O olho esquerdo...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta jan 03, 2008 8:00 pm

RamsesII Escreveu:ok, tudo isso é verdade, até o meu profe quase me "bateu" por eu descer do cavalo pelo lado direito.
mas agora, atribuir este desconcertante facto à ausência de comunicação entre os dois lados do cérebro soa-me, no mínimo, ridículo! estudei psicologia nos dois último anos de secundário e, por via das dúvidas, ainda fui fazer alguma pesquisa. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01 ... text&tlng=. logo nas primeiras frases do capítulo da introdução, lê-se (traduzido por mim) : "o corpo caloso é uma estrutura única do cérebro dos mamiferos placentários, de tal maneira que podemos usá-lo como uma característica tão distintiva deste grupo de mamíferos como a própria placenta." noutros textos lê-se que o cérebro dos restantes animais (que não mamíferos placentários) NÃO se encontra ligado pelo corpo caloso, mas por outros feixes de fibras desenvolvidos para o efeito. não sei de onde tirou a cara colega Cavaleira16 a seguinte afirmação:
Os cientistas que estudam o comportamento equino chegam a afirmar que a secção esquerda do cérebro não comunica com a do lado direito.
, mas não me parece correcta.

só porque as reacções dos cavalos nos parecem muitas vezes desconexas e desprovidas de sentido, não o devemos atribuir a uma deficiência física na construção do cérebro do animal (aliás, creio que nenhum animal com o cérebro "mal ligado" poderia atingir um nível inteligência equiparável ao cavalo)! devemos sim procurar compreender como funciona a mente do cavalo. se num momento nos parece um animal "civilizado", inteligente, concentrado e obediente, e no momento seguinte "perde os papéis" e torna-se uma besta assustadiça que foge com o cavaleiro ás costas como se todos os cães do inferno o perseguissem, talve isso se deva às características muito especiais de um animal fora do comum. quem se der ao trabalho de investigar o comportamento do cavalo (selvagem!), vai descobrir que o cavalo é um animal de presa (quem diria?!). um animal que tem por hábito ser comido por carnívoros, que está equipado para a fuga rápida em vez de ficar e lutar (não tem cornos como a vaca), que tem uns sentidos apuradíssimos e que vive numa sociedade complicada e cheia de hierarquias (ao contrário da vaca, que tanto lhe dá estar num grupo de 10 como de 10.000). tudo isto somado, o cavalo é um animal de presa E inteligente, pois a vida num grupo unido exige um elevado nível de psiquismo - capacidade de cooperação, coordenação, obediência, identificação individual e memórização de eventos e lugares. há animais de presa não muito inteligentes, como a vaca, e animais muito inteligentes que não são de presa, como o lobo.
ora, a junção de dois "cérebros", duas maneiras de ver e pensar, completamente diferentes, tem de dar conflitos. numa dada situação, temos o "cérebro inteligente", que segue as nossas ordens e confia em nós, ignorando o mundo exterior. noutra situação dispara o "cérebro medroso" que se assusta, foge e defende e faz as coisas mais impensáveis. já agora, não interpretem mal esta simplificação! os supostos "dois cérebros" não estão fisicamente separados! são apenas aspectos diferentes do mesmo cérebro, sob diferentes estímulos.

além deste "problema", nós ainda termos a mania de habituar o cavalo a ver tudo pelo mesmo lado! sendo um animal de hábitos firmemente implantados, que outra coisa poderíamos esperar senão uma reação de pânico desmedido perante uma situação que lhe é apresentada de uma forma diferente do costume???

espero não ter ferido susceptibilidades. não pretendi embaraçar ninguém, apenas chamar a atenção para uma afirmação que me pareceu incorrecta. estou, no entanto, disposta a aceitar o facto, desde que me apresentem provas conclusivas! ;)
--------------------------------------------------
correcção de última hora:

creio ter descoberto um dos sites de onde a Cavaleira16 pode ter tirado a dita afirmação: http://www.tashorse.com.au/index.php?op ... 2&Itemid=1
neste site apresenta, de facto, a ausência ou falta de utilização do corpo caloso como POSSÍVEL justificação para o facto de os cavalos conseguirem dormir em pé (e, pelo caminho, muitas outras características inexplicáveis)! não foi, até à altura em que o site foi actualizado pela última vez, feita qualquer observação que comprove ou desminta o facto! mais uma vez, até que me apresentem provas conclusivas e de fonte segura, continuo a não acreditar.
Olha que eu pus a fonte de onde tirei a informação... Nao fui eu que inventei... Ora vai la acima ver... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

sexta jan 04, 2008 12:00 pm

quanto ás vacas, não posso alongar-me, pois não tenho conhecimentos suficientes, mas do pouco que li, e que conheço, sei que há muitas espécies de bovídeos que passeiam por imensos prados, em grupos de MILHARES de indivíduos. nesses casos duvido que cada vaca conheça todas as restantese conheça a sua posição hierárquica relativamente a cada uma! só queria dizer que conseguem viver tanto num grupo pequeno como num enorme, ao passo que os cavalos começam a stressar com grupos maiores que dez indivíduos.

cavaleira16:

peço desculpa por não ter visto a fonte de onde tirou o texto... mas fui ver o dito site e lá não explicita de onde tiraram a informação, limitam-se a dizer "revistas da especialidade". continuo a não concordar com a explicação para o estranho "lapso" dos cavalos ali mostrada.
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sexta jan 04, 2008 8:19 pm

atenção...eu não disse que as vacas se conheciam todas umas às outras dentro da sua manada(além disso, nem nós conhecemos todos os nossos vizinhos! :wink: ), mas certamente todas têm uma hierarquia. Não nos esqueçamos que as vacas são animais mais "domesticados" que os cavalos e que são bastante mais tolerantes quanto aos da sua espécie, para além de que não o mesmo tipo de presa que é o cavalo.
de qualquer maneira tens razão, o cavalo tem um modo de vida em estado selvagem bem mais diferente e uma psicologia para com os seus igualmente contrastante à da vaca. :P

Cumprimentos,
Filipa
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

domingo jan 06, 2008 6:07 pm

geralmente, para terem uma hierarquia, os animais têm de se conhecer (tirado os animais "inferiores", como os insectos, que não têm cabeça para tanto). é verdade que não conhecemos os nossos vizinhos todos, mas no nosso local de trabalho conhecemos os empregados inferiores e os chefes, e comportamo-nos da forma adequada em relação a cada um!

pelo que li (não me lembro do nome do livro, mas era um autor de renome) as vacas preferem grupos pequenos, onde se conhecem e relacionam intimamente, mas se forem colocadas em grupos enormes, simplesmente "ignoram" a regra e vão á sua vidinha, sem se darem ao trabalho de conhecer os vizinhos. são muito mais flexíveis em termos de estrutura social e, como disse muito bem, a sua vida selvagem é muito diferente da dos cavalos. as vacas (ou melhor, os bovídeos em geral) têm defesas e vivem em grupos grandes. percorrem o seu território de forma mais ou menos aleatória, não ligam muito aos indivíduos que entram ou saem do grupo e, quando atacadas procuram montar uma defesa impenetrável e assustadora. raramente desata o grupo todo a fugir, e quando o faz, é aí que o indivíduo que fica para trás é apanhado.

já o cavalo, não tem nada a ver. têm grupos pequenos, com uma hierarquia forte, todos os indivíduos se conhecem perfeitamente e os estranhos são muito mal tolerados. têmhábitos fortes e rotinas muito bem estabelecidas, com terreno para comer, para dormir, horas para beber, para descansar, para brincar. o território é muito bem conhevido, é demarcado e defendido se necessário. quando se trata de escapar aos predadores, confiam na detecção precoce do perigo (daí os seus modos assustadiços e esperteza) e numa fuga rápida e em grupo, pois não têm defesas naturais.

;)
Indiia
Membro Veterano

quarta jan 09, 2008 6:27 pm

exacto :wink:

bem...voltei agora a ler as mensagens e surgiu-me uma dúvida.Então o facto de o cavalo corresponder melhor pelo lado esquerdo é, meramente, uma questão de habituação, certo?que pode, com tempo e paciência, ser corrigida...

Se assim é, então o que é que tem de se fazer para tal?Já agora, quando se diz que o cavalo é esquerdo, tem a ver exactamente com isto?

Obrigada,
Filipa
Cavaleira16
Membro Veterano

quarta jan 09, 2008 8:37 pm

Indiia Escreveu:exacto :wink:

bem...voltei agora a ler as mensagens e surgiu-me uma dúvida.Então o facto de o cavalo corresponder melhor pelo lado esquerdo é, meramente, uma questão de habituação, certo?que pode, com tempo e paciência, ser corrigida...

Se assim é, então o que é que tem de se fazer para tal?Já agora, quando se diz que o cavalo é esquerdo, tem a ver exactamente com isto?

Obrigada,
Filipa
Claro que com o devido treino o cavalo certamente deixa essa habituação e passa tambem a corresponder com o lado direito. Tem é de ter muito treino e os treinadores deveriam começar a trabalhar os cavalos desde potros tambem para o lado direito. Assim evitava-se ter um cavalo "esquerdo"...
Acho que fala disso no texto que postei, mas nao tenho a certeza. :roll:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
Cavaleira16
Membro Veterano

quarta jan 09, 2008 8:39 pm

Aqui está:
Um treinador competente deve ter o cuidado de educar o jovem cavalo de forma a que ele possa ser igual para ambos os lados. Deve andar à mão corretamente de qualquer dos lados, a alimentação deve poder distribuir-lhe de ambos os lados e ser montado sem qualquer reparo de ambos os lados.

Ao tentar reeducar um cavalo ‘esquerdo’ nunca nos devemos esquecer que isso requer tanta ou mais paciência, persistência e calma como persuadir uma pessoa ‘esquerda’ a escrever com a mão direita.
<p>&nbsp;</p>
Indiia
Membro Veterano

quarta jan 09, 2008 8:57 pm

ok :wink: ...muito obrigada :D

Agradecida,
Filipa
Responder

Voltar para “Cavalos”