Eu não tenho problemas com reboques. A minha égua até subia primeiro que eu para dentro do camião e tudo XD O cavalo está mais do que habituado e a poldrinha também não se importa nada de entrar la para dentro, segue-me para todo o lado

Por falar em medos, estou a conhecer um caso deveras curioso:indigo003 Escreveu:a minha égua veio dos ciganos (e não, não estou a ser xenófoba!), daqueles que teem os poneizinhos amarrados nas cercas da manga na feira da Golegã! vinha magrinha, nervosa e cheia de medos! o nosso inicio foi turbulento precisamente porque ela tinha esses medos e eu ão sabia lidar com isso por falta de experiência!
imagino que sempre que aquele animal foi carregado num transporte deve ter sido à stickada ou pior, tal era o trauma que ela trazia! levei muito tempo e muitas horas a fazer com que perdesse o medo de roulotes! já carregá-la num camião foi coisa que nunca consegui fazer! mandava-se ao ar só de ver camiões ao longe, foi o unico medo que ela nunca perdeu!
Cavaleira, dicas não tenho... mas eu costumava montar um alter real lá no centro, com 7 anos mas manso como um cordeiro, e inteiro. Nada assusta aquele cavalo. Contudo, durante uns tempos o cavalo andava nervoso e percebemos que, estando ele numa baia, ao lado dele estava um cavalo que se soltava frequentemente e mordia os outros. Acabou-se com o trauma porque se acabaram com as baias e agora estão todos em boxe.CavaleiraVNF Escreveu:
Por falar em medos, estou a conhecer um caso deveras curioso:
temos lá no centro um Ortigão russo letra C que não pode sentir outro cavalo passar perto. Quando o monto e outro cavaleiro passa, sinto-o mesmo retrair-se por baixo de mim, como se se estivesse a encolher todo![]()
O equitador sempre o conheceu com esse receio, é montado sempre com outros cavalos no picadeiro, é aparelhado ao lado de outros cavalos. Mas aquele medo, mantêm-se. Trabalha muito bem, é um cavalo óptimo mas com esse pequeno senão. Pode estar muito concentrado, basta alguém passar perto e o danado "morre de medo"![]()
Alguma dica?
fiz isso tudo, tudo com muita calma e muito tacto! mas bastava-lhe ver um camião a 100 metros de distância, que começava logo a sentir o medo dela (quer estivesse montada ou a pé). fosse um camião de transporte de cavalos ou outro qualquer. quando falo de camião falo daqueles mesmo grandes que dão para uns dez cavalos! aqueles mais pequenos que dão para três cavalos ela não tinha tanto medo!MVieira27 Escreveu:Pois Indigo, deve ter sido mesmo um trauma daqueles... Regra geral ninguém tem paciência para carregar cavalos, se não vão bem à primeira, lá sacam dos sticks, paus, cordas e choques eléctricos. Depois la ficam as sequelas... teria de perder mais umas horas valentes com ela a mostrar-lhe o camião por fora, a dar-lhe umas cenouras por se chegar ao pé, de depois voltar ou dia e tentar convencê-la a por um pé na rampa, recompensar, depois outro e por ai fora... a ver se ela percebe que o camião não a vai comer! Mas mesmo assim conheço um pónei que nunca perdeu o medo, por muita calma que se estivesse a explicar que o camião não come cavalos...
A minha égua também veio dos ciganos, puxou-lhes as carroças por portugal fora. Por isso é que está reformada aos 20 e poucos anos...
Estou de acordo!MVieira27 Escreveu:Acho que um cavalo que não vai servir para reprodução só tem a ganhar em ser castrado. Mas isso é o meu ponto de vista. Aqui em portugal a castração de cavalos (assim como de outros animais) ainda é tabu, mas se se for espreitar as coisas lá fora (excluindo Espanha) praticamente todos os cavalos de lazer são castrados.