Cursos equinos e qual a sua finalidade

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
aninhaaa
Membro
Registado: quinta jan 28, 2010 7:19 pm

segunda abr 18, 2011 8:50 pm

Ola!
Gostaria de saber mais sobre cursos equinos e qual a sua finalidade, pois penso seguir por esta area.

(dizendo o numero de anos, para que serve, e onde se tira o curso (cidade))

Obrigado a quem colaborar :)
cavaleira19
Membro Júnior
Registado: domingo jan 24, 2010 1:18 am

segunda abr 18, 2011 9:03 pm

Ola! Na altura em que entrei para a faculdade pesquisei bastante sobre esses cursos e que eu saiba existem dois. Um tem o nome de Ciências Equinas e é na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; o outro é Equinicultura na Escola Superior Agrária de Elvas (ja tem mais tempo de existência).

Não sei se pretende a nível superior ou nao. De qualquer forma também existem os cursos profissionais que equivalem ao 12º ano.
exemplos: Técnico de Gestão Equina

Tens informação aqui: http://www.cavalonet.com/pt/contactos/c ... le=escolas

=) boa sorte
aninhaaa
Membro

segunda abr 18, 2011 9:24 pm

estou a acabar o 12º ano, queria algo mais do que ficar so com o 12ºano...
tipo algo que equivale a um curso tipo (universidade)
cavaleira19
Membro Júnior
Registado: domingo jan 24, 2010 1:18 am

terça abr 19, 2011 10:57 pm

nesse caso são os primeiros que referi =)
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta abr 20, 2011 7:33 am

Em Portugal é escasso... ensino superior só mesmo esses 2. Ou Eng. Produção Animal e depois aplicas no que quiseres...

Ou tens a segunda opção que é lá fora tirar um curso como deve ser, aprender a sério e voltar para ensinar aos Portugueses como se trabalha em condições (o mais certo é depois não quereres voltar... lol)
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quarta abr 20, 2011 10:52 am

Eu quero escolher o Curso de Engenharia Zootécnica, é o mesmo que o de Engenharia da Produção Animal ;)
aninhaaa
Membro

quarta abr 20, 2011 10:59 am

Fora onde? alguem sabe?
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta abr 20, 2011 10:19 pm

Fora eu optaria pelo Reino Unido ou Alemanha... acho os paises mais desenvolvidos e correctos a nível equestre!

Depois depende do que queres fazer no ambito dos cavalos, queres trabalhar cavalos, tratar, reproduzir, psicologia, etc... tens muitas escolhas ao contrário do que há Portugal.
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
ClaraBali
Membro Veterano
Registado: segunda mar 23, 2009 8:13 pm

quinta abr 21, 2011 9:16 am

Em geral em Portugal no que toca a cursos na área dos animais é complicado, por exemplo penso que não há curso de comportamento ou psicologia animal para seguir como treinador de cães, por exemplo, o que acaba por ser uma estupidez, depois andamos a comprar cães guia e cães para a policia ao estrangeiro.
MissDays
Membro Júnior
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm

quinta abr 21, 2011 10:24 pm

É complicado arranjar especialização nestas áreas, sim... Como já referiram, a nível superior há os dois cursos, o da Lusófona e o de Equinicultura. Para a Lusófona é boa ideia ter uma poupança gigante... e mesmo para Equinicultura, quando vi era preciso ter cavalo próprio para trabalhar durante o curso, agora parece que já não é assim... Eu também tinha na ideia fazer Equinicultura, mas na altura nunca tinha sequer tocado num cavalo... e a ideia com que fiquei é que são cursos bons para quem já sabe alguma coisinha de equitação... (ou para quem tem dinheiro, como é o caso da Lusófona :lol: )

De qualquer maneira achei o link para o plano de estudos de Equinicultura na ESAE: http://www.esaelvas.pt/index.asp?item=l ... liceq=plan

No caso das Ciências Equinas, eles dizem que "Devem ainda ter prática de equitação, preferencialmente nível mínimo de equitação superior ou igual a “sela 4” (exame que no entanto pode ser realizado no final do 1º Semestre do Curso)" (está aqui o link: http://www.ulusofona.pt/index.php/ensin ... ciclo.html)
Mas a Lusófona é privada e pelo que sei não é barato andar lá XD
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quinta abr 21, 2011 11:00 pm

MissDays Escreveu:É complicado arranjar especialização nestas áreas, sim... Como já referiram, a nível superior há os dois cursos, o da Lusófona e o de Equinicultura. Para a Lusófona é boa ideia ter uma poupança gigante... e mesmo para Equinicultura, quando vi era preciso ter cavalo próprio para trabalhar durante o curso, agora parece que já não é assim... Eu também tinha na ideia fazer Equinicultura, mas na altura nunca tinha sequer tocado num cavalo... e a ideia com que fiquei é que são cursos bons para quem já sabe alguma coisinha de equitação... (ou para quem tem dinheiro, como é o caso da Lusófona :lol: )

De qualquer maneira achei o link para o plano de estudos de Equinicultura na ESAE: http://www.esaelvas.pt/index.asp?item=l ... liceq=plan

No caso das Ciências Equinas, eles dizem que "Devem ainda ter prática de equitação, preferencialmente nível mínimo de equitação superior ou igual a “sela 4” (exame que no entanto pode ser realizado no final do 1º Semestre do Curso)" (está aqui o link: http://www.ulusofona.pt/index.php/ensin ... ciclo.html)
Mas a Lusófona é privada e pelo que sei não é barato andar lá XD

Acredita que consegue ser bem mais barata que a faculdade onde ando :lol:
Por acaso pensei seriamente em estudar Ciências Equinas na Lusófona, mas pediam exame nacional a Matemática ou Biologia e Geologia ou Física e Química e eu não possuía nenhum dos 3 :roll: Agora não sei como é. Aliado a isso, sou do Norte e tinha de pagar privada e alojamento, o que iria ser muito dispendioso.

Isto só para dizer que uma privada não é assim um bicho de 7 cabeças. Se realmente é o que queres (e tens de estar segura a 1000%), então é um bom investimento. Se for apenas "capricho" que passa com o tempo, esquece. É dinheiro deitado ao lixo e da maneira que a vida está, não nos podemos dar a esse luxo :wink:
MissDays
Membro Júnior

sexta abr 22, 2011 11:53 pm

CavaleiraVNF Escreveu:
Acredita que consegue ser bem mais barata que a faculdade onde ando :lol:
Por acaso pensei seriamente em estudar Ciências Equinas na Lusófona, mas pediam exame nacional a Matemática ou Biologia e Geologia ou Física e Química e eu não possuía nenhum dos 3 :roll: Agora não sei como é. Aliado a isso, sou do Norte e tinha de pagar privada e alojamento, o que iria ser muito dispendioso.

Isto só para dizer que uma privada não é assim um bicho de 7 cabeças. Se realmente é o que queres (e tens de estar segura a 1000%), então é um bom investimento. Se for apenas "capricho" que passa com o tempo, esquece. É dinheiro deitado ao lixo e da maneira que a vida está, não nos podemos dar a esse luxo :wink:

Sim, concordo que, se é isso que queres, não deves excluir a privada só por ser privada! ;) Também não sei como é para este curso em particular, eu tenho conhecimento do curso de Medicina Veterinária em que, se bem me lembro, o acto de inscrição no ano de 2008-2009 rondava os 5000€ (não reembolsáveis), sem contar com prestações mensais. Acredito que possa ser diferente em especial de curso para curso. E claro que tem um peso diferente para carteiras diferentes...

Eles este ano já pedem "Uma das seguintes disciplinas:
02 Biologia e Geologia (B)
02 Biologia e Geologia (G)
07 Física e Química (F)
07 Física e Química (Q)
18 Português"
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça abr 26, 2011 3:50 pm

Se tivesse esperado mais 1 ano, teria entrado com a prova de Português A :roll:

Mas esses 5000€ são os 3 anos de curso? Ou anual?
MissDays
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 8:53 pm

Não, pelo que sei esses 5000€ eram o "preço" da inscrição, só se pagavam uma vez =) Só que quem muda de curso fica sem eles (eu sei isto porque tive uma colega que tratou logo de se inscrever e depois entrou em 2ª fase noutra faculdade e mudou, e ficou sem o dinheiro da inscrição). E no caso também era para Mestrado Integrado, que são 5 anos, por isso é normal que noutros cursos seja mais barato (penso eu...)
aninhaaa
Membro

segunda mai 09, 2011 6:40 pm

Qual é a melhor escola?
Elvas ou Lusofona?
Qual é a diferença dos cursos de uma e de outra?

Obrigado
Responder

Voltar para “Cavalos”