Maneiras de pensar/montar!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
adri114
Membro
Registado: segunda mar 07, 2011 7:20 pm

quarta fev 06, 2013 2:24 pm

Eu acho que o Odim tenta morder para testar quem o vai montar, para ver se pode fazer o que lhe bem apetece ou nao.
A primeira vez que o montei faz o que quis de mim, eu estava de esporas e nao sabia fazer nada de jeito, admito nao e que agora seja uma pro.
Agora e um amor as vezes ainda tenta ser molengo, e tenta sempre morder quando o vou limpar e aparelhar mas depois fica com aqueles olhos tipo n desistes!
Eu gosto dos cavalos que me tentam morder, que n querem fazer o que lhes mando ou que sao molengos.
Eu n gosto de esporas pois ja vi tantas pessoas a utelizalas mal, e provavelmente eu, que prefiro nao utelizar do que utelizar mal!
E antes era mesmo daquele tipo de andar aos pontapes, mas ninguem nasce ensinado!
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta fev 06, 2013 3:00 pm

Conheço quem tivesse um coelho na boxe do poldro (de 3 anos naquela altura) justamente por causa da birra de urso :)

Eu uso esporas, sou apologista das mesmas se bem usadas. :wink:
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

quarta fev 06, 2013 3:56 pm

MVieira27 Escreveu:Esse reconhecimento isolou-me do resto do mundo equino, pois já não suporto por os pés na golegã (é só um exemplo) nem os passeios que antes fazia com outros cavaleiros da zona. Não por mim, mas a forma como tratam os seus cavalos aflige-me, e mais ainda a sua cegueira e incapacidade de tentar pensar de outra forma. quote]

Pegando nestas palavras da Mvieira, é isto que eu tenho descoberto no mundo dos cavalos: a pouca permeabilidade que cada um tem a tentar algo novo ou que simplesmente seja aconselhado por outra pessoa. Tenho presenciado demais esta situação.
Ainda agora com o meu cavalo, relativamente a qual seria a melhor embocadura para ele. Na opinião do dono do centro equestre o cavalo deveria andar de freio bridão ou pelham e quando eu disse que é uma questão de ir verificando o que corre melhor a resposta foi "Eu sei o que é melhor!"
Esta situação demonstra essa pouca permeabilidade de mentalidades a que me refiro.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta fev 08, 2013 10:28 pm

Iniciante, isso é uma coisa que não acontece só nos cavalos, acontece em todas as área. o pessoal "old school" por vezes tem dificuldade em adaptar-se às mudanças, a teorias novas, a materiais novos, a ensinamentos novos! então fincam pé e continuam a fazer as coisas da forma que sempre fizeram! ;)

felizmente nem todos são assim! quando comecei a montar a cavalo, as minhas primeiras aulas foram no regimento de cavalaria de Santa Margarida! após o volteio comecei a fazer algumas aulas de sela com um cavalo chamado Este! o meu professor montava sempre o cavalo com rédeas alemãs, porque o cavalo era montado assim desde que tinha lá chegado e constava que sem as rédeas alemãs era um terror. Um dia, quase no fim da aula fiquei a andar a passo no picadeiro porque o meu professor foi chamado a outro pavilhão. o cavalo estava tão calmo, e as rédeas alemãs não davam jeito nenhum (eu já me atrapalhava com um par de rédeas, quanto mais com dois :lol: ). Pedi a um militar que tinha ficado ali a tomar conta para ver se não acontecia nada, para vir e tirar as rédeas alemãs. experimentei o passo e o trote e o cavalo continuava a ser a coisa mais calma de sempre! Nunca mais o montei com rédeas alemãs, nem eu nem ninguem! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sábado fev 09, 2013 12:28 pm

É mesmo, a dificuldade em aceitar coisas novas e de pensar de outra forma não é apanágio do mundo dos cavalos... E há esses tais bloqueios, dificuldades em largar certas coisas, experimentar de outra forma...
Eu lembro-me bem do escândalo que foi quando aparecei com a minha pónei gordinha sem focinheira :o E a verdade é que depois disso nunca mais lha pus :lol:
Outro exemplo, de uma rapariga da minha idade, portanto jovem, a quem um dia deixei montar o meu cavalo. Ele era montado com um simples bridão de argolas grosso, do género que os poldros usam. E a primeira coisa que ela me perguntou foi " oh, mas vais por-lhe um ferio bridão não vais?" ao que lhe respondi, "não, nem vais usar essa esporas (aquelas de moeda compridonas como alguns cavaleiros de ensino usam) que ele não precisa e trabalha lindamente sem.
E acreditem ou não, ela ponderou seriamente antes de o montar :lol:
rachel17
Membro Júnior
Registado: terça set 11, 2012 4:34 pm

terça fev 12, 2013 11:48 am

Concordo! Quando comprei o meu cavalo era poldro tipico lusitano do ribatejo de 3 anos que estava a ser desbastado com um freio daqueles horrosos, barbela ferrujenta, etc. Nem podia acreditar e assim que o comprei meti-lhe logo um bridão de argolas e as mentalidades pequenas começaram a por defeitos. E agora, passados 3 anos, monto-o sem qualquer embocadura com uma cabeçada própria chamada ''dr cook bitless bridle'', é optima e ele está muito mais feliz assim :wink:
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

domingo fev 24, 2013 11:10 pm

Ora bem, vou aproveitar este tópico já aberto para partilhar algo da minha vida equestre!

Eu, paralelamente a um curso superior, estou a estagiar numa quinta/centro hipico desde setembro passado. Tenho pouco tempo de equitação ( 8 meses), e quando tive a oportunidade para "estagiar" lá, para irmos passear para a rua deram-me um cavalo que é à prova de bomba, no entanto só era bom para isso mesmo: passeios na rua a passo.

No picadeiro era o pesadelo para mim montá-lo. A passo já era dificil mantê-lo junto à parede então a trote não havia linha direita que existisse. Galope nem me atrevia. Não se colocava porque andar "p'ra diante" não era para ele. Ganhei um certo receio de o montar naquela altura, confesso.

Há cerca de dois meses comecei a trabalhá-lo calmamente à guia (com a supervisão de quem percebe infinitamente mais do que eu xD). Muitas transições Passo-trote e vice-versa. Sempre tentando que ele se "empurrasse". Passada este sessão eu montava-o também à guia um bocadinho, insistindo no mesmo trabalho e em impedi-lo de descair para dentro do circulo.

E há coisa de duas semanas comecei a montá-lo solto e bem, não parece o mesmo cavalo. Muito mais descontraído (agora também já sinto isto, dantes não), colocadinho, a andar bem para a frente e, algo que me surpreendeu, muito mais fino à perna e à mão.
Confesso que o professor me disse que não foi só o cavalo que melhorou, como também eu. E ultimamente tenho acabado as sessões de trabalho com este cavalo nas nuvens. Embora tenha a noção de que tenho e sempre terei um sem fim de coisas para aprender nisto dos cavalo, sinto-me contente por ter ultrapassado a fase do "montar e siga" e conseguir, agora, ter a noção de coisas que pensava nem existirem. E de certa forma ter participado na reabilitação deste cavalo.

Ah, trata-se de um PRE baio com uma idade por volta dos 10 anos.

Desculpem-me o testamento, mas a minha familia já não me pode ouvir falar de cavalos (com razao :lol: ), e tinha de partilhar isto com vocês.

Obrigado,
Pedro.
indigo003
Membro Veterano

domingo fev 24, 2013 11:22 pm

é uma sensação de vitória quando as coisas correm bem!!

eu quando comprei a minha égua, andei uns meses às aranhas com ela e ela comigo! era teimosona, muito assustada, e eu tinha um certo receio de a montar! valeram-me os meus colegas de turma e os professores, foram as minhas melhores ajudas! os meus colegas trocavam de cavalo comigo na aula para eu poder montar um cavalo mais calmo, e montavam a minha égua! puseram-me a égua a saltar, trabalharam-na no plano, davam-me aulas de volteio com ela! quando eu e ela começámos a "acertar o passo" uma com a outra, as coisas começaram a correr bem!! :) de um cavalo que ao inicio se assustava com uma folhinha no chão, ou algo que se mexesse á frente dela, passou a um animal calmo e que confiava inteiramente em mim e eu nela!

tenho um texto que escrevi, na altura em que soube que o senhor a quem a tinha vendido acabou por a vender e ela foi para Espanha, vou ver se o encontro e ponho-o aqui!
</p>
rachel17
Membro Júnior

segunda fev 25, 2013 12:56 am

indigo003 Escreveu:é uma sensação de vitória quando as coisas correm bem!!

Não podia concordar mais, é realmente a melhor sensação que podemos ter com um cavalo! :D
Iniciante
Membro

segunda fev 25, 2013 5:10 pm

rachel17 Escreveu: E agora, passados 3 anos, monto-o sem qualquer embocadura com uma cabeçada própria chamada ''dr cook bitless bridle'', é optima e ele está muito mais feliz assim :wink:
Olá rachel17, pode explicar-me que tipo de cabeçada é esta? Não usa embocadura?

Uma vez vi a Luciana Dinis que fazia uma prova de obstáculos com uma cabeçada diferente, ou melhor, aquilo parecia ser só a focinheira... nunca mais vi nada parecido.

O meu penquinho de 5 anos, com todo o seu "nervoso miudinho" é montado de bridão grosso tripartido embora já tenha ouvido que ele deve ser montado de freio bridão ou pelham. Continuamos a utilizar o tripartido porque foi assim que foi desbastado e o criador diz que é mais suave.
indigo003
Membro Veterano

segunda fev 25, 2013 5:33 pm

as unicas cabeçadas que eu conhecia sem embocadura eram as Hackamore, eta embocadura que a Raquel falou parece ser algo parecido mas mais leve e mais suave!
</p>
rachel17
Membro Júnior

segunda fev 25, 2013 6:58 pm

Olá! Claro que sim :wink: Vou tentar colocar uma fotografia, espero que dê porque nunca coloquei nenhuma aqui pelo forum! Imagem

Esta cabeçada é diferente porque é uma cabeçada sem embocadura. Uma hackamore também mas as hackmores têm barbela. Este tipo de cabeçada não e não põe tanta pressão no chanfro. Forma uma espécia de cruz na parte de trás no sitio da focinheira e depois as rédeas passam naquelas argolas de lado, e sim é mais suave como disseram! :wink: O meu cavalo também já usou um bridão normal desses tripartidos mas eu tenho um bocado a mania da equitação natural e quanto menos metal e porcarias melhor :lol: e um dia comecei a montar o meu cavalo de cabeção com umas rédeas de cada lado por curiosidade e reparei que ele respondia igual como se tivesse um bridão na boca, andava à mesma bem, colocado e para diante e faz o mesmo que com uma cabeçada dps experimentei só com uma corda ao pescoço e comecei a monta-lo assim. Um dia vi na net esta cabeçada da fotografia e comprei uma pelo ebay mais barata. Mas se pesquisarem na net encontram logo o site da pessoa que a inventou. E agora existem outras imitações. Mas eu acho que isto depende um pouco de cavalo para cavalo e é preciso conhecer-se bem o cavalo porque não posso afirmar que dê para outros cavalos/cavaleiros pois só experimentei com o meu. Mas for para entrar em prova tenho de levar um bridão, não posso usar aquela cabeçada. Nunca vi cabeçadas deste género cá em portugal, por isso é que mandei vir a minha de fora. Resulta muito bem e estou muito satisfeita e o meu cavalo mais feliz! :wink:
Iniciante
Membro

terça fev 26, 2013 10:47 am

Extraordinário! :D Obrigada rachel

Não fazia ideia!
Eu também prefiro tudo o que seja menos agressivo. Há dias vi pela primeira vez uma serreta ao vivo... fiquei arrepiada.

Também penso que para poder utilizar métodos mais suaves, é necessário estabelecer uma plena relação de confiança com o cavalo, o que acredito que leva anos e depende também do temperamento do cavalo.

O meu cavalo é novo e está connosco há menos de 2 meses. Ainda está a ser um desafio tentar mante-lo calmo, quer seja no picadeiro com outros cavalos, quer seja na rua. Vai levar muito tempo e ele é nervoso. Mas espero um dia poder utilizar uma cabeçada assim ou semelhante.
rachel17
Membro Júnior

terça fev 26, 2013 1:00 pm

De nada!! :wink: Pois também conheço imensas pessoas por aqui que montam com serretas, daquelas espanholas que têm bicos e tudo, e sim é de deixar arrepios. :|

Sim eu concordo, eu já vai fazer 4 anos que comprei o meu cavalo e sempre foi o meu sonho desde pequena, ter um cavalo :D no primeiro ano ele ficou no antigo dono sem ser montado e quando acabamos tudo em casa para ele poder vir foi quando o comecei a conhecer melhor e eu comecei a descobrir uma maneira diferente de montar. Na verdade eu gosto mais de estar com ele e passea-lo e ensinar-lhe coisas à mão do que montar. Passo muito tempo a olhar para ele e a vê-lo comer, escovar e assim, acho que tudo isso conta para estabelecer uma relação. :) À cerca dois anos e meio para cá comecei-lhe a ensinar os pequenos truquezinhos (passo espanhol, vénia, etc) sem qualquer pressão e tudo nas calmas e ele adora! De facto para estabelecer uma relação o que é preciso em maior quantidade é tempo e 2 meses ainda é muito pouco e é normal que o cavalo ainda esteja assim! Mas vai ver que o tempo é remédio santo para tudo e ele torna-se num cavalo diferente! É tudo uma questão de tempo, paciência, amor e carinho pelo animal que temos e tudo se torna diferente, sem esquecer o trabalho claro! :wink:
indigo003
Membro Veterano

terça fev 26, 2013 1:26 pm

eu comparo um bocadinho a equitação natural ao reforço positivo usado nos cães! mas se formos a ver, a equitação natural tem muito daquilo que muitos de nós já fazemos! respeitar o tempo do cavalo, não o forçar, agir com ele com muita naturalidade, tom de voz calmo, montar sempre de forma calma para haver uma melhor ligação com o cavalo! eu pelo menos tentava fazer isso com a minha égua!

na minha opinião, e agora em relação à embocadura... acho que depende de cavalo para cavalo! é preciso ter já um elo de ligação e muita confiança com o cavalo para o montar assim! na minha opinião o ideal é mesmo uma embocadura confortável que se possa usar em todas as ocasiões (treinos, lazer, passeios, provas) e isso não é possivel com a cabeçada que a Raquel Usa!

digam-me cá uma coisa, como são os vossos cavalos no transporte? a minha égua tinha um medo terrivel de roulotes, foi preciso muita paciência e a ajuda da minha veterinária (também ela uma mulher de cavalos com muita experiência) para ajudar a minha Omega a perder o medo!
</p>
Responder

Voltar para “Cavalos”