OI a todos!
Estou a escrever este tópico para perguntar o qúe é a sela 1, 2, 3, 4, 5 e por ai a fora.
Bem haja..
Selas
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
os exames de Selas são exames que o aluno que está a aprender a montar vai fazendo para que possa ser avaliado.
começa desde o nível básico (sela 1) em que tem que andar dentro do picadeiro, virar para a esquerda, virar para a direita, fazer circulos, serpentinas e outras figuras de picadeiro.
a partir da sela 4 os exames consistem numa avaliação no maneio (na sela 4 é hábito perguntar algumas partes da constituição do cavalo, como se limpa o cavalo, como se põe ou tira os arreios, etc), uma prova de ensino (na sela 4 é a P1) e uma prova de obstáculos.
a sela 4 é obrigatória para quem se quer federar para entrar em provas de obstáculos ou de ensino!
começa desde o nível básico (sela 1) em que tem que andar dentro do picadeiro, virar para a esquerda, virar para a direita, fazer circulos, serpentinas e outras figuras de picadeiro.
a partir da sela 4 os exames consistem numa avaliação no maneio (na sela 4 é hábito perguntar algumas partes da constituição do cavalo, como se limpa o cavalo, como se põe ou tira os arreios, etc), uma prova de ensino (na sela 4 é a P1) e uma prova de obstáculos.
a sela 4 é obrigatória para quem se quer federar para entrar em provas de obstáculos ou de ensino!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
Boa tarde!
As éguas tem cio, e podem ser cobertas por um garanhao (durante os primeiros 5 a 7 dias do ciclo). O ciclo reprodutivo da égua dura em média de 21 a 23 dias. No resto dos dias, a égua pode nao aceitar o garanhao.
Omega, se eu estiver errada corrige.me...

As éguas tem cio, e podem ser cobertas por um garanhao (durante os primeiros 5 a 7 dias do ciclo). O ciclo reprodutivo da égua dura em média de 21 a 23 dias. No resto dos dias, a égua pode nao aceitar o garanhao.
Omega, se eu estiver errada corrige.me...

<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Os cios ocorrem normalmente durante a Primavera e o Verão, ou seja, entre Março e Setembro.
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
nunca tinha ouvido falar... 

<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
Aquilo de que costumo ouvir falar é dos programas de luz artificial. ou seja, controla-se o cio da égua pelas horas de luz diárias.
claro que para fazer isto temos que ter a égua num espaço fechado. com luz artificial que é controlada por nós!
agora essa injecção...
mas para tirar duvidas vou falar com o veterinário que tratava da minha égua.
claro que para fazer isto temos que ter a égua num espaço fechado. com luz artificial que é controlada por nós!
agora essa injecção...

omega2 Escreveu:Aquilo de que costumo ouvir falar é dos programas de luz artificial. ou seja, controla-se o cio da égua pelas horas de luz diárias.
agora essa injecção...![]()
Aqui não há duvidas... Isso é corriqueiro e já se faz há mts anos. Todas as barrigas faço-as assim, sempre correu bem, e entre o 4º e 6º dias após a administração da injecção a égua está receptiva ao garanhão.