(eu sei, eu sei...)
Porque??
-
Cavaleira16
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
E as orelhitas? Sabem para que servem?
(eu sei, eu sei...)

(eu sei, eu sei...)
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
-
Cavaleira16
- Membro Veterano
sexy's e chiques...
agora a serio...
se nao estou em erro, chama-se mosqueiras e podem ter mais do que uma utilidade... verdade xaves?
agora a serio...
se nao estou em erro, chama-se mosqueiras e podem ter mais do que uma utilidade... verdade xaves?
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
-
martynha
- Membro
- Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
- Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..
Leonorlima, se reparares bem na segunda fotografia, os joelhos do cavalo não estão bem dobrados, e se reparares tb na posição da cavaleira e na posição do cavalo este deve ter "saído" muito de trás para o salto daí eu dizer que ele tocou no obstáculo, mas para ser sincera não te vou conseguir explicar muito bem isto por net, se tiveres um professor de equitação pergunta-lhe o que é isso de sair de trás para um salto que ele de certeza que te explica, eu sei isto pq pratiquei equitação de competição de obstáculos durante mais de 10 anos, e este tipo de coisas aprende-se melhor se virmos várias provas de obstáculos.
Em relação ás orelheiras, uma das funções delas é tb a de concentração, ou seja, não passa tanto ruido, e o cavalo não se distrai tão facilmente.
E na equitação de obstáculos o termo correcto para os membros dos cavalos é mãos e pés!
Em relação ás orelheiras, uma das funções delas é tb a de concentração, ou seja, não passa tanto ruido, e o cavalo não se distrai tão facilmente.
E na equitação de obstáculos o termo correcto para os membros dos cavalos é mãos e pés!
Bom dia.
Vi agora este forum sobre cavalos e apeteceu-me dizer que já não era sem tempo.
Li com atenção este tópico e julgo que posso dar uma ajudinha...
A cilha com aquela parte mais larga a meio, leia-se "babete", serve essencialmente para provas de obstaculos realizadas em relvado, o que obriga os cavalos a usar pitons nas ferraduras para não escorregarem. Ora aquando do salto, a ideia é que o cavalo recolha as mãos o mais possivel e o mais rapido quanto possivel...Se o animal ao fazer este gesto correctamente, de forma rapida e forte para evitar tocar na vara, e se em consequencia disso se magoa-se na barriga com os piton's, concerteza que no salto seguinte não faria essa recolha de mãos tao bem feita, o que prejudicaria o gesto tecnico e em consequencia o risto to toque... Porém há cavalos que recolhem de tal forma as mãos, que o uso da "babete" também se justifica mesmo sem pitons em pisos de areia...Existem cilhas com "babete" incluido e existem "babetes" para colocar em qualquer cilha convencional.
Quanto as arreios, o arreio de obstaculos é efectivamente mais curto, mais pequeno, e com as abas mais curtas e atrasadas. Pois nos obstaculos usa-se os estibos mais curtos, o que origina uma subida do joelho e a consequente adaptação da aba, pois a posição do cavaleiro em obstaculos é essencialmente levantado, no trote e no galope...
Já no que diz respetio à Dressage, os arreios são efectivamente mais fundos (parte traseira alta e sepim baixo) e abas compridas de forma a que o cavaleiro possa efectuar todos os andamentos bem sentado e afundado no arreio em todos os movimentos, bem como o seu estribo bem comprido a aba comprida tb ajuda nesse sentido.
Aquele adorno que é colocado nas orelhas, normalmente em tecido ou rede, para ser sincero já ouvi denomina-lo de muitas maneira: "mosquiteiro"; "orelheiras"; etc, etc...
O fim a que se destina, é aumentar a concentração do cavalo em pista, de forma a reduzir os barulhos que existem em redor dele, o incomodo das moscas nas orelhas e também, porque não, um mero adorno estetico!!!
Espero ter ajudado com o pouco que sei.
...E com o devido respeito... No mundo equestre, patas são as meninas dos patos...
Saudaçoes equestres
BV
Vi agora este forum sobre cavalos e apeteceu-me dizer que já não era sem tempo.
A cilha com aquela parte mais larga a meio, leia-se "babete", serve essencialmente para provas de obstaculos realizadas em relvado, o que obriga os cavalos a usar pitons nas ferraduras para não escorregarem. Ora aquando do salto, a ideia é que o cavalo recolha as mãos o mais possivel e o mais rapido quanto possivel...Se o animal ao fazer este gesto correctamente, de forma rapida e forte para evitar tocar na vara, e se em consequencia disso se magoa-se na barriga com os piton's, concerteza que no salto seguinte não faria essa recolha de mãos tao bem feita, o que prejudicaria o gesto tecnico e em consequencia o risto to toque... Porém há cavalos que recolhem de tal forma as mãos, que o uso da "babete" também se justifica mesmo sem pitons em pisos de areia...Existem cilhas com "babete" incluido e existem "babetes" para colocar em qualquer cilha convencional.
Quanto as arreios, o arreio de obstaculos é efectivamente mais curto, mais pequeno, e com as abas mais curtas e atrasadas. Pois nos obstaculos usa-se os estibos mais curtos, o que origina uma subida do joelho e a consequente adaptação da aba, pois a posição do cavaleiro em obstaculos é essencialmente levantado, no trote e no galope...
Já no que diz respetio à Dressage, os arreios são efectivamente mais fundos (parte traseira alta e sepim baixo) e abas compridas de forma a que o cavaleiro possa efectuar todos os andamentos bem sentado e afundado no arreio em todos os movimentos, bem como o seu estribo bem comprido a aba comprida tb ajuda nesse sentido.
Aquele adorno que é colocado nas orelhas, normalmente em tecido ou rede, para ser sincero já ouvi denomina-lo de muitas maneira: "mosquiteiro"; "orelheiras"; etc, etc...
O fim a que se destina, é aumentar a concentração do cavalo em pista, de forma a reduzir os barulhos que existem em redor dele, o incomodo das moscas nas orelhas e também, porque não, um mero adorno estetico!!!
...E com o devido respeito... No mundo equestre, patas são as meninas dos patos...
Saudaçoes equestres
BV
-
leonorlima
- Membro
- Registado: segunda set 10, 2007 2:40 pm
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;
martynha Escreveu:Leonorlima, se reparares bem na segunda fotografia, os joelhos do cavalo não estão bem dobrados, e se reparares tb na posição da cavaleira e na posição do cavalo este deve ter "saído" muito de trás para o salto daí eu dizer que ele tocou no obstáculo, mas para ser sincera não te vou conseguir explicar muito bem isto por net, se tiveres um professor de equitação pergunta-lhe o que é isso de sair de trás para um salto que ele de certeza que te explica, eu sei isto pq pratiquei equitação de competição de obstáculos durante mais de 10 anos, e este tipo de coisas aprende-se melhor se virmos várias provas de obstáculos.
eu sei o que é sair de tras para um salto e tbm ja vi e participei em algumas provas mas nao saltando muito alto nunca precisei da cilha com o "babete", por isso não sabia o porque de utilizarem essa cilha...
Última edição por leonorlima em sábado set 15, 2007 3:05 pm, editado 1 vez no total.
-
leonorlima
- Membro
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;
obrigada por ter explicado!!zack Escreveu:Bom dia.
Vi agora este forum sobre cavalos e apeteceu-me dizer que já não era sem tempo.![]()
...E com o devido respeito... No mundo equestre, patas são as meninas dos patos...![]()
Saudaçoes equestres
BV
mas não estava a falar da parte traseira do arreio ser mais alto ou não eu estava era a tentar perguntar o porque da diferença nos formatos(tambem na parte traseira do arreio
mas continuo sem perceber...
leonorlima Escreveu:martynha Escreveu:Leonorlima, se reparares bem na segunda fotografia, os joelhos do cavalo não estão bem dobrados, e se reparares tb na posição da cavaleira e na posição do cavalo este deve ter "saído" muito de trás para o salto daí eu dizer que ele tocou no obstáculo, mas para ser sincera não te vou conseguir explicar muito bem isto por net, se tiveres um professor de equitação pergunta-lhe o que é isso de sair de trás para um salto que ele de certeza que te explica, eu sei isto pq pratiquei equitação de competição de obstáculos durante mais de 10 anos, e este tipo de coisas aprende-se melhor se virmos várias provas de obstáculos.
eu sei o que é sair de tras para um salto e tbm ja vi e participei em muitas provas mas nao saltando muito alto nunca precisei da cilha com o "babete", por isso não sabia o porque de utilizarem essa cilha...
O uso da babete nada tem a ver com a dimensão do obstaculo mas sim com o uso ou não de pitons e com o facto do gesto do cavalo a saltar fazer com que bata com as mãos de forma forte no peito.
-
leonorlima
- Membro
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;
Última edição por leonorlima em sábado set 15, 2007 3:06 pm, editado 1 vez no total.
Eu percebo-te, acredita que percebo...leonorlima Escreveu:mas eu pensava que quando salta 90 cm nao precisa de recolher tanto as maos...
Mas vê uma coisa, salvo raras excepções, um cavalo a saltar 90Cm ou 1,50M a distancia a que as mãos passam da vara não é muito diferente. por norma só saltam o necessário... Mas claro que tenho que concordar que a babete se torna mais imprescindivel com o subir da vara!!!
leonorlima Escreveu:obrigada por ter explicado!!zack Escreveu:Bom dia.
Vi agora este forum sobre cavalos e apeteceu-me dizer que já não era sem tempo.![]()
...E com o devido respeito... No mundo equestre, patas são as meninas dos patos...![]()
Saudaçoes equestres
BV![]()
mas não estava a falar da parte traseira do arreio ser mais alto ou não eu estava era a tentar perguntar o porque da diferença nos formatos(tambem na parte traseira do arreio)...
![]()
mas continuo sem perceber...
De nada!!!
Se o arreio é mais fundo e maior, faz com que a sua traseira seja maior tb... Alem de que se for para montar bem sentado, a parte traseira é arredondada pa ajudar no movimento...
Já nos saltos o arreio é mais pequeno, o cavaleiro por norma em vertical perto, sem contacto no arreio, o que nao justifica um arreio grande...
O facto de um ser por norma quadrado atras e o outro redondo, mto sinceramente não sei mto bem... Mas talvez para quando corre mal e ficamos no arreio...a "sapatada" no rabo seja mais suave..:HeHeHe
-
leonorlima
- Membro
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;
secalhar...
-
Cavaleira16
- Membro Veterano
Bem... Parece que ja disseram o que eram as tais "orelhinhas" por mim...
Isto tem estado muito dificil entrar no site, so hoje consegui...
Bem, as tais "orelhinhas", são na verdade chamadas de mosquiteiras ou mosqueiras e servem, como ja muitos aqui disseram, para manter a concentração do cavalo em prova, impedindo assim que o cavalo ouça qualquer barulho que o possa desconcentrar ou ate assustar. Sao revestidas com uma especie de esponja. Tambem servem para manter as moscas afastadas das orelhas do cavalo, devido ao suor que nelas se concentra...
Isto tem estado muito dificil entrar no site, so hoje consegui...
Bem, as tais "orelhinhas", são na verdade chamadas de mosquiteiras ou mosqueiras e servem, como ja muitos aqui disseram, para manter a concentração do cavalo em prova, impedindo assim que o cavalo ouça qualquer barulho que o possa desconcentrar ou ate assustar. Sao revestidas com uma especie de esponja. Tambem servem para manter as moscas afastadas das orelhas do cavalo, devido ao suor que nelas se concentra...
<p> </p>
<p> </p>
-
leonorlima
- Membro
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;
curioso....
n sabia isso...
mas ta bem explicadinho!