Comportamento dos alunos de equitação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Maria270
Membro Júnior
Registado: terça jan 29, 2013 2:49 am

quarta fev 27, 2013 12:43 am

Gostaria de opiniões sobre o que me aconteceu em minha terceira aula de equitação. Foi o seguinte:
Cheguei na aula e o instrutor pediu aos alunos mais antigos que me ajudassem, pois ele estava ocupado. Os alunos pegaram o cavalo (que é emprestado do centro) e selaram sem escovar, apenas limparam o casco (já não gostei disso), depois me pediram que eu pegasse um toque na prateleira, uma das alunas saiu correndo e pegou um antes de mim (o que eu costumava usar) e ainda disse "pega um daqueles" e apontou os quatro toques que sobraram, eu olhei um por um e todos estavam infestados de aranhas e teias, me recusei a usá-los, e um dos alunos até achou estranho que estava faltando um (o que a menina pegou primeiro) pois todos eles já tem seus próprios toques, e sei lá onde ele achou outro e disse que se não servisse não teria outro.
Fiquei muito chateada com isso, pois desde o primeiro dia percebo que os alunos me olham de maneira estranha, não me sinto confortável lá, me sinto uma intrusa :cry: .
Na próxima aula vou chegar mais cedo para ver se o instrutor me ensina a preparar o cavalo.
Gostaria de saber se alguém já passou por isso, se é normal nas primeiras aulas sermos um pouco desprezados, ou se há algo errado no centro hípico.
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

quarta fev 27, 2013 8:36 am

no centro hipico talvez nao , mas nos putos de hoje em dia claramente ha algo de errado. Tens aulas em conjunto? nao tenhas , sao uma bela *** , e evitas o professor( cuja funcao dele e' ensinar te ) descartar te para os alunos mais experientes.
Nao nao se deve montar num cavalo sem a devida higiene feita , um arreio nunca se deve por num cavalo sem uma limpeza feita ao dorso primeiro porque pode existir areias , sujidades que em friccao com a pele o firam. Alunos experientes? nao parecem. Para a proxima fala com o professor e diz lhe que nao queres que quem te ajude sejam outros alunos porque nao fazem as coisas correctamente e se assim o acontecer mudas de picadeiro. Se bem que na minha opiniao , ja tive aulas de grupo e aulas individuais , assim que tive as aulas individuais nunca mais voltei para as de grupo , perdes tempo , paciencia , e nao aprendes nada e ainda levas com a inutilidade dos outros. Vai pa um bom picadeiro com aulas individuais e vais ver que vais gostar!!
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quarta fev 27, 2013 12:10 pm

SuaAlteza Escreveu:no centro hipico talvez nao , mas nos putos de hoje em dia claramente ha algo de errado.
Concordo! É deveras assustador! Eu era uma dessas alunas mais experientes, e dava-me ao trabalho de explicar tudo, de escovar o cavalo, aparelhar com o novato e afins, e acho que nunca nenhum teve razões de queixa :lol:
Passa-se claramente algo de errado com os alunos... Aulas individuais não sei se resolverão tudo, porque acho que faz parte da formação do cavaleiro montar com outros cavalos/ cavaleiros... O que lhe sugeria era arranjar um toque próprio, só tem a ganhar com isso: limpeza, segurança, conforto e uma chatice a menos!
Maria270
Membro Júnior

quarta fev 27, 2013 5:56 pm

Obrigada pelas respostas e opiniões, também acho que as pessoas estão ficando cada vez mais irritadas e mal educadas.
Minha primeira aula foi indivudual, gostei muito. Depois o professor resolveu me por num grupo, e eu achei que fosse um grupo de alunos também iniciantes, mas não, ele me colocou com alunos que inclusive já ganharam prêmios, e durante a aula só dá dicas de salto (para os outros alunos), sendo que eu estou começando o trote elevado (com muita dificuldade para controlar o cavalo no trote, pois ele se desvia do caminho e quando tento voltar para meu lugar, ele para), acho que estou precisando de mais atenção do professor.
Vou tentar mais algumas aulas em grupo e se não melhorar vou partir para aulas individuais, e como já disse vou chegar mais cedo para poder arrumar o cavalo corretamente. Os equipamentos terei que adquirir devagar.
E só uma observação: como SuaAlteza comentou, alunos experientes são diferentes de alunos que se acham experientes, e parece que lá todos se acham experientes :?
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

quarta fev 27, 2013 7:07 pm

Olá Maria.

Eu concordo com o facto de que aulas individuais só te irão beneficiar, pelo menos agora no início. Até conseguires controlar o cavalo e estares mais à vontade. Depois então poderias começar a ter aulas de grupo.

Já experimentei os dois sistemas, e o que referiram em cima, é verdade. Nas aulas de grupo acabamos por nos deixarmos ir enquanto o professor dá atençao aos outros. Nas aulas individuais, por norma, não tens hipótese - são mais exigentes de ti é verdade - mas mais eficazes também.

Quanto ao ambiente no centro hipico, espero que seja "só" a "estranheza" e que a "parvoeira" (perdoem-me a expressão) lhes passe.
Eu falo por mim, ensinar os menos experientes na parte do maneio é das coisas que mais gosto. Quando acaba a aula lá me chamam para ir ajudar a tratar dos cavalos.

Boa sorte ;)
Maria270
Membro Júnior

quarta fev 27, 2013 8:15 pm

Obrigada packman!
Acho que para uma pessoa ser considerada experiente de verdade, tem que gostar do que faz e ter prazer em ajudar os outros, é assim que se mostra que sabe, e não ficar desprezando com o "nariz empinado". Devem ter alunos amigáveis lá, mas que são levados pelos outros.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta fev 27, 2013 8:30 pm

Maria270

Em primeiro lugar aconselho a comprar um toque seu. Não são assim tão caros para alguém que está a iniciar (dei 25€ pelo meu à uns 8 anos e já me salvou a cabeça 4 vezes), tem mais higiene e não se chateia mais com esse assunto :)

Depois como aqui referiram, eu não abdicava das aulas em conjunto por completo, até porque também tem de aprender a andar com outros cavalos e cavaleiros no picadeiro. Existem inclusive "regras" de circulação em picadeiro que convém aprender. Pode optar é por pedir umas aulas de iniciação sozinha, para aprender a controlar o cavalo nos diferentes andamentos e depois, quando isso estivesse consolidado, voltaria para as aulas em grupo durante mais uns tempos.

Infelizmente nos dias que correm, essa questão dos miúdos é cada vez mais recorrente. Os que pensam que mais sabem, são aqueles que "não dão uma pra caixa". Muitas vezes são os chamados "novos ricos", meninos da classe alta que fazem da equitação um estatuto. E quanto mais dinheiro houver envolvido, mais o equitador gosta deles (sim, conheço casos desses). NUNCA neguei ajuda a ninguém, assim como nunca neguei que os que realmente mais sabem me ajudassem, me corrigissem. Ainda hoje, ajudo de muito bom grado, aliás, adoro ajudar e estou sempre disponível, porque ninguém nasce ensinado e neste mundo da equitação, nunca se sabe tudo.

:wink:
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quarta fev 27, 2013 8:44 pm

Olá a todos.
Bem eu tive uma experiência semelhante. É sempre complicado no inicio, porque não sabemos fazer as coisas, e umas pessoas têm a sorte de encontrar alunos mais experientes simpáticos, e outros têm o azar de encontrar alunos mais experientes que não se interessam pelos outros... que não têm vontade de ajudar, e que até fazem coisas para dificultar.

Há pergunta: Já passei por isso?
Respondo: Passei sim, foi muito desagradável, senti-me mal também e muito triste... porque nós pensamos que estamos ali para o mesmo, que todos amamos os cavalos, e aos poucos vamos-nos apercebendo que nem sempre é isso. Na primeira escola de equitação em que estive, sentia os olhares dos mais experientes, e as bocas... sim mandavam bocas quando não os conseguia apanhar. Pode-se dizer que evolui na adversidade.

Acabei por mudar de Quinta, e na segunda as coisas correram melhor, ensinaram-me a preparar o cavalo, limpá-lo, aparelha-lo e também a lava-lo no final das lições mais exigentes. E aprendi uma série de pequenos pormenores que fazem a diferença, tanto antes de montar como durante e depois de o fazer.

Quando me tornei mais experiente, comecei logo a querer auxiliar as mais novatos e transmitia-lhes todos os meus conhecimentos.
Alguns dos novatos falavam-me quando precisavam, e quando deixaram de precisar eu já não era ninguem.

Podem concluir não só que, eu so uma pessoa de pouca sorte no que toca a amizades :P mas também que tanto novatos como experientes podem ser digamos... "mal tratados pelos outros"

O meu conselho é o seguinte: procura as pessoas que realmente são simpáticas e te querem ajudar, faz amigos mesmo que sejam poucos.
Procura a ajuda do professor sempre que precisares, e insiste para que ele ajude todos por igual.
E sobretudo concentra-te na tua aula, no teu cavalo, no professor e no que queres aprender, o resto.. pronto...
E lê muitos livros sobre a equitação, que explicam a maneira correcta de limpar o cavalo, explica todo o maneio e sobre as aulas. A mim ajudou-me muito.

Desculpem o testamento e Boa sorte.
Cavaleira5
Membro Júnior
Registado: quarta dez 19, 2012 4:57 pm

quarta fev 27, 2013 9:24 pm

Olá! Bom estas são as minhas opiniões:
1ª: O meu instrutor só me ensinou a equipar o cavalo na 9ª, 10ª Aula
2ª O cavalo estava sujo quando eles puseram a sela? (Com pó?) Caso não extivesse, pode-se por a sela á vontade, e limpar os cascos é só quando tiverem com muita areia, ...
3ª Um centro hípico com toques com teias e aranhas? Bom ou estes toques nunca são usados, ou o centro não tem higiene. Um bom centro deveria ter os toques limpos, e á disposição de casa aluno (quando andave na equitação, o meu instrutor tinha dentro de um armário, assim evitava-se esssas situações)
4ª Isso dos alunos, é uma questão de os conhecer melhor, meter converça!
Espero que tenha sido util!
Maria270
Membro Júnior

quarta fev 27, 2013 10:19 pm

CavaleiraVNF Escreveu:
Infelizmente nos dias que correm, essa questão dos miúdos é cada vez mais recorrente. Os que pensam que mais sabem, são aqueles que "não dão uma pra caixa". Muitas vezes são os chamados "novos ricos", meninos da classe alta que fazem da equitação um estatuto. E quanto mais dinheiro houver envolvido, mais o equitador gosta deles (sim, conheço casos desses).
Muito bem definido, é exatamente o que ocorre lá. Já ouvi várias vezes que hipismo é esporte de ricos.
CatarinaLuz Escreveu: E lê muitos livros sobre a equitação, que explicam a maneira correcta de limpar o cavalo, explica todo o maneio e sobre as aulas. A mim ajudou-me muito.
Gosto muito de ler, já até consegui um manual de equitação, e também achei que me ajudou mesmo estando no começo, e já percebi várias coisas que os outros alunos "sabem tudo" fazem de errado.
Cavaleira5 Escreveu: 2ª O cavalo estava sujo quando eles puseram a sela? (Com pó?)
Sim, estava com muito pó e com sujeira por ter talvez rolado no chão da baia, eles só passaram a mão para retirar o feno.

Agradeço muito as opiniões e conselhos, tudo o que disserem será útil para mim :)
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

quinta fev 28, 2013 12:01 am

Cavaleira5 Escreveu:Olá! Bom estas são as minhas opiniões:
2ª O cavalo estava sujo quando eles puseram a sela? (Com pó?) Caso não extivesse, pode-se por a sela á vontade, e limpar os cascos é só quando tiverem com muita areia, ...
3ª Um centro hípico com toques com teias e aranhas? Bom ou estes toques nunca são usados, ou o centro não tem higiene. Um bom centro deveria ter os toques limpos, e á disposição de casa aluno (quando andave na equitação, o meu instrutor tinha dentro de um armário, assim evitava-se esssas situações)
discordo completamente, um cavalo na box deita se , rebola , sai sempre com o pelo sujo , mesmo que nao tivesse po nenhum , passa se sempre uma cardoa para garantir , e os cascos tira se SEMPRE a porcaria que la esta dentro que eles estao constantemente a pisar escrementos e palha e tudo , e fica tudo agarrado , e visto que o tiraram da box tinham de lhe fazer as higienes necessarias, nunca na minha vida pus um arreio em cima de um cavalo sem lhe passar uma cardoa , e nunca o pus dentro de uma box com ele suado , ou lhe dou banho ou se tiver muito frio esfrego palha no pelo colado e suado dele para nao criar feridas nem o pelo colar. a higiene deles e' fundamental!!
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quinta fev 28, 2013 12:23 pm

Concordo com SuaAleza
Deve passar-se SEMPRE uma escova antes de aparelhar, e limpar os cascos de preferência na box, antes de sair. É uma questão de higiene e de brio.
ou talvez sou eu que seja um bocado "old school" Para mim, nenhum cavalo deveria entrar no picadeio mal aparelhado, sujo, com crinas/rabada por escovar , assim como os alunos não se deveriam apresentar nas aulas desleixados. Botas imundas, cabelos soltos etc etc etc...
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

quinta fev 28, 2013 3:18 pm

Essa questão da limpeza, infelizmente, varia de centro para centro. Eu já visitei alguns e frequentei assiduamente dois, e para mim é uma questão em que nem se deve pensar se é preciso ou não. Os cavalos têm que se limpar.
Não só por questões de higiene como por questões psíquicas e físicas. Grande parte dos problemas (cortes e coisas do género) que se encontram num cavalo, encontram-se a limpar. Para não falar no desenvolvimento do à vontade com o cavalo e na construção de uma relação com ele.

Na minha primeira escola, só se passava a cardoa em cima. Crinas e cascos não era preciso, eu como não percebia nada daquilo, acreditei nisso e siga!

Na quinta que frequento é como a MVieira 27 disse, os cavalos para irem trabalhar têm que ir bem limpos e aparelhados senão voltamos para trás! Por bem limpos quero dizer: passo uma almofaça de plástico (principalmente quando o cavalo não é tosquiado), depois a cardoa. Depois escovam-se as crinas e verificam-se os cascos. Se estiverem sujos limpam-se obviamente.

Quando estou a ajudar o pessoal mais novo nestas andanças faço as coisas às prestações: eu faço metade para eles verem e depois fazem eles.
Cavaleira5
Membro Júnior
Registado: quarta dez 19, 2012 4:57 pm

sexta mar 01, 2013 4:44 pm

SuaAlteza Escreveu:
discordo completamente, um cavalo na box deita se , rebola , sai sempre com o pelo sujo , mesmo que nao tivesse po nenhum , passa se sempre uma cardoa para garantir , e os cascos tira se SEMPRE a porcaria que la esta dentro que eles estao constantemente a pisar escrementos e palha e tudo , e fica tudo agarrado , e visto que o tiraram da box tinham de lhe fazer as higienes necessarias, nunca na minha vida pus um arreio em cima de um cavalo sem lhe passar uma cardoa , e nunca o pus dentro de uma box com ele suado , ou lhe dou banho ou se tiver muito frio esfrego palha no pelo colado e suado dele para nao criar feridas nem o pelo colar. a higiene deles e' fundamental!!
Bom, eu tinha perguntado se era só pó! Mas estando todo sujo nisso, o que o cavalo merecia era um bom banho! E não se deve limpar sempre os cascos porque se não o casco pode enfraquecer, quando está já um bocado sujo é que se deve limpar, para o casco não apodrecer.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta mar 01, 2013 5:34 pm

Cavaleira5 Escreveu:
SuaAlteza Escreveu:
Bom, eu tinha perguntado se era só pó! Mas estando todo sujo nisso, o que o cavalo merecia era um bom banho! E não se deve limpar sempre os cascos porque se não o casco pode enfraquecer, quando está já um bocado sujo é que se deve limpar, para o casco não apodrecer.

:o

Eu limpo SEMPRE os cascos aos cavalos, antes e depois do trabalho com um limpa-cascos (ferro e escova). Que eu saiba, eles apodrecem é por falta de higiene e humidade excessiva.
Responder

Voltar para “Cavalos”