Ora bem ,
a compra de um cavalo, não é de todo uma decisão a ser tomada por impulso. Lá porque até acha o cavalo bonito, não quer dizer que o mesmo esteja saudável ou esteja em condições de ser montado sem "criar problemas". São animais que exigem muito dos donos, não só em termos de tempo e dedicação, mas também em termos financeiros.
Em primeiro lugar, terá de pensar na utilidade que o cavalo irá ter. Se o quer para os passeios e lazer, se para provas... Em função destas opções, irá encontrar cavalos "baratos" e cavalos de topo (a qualidade paga-se, obviamente).
Depois terá de pensar no sexo do animal. Um castrado ou uma égua adaptar-se-ia melhor a um cavaleiro com pouca experiência, um cavalo inteiro/garanhão seria então para um cavaleiro com mais experiência. Não quero com isto dizer que uma pessoa com pouca experiência não possa montar um inteiro, mas por norma e para se "iniciar" melhor na prática equestre, um castrado ou uma égua seriam o ideal.
Depois há-que pensar na idade do animal. Aqui entra a velha máxima "para cavaleiro novo, cavalo velho" e vice versa. O ideal seria um cavalo com idade a rondar os 8 ou 10 anos, com um bom ensino, uma óptima cabeça, calmo e manso e com a "escolinha feita". Se comprar um cavalo novo ou um poldro, arrisca-se a uma carga de trabalhos, pois será ainda um cavalo em fase de ensino e pós-desbaste. São mais "imprevisíveis", explosivos e instáveis, pois ainda se encontram na "pré-escola". São os chamados putos rebeldes.
Há também o factor raça. Há para todos os gostos, isso irá depender da sua escolha pessoal, mas para iniciar, não o aconselharia a adquirir um cavalo de raças como Puro Sangue Árabe, Puro Sangue Inglês, Selle Français. E misturas destas raças também não seriam uma boa hipótese. Mas lá está, se for um cavalo já com muito ensino, muitas horas de sela em cima e boa cabeça, qualquer raça serve.
Deve visitar muitas coudelarias, muitos criadores. Cuidado com os pseudo-criadores que vendem gato por lebre. Experimente sempre o cavalo em questão, mais do que uma vez (se possível na rua, em picadeiro, com barulhos e com outros cavalos e éguas no mesmo espaço). Aconselho sempre a compra numa coudelaria, aí terá um atendimento personalizado e podem ajuda-lo a encontrar o cavalo adequado às suas preferências.
Na hora da compra, leve um veterinário consigo para realizar um exame ao cavalo em questão. Exames aos membros são imprescindíveis. Leve também uma pessoa que perceba bastante do assunto (equitador, por exemplo), que o ajude na escolha e até que monte também o cavalo para ver se não está a ser enganado. Lembre-se que um cavalo dura uns 25 anos em média, que é um investimento a longo prazo e que a sua manutenção é bastante dispendiosa.
Penso que o básico estará aqui, mais alguma dúvida disponha
