As Pelagens Simples I
Tratando-se das principais, ou básicas, em que os pelos do corpo são de uma só cor, de simples não tem nada, pelo que houve, desde logo, que dividi-las em dois sub-grupos: unicolores e com crinas de cor diferente da pelagem.
Pelagens Simples (unicolores)
- Branco: pelagem não evolutiva muito rara, na medida em que, desde o nascimento, não existe pigmento nem nos pêlos (completamente brancos, sem qualquer espécie de malhas) nem na pele (cor-de-rosa), mas os olhos são escuros, geralmente castanhos. A raça dinamarquesa Frederiksborg teve uma linha de cavalos brancos extinta no século XIX.
Um cavalo branco possui obrigatoriamente um progenitor branco e diferencia-se:
• Do Isabel, porque este tem crinas creme-marfim e os olhos claros, geralmente azuis, alem de poder apresentar malhas;
• Do Ruço, por mais branco que pareça (pela idade avançada ou pelo embranquecimento precoce) porque este apresenta sempre pele pigmentada escura e pode apresentar malhas.
- Preto: pelagem não evolutiva, embora os poldros nasçam castanhos (este pêlo cai, não evolui) e, no Verão, os pelos mais expostos à radiação solar possam adquirir um tom acastanhado. O pigmento preto dominante pode ser mais ou menos contrariado pelo pigmento vermelho e daí poderem resultar lazões ou pelagens diluídas como, por exemplo, palominos, do acasalamento entre pretos.
Existem as variedades Azeviche (cor intensa e brilhante) e Pezenho (cor desbotada e baça nas faces, axilas, flancos, bragadas e ventre).
Diferencia-se do Castanho Pezenho, porque neste as faces, axilas, flancos, bragadas e ventre são mais claros (vermelho-acobreado) e, no Preto o focinho nunca adquire aquele tom acobreado.
É uma cor que ocorre com alguma frequência, sendo característica de algumas raças como a Fúcia e havendo criadores que seleccionam linhas desta cor, como a Coudelaria Ortigão Costa, em Portugal.
- Lazão: pelagem não evolutiva, apresenta pêlos avermelhados sobre pele escura em todo o corpo, com crinas (nunca pretas) do mesmo tom ou mais claras ou mais escuras que o corpo cujos cabos são obrigatoriamente avermelhados, (excepto quando calçados) e os olhos escuros.
Existem as variedades Claro (cor aberta), Comum (cor de canela) e Torrado (cor de café torrado).
É uma cor muito frequente e característica de algumas raças como a Frederiksborg e a Suffolk.
Pelagens Simples com crinas de cor diferente
- Castanho: pelagem não evolutiva de pêlos castanhos (tons variáveis até ao avermelhado), com crinas e cabos pretos e olhos escuros.
Muito frequente, é a segunda mais observada na raça Lusitana e é característica de outras como a Garrana e a Cleveland Bay.
Existem três variedades: Claro (desbotado, amarelado), Comum (cor de castanha madura) e Pezenho que é um castanho muito escuro com o focinho, faces, axilas, flancos, bragadas e ventre mais claros (vermelho-acobreado).
Distingue-se do Preto Pezenho porque este não só tem as faces, axilas, flancos, bragadas e ventre mais escuro, como nunca apresenta o focinho vermelho-acobreado.
in Manual Oficial da Formação Equestre
As Pelagens (parte I)
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 553
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Mensagens: 13
- Registado: quinta fev 18, 2010 6:24 pm
ola gostava de saber o nome desta pelagem
[/img]http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... x=57&ty=28; http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... x=23&ty=59
agradeco que me respondao obrigado da sofia
[/img]http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... x=57&ty=28; http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... x=23&ty=59
agradeco que me respondao obrigado da sofia
-
- Membro Júnior
- Mensagens: 13
- Registado: quinta fev 18, 2010 6:24 pm
ok muito obrigado 

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 573
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
A pelagem, assim à primeira vista, é baia.