Dicas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça dez 15, 2009 12:54 am

diogo1710 Escreveu:Olá!
Isso por vezes tmb me acontece.
Mas o principal já foi dito aqui!
Mas exprimenta mandá-lo normalmente e se não andar dá-lhe um puxão de rédeas e usa sons para o ecentivar e ao memo tempo do ecentivo dalhe um toque cm os calcanhares.
Mas tmb se dá a hipotese de teres os calcanhares muito "enterrados" no estribo e não lhe estar a dar o toque no sítio certo.
Mas como disse a Cavaleira VNF, não te conheco a ti nem ao cavalo e não sei o problema exprimenta pôr aqui um vídeo talvez seja mais fácil.

Espero ter ajudado! :D :D :D :D :D :D
dar um puxão onde?? aii jazuses! a mão deve manter-se quietinha, sem fazer movimentos que sejam agressivos para a boca do cavalo!

aquilo que me parece estar a acontecer é a susana estar a montar um daqueles cavalinhos de escola bem teimosos e chatos de "pôr para diante". Aquilo que eu faria era falar com o meu professor de equitação, saber se o problema está na pessoa que está a montar ou se está no cavalo... :wink:
diogo1710
Membro
Registado: segunda ago 03, 2009 9:48 am

quarta dez 16, 2009 8:45 pm

omegaa Escreveu: dar um puxão onde?? aii jazuses! a mão deve manter-se quietinha, sem fazer movimentos que sejam agressivos para a boca do cavalo!
eu sei omegaa eu disse era que quando ele não anda à primeira depois dos passes indicados dar 1 pequeno puxão para o cavalo andar e perceber que está a fazer mal.
:wink:
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta dez 25, 2009 3:10 pm

diogo1710 Escreveu:
omegaa Escreveu: dar um puxão onde?? aii jazuses! a mão deve manter-se quietinha, sem fazer movimentos que sejam agressivos para a boca do cavalo!

Um puxão? :o
Depois aparecem aqui a queixar-se que "o café tem moscas" :roll:

Suzana12, nao dês puxão nenhum na boca do cavalo. Segue o que ja aqui foi dito, pede para te mudarem de cavalo porque esse parece ser um daqueles coiros valentes.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado dez 26, 2009 1:40 am

não se dá puxão nenhum na boca do cavalo, está errado e só vai prejudicar o animal!!! :evil:

aquilo que se pode eventualmente fazer é ter a rédea ajustada e fechar ligeiramente a mão ao mesmo tempo que se encosta as pernas à barriga do cavalo, isto serve para equilibrar o cavalo e conseguir fechá-lo!
Suzana12
Membro
Registado: terça jul 15, 2008 9:08 am

sexta jan 01, 2010 4:12 pm

Ola!

Pois nao dou puxao as maos sempre quietas, nao seria capaz de dar um puxao seria muito mau para o cavalo!

Eu neste momento estou a ler um livro que é 'O cavalo e o sentimento' de Pedro Emauz Silva e tem la uma frase que diz se nao me engano, (nao nestas palavras), mas que me deu a entender que quanto mais atras estiver o pe melhor e.

Nao e nestas palavras mas deu-me a entender assim e verdade? O meu professor disse tambem que os esporins com aquele cavalo nao davam bem e nao encontro esporas na decathlon, nao sabem outra loja de desporto que tenha equitaçao?

Obrigado pelas respostas

Suzana 12 :)
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 9:18 pm

Olá Suzana

Por acaso tenho esse livro e acho simplesmente fantastico :wink:
Mas acho que deverias começar por algo mais "soft".

Aconselho-te o "Manual Oficial da Formação Equestre" por exemplo. Como engloba todas as selas (da 1 à 4), fala do maneio, da alimentação, da ferração, da anatomia do cavalo, etc. Acho que te iria ser muito util :wink:

Outra coisa:
as esporas sao a chamada "faca de dois gumes".
Quando utilizadas por alguem que nao sabe, podem ser um problema. Mas se o teu professor disse para as utilizares, ele lá sabe. Ate porque nao te conheço :wink:

Boa sorte e vai dando notícias :D
Suzana12
Membro

sábado jan 02, 2010 2:38 am

Ola nao sabes por acaso onde ha esse livro a vender?

E o livro 'Equitação como e porque'? Alguem ja o leu? E interessante?
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 9:04 pm

Experimenta encomendar pela FEP (mas tem estado esgotado :|)
www.fep.pt

O livro "Equitação: Como e porquê" tambem é muito interessante. Podes optar por um desses dois :wink:
Suzana12
Membro

sábado jan 02, 2010 11:06 pm

Sim penso que vou optar pelo livro 'Equitaçao como e porque' porque ha disponivel nas livraria. E sempre mais acessivel.

E encomendar pela net nao da bem porque a minha mae nao e muito adepta da internet e das encomendas pela Net.

Suzana12
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

segunda jan 18, 2010 11:04 am

Aperta com a barriga da perna em vez de bateres com o calcanhar (e para uma boa posição evita fazer movimentos com o corpo todo, usa só mesmo as pernas ou os pés, e o resto fica imóvel).
Depois, tb é mt importante fazeres sempre força com os calcanhares para baixo, não pores demasiado os pés dentros dos estribos (se caíres podes ficar presa..) e não agitares mt as mãos (imagina o q seria alguém com um ferro na tua boca a dar te puxões.. ;))
Acho q são conselhos básicos q te fazem melhorar bastante
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
jooomaia
Membro Júnior
Registado: domingo fev 15, 2009 9:50 pm

segunda jan 25, 2010 8:42 pm

Comecei á pouco tempo a montar, não vou dizer nada do que já não foi aqui dito mas o que acho que poderá ser e a minha opinião:

A Susana disse que possivelmente teria de ter mais força nas pernas, não temde ter mais força mas sim de ter mais energia, não deixando claro de ter força. Alguns cavalos não andam só por lhe darmos com as pernas mas também por lhe ‘espremer-mos’. Quando der com as pernas no cavalo uma coisa que deve levar sempre em conta é abrir um pouco os dedos para que as rédeas não ‘prendam’ o andamento do cavalo, não deixando mais uma vez de manter sempre contacto com as rédeas na boca do cavalo. Outra coisa que pode experimentar é a voz.
É verdade que o cavalo poderá não ser dos melhores mas nós é que temos que nos ajustar ao cavalo e não o cavalo a nós. Caso o ‘problema’ seja mesmo do cavalo ai sim deve pedir para mudar de cavalo, caso seja da Susana, á que praticar um pouco mais ou ter um pouco de mais paciência. Isto digo eu, nunca vi o cavalo ser montado nem a Susana montar o cavalo. (em relação aos puxões que aqui foram mencionados não vejo em que ajudará para passar o cavalo de passo a trote ou por repriendelo, mas para o cavalo ir para uma certa direcção quando está ‘teimoso’ isso ajuda(pelo menos no meu caso))
espero ter ajudado, boa sorte
:D
Suzana12
Membro

quarta jan 27, 2010 10:00 pm

jooomaia Escreveu:Comecei á pouco tempo a montar, não vou dizer nada do que já não foi aqui dito mas o que acho que poderá ser e a minha opinião:

A Susana disse que possivelmente teria de ter mais força nas pernas, não temde ter mais força mas sim de ter mais energia, não deixando claro de ter força. Alguns cavalos não andam só por lhe darmos com as pernas mas também por lhe ‘espremer-mos’. Quando der com as pernas no cavalo uma coisa que deve levar sempre em conta é abrir um pouco os dedos para que as rédeas não ‘prendam’ o andamento do cavalo, não deixando mais uma vez de manter sempre contacto com as rédeas na boca do cavalo. Outra coisa que pode experimentar é a voz.
É verdade que o cavalo poderá não ser dos melhores mas nós é que temos que nos ajustar ao cavalo e não o cavalo a nós. Caso o ‘problema’ seja mesmo do cavalo ai sim deve pedir para mudar de cavalo, caso seja da Susana, á que praticar um pouco mais ou ter um pouco de mais paciência. Isto digo eu, nunca vi o cavalo ser montado nem a Susana montar o cavalo. (em relação aos puxões que aqui foram mencionados não vejo em que ajudará para passar o cavalo de passo a trote ou por repriendelo, mas para o cavalo ir para uma certa direcção quando está ‘teimoso’ isso ajuda(pelo menos no meu caso))
espero ter ajudado, boa sorte
:D

Boa noite a todos!

Muitissimo obrigada pelos concelhos foram muito bons e preciosos, agora ja nao tenho esse problema, o meu professor ja me disse k a minha posiçao no trote sentado e levantado ja esta muito boa e que agora so tenho de melhorar a minha resistencia! Ja consigo por o cavalo a trote com mais facilidade como ja disse tenho de ganhar resistencia para as coisas correrem ainda melhor!! :D

Muito obrigada pelas respostas

Suzana Matos :)
Responder

Voltar para “Cavalos”