Que cavalo??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
mdiva
Membro Júnior
Registado: sábado out 27, 2007 1:11 pm

sexta dez 14, 2007 10:49 am

O xaves tem razão.Não se pode comparar um cavlo com o peixe...O cavalo "ganha" sempre!Claro,pois o cavalo precisa de mais cuidado!E tambem precisa de uma box,se nao tiveres uma box,é melhor esqueçeres o cavalo :/
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

sexta dez 14, 2007 12:47 pm

mdiva Escreveu:O xaves tem razão.Não se pode comparar um cavlo com o peixe...O cavalo "ganha" sempre!Claro,pois o cavalo precisa de mais cuidado!E tambem precisa de uma box,se nao tiveres uma box,é melhor esqueçeres o cavalo :/
Exactamente Mdiva :wink:
Por isso primeiro vamos as condições para o manter e depois ao cavalo.
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sábado dez 15, 2007 10:29 pm

Xaves, se nao é indiscrição, o que aconteceu ao teu menino Violino?
Vi no petsite dele que ja nao se encontra contigo... :cry:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

segunda dez 17, 2007 8:32 am

Olá pessoal!
Tenho andado ausente por falta de tempo... mas passei por aqui, vi este tópico e tive que meter o bedelho! :?

Ter um cavalo em casa é fantástico! É uma opção óptima! Para quem tem uma coisa chamada TEMPO!!!

Ter um cavalo em casa significa gastar no mínimo dos minimos 1 hora por dia com ele sem os trabalhar como eu.

Os meus meninos estão no campo o ano inteiro, no entanto tenho as boxes para os dias mais agrestes e coberjões para as temperaturas mínimas como agora se fazem sentir. De resto estão a campo o tempo todo e eles agradecem, acreditem! As boxes dos meus meninos são de cerca de 4m x 4m e mesmo assim isso é pouco para um animal como um cavalo, digam o que disserem!

No entanto, o campo não chega para alimento... ou andas a apanhar o adubo do campo ou ao final de um ano tens o terreno bem adubado. Eles não comem no WC, não sei se sabes disso... Significa que todos os anos passas o trator na terra e fazes nova sementeira (isso significa ficar uns bons 2 meses sem pasto para o cavalo) e é preciso que chova... senão não há papinha para o cavalinho... sabes disso?
Ou então um sistema de rega... volta atrás: um sistema de rega para um terreno grande é carissimo, para um terreno pequeno não chega para alimento a 100%

Além disso, os cavalos passam o tempo todo a comer ervinhas se estiverem a campo. Um terrenho de 10 000m2 como o meu não chega para 2 cavalos nem como complemento!

No verão não há ervinha... só erva seca... e restos... o que eles não comeram verde!

-Cavalo em casa, no campo: OK
-Com boxes para os dias agrestes: OK
-Comer só erva: NÃO - precisas ração e palha ou feno (melhor)
-Vão andar cheios de lama o ano inteiro (e terra)... fechar o fim de semana inteiro um cavalo que está habituado a andar solto toda a semana vai significar: Fim de Semana = Stress e consequentemente Dona a Montar-me = Stress (vais ter um cavalo stressado e irriquieto)
-Vais ter boxes para limpar = 1 hora no mínimo

Pensa bem se queres um cavalo como animal de estimação ou se queres um cavalo para montar. Se assim for é melhor tereso bichinho num centro hipico.

Se quiseres um cavalo para crescer com ele, aprender tudo o que ele tem para te ensinar em todos o sentidos, passar muito tempo com ele e fazer tudo isto com a responsabilidade de o teres todos os dias ao pé de ti, acho que fazes muito bem pois todos os dias vais ter um obrigado do teu menino!

Principalmente: um cavalo é um cavalo, nunca o tentes humanizar! Eles gostam de correr no campo, de rebolar na lama e não de andar a cheirar a rosas e com fitinhas cor de rosa...

PENSA SEMPRE COMO SE FOSSES UM CAVALO :wink:
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

segunda dez 17, 2007 8:42 am

Quanto à raça...

para mim, qualquer uma das raças Portuguesas são fantásticas dentro da utilização que queres dar!

O Lusitano tem uma cabeça fantástica... é o meu predilecto em todo o mundo!
O Garrano é um ponei grande com muita força, resistencia e optimo para ficar a campo o ano inteiro mesmo nos dias agrestes... e aí por cima encontras bons criadores!
O Sorraia é muito bom, como eu nunca tinha pensado que fosses, mas considerando o número reduzido de cabeças existente em Portugal (e em todo o mundo) penso que deverá ser melhor pensares noutra raça...

Principalmente deves ler muito... o forum CAVALONET tem muito para ensinar, lê todos os tópicos, coloca dúvidas e aprende com os outros!

Força para esse teu desejo...
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
mfilipa
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 4:14 pm

sexta dez 28, 2007 7:06 pm

Olá Xaves,eu sou a mdiva,mas como a minha conta foi blokeada eu tive de criar esta...

Mas não nus afstando do tema deste tópico,vamos lá a ver uma coisa...

ESQUEÇAM O CAVALO SE NÃO EXISTIREM CONDIÇÕES!
vitacorpus
Membro Júnior
Registado: segunda jan 07, 2008 7:35 pm

quarta jan 09, 2008 8:29 am

Desculpem lá, mas ter um cavalo não é o mesmo que ter um peixe.

Isto por experiência própria.

Eu tenho o meu num centro equestre, vou lá todos os dias, ás vezes sabe Deus como, e o cavalo tem de ser trabalhado, e limpo e queriar uma certa empatia com ele, pois eles adoram que os escovemos, tratemos da crina, cascos, etc.

Ter um cavalo é duro, mas quem o faz com paixão não é nada.

Agora num terreno!!!!!

Quem o trabalha pelo menos à guia?

E trabalho com cavalo não é só o animal, a sela e estribos tem que ter manutenção, a cabeçada também, principalmente a cisgola, saber qual o bridão adequado. Isto tudo requer orientação profissional.

Conforme a zona que viver e se o $ não é problema o melhor é colocalo num centro equestre.

Eu vou-lhe contar a minha aventura:

Certo dia uma senhora que conheci no picadeiro, telefona-me a perguntar se eu não quero ficar com o araçado de Luso Árabe palaminium dela, pois ela não tinha dinheiro para alimentar o cavalo.

Fiquei toda feliz.

Quando fui buscar o poldro, até o coração me caiu aos pés.

O cavalo estava a morrer de fome.

Mesmo assim leveio comigo, comecei a tratar dele devagar mas com todas as vitaminas e sais minerais necessários, assim como com a ração.

A equitadora ajudou-me, passei muitas noites na box, mas ao fim de, se não me engano, 2 ou 3 meses, ele começou a recuperar, já podia passear devagarinho, e fomos por aí fora.

Neste momento tem 4 anos é um autentico "puto reguila", tá claro que ficou com marcas, pois era um cavalo de campo ao qual foi privado na altura do seu crescimento de nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.

É esperto (de mais....), manhoso, anda sempre a ver quando pode roubar bonés, mas é um amor de cavalo. Se não fosse eu estar tão doente, acho que não saia de lá.

Com isto tudo, cuidado com os cavalos no campo, a erva não tem todos os nutrientes essenciais ao devenvolvimento salutar do cavalo, conforme o cavalo também, e no seu caso, 4 anos de picadeiro é o inicio, estamos sempre a aprender, e os conselhos dos profissionais que lidem com o cavalo e o veternário são essenciais.

E como faz com o ferrador? alguns necessitam de ser ferrados.

O ideal, na minha opinião, é começar com um arraçado, aprender a equitação clássica e por aí fora, e daqui a uns anos então pensar sériamente num puro sangue.

Tanto os Árabes como os Lusitanos são grandes cavalos, mas deixem-me puxar a brasa à minha sardinha, os Lusitanos tem um porte e uma pujansa que até gosto quando os montamos nos unificarmos num só.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta jan 09, 2008 12:44 pm

Ai está.
Mas há muita gente que apenas quer um cavalo para mostrar aos outros que também pode ( não digo que seja este o caso), mas isto acontece muito, então em picadeiros vê-se com cada coisa que mete medo.

Eu costumo ir a um picadeiro montar o cavalo de uma amiga quando posso, pois também tenho outros para montar, é um PSL de cor Isabel com um corpo magnifico, e no entanto está parado todas as semanas como é claro quando alguém o monta ele tem de descarregar a forca toda que tem acumulada em cima da pessoa, ela não vende o cavalo porque precisa dele e monta muito bem e adora o cavalo, mas ela durante o fim de semana acorda cedo para o montar e a tarde é capaz de ir passear com ele, e o cavalo durante a semana é passado a guia dia sim dia não por um amigo nosso que tem lá a égua, senão durante a semana ele estava completamente parado.

Eu já tive um cavalo meu em picadeiro e posso dizer que por mês gastava com ele mais de 500€ mas também tinha tudo do bom e do melhor, porque eu preso muito os cavalos e eles não são autónomos precisão de nos, um cavalo a campo temos de ter mais cuidados do que os cavalos que estão dentro de uma boxe e estão bem tratados.

E Victor o que aconteceu com o teu cavalo é o que acontece com muitos cavalos espalhados por ai, acham que apenas erva SECA lhes chega e depôs vemos os cavalos em estado deplorável, e o que podia ser um bom cavalo está metade daquilo que é, o meu violino quando o comprei não vinha magro mas sim via-se que não tinha trabalho nenhum de guia e estava numa baia, quando o comecei a mexer até parecia outro pescoço não tinha nenhum e já para não falar das mãos que nem musculo tinham, quando saiu das minhas mãos ia com um pescoço invejável e um corpo magnifico, tratado com uma ração das melhores e energética para cavalos de trabalho, depois comia ainda papa de farelos , feno verde prensado húmido ( que é um feno de muito boa qualidade ) e eles adoram, e a cama era de aparas, depois era ferrado com ferraduras anti-derrapantes que eram 100€ , só o desparasitante é que tinha barato porque mandávamos vir muitos de Espanha, enfim uma pipa de massa, mas que não me arrependo de gastar.

Temos é de ter amor por eles, e pensar primeiro se podemos gastar dinheiro com eles e só depois pensar em ter.
Responder

Voltar para “Cavalos”