comportamento de cavalo lusitano
Adquiri uma egua lusitana de 10 anos domada nunca criou, quando ela veio eu montei nela dois dias seguidos ela aceitou os comandos, depois com o passar do tempo ela começou a querer voltar para o local onde fica com outra egua e ficava brava com pequenas empinadas, e trotes protestando, depois foi piorando fica empinando e não quer sair, com muito custo depois ela sai anda, mais ainda para e empina e esta ficando ja em pé, gostaria de ajuda, ja tentei mudar o freio, colocar bridão e até so cabresto, não sei se e excesso de trato esta muito forte acredito quase 1.000 kg, ou se tem algo metodo de fazer ela não empinar sem ordem, grato
Diga-me uma coisa! quando acaba o trabalho com a égua costuma sair do picadeiro montado ou desmonta e leva a égua à mão?
a mim parece-me uma birra em que o cavalo quer levar a melhor, misturado com um dono pouco experiente e pouco firme!
a mim parece-me uma birra em que o cavalo quer levar a melhor, misturado com um dono pouco experiente e pouco firme!
Bom depois de alguma insistencia em treinos, de caminhadas e especificos, vez que não ando com ela num piquete e sim em percurso de estrada rural e ao redor de uma represa ela deixou a pratica, mais fundamental acredito foi alterar o sistema de embocadura para bridão ao inves de freio, pelo que alguns domadores viram ela parece tem uma lesão na lingua e deve sentir o freio, com bridão fica comportada e obdiente