exames de sela

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

sábado dez 04, 2010 9:00 pm

Li num site que nos podemos inscrever para fazer exames de sela. Sabem onde e?

Sabem onde posso fazer cursos de instrutor ou monitor? E se preciso de cavalo proprio para fazer o curso?

Cumprimentos :D
Lids
Membro
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

domingo dez 05, 2010 8:05 pm

Os centros hipicos é que custumam realizar os ditos exames de sela. Informa-te no teu centro hipico ou com o teu professor.

Depois de teres o exame de sela 4 podes fazer o de ajudante de monitor, monitor... Pare esses penso que tens de ter cavalo próprio.

Esses vem pubblicitados no site da Federação em: www.fep.pt
CatarinaLuz
Membro Veterano
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

domingo dez 05, 2010 8:40 pm

Mas para fazer os exames de sela e preciso ter cavalo proprio?

Sera que todos os centro hipicos fazem os tais exames?

Obrigada Lids. :D
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo dez 05, 2010 9:09 pm

CatarinaLuz Escreveu:Mas para fazer os exames de sela e preciso ter cavalo proprio?

Sera que todos os centro hipicos fazem os tais exames?

Obrigada Lids. :D

Não para as duas questões :wink:
CatarinaLuz
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 9:16 pm

Obrigada. É mt dificil? Faco o exame cm cavalo do centro? Ja alguem aqui fez exame sela?

Podem contarme cmo foi?
Lids
Membro

domingo dez 05, 2010 9:39 pm

Aqui no Porto os 2 Centros Hipicos principais fazem regularmente exames de sela 4 e as vezes sela 7. Nao sei onde a Catarina mora mas tente informar-se.

É bastante comum fazer o exame de sela 4 com um cavalo de escola. Eu quando fiz o meu, também o fiz com um cavalo da escola. O meu exame foi...um pouco diferente do normal, se assim posso dizer lol.

Mas acompanhei de perto a preparação de uns miudos da escola para um exame à menos de um ano e não achei muito complicado.

Não sei se as designações estao totalmente correctas, mas há uma prova de ensino, uma de obstaculos e uma prova escrita.

Na de ensino tem de decorar um "percurso" que consiste em paragens, trote sentado, levantado, passagens de mão a trote, transições (passo/trote e trote/galope), circulos a galope...E acho que se resume a isto básicamente.

Na de saltos, tem de se fazer um percurso cujo salto mais alto deve estar a 90cm-1m.

A prova escrita consiste em saber identificar, entre outras coisas, os constituintes de uma cabeçada e/ou sela, dizer quantos tempos tem cada um dos andamentos do cavalo, etc.
CatarinaLuz
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 10:24 pm

Muito obrigada mesmo! Cumprimentos! :D
Adorei a ajuda!
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo dez 05, 2010 10:55 pm

Pelo que sei, a sela 4 , não é de todo complicada. Tens , como já foi dito , um exame de ensino , um de obstáculos e uma prova escrita.

A prova de ensino é uma P3 super fácil com trote , passo , galope. Tens de saber fazer figuras de picadeiro (círculos , serpentinas ...). Nada de extraordinário.

A prova de obstáculos é constituída por obstáculos de 80cm (penso que verticais) e uma cruz.

A prova escrita tem perguntas variadas sobre maneio essencialmente. Podem perguntar sobre pelagens , utensílios usados na limpeza do cavalo , partes do arreio , etc.

No site da FEP encontrarás as datas e os locais dos exames de sela 4 :wink:
CatarinaLuz
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 11:54 pm

Muito obrigada, vou tentar saber disso! o mais rapido possivel!

beijinhos a todos!
GatinhoBuzz
Membro
Registado: sábado mai 16, 2009 9:15 pm

segunda dez 13, 2010 2:26 pm

A prova de saltos da sela 4 não tem apenas verticais e uma cruz mas também tem bastantes rias...A prova de ensino é bastante fácil e o teste escrito também..Atenção é com os nervos :roll:

Para fazeres curso de ajudante de monitor tens de ter cavalo próprio ou alguém que te empreste mas nunca um da escola!

Boa sorte para o que quer que seja que vais fazer :wink:
CatarinaLuz
Membro Veterano

segunda dez 13, 2010 6:18 pm

Eu queria fazer exame de sela 4, mas nao sei onde o fazer :(
Lids
Membro

segunda dez 13, 2010 7:59 pm

Tens aqui o calendario de exames de sela da federação.

http://www.fep.pt/Formação/Calendáriode ... fault.aspx

Ainda só estão marcados até o final deste ano, mas vai consultando e escolhe onde te dá mais jeito fazer.
Responder

Voltar para “Cavalos”