Cavalos grandes vs. cavalos pequenos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda fev 18, 2013 4:12 pm

por isso é que actualmente se diferencia o Lusitano do Cavalo Português de Desporto! o Lusitano continua a ser aquele cavalinho tradicional, com uma cabeça pequena e um grande pescoção (perdoem-me, mas não é a minha raça de eleição! :P ), enquanto que o Português de Desporto é o Lusitano mas selecionado para desporto, para ser um cavalo mais versátil! daí a razão de agora se verem Lusitanos bastante grandes! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

segunda fev 18, 2013 7:06 pm

Ora, ai não concordo. Há vários criadores que estão a "esticar" os lusitanos e a fazer uma selecção a sério, ao ponto que já se diferenciam varias linhas: lusitanos mais altos e mais desportivos, que andam a sério e outros mais tradicionais, baixinhos, redondinhos..
O português de deporto é outra conversa...

Agora eu sou da opinião que o cavaleiro deve procurar um cavalo adequado à sua estatura e peso, para bem do cavalo.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda fev 18, 2013 10:15 pm

MVieira27 Escreveu:Ora, ai não concordo. Há vários criadores que estão a "esticar" os lusitanos e a fazer uma selecção a sério, ao ponto que já se diferenciam varias linhas: lusitanos mais altos e mais desportivos, que andam a sério e outros mais tradicionais, baixinhos, redondinhos..
O português de deporto é outra conversa...

Agora eu sou da opinião que o cavaleiro deve procurar um cavalo adequado à sua estatura e peso, para bem do cavalo.
Concordo.
Alguns criadores agora andam a "esticar" os Lusitanos para os fazer vencer na Dressage principalmente, para os tentar igualar aos grandes warmblood do norte da Europa. Então depois das vitórias do nosso Rubi nos JO, muitos começaram a ver no Lusitano um cavalo mais versátil, que não serve só para Equitação de Trabalho e Corridas de Touros. E o interesse "estrangeiro" cresceu. Basta ver pela quantidade de suecos, ingleses e alemães que cá vêm buscar os PSL. Por isso há-que adaptar os cavalos ao interesse "de fora".
Claro que continuam a haver criadores que apostam nos Lusitanos barrocos, do alto dos seus 1.60m, mais direccionados para outras disciplinas equestres.

Eu, com os meus 1.76m, prefiro um cavalo que ronde 1.60m - 1.65m, sinto-me melhor e não parecemos um conjunto tão desenquadrado :)
MVieira27
Membro

quinta fev 21, 2013 12:41 pm

Pois é o Lusitano está a mudar para se adaptar aos tempos de hoje. Já não era sem tempo de modernizarem os métodos de criação e apurarem a raça...
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sexta mar 01, 2013 10:44 pm

perdoem-me a ignorancia, mas é preciso que os cavalos sejam grandes para fazerem bem dressage?! não basta que tenham os andamentos correctos, que tenham uma boa relação com o cavaleiro? que cumpram o que aprenderam correctamente?
mas não concordo em modificar uma raça para que seja mais capaz de ser usado numa disciplina... então toca a esticar os islandeses para serem bons trotadores!
O lusitano é como é e não me parece bem aumentar-lhe a altura apenas para que possa ser usado profissionalmente para uma unica disciplica quando ele tem tantas outras aptidões...
melhorar as linhas dentro do que dita a raça, mais redondo ou não, cabeça acarneirada ou não, pescoço mais curto ou mais comprido, pernas mais fortes ou mais fininhas, depende de criador para criador, mas o padrão geral da raça é para cumprir!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
MVieira27
Membro

sábado mar 02, 2013 6:18 pm

anasabreu Escreveu:perdoem-me a ignorancia, mas é preciso que os cavalos sejam grandes para fazerem bem dressage?! não basta que tenham os andamentos correctos, que tenham uma boa relação com o cavaleiro? que cumpram o que aprenderam correctamente?
mas não concordo em modificar uma raça para que seja mais capaz de ser usado numa disciplina... então toca a esticar os islandeses para serem bons trotadores!
O lusitano é como é e não me parece bem aumentar-lhe a altura apenas para que possa ser usado profissionalmente para uma unica disciplica quando ele tem tantas outras aptidões...
melhorar as linhas dentro do que dita a raça, mais redondo ou não, cabeça acarneirada ou não, pescoço mais curto ou mais comprido, pernas mais fortes ou mais fininhas, depende de criador para criador, mas o padrão geral da raça é para cumprir!
A questão é que não se limitam apenas a aumentar a altura dos lusitanos. Um lusitano da linha antiga é na maior parte das vezes uma trotinette. Pequinos, redondinhos, bons cavalos de lazer e picardias. O lusitanos "modernos" são mais altos e andam a sério, são cavalos de desporto!
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado mar 02, 2013 7:10 pm

anasabreu Escreveu:perdoem-me a ignorancia, mas é preciso que os cavalos sejam grandes para fazerem bem dressage?! não basta que tenham os andamentos correctos, que tenham uma boa relação com o cavaleiro? que cumpram o que aprenderam correctamente?
se formos comparar um lusitano e um Hanoveriano (por ex) em dressage, o Hanoveriano está claramente em vantagem! maior em altura, mais amplitude nos andamentos, mais massa muscular nas "traseiras", mais pescoço! o Lusitanto tem o seu prestigio, é certo... mas comparado com um cavalão fica a perder! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
anasabreu
Membro Veterano
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sábado mar 02, 2013 8:38 pm

ok, então se o lusitano como é, não é um cavalo para dressage, procura-se outra aplicação para ele e não se modifica o cavalo para servir aquele desporto... digo eu!
mas pronto... isso +e só a minha opinião!
Não acho que o lusitano tipico sirva só para picardias e lazer, há muito onde o utilizar...
enfim... mas de volta à questão do tópico, não compreendo que mal tem um cavalo pequeno!
Não digo um ponei, mas um cavalo com 1,45 ou 1,50m... parece que aos olhos de toda a gente, é um minorca... e é isso que não consigo compreender! Um adulto monta um cavalo destes sem problemas!!!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

terça mar 05, 2013 3:55 pm

Anasabreu, eu também sou da opinião que cada raça deve ser mantida nos seus "moldes", mas não se esqueça que é através dos bons resultados nos diferentes desportos equestres que as coudelarias vão criar o seu nome e desta forma ganhar dinheiro. Saberá como eu que há coudelarias de lusitanos que têm o nome feito porque produziram cavalos que se destacaram nesta ou noutra modalidade. Se mantivermos o lusitano apenas como um cavalo de lazer ou de toureio, os produtos não têm saída para outros mercados como têm tido nos últimos anos.
A verdade é que desde que se apostou em "crescer" o lusitano e introduzi-lo noutras áreas, tem-se verificado o interesse de muitos países na raça e por muitos o nosso cavalo é considerado um dos melhores e mais polivalentes do mundo.

A minha questão é que muitas vezes as coisas não são feitas da melhor forma e o tamanho dos cavalos é conseguido à conta de "bombas" vitamínicas e afins, assim como um desbaste demasiado precoce e acredito que muitos destes "cavalões" lusitanos estarão arrasados muito antes dos 20 anos de idade.
MVieira27
Membro

quarta mar 06, 2013 1:14 am

O lusitano tem que evoluir, e prestar provas nos terrenos de competição, senão deixa de existir, porque não há mercado para ele! Não tem necessariamente de ser uma coisa má. Até porque sou da opinião que pode evoluir sem perder os traços característicos da raça.
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

quarta mar 06, 2013 1:25 pm

Eu concordo consigo MVieira27. Penso que nessa ânsia de proteger a raça, poderíamos mesmo estar e prejudicá-la, por essa mesma razão que apontaram. Não haveria mercado para ele, e por mais que os criadores gostem dos seus cavalos não os criam para ficarem com eles.

Como sempre, sou apologista de um equilíbrio. Penso que a raça só tem a ganhar se se trabalhar para a melhorar, no entanto, não a transformando na tipologia de um warmblood...
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 28, 2013 7:38 pm

Adoro... :) um pequeno - grande cavalo

http://youtu.be/llfPuj0nVG4
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
adri114
Membro
Registado: segunda mar 07, 2011 7:20 pm

sexta mar 29, 2013 5:48 pm

Impresionante, e um pequeno grande cavalo!
rachel17
Membro Júnior
Registado: terça set 11, 2012 4:34 pm

quarta abr 03, 2013 12:15 am

Sou uma fã enorme dessa rapariga, dos cavalos que ela faz e do trabalho dela :D
oOLoiraOo
Registado: quarta mai 01, 2013 2:08 pm

quarta mai 01, 2013 2:27 pm

Esta é fácil de responder.
Tudo se deve ao facto de os poneis serem um bocadinho mais ariscos e serem menos pachorrentos (muitas vezes pela falta de trabalho que têm).
É mais seguro por miudos pequenos em cavalos grandes pois esses foram trabalhados por adultos que sabem o que fazem e que conseguem ir lá para cima resolver os problemas caso eles existam.

Outra resposta às perguntas que vi por aí:
Em Portugal não se investem tanto em poneis pois não há campeonatos dedicados apenas a estas ''alturas'', isso é mais usado noutros países. Hoje em dia já se começam a ver taças de dressage para os poneis mas isso é algo muito recente e que ainda não se instalou no nosso pais.

Eu se tivesse filhos confiava mais num cavalo já com experiencia e menos arisco do que num ponei com mais feitio e personalidade :)
Responder

Voltar para “Cavalos”