RamsesII Escreveu:ok, tudo isso é verdade, até o meu profe quase me "bateu" por eu descer do cavalo pelo lado direito.
mas agora, atribuir este desconcertante facto à ausência de comunicação entre os dois lados do cérebro soa-me, no mínimo, ridículo! estudei psicologia nos dois último anos de secundário e, por via das dúvidas, ainda fui fazer alguma pesquisa.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01 ... text&tlng=. logo nas primeiras frases do capítulo da introdução, lê-se (traduzido por mim) : "o corpo caloso é uma estrutura única do cérebro dos mamiferos placentários, de tal maneira que podemos usá-lo como uma característica tão distintiva deste grupo de mamíferos como a própria placenta." noutros textos lê-se que o cérebro dos restantes animais (que não mamíferos placentários) NÃO se encontra ligado pelo corpo caloso, mas por outros feixes de fibras desenvolvidos para o efeito. não sei de onde tirou a cara colega Cavaleira16 a seguinte afirmação:
Os cientistas que estudam o comportamento equino chegam a afirmar que a secção esquerda do cérebro não comunica com a do lado direito.
, mas não me parece correcta.
só porque as reacções dos cavalos nos parecem muitas vezes desconexas e desprovidas de sentido, não o devemos atribuir a uma deficiência física na construção do cérebro do animal (aliás, creio que nenhum animal com o cérebro "mal ligado" poderia atingir um nível inteligência equiparável ao cavalo)! devemos sim procurar compreender como funciona a mente do cavalo. se num momento nos parece um animal "civilizado", inteligente, concentrado e obediente, e no momento seguinte "perde os papéis" e torna-se uma besta assustadiça que foge com o cavaleiro ás costas como se todos os cães do inferno o perseguissem, talve isso se deva às características muito especiais de um animal fora do comum. quem se der ao trabalho de investigar o comportamento do cavalo (selvagem!), vai descobrir que o cavalo é um animal de presa (quem diria?!). um animal que tem por hábito ser comido por carnívoros, que está equipado para a fuga rápida em vez de ficar e lutar (não tem cornos como a vaca), que tem uns sentidos apuradíssimos e que vive numa sociedade complicada e cheia de hierarquias (ao contrário da vaca, que tanto lhe dá estar num grupo de 10 como de 10.000). tudo isto somado, o cavalo é um animal de presa E inteligente, pois a vida num grupo unido exige um elevado nível de psiquismo - capacidade de cooperação, coordenação, obediência, identificação individual e memórização de eventos e lugares. há animais de presa não muito inteligentes, como a vaca, e animais muito inteligentes que não são de presa, como o lobo.
ora, a junção de dois "cérebros", duas maneiras de ver e pensar, completamente diferentes, tem de dar conflitos. numa dada situação, temos o "cérebro inteligente", que segue as nossas ordens e confia em nós, ignorando o mundo exterior. noutra situação dispara o "cérebro medroso" que se assusta, foge e defende e faz as coisas mais impensáveis. já agora, não interpretem mal esta simplificação! os supostos "dois cérebros" não estão fisicamente separados! são apenas aspectos diferentes do mesmo cérebro, sob diferentes estímulos.
além deste "problema", nós ainda termos a mania de habituar o cavalo a ver tudo pelo mesmo lado! sendo um animal de hábitos firmemente implantados, que outra coisa poderíamos esperar senão uma reação de pânico desmedido perante uma situação que lhe é apresentada de uma forma diferente do costume???
espero não ter ferido susceptibilidades. não pretendi embaraçar ninguém, apenas chamar a atenção para uma afirmação que me pareceu incorrecta. estou, no entanto, disposta a aceitar o facto, desde que me apresentem provas conclusivas!

--------------------------------------------------
correcção de última hora:
creio ter descoberto um dos sites de onde a Cavaleira16 pode ter tirado a dita afirmação:
http://www.tashorse.com.au/index.php?op ... 2&Itemid=1
neste site apresenta, de facto, a ausência ou falta de utilização do corpo caloso como POSSÍVEL justificação para o facto de os cavalos conseguirem dormir em pé (e, pelo caminho, muitas outras características inexplicáveis)! não foi, até à altura em que o site foi actualizado pela última vez, feita qualquer observação que comprove ou desminta o facto! mais uma vez, até que me apresentem provas conclusivas e de fonte segura, continuo a não acreditar.