compra de um cavalo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
isio
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2010 8:00 pm

sábado jan 08, 2011 7:29 pm

Boa noite a todos,
Gostaria de saber o que devo ter em conta na compra de um cavalo! Já tenho alguma experiência em montar, mas no que toca a compras é a primeira vez que o faço :oops:
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado jan 08, 2011 7:47 pm

isio
Membro Júnior

sábado jan 08, 2011 9:28 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Boa Noite

Veja aqui :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... pra+cavalo
Boa noite,
Eu já tinha visto essa página, mas não tem as informações que procuro...o que queria saber era os aspectos a ter em conta quando se compra um cavalo, como fazer uma boa escolha...eu o material e assim sei qual é (não tenho tudo, mas mal tenha a compra feita arranjarei o que falta :wink: )
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado jan 08, 2011 9:57 pm

Já há alguns tópicos por aqui em relação a esse assunto , basta que faça uma pesquisa aqui pelo fórum :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 08, 2011 10:11 pm

Eu não percebo NADA de cavalos.

No entanto, tenho a ideia que, se há animal complicado de comprar bem, é um cavalo.
Tenho também a noção de que não será lendo meia dúzia de guidelines que a pessoa se prepara para tal, embora claro ache que o deva fazer.
Acho que o melhor que deve fazer é ir visitar os vendedores acompanhado de alguém experiente e conhecedor.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado jan 08, 2011 10:48 pm

Ora bem ,
a compra de um cavalo, não é de todo uma decisão a ser tomada por impulso. Lá porque até acha o cavalo bonito, não quer dizer que o mesmo esteja saudável ou esteja em condições de ser montado sem "criar problemas". São animais que exigem muito dos donos, não só em termos de tempo e dedicação, mas também em termos financeiros.

Em primeiro lugar, terá de pensar na utilidade que o cavalo irá ter. Se o quer para os passeios e lazer, se para provas... Em função destas opções, irá encontrar cavalos "baratos" e cavalos de topo (a qualidade paga-se, obviamente).
Depois terá de pensar no sexo do animal. Um castrado ou uma égua adaptar-se-ia melhor a um cavaleiro com pouca experiência, um cavalo inteiro/garanhão seria então para um cavaleiro com mais experiência. Não quero com isto dizer que uma pessoa com pouca experiência não possa montar um inteiro, mas por norma e para se "iniciar" melhor na prática equestre, um castrado ou uma égua seriam o ideal.

Depois há-que pensar na idade do animal. Aqui entra a velha máxima "para cavaleiro novo, cavalo velho" e vice versa. O ideal seria um cavalo com idade a rondar os 8 ou 10 anos, com um bom ensino, uma óptima cabeça, calmo e manso e com a "escolinha feita". Se comprar um cavalo novo ou um poldro, arrisca-se a uma carga de trabalhos, pois será ainda um cavalo em fase de ensino e pós-desbaste. São mais "imprevisíveis", explosivos e instáveis, pois ainda se encontram na "pré-escola". São os chamados putos rebeldes.

Há também o factor raça. Há para todos os gostos, isso irá depender da sua escolha pessoal, mas para iniciar, não o aconselharia a adquirir um cavalo de raças como Puro Sangue Árabe, Puro Sangue Inglês, Selle Français. E misturas destas raças também não seriam uma boa hipótese. Mas lá está, se for um cavalo já com muito ensino, muitas horas de sela em cima e boa cabeça, qualquer raça serve.

Deve visitar muitas coudelarias, muitos criadores. Cuidado com os pseudo-criadores que vendem gato por lebre. Experimente sempre o cavalo em questão, mais do que uma vez (se possível na rua, em picadeiro, com barulhos e com outros cavalos e éguas no mesmo espaço). Aconselho sempre a compra numa coudelaria, aí terá um atendimento personalizado e podem ajuda-lo a encontrar o cavalo adequado às suas preferências.

Na hora da compra, leve um veterinário consigo para realizar um exame ao cavalo em questão. Exames aos membros são imprescindíveis. Leve também uma pessoa que perceba bastante do assunto (equitador, por exemplo), que o ajude na escolha e até que monte também o cavalo para ver se não está a ser enganado. Lembre-se que um cavalo dura uns 25 anos em média, que é um investimento a longo prazo e que a sua manutenção é bastante dispendiosa.

Penso que o básico estará aqui, mais alguma dúvida disponha :wink:
isio
Membro Júnior

sábado jan 08, 2011 11:10 pm

Gostei muito deste seu texto. Peço desculpa a maçada de o ter que escrever :oops: tenho tido aulas de equitação em França onde me encontro a trabalhar, e agora que vou voltar para pt estou mais virado para a compra de um, visto que terei espaço e tempo para isso! Pelas informações que já tinha recolhido também estava mais virado para uma égua com cerca de 8 anos. Simplesmente como nunca comprei nenhum surgem as dúvidas. Para mim tanto me faz a beleza (acho que os cavalos já são belos por natureza), e sei que quando optar por um terei de o montar algumas vezes e sentir que há uma "ligação" (já montei n cavalos e éguas, a maioria da escola de equitação, mas há alguns que adoro montar, outros que nem por isso, uns em que prefiro trotar, outros andar em passo rápido, outros galopar. Todos têm os seus feitios, e a sua personalidade e acho que será isso que no final me vai fazer optar por um. Simplesmente não quero que seja o único factor a ter em conta, sem me informar primeiro quais são os outros :oops:). Eu ao montar sei se há algum problema com o cavalo, com as patas, o dorso, se dormiu bem etc, mas por exemplo, ao olharmos para um cavalo sem o montarmos o que nos deve chamar primeiro a atenção?
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado jan 08, 2011 11:27 pm

Maçada nenhuma, estou aqui para ajudar :wink

Durante o maneio do cavalo (escovar e limpar cascos, por exemplo) passe a mão por todo o corpo do cavalo e veja se há alterações (membros inchados, por exemplo), coisas que no dia anterior não estavam lá. Cascos quentes e com mau cheiro podem indiciar problemas. Veja se o cavalo tem corrimento nasal intenso e estranho. Verifique a zona do ânus. Pode e deve também verificar o aspecto das fezes (coloração, consistência) e também da urina.
Osafi
Membro
Registado: quarta jun 09, 2010 9:19 am

domingo jan 09, 2011 9:28 pm

Eu adoro cavalos e sou uma recente iniciada nesta area. Estava a pensar daqui a muitoooos anos, quando tiver muita experiência, comprar um cavalo. Gostava de começar a ter uma pequena ideia do que é ter um cavalo, principalmente o preço...

Quanto se gasta, mais ou menos, por ano com TODOS os cuidados que o cavalo precisa?

(sei que o tópico não é meu mas queria aproveitar para fazer esta pequena pergunta)
CavaleiraVNF
Membro Veterano

domingo jan 09, 2011 10:46 pm

Depende de onde tenha o cavalo (em terreno próprio ou num centro hípico).

O penso num centro hípico costuma rondar os 300€ - 500€ por mês (existem mais baratos e mais caros). Mas claro que tem muito melhor acompanhamento do que se estivesse em casa, são outras condições.

Existem também os custos anuais com o veterinário (vacinas, desparasitações). Sem contar claro com problemas de maior que o cavalo possa vir a ter.

As ferrações costumam ser de 60 em 60 dias, à volta de 40€. Há quem mude os "sapatos" antes e outros depois.

Alguns pensos já incluem isto tudo, outros é pago à parte.

Não é um animal para qualquer carteira, até porque um problema de saúde num animal deste porte não é o mesmo que num cão ou gato
:wink:
Pensem muito bem antes de se "meterem" numa compra deste tipo.
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

terça jan 11, 2011 3:58 pm

Com os custos base (300€ de mensalidade e 45 de ferrações), deve ficar por volta dos 4000€ por ano, já com 1 ou 2 vacinas incluídas.
Isto sem contar com que o cavalo adoeça, nem com aulas/material.
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Osafi
Membro

terça jan 11, 2011 9:09 pm

Eenesh Escreveu:Com os custos base (300€ de mensalidade e 45 de ferrações), deve ficar por volta dos 4000€ por ano, já com 1 ou 2 vacinas incluídas.
Isto sem contar com que o cavalo adoeça, nem com aulas/material.
Obrigada era mesmo isso que eu queria saber! :D

Pois, nao é um animal de estimação qualquer... Ainda assim, não é impossível!

Vou considerar essa hipótese mas só daqui a alguns anos é que vou pensar a serio na compra de um cavalo. Neste momento não seria possível...

Para além que ainda não tenho muita experiência com cavalos, cada coisa a seu tempo! :D
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta jan 12, 2011 10:29 pm

Olá!
Para quando chegar ao ponto de comprar o seu primeiro cavalo gostaria de dizer que também existe a vertente de cavaleiro rural... e com isto quero dizer que poderá ter o seu cavalo em casa, a campo por exemplo, desferrado (se õ trabalho do cavalo não for demasiado para isso) onde poderá ter contacto diário com o seu cavalo, criar uma relação ainda maior e ser você o responsável pela boa alimentação e manutenção do seu cavalo!
Deixa de gastar 4000€ por ano por um cavalo descendo para menos de metade... :D
O cavalo não precisa ser um animal para elites... :P
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Osafi
Membro

sexta jan 14, 2011 6:24 pm

anasabreu Escreveu:Olá!
Para quando chegar ao ponto de comprar o seu primeiro cavalo gostaria de dizer que também existe a vertente de cavaleiro rural... e com isto quero dizer que poderá ter o seu cavalo em casa, a campo por exemplo, desferrado (se õ trabalho do cavalo não for demasiado para isso) onde poderá ter contacto diário com o seu cavalo, criar uma relação ainda maior e ser você o responsável pela boa alimentação e manutenção do seu cavalo!
Deixa de gastar 4000€ por ano por um cavalo descendo para menos de metade... :D
O cavalo não precisa ser um animal para elites... :P
Também é uma óptima opção!

O problema é o espaço... não sei se terei espaço suficiente para ter um cavalo na minha casa. Outro é a falta de tempo para dedicar ás tarefas diárias (alimentação, limpeza,...)

Mas são problemas com resolução =)

A falta de tempo: como eu adoro tratar e cuidar de cavalos de certesa que não me importava de acordar um pouco mais cedo para realizar todas as tarefas :)

Falta de espaço: se for mesmo impossível na minha casa, talves comprasse um pequeno terreno.

Enfim, cada vez fico mais entusiasmada com esta ideia :D e com as certezas de que não será impossível no futuro.

Mas por agora é MUITO pouco provável. Problema principal: os meus pais não gostam nada da ideia, maioritariamente por causa dos custos... O maior gasto seria o inicial, comprar o cavalo, o terreno, os equipamento todos... E também por que entrei neste "mundo" à 5 meses e por isso não tenho muita experiencia :wink:
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

sexta jan 14, 2011 9:44 pm

Faz muito bem em aguardar :wink:
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Responder

Voltar para “Cavalos”