tens dinheiro para pagar a um tratador ESPECIALIZADO (um pastor de cabras não serve...) que trate e treine o cavalo todos os dias? ou preferes levantar-te todos os dias (e não só aos fins de semana) para ir limpar esterco fresquinho, depois limpar e escovar o cavalo, depois treiná-lo, depois dar banho, depois dar não-sei-quantas refeições, e depois voltar a limpar esterco antes de ires jantar (sem esquecer de ir á escola ou trabalhar no meio disso tudo)? e podes pagar ao veterinário e ao ferreiro por todas as incríveis surpresas que o teu cavalo te dará de tempos a tempos?
isto é só uma amostra do que é necessário suportar para ter um cavalo...

se não tens experiência, nunca (ou quase nunca) montaste e não fazes a mínima ideia do que é ter um cavalo, sugiro-te que primeiro frequentes muitas aulinhas, limpes muitas boxes e esfregues muitos cavalos lá na escola onde andares.
se resistires a tudo isto sem vacilar uma única vez (nem quando caíres de cabeça e comeres areia do picadeiro, nem quando encontrares as tuas amigas na rua e elas perguntarem 'de onde virá este cheiro a esterco?'), poderás estar certa de que a tua mania é uma verdadeira paixão e, conforme a tua disponibilidade e orçamento, podes pensar em arranjar cavalo próprio.

se não, bem, podes sempre coleccionar selos... :roll:
Última edição por RamsesII em terça nov 06, 2007 3:49 pm, editado 3 vezes no total.
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta out 18, 2007 9:23 pm

RamsesII Escreveu:é preciso ter muito cuidado com essas "manias". quando não conseguimos distinguir uma mania passageira de uma paixão profunda acabamos por fazer disparates.

só para exemplificar, menciono um caso que teve sérias repercussões na minha vida:
um rapazito, filho de pais ricos, depois de experimentar todo o tipo de desportos, decidiu que queria montar a cavalo. ao fim de duas aulinhas em cavalos ensinados, pediu aos pais um cavalo. mas, como não percebiam nada de cavalos, compraram um poldro de 6 meses, acabado de desmamar, porque achavam que seria melhor se o cavalinho fosse ensinado à maneira do rapaz. o cavalo (macho inteito) passou dois anos dentro de um picadeiro de areia e ervas completamente solto. NINGUÉM fez nada para ensinar o cavalo porque, além de não toparem nada do assunto, não têm tempo para ele. agora é um animal semi-selvagem, sem maneiras nenhumas, que morde, atropela, pisa e escoiceia quem quer que tente tratar dele. eu e a minha irmã andamos a tentar fazer algo dele, com os conhecimentos que temos sobre treino de cavalos, mas é muito difícil. além disso, só podemos lá ir uns dias por semana. o resto do tempo ninguém trata do cavalo. é impossível meter alguma coisa naquela cabeça com duas aulas por semana.
moral da história? rapaz rico que não percebe nada compra poldro que fica selvagem e dá dores de cabeça a duas almas caridosas que tentam salvá-lo do matadouro.

voltando à tua "mania", só te digo que penses muito bem antes de fazer seja o que for. tens dinheiro para pagar a um tratador ESPECIALIZADO (um pastor de cabras não serve...) que trate e treine o cavalo todos os dias? ou preferes levantar-te todos os dias (e não só aos fins de semana) para ir limpar esterco fresquinho, depois limpar e escovar o cavalo, depois treiná-lo, depois dar banho, depois dar não-sei-quantas refeições, e depois voltar a limpar esterco antes de ires jantar (sem esquecer de ir á escola ou trabalhar no meio disso tudo)? e podes pagar ao veterinário e ao ferreiro por todas as incríveis surpresas que o teu cavalo te dará de tempos a tempos?
isto é só uma amostra do que é necessário suportar para ter um cavalo...

se não tens experiência, nunca (ou quase nunca) montaste e não fazes a mínima ideia do que é ter um cavalo, sugiro-te que primeiro frequentes muitas aulinhas, limpes muitas boxes e esfregues muitos cavalos lá na escola onde andares.
se resistires a tudo isto sem vacilar uma única vez (nem quando caíres de cabeça e comeres areia do picadeiro, nem quando encontrares as tuas amigas na rua e elas perguntarem 'de onde virá este cheiro a esterco?'), poderás estar certa de que a tua mania é uma verdadeira paixão e, conforme a tua disponibilidade e orçamento, podes pensar em arranjar cavalo próprio.

se não, bem, podes sempre coleccionar selos... :roll:
Ora nem mais... :wink:

Um cavalo não é propriamente um animal que se pode trazer pela trela, deixar na varanda ao sol/chuva muitas vezes sem comer, e passea-lo de vez em quando, apenas quando te lembras...

É preciso muito tempo e disponibilidade para o ter, para o fazer feliz, para o manter saudavel, para travares uma maravilhosa amizade com ele...

Eu como nao cumpro estes requesitos e nao tenho nenhuma "quinta" onde enquadrar um cavalito, vou.me contentanto com os da escola... :wink:

Talvez um dia possa vir a ter um... E vou lutar por isso... Pois os cavalos sao a minha vida... E nao me importo com as bocas foleiras do tipo: "ei, so cheiras a estrume e a cavalo" e sabes porque? Porque é uma paixao... Porque ja nasceu comigo que desde pequenina so queria as barbies que trouxessem cavalo incluido... Nao era pelas barbies... Era pelos cavalos que sempre me fascinaram...

Talvez seja por ter sangue ribatejano nas veias... Talvez nao...

E só quero ter o meu cavalinho, quando souber montar bem, quando comer muita terra do picadeiro... Quando for pro hospital e regressar de braço ao peito e dizer orgulhosa: "Parti um braço quando caí do cavalo"...

É destas pequenas coisas que te deves lembrar antes de comprares o cavalo... Ficam aqui nao avisos mas sim alertas, de pessoas que teem a mesma paixao: OS CAVALOS...

Pensa bem... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

domingo out 21, 2007 12:11 pm

isso mesmo! ;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 21, 2007 3:31 pm

Sarita, Sarita...

Não sei o que pense dos teus posts... Ainda não compraste o cão dos teus sonhos e tens saltado de raça em raça, agora meteste na cabeça ter um cavalo... mas os teus pais vão na tua conversa (e têm posses para tudo isto) ou estes devaneios são apenas sonhos virtuais? Não percebo muito de cavalos, mas tudo aquilo que a Cavaleira16 referiu é a mais pura verdade. Não se pode ter um cavalo de qualquer maneira. é preciso muito tempo, dedicação, espaço e dinheiro para o manter em condições. Se gostas de cavalos, primeiro deves aprender a cuidá-los e montá-los. Pede aos teus pais que te inscrevam no centro equino, isso sim.

Beijinhos miúda. :wink:
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

quinta dez 20, 2007 10:06 pm

Concordo plenamente com a cavaleira 16 ......já ouvi algumas bocas à conta da minha paixão equestre....e nunca desisti...nem vou desistir. Alguns chamam-me fanático....outros perguntam-me se não to com febre quando digo que ando nas aulas de equitação...e coisas muitas mais parvas que nem vale a pena dizer...pois estas pessoas que não respeitam os gostos das outras pessoas nem merecem a nossa atenção......o melhor bofetada que lhe podemos dar é o desprezo e ignorá-los.

Horses 4 ever and ever!
:D
sara__sfmr
Membro Veterano

sexta dez 21, 2007 9:53 am

Desculpem, não tenho vindo muito ao sub-fórum dos cavalos mas era para dizer, que quero seguir equitação, para o ano vou entrar numa escola. Quero seguir obstáculos ou ensino, mas antes aprendo a base, eu sei que tenho que andar uns bons anos mas na boa!

Peço aos moderadores para apagarem o tópico! :wink:
Eis a quest&atilde;o..
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

domingo jan 17, 2010 4:55 pm

Nunca se deve comprar um cavalo pq se anda com "a mania" de que se quer. É preciso pensar mt bem em tudo, e ter alguma experiência..
sara__sfmr
Membro Veterano

segunda jan 18, 2010 10:39 pm

Eenesh Escreveu:Nunca se deve comprar um cavalo pq se anda com "a mania" de que se quer. É preciso pensar mt bem em tudo, e ter alguma experiência..
E você vai buscar um tópico de Setembro de 2007 ?

Este assunto tá arrumado até porque já tenho um "animal", e experiência para tal. :wink:

Podem chamar os coveiros agora? 8)

Obrigada,
Sara R.
Eis a quest&atilde;o..
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

terça jan 19, 2010 1:36 am

Primeiro, não vi a data. Sou nova no fórum e vi o tópico, quis falar sobre ele e dar a minha opinião. Além disso, mesmo q o tópico já não lhe sirva para nada, servirá certamente para alguém que tenha a mesma dúvida... Não é preciso o tópico ser actual para ser útil a alguém.

Segundo, não é preciso ficar toda ofendida. ;)
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
sara__sfmr
Membro Veterano

terça jan 19, 2010 9:33 am

Eenesh Escreveu:Primeiro, não vi a data. Sou nova no fórum e vi o tópico, quis falar sobre ele e dar a minha opinião. Além disso, mesmo q o tópico já não lhe sirva para nada, servirá certamente para alguém que tenha a mesma dúvida... Não é preciso o tópico ser actual para ser útil a alguém.

Segundo, não é preciso ficar toda ofendida. ;)
Ofendida? Ora essa.. :roll:

Mas o mal é que há regras no fórum, e não se pode "desenterrar" tópicos antigos, se não ia ser um caus. Já viu se toda a gente fosse buscar e manter tópicos de à anos ?

Cumps,
Sara R.
Eis a quest&atilde;o..
Responder

Voltar para “Cavalos”