Concordo.MVieira27 Escreveu:Ora, ai não concordo. Há vários criadores que estão a "esticar" os lusitanos e a fazer uma selecção a sério, ao ponto que já se diferenciam varias linhas: lusitanos mais altos e mais desportivos, que andam a sério e outros mais tradicionais, baixinhos, redondinhos..
O português de deporto é outra conversa...
Agora eu sou da opinião que o cavaleiro deve procurar um cavalo adequado à sua estatura e peso, para bem do cavalo.
A questão é que não se limitam apenas a aumentar a altura dos lusitanos. Um lusitano da linha antiga é na maior parte das vezes uma trotinette. Pequinos, redondinhos, bons cavalos de lazer e picardias. O lusitanos "modernos" são mais altos e andam a sério, são cavalos de desporto!anasabreu Escreveu:perdoem-me a ignorancia, mas é preciso que os cavalos sejam grandes para fazerem bem dressage?! não basta que tenham os andamentos correctos, que tenham uma boa relação com o cavaleiro? que cumpram o que aprenderam correctamente?
mas não concordo em modificar uma raça para que seja mais capaz de ser usado numa disciplina... então toca a esticar os islandeses para serem bons trotadores!
O lusitano é como é e não me parece bem aumentar-lhe a altura apenas para que possa ser usado profissionalmente para uma unica disciplica quando ele tem tantas outras aptidões...
melhorar as linhas dentro do que dita a raça, mais redondo ou não, cabeça acarneirada ou não, pescoço mais curto ou mais comprido, pernas mais fortes ou mais fininhas, depende de criador para criador, mas o padrão geral da raça é para cumprir!
se formos comparar um lusitano e um Hanoveriano (por ex) em dressage, o Hanoveriano está claramente em vantagem! maior em altura, mais amplitude nos andamentos, mais massa muscular nas "traseiras", mais pescoço! o Lusitanto tem o seu prestigio, é certo... mas comparado com um cavalão fica a perder!anasabreu Escreveu:perdoem-me a ignorancia, mas é preciso que os cavalos sejam grandes para fazerem bem dressage?! não basta que tenham os andamentos correctos, que tenham uma boa relação com o cavaleiro? que cumpram o que aprenderam correctamente?
mas não concordo em modificar uma raça para que seja mais capaz de ser usado numa disciplina... então toca a esticar os islandeses para serem bons trotadores!
O lusitano é como é e não me parece bem aumentar-lhe a altura apenas para que possa ser usado profissionalmente para uma unica disciplica quando ele tem tantas outras aptidões...
melhorar as linhas dentro do que dita a raça, mais redondo ou não, cabeça acarneirada ou não, pescoço mais curto ou mais comprido, pernas mais fortes ou mais fininhas, depende de criador para criador, mas o padrão geral da raça é para cumprir!