Porque??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta set 13, 2007 10:56 pm

E as orelhitas? Sabem para que servem? :D

(eu sei, eu sei...) :lol: :lol: :lol:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta set 13, 2007 11:02 pm

Ah ca para mim e para ficarem sexy's que me dizes :lol:

Alias nao ha nada mais sexy do mundo equino :D

( eu sei , eu sei )
Cavaleira16
Membro Veterano

quinta set 13, 2007 11:07 pm

sexy's e chiques... :lol: :lol:

agora a serio... :D

se nao estou em erro, chama-se mosqueiras e podem ter mais do que uma utilidade... verdade xaves?
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
martynha
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

sexta set 14, 2007 9:26 am

Leonorlima, se reparares bem na segunda fotografia, os joelhos do cavalo não estão bem dobrados, e se reparares tb na posição da cavaleira e na posição do cavalo este deve ter "saído" muito de trás para o salto daí eu dizer que ele tocou no obstáculo, mas para ser sincera não te vou conseguir explicar muito bem isto por net, se tiveres um professor de equitação pergunta-lhe o que é isso de sair de trás para um salto que ele de certeza que te explica, eu sei isto pq pratiquei equitação de competição de obstáculos durante mais de 10 anos, e este tipo de coisas aprende-se melhor se virmos várias provas de obstáculos.

Em relação ás orelheiras, uma das funções delas é tb a de concentração, ou seja, não passa tanto ruido, e o cavalo não se distrai tão facilmente.

E na equitação de obstáculos o termo correcto para os membros dos cavalos é mãos e pés!
zack
Registado: terça ago 13, 2002 1:10 pm

sexta set 14, 2007 9:45 am

Bom dia.

Vi agora este forum sobre cavalos e apeteceu-me dizer que já não era sem tempo. :lol:

Li com atenção este tópico e julgo que posso dar uma ajudinha...

A cilha com aquela parte mais larga a meio, leia-se "babete", serve essencialmente para provas de obstaculos realizadas em relvado, o que obriga os cavalos a usar pitons nas ferraduras para não escorregarem. Ora aquando do salto, a ideia é que o cavalo recolha as mãos o mais possivel e o mais rapido quanto possivel...Se o animal ao fazer este gesto correctamente, de forma rapida e forte para evitar tocar na vara, e se em consequencia disso se magoa-se na barriga com os piton's, concerteza que no salto seguinte não faria essa recolha de mãos tao bem feita, o que prejudicaria o gesto tecnico e em consequencia o risto to toque... Porém há cavalos que recolhem de tal forma as mãos, que o uso da "babete" também se justifica mesmo sem pitons em pisos de areia...Existem cilhas com "babete" incluido e existem "babetes" para colocar em qualquer cilha convencional.

Quanto as arreios, o arreio de obstaculos é efectivamente mais curto, mais pequeno, e com as abas mais curtas e atrasadas. Pois nos obstaculos usa-se os estibos mais curtos, o que origina uma subida do joelho e a consequente adaptação da aba, pois a posição do cavaleiro em obstaculos é essencialmente levantado, no trote e no galope...
Já no que diz respetio à Dressage, os arreios são efectivamente mais fundos (parte traseira alta e sepim baixo) e abas compridas de forma a que o cavaleiro possa efectuar todos os andamentos bem sentado e afundado no arreio em todos os movimentos, bem como o seu estribo bem comprido a aba comprida tb ajuda nesse sentido.

Aquele adorno que é colocado nas orelhas, normalmente em tecido ou rede, para ser sincero já ouvi denomina-lo de muitas maneira: "mosquiteiro"; "orelheiras"; etc, etc...
O fim a que se destina, é aumentar a concentração do cavalo em pista, de forma a reduzir os barulhos que existem em redor dele, o incomodo das moscas nas orelhas e também, porque não, um mero adorno estetico!!!

Espero ter ajudado com o pouco que sei.

...E com o devido respeito... No mundo equestre, patas são as meninas dos patos... :P

Saudaçoes equestres
BV
martynha
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

sexta set 14, 2007 10:27 am

Bem vindo

Ainda bem que apareceu alguém que concorda comigo nas "patas"!!! E conseguiu explicar ainda melhor o uso da babete!
leonorlima
Membro
Registado: segunda set 10, 2007 2:40 pm
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;

sexta set 14, 2007 3:33 pm

martynha Escreveu:Leonorlima, se reparares bem na segunda fotografia, os joelhos do cavalo não estão bem dobrados, e se reparares tb na posição da cavaleira e na posição do cavalo este deve ter "saído" muito de trás para o salto daí eu dizer que ele tocou no obstáculo, mas para ser sincera não te vou conseguir explicar muito bem isto por net, se tiveres um professor de equitação pergunta-lhe o que é isso de sair de trás para um salto que ele de certeza que te explica, eu sei isto pq pratiquei equitação de competição de obstáculos durante mais de 10 anos, e este tipo de coisas aprende-se melhor se virmos várias provas de obstáculos.

Em relação ás orelheiras, uma das funções delas é tb a de concentração, ou seja, não passa tanto ruido, e o cavalo não se distrai tão facilmente.

E na equitação de obstáculos o termo correcto para os membros dos cavalos é mãos e pés!

eu sei o que é sair de tras para um salto e tbm ja vi e participei em algumas provas mas nao saltando muito alto nunca precisei da cilha com o "babete", por isso não sabia o porque de utilizarem essa cilha... :)
Última edição por leonorlima em sábado set 15, 2007 3:05 pm, editado 1 vez no total.
leonorlima
Membro
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;

sexta set 14, 2007 3:37 pm

zack Escreveu:Bom dia.

Vi agora este forum sobre cavalos e apeteceu-me dizer que já não era sem tempo. :lol:

A cilha com aquela parte mais larga a meio, leia-se "babete", serve essencialmente para provas de obstaculos realizadas em relvado, o que obriga os cavalos a usar pitons nas ferraduras para não escorregarem. Ora aquando do salto, a ideia é que o cavalo recolha as mãos o mais possivel e o mais rapido quanto possivel...Se o animal ao fazer este gesto correctamente, de forma rapida e forte para evitar tocar na vara, e se em consequencia disso se magoa-se na barriga com os piton's, concerteza que no salto seguinte não faria essa recolha de mãos tao bem feita, o que prejudicaria o gesto tecnico e em consequencia o risto to toque... Porém há cavalos que recolhem de tal forma as mãos, que o uso da "babete" também se justifica mesmo sem pitons em pisos de areia...Existem cilhas com "babete" incluido e existem "babetes" para colocar em qualquer cilha convencional.

Quanto as arreios, o arreio de obstaculos é efectivamente mais curto, mais pequeno, e com as abas mais curtas e atrasadas. Pois nos obstaculos usa-se os estibos mais curtos, o que origina uma subida do joelho e a consequente adaptação da aba, pois a posição do cavaleiro em obstaculos é essencialmente levantado, no trote e no galope...
Já no que diz respetio à Dressage, os arreios são efectivamente mais fundos (parte traseira alta e sepim baixo) e abas compridas de forma a que o cavaleiro possa efectuar todos os andamentos bem sentado e afundado no arreio em todos os movimentos, bem como o seu estribo bem comprido a aba comprida tb ajuda nesse sentido.

Aquele adorno que é colocado nas orelhas, normalmente em tecido ou rede, para ser sincero já ouvi denomina-lo de muitas maneira: "mosquiteiro"; "orelheiras"; etc, etc...
O fim a que se destina, é aumentar a concentração do cavalo em pista, de forma a reduzir os barulhos que existem em redor dele, o incomodo das moscas nas orelhas e também, porque não, um mero adorno estetico!!!

...E com o devido respeito... No mundo equestre, patas são as meninas dos patos... :P

Saudaçoes equestres
BV
obrigada por ter explicado!! :D
mas não estava a falar da parte traseira do arreio ser mais alto ou não eu estava era a tentar perguntar o porque da diferença nos formatos(tambem na parte traseira do arreio :D )... :?
mas continuo sem perceber...
zack

sexta set 14, 2007 4:02 pm

leonorlima Escreveu:
martynha Escreveu:Leonorlima, se reparares bem na segunda fotografia, os joelhos do cavalo não estão bem dobrados, e se reparares tb na posição da cavaleira e na posição do cavalo este deve ter "saído" muito de trás para o salto daí eu dizer que ele tocou no obstáculo, mas para ser sincera não te vou conseguir explicar muito bem isto por net, se tiveres um professor de equitação pergunta-lhe o que é isso de sair de trás para um salto que ele de certeza que te explica, eu sei isto pq pratiquei equitação de competição de obstáculos durante mais de 10 anos, e este tipo de coisas aprende-se melhor se virmos várias provas de obstáculos.

eu sei o que é sair de tras para um salto e tbm ja vi e participei em muitas provas mas nao saltando muito alto nunca precisei da cilha com o "babete", por isso não sabia o porque de utilizarem essa cilha... :)

O uso da babete nada tem a ver com a dimensão do obstaculo mas sim com o uso ou não de pitons e com o facto do gesto do cavalo a saltar fazer com que bata com as mãos de forma forte no peito.
leonorlima
Membro
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;

sexta set 14, 2007 4:06 pm

:o mas eu pensava que quando se salto pcs cm nao precisa de recolher tanto as maos... :oops:
Última edição por leonorlima em sábado set 15, 2007 3:06 pm, editado 1 vez no total.
zack

sexta set 14, 2007 4:38 pm

leonorlima Escreveu::o mas eu pensava que quando salta 90 cm nao precisa de recolher tanto as maos... :oops:
Eu percebo-te, acredita que percebo...
Mas vê uma coisa, salvo raras excepções, um cavalo a saltar 90Cm ou 1,50M a distancia a que as mãos passam da vara não é muito diferente. por norma só saltam o necessário... Mas claro que tenho que concordar que a babete se torna mais imprescindivel com o subir da vara!!!
zack

sexta set 14, 2007 4:44 pm

leonorlima Escreveu:
zack Escreveu:Bom dia.

Saudaçoes equestres
BV
obrigada por ter explicado!! :D
mas não estava a falar da parte traseira do arreio ser mais alto ou não eu estava era a tentar perguntar o porque da diferença nos formatos(tambem na parte traseira do arreio :D )... :?
mas continuo sem perceber...

De nada!!! :D

Se o arreio é mais fundo e maior, faz com que a sua traseira seja maior tb... Alem de que se for para montar bem sentado, a parte traseira é arredondada pa ajudar no movimento...

Já nos saltos o arreio é mais pequeno, o cavaleiro por norma em vertical perto, sem contacto no arreio, o que nao justifica um arreio grande...

O facto de um ser por norma quadrado atras e o outro redondo, mto sinceramente não sei mto bem... Mas talvez para quando corre mal e ficamos no arreio...a "sapatada" no rabo seja mais suave..:HeHeHe
leonorlima
Membro
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;

sexta set 14, 2007 5:13 pm

:lol:
secalhar... :D
Cavaleira16
Membro Veterano

quarta set 19, 2007 4:37 pm

Bem... Parece que ja disseram o que eram as tais "orelhinhas" por mim... :cry:
Isto tem estado muito dificil entrar no site, so hoje consegui...

Bem, as tais "orelhinhas", são na verdade chamadas de mosquiteiras ou mosqueiras e servem, como ja muitos aqui disseram, para manter a concentração do cavalo em prova, impedindo assim que o cavalo ouça qualquer barulho que o possa desconcentrar ou ate assustar. Sao revestidas com uma especie de esponja. Tambem servem para manter as moscas afastadas das orelhas do cavalo, devido ao suor que nelas se concentra... :D
<p>&nbsp;</p>
leonorlima
Membro
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;

sexta set 21, 2007 10:49 pm

:D
curioso....
n sabia isso... :D
mas ta bem explicadinho!
Responder