Porque??
-
- Membro
- Registado: sábado jun 10, 2006 2:23 pm
Já agora gostava de acrescentar que ao babete tb se chama avental no meio dos saltos de obstáculos, e actualmente usa-se quer em relvado quer em areia, tem muito a ver com a maneira como os cavalos fazem a batida do salto, há cavalos que têm um técnica de mãos muito poderosa e abusam da força com que as sobem, e assim o babete ou avental protege-os de ferimentos.
As orelhas, sempre usei nos meus cavalos, e é exactamente para isolar do ruído e das moscas, nos garanhões usa-se muito pois são propícios a maiores desconcentracções... ah e nas éguas, mas actualmente é quase generalizado, pelo menos lá fora é... e já há muitos anos.
e de facto usa-se o termo arreio e mão e pés! EM obstáculos não há selim, nem sela, arreio, e acreditem que um bom arreio faz a diferença!
As orelhas, sempre usei nos meus cavalos, e é exactamente para isolar do ruído e das moscas, nos garanhões usa-se muito pois são propícios a maiores desconcentracções... ah e nas éguas, mas actualmente é quase generalizado, pelo menos lá fora é... e já há muitos anos.
e de facto usa-se o termo arreio e mão e pés! EM obstáculos não há selim, nem sela, arreio, e acreditem que um bom arreio faz a diferença!
-
- Membro
- Registado: segunda set 10, 2007 2:40 pm
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;

arreio inclui tudo!
pode ser cabeçada, SELIM, qualquer um!
e depois há SELA e SELIM, que são coisas diferentes!!!

isto é uma sela:

e isto é um selim:

<p>O cavalo foi...é...e será sempre o melhor amigo do homem.</p>
-
- Membro
- Registado: sábado jun 10, 2006 2:23 pm
Lamento, mas de facto nos saltos de obstáculos não usamos o termo arreio para nos referirmos a tudo, mas sim ao arreio em si, pode-se encontrar muitas coisas nos livros e é normal que até estejam correctas, mas há uma diferença entre o que se usa e pratica e o que vem nos livros.
A cabeçada é uma coisa e o arreio é outra, se etimologicamente a palavra engloba os dois, é possível, mas acredite que nunca ouvi no meio dos saltos, pelo menos na alta competição, alguém referir-se ao arreio como um todo, mas sim como uma coisa específica, mas lá está, há muitas coisas que vejo em livros que são toalmente contraditórias ao que se faz actualmente, pelo menos no nível da alta competição.
Não quer dizer que esteja errado!
A cabeçada é uma coisa e o arreio é outra, se etimologicamente a palavra engloba os dois, é possível, mas acredite que nunca ouvi no meio dos saltos, pelo menos na alta competição, alguém referir-se ao arreio como um todo, mas sim como uma coisa específica, mas lá está, há muitas coisas que vejo em livros que são toalmente contraditórias ao que se faz actualmente, pelo menos no nível da alta competição.
Não quer dizer que esteja errado!
-
- Membro
- Registado: segunda set 10, 2007 2:40 pm
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;
peço desculpa por estar a chatear.
mas eu não vi isso nos livros (se bem que tambem la esta).
foram os meus profs que me disseram....
o do antigo centro hípico e o do novo...e acredite que é muito dificil estarem ambos errados!
e não so os livros que também dizem...também é a internet e muitos mais meios.
já agora arreio não é a cabeçada! É TUDO!!!!
mas eu não vi isso nos livros (se bem que tambem la esta).
foram os meus profs que me disseram....
o do antigo centro hípico e o do novo...e acredite que é muito dificil estarem ambos errados!
e não so os livros que também dizem...também é a internet e muitos mais meios.

já agora arreio não é a cabeçada! É TUDO!!!!
<p>O cavalo foi...é...e será sempre o melhor amigo do homem.</p>
Embora adore passear no campo tambem adoro saltar e participo em todas as provas que posso... mas ainda sou principiante, eu nos cavalos que uso pa saltar costumo usar sempre cilha com babete porque para além de proteger o peito do cavalo de ferimentos causados se as maos lhe tocam tambem é muito mais facil prender o peitoral...
Também uso orelhas embora nao goste muito da estetica daquilo o meu professor diz-me sempre para eu as por.
Leonorlima devo confessar que concordo com Patinhas, nunca ouvi chamar arreio a tudo... apenas ao conjunto da sela, cilha, estribos, loros etc... e nao a tudo contando com a cabeçada!
E a diferenciaçao de sela, selim acho que nao será bem assim embora neste aspecto nao posso argumentar porque nunca me dei ao trabalho de estudar o que é uma sela ou o que é um selim.
Devo entao perguntar tendo em conta que a sela portuguesa é uma sela e nao selim se a sela, ou selim, chamada sela relvas é uma sela ou um selim já que nao obede-se a nenhum desses exemplos pois nao é nem do estilo de uma sela portuguesa(nesse caso americana muito diferente), nem de uma sela inglesa como esse "selim", eu arriscaria a dizer que é uma mistura entre sela portuguesa e inglesa... será sela ou selim???

Também uso orelhas embora nao goste muito da estetica daquilo o meu professor diz-me sempre para eu as por.

Leonorlima devo confessar que concordo com Patinhas, nunca ouvi chamar arreio a tudo... apenas ao conjunto da sela, cilha, estribos, loros etc... e nao a tudo contando com a cabeçada!
E a diferenciaçao de sela, selim acho que nao será bem assim embora neste aspecto nao posso argumentar porque nunca me dei ao trabalho de estudar o que é uma sela ou o que é um selim.
Devo entao perguntar tendo em conta que a sela portuguesa é uma sela e nao selim se a sela, ou selim, chamada sela relvas é uma sela ou um selim já que nao obede-se a nenhum desses exemplos pois nao é nem do estilo de uma sela portuguesa(nesse caso americana muito diferente), nem de uma sela inglesa como esse "selim", eu arriscaria a dizer que é uma mistura entre sela portuguesa e inglesa... será sela ou selim???

Acho que existe uma diferença entre sela/selim ou arreio... eu tenho idea que a sela, ou selim, é apenas uma parte do arreio pois nos obstaculos eu utilizo o termo sela par me referir á parte do arreio em que estamos sentados, apenas uso arreio para me referir ao conjunto sela/selim, loros, estribos, cilha, e talvez embora nao tanto o protector de dorço e o suadouro...Patinhas22 Escreveu:... EM obstáculos não há selim, nem sela, arreio, e acreditem que um bom arreio faz a diferença!
Antes de mais sê bem vinda ao forum Dancer
Um selim é usado principalmente para saltos, é de dimensoes mais pequenas e tem um peso inferior à sela, a foto que metes-te de um selim está correcta isso é um selim, como podes ver também é mais cavado doque uma sela, agora outra coisa existem varios tamanhos de selim.
leonorlima a sela que metes-te é apenas uma das varias que existem no mundo, mas vamos falar mais da portuguesa, que tens a sela a portuguesa que todos nos conhecemos, depois tens dois tipos de arreio o arreio lusitano, que posso dizer que é super confortável e dá um optimo montar, e tem o arreio de relvas, ha quem lhe chame sela de relva, ele tambem é muito diferente da estrutura da sela à portuguesa no entanto o material da sua constituiçao é o mesmo, no entanto não deixa de ser uma sela.
Também exite o arreio simples que é parecido com o selim, mas maior, menos cavado, muito mais pesado, e o arreio é sempre de pele, enquanto que o selim pode não ser de pele existem varias materias para o tornar mais leve dai o não uso da pele.

Um selim é usado principalmente para saltos, é de dimensoes mais pequenas e tem um peso inferior à sela, a foto que metes-te de um selim está correcta isso é um selim, como podes ver também é mais cavado doque uma sela, agora outra coisa existem varios tamanhos de selim.
leonorlima a sela que metes-te é apenas uma das varias que existem no mundo, mas vamos falar mais da portuguesa, que tens a sela a portuguesa que todos nos conhecemos, depois tens dois tipos de arreio o arreio lusitano, que posso dizer que é super confortável e dá um optimo montar, e tem o arreio de relvas, ha quem lhe chame sela de relva, ele tambem é muito diferente da estrutura da sela à portuguesa no entanto o material da sua constituiçao é o mesmo, no entanto não deixa de ser uma sela.
Também exite o arreio simples que é parecido com o selim, mas maior, menos cavado, muito mais pesado, e o arreio é sempre de pele, enquanto que o selim pode não ser de pele existem varias materias para o tornar mais leve dai o não uso da pele.
Ora bem... primeiro de tudo obrigado pelas boas vindas e (nao é bem vinda mas sim Bem vindo...) sou rapaz.
Pois a minha ideia nao era essa e tenho que investigar isso melhor...
Continuo a defender que a sela ou o selim são diferentes do arreio, sempre me referi a arreio tendo em conta a sela e o resto dos seus componentes.
Pois a minha ideia nao era essa e tenho que investigar isso melhor...
Continuo a defender que a sela ou o selim são diferentes do arreio, sempre me referi a arreio tendo em conta a sela e o resto dos seus componentes.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
- Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
- Contacto:
A diferença não estará apenas no meio em que se insere e na região do país bem como rural ou não?! 

<p>Ana Abreu</p>
<p><u> </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
<p><u> </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Peço desculpa pelo erro.
Fazes bem investigar, é sempre bom saber mais, eu mesmo com os anos que tenho disto não sei tudo. mas isto que te disse é o que uso no dia a dia e por isso é que escrevi.
Sim Ana há em zonas que se chamam umas coisas e noutras que se dá outros nomes, mas isso é como tudo
Eu nunca mais me esqueço quando fui fazer o desfil mediaval a Abrantes e fazer de Rainha
estava um senhor a aparelhar-nos os cavalos e eu disse que aparelhava o meu, e ele quando me vem dar a cabeçada eu disse-lhe obrigada pela cabeçada, e ele disse-me que nao era uma cabeçada mas sim um cabresteiro, eu fiquei com cara de parva a olhar para o senhor e expliquei-lhe que no centro se diz cabeçada e ele explicou-me que lá e cabresteiro ou cabeceira de freio.
Ainda me fartei de rir com ele e ele nao dizem estribo dizem caixa aberta
E havia outro termo que era muito giro e eu agora não me lembro

Fazes bem investigar, é sempre bom saber mais, eu mesmo com os anos que tenho disto não sei tudo. mas isto que te disse é o que uso no dia a dia e por isso é que escrevi.
Sim Ana há em zonas que se chamam umas coisas e noutras que se dá outros nomes, mas isso é como tudo

Eu nunca mais me esqueço quando fui fazer o desfil mediaval a Abrantes e fazer de Rainha

Ainda me fartei de rir com ele e ele nao dizem estribo dizem caixa aberta

E havia outro termo que era muito giro e eu agora não me lembro

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
Ora bem, eu chamo arreio ao conjunto de tudo (selim, cilha, estribos, etc).
Selim, chamo á parte onde o cavaleiro de senta... Eu e o pessoal da escola onde monto...
Tambem ja ouvi o termo caixa aberta para os estribos, mas so para os estribos á portuguesa (tipo os que se usam nas touradas).
Selim, chamo á parte onde o cavaleiro de senta... Eu e o pessoal da escola onde monto...

Tambem ja ouvi o termo caixa aberta para os estribos, mas so para os estribos á portuguesa (tipo os que se usam nas touradas).
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
Sim os estribos de caixa são os da sela há portuguesa e nao do arreio.
O arreio é esse conjunto todo como disses-te Cavaleira16.
O selim também é o conjunto de tudo mas é a sua forma e peso diferentes do arreio, até os proprios estribos são diferentes.

O arreio é esse conjunto todo como disses-te Cavaleira16.
O selim também é o conjunto de tudo mas é a sua forma e peso diferentes do arreio, até os proprios estribos são diferentes.

O tópico foi editado. Por favor consultar as regras de utilização do fórum ou entrar em contacto com os moderadores.
Melhores cumprimentos,
Melhores cumprimentos,