Importancia do Volteio!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder

Qual a Importancia do volteio?

É muito importante!
45
90%
Nao é importante / tanto faz
5
10%

Total de votos: 50
caeslove
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 3:54 pm
Pluto (Rafeiro Alentejano);
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

segunda fev 04, 2008 11:59 am

Olá a todos!
Já reparei que num outro topico muitos dizem ter feito volteio durante alguns meses e só depois é que passaram para a sela!!!
Eu já montei com 9 anos até aos 11 e depois recomecei a montar aos 16 até agora....mas nunca fiz volteio :? !!!! Comecei nas duas vezes logo com a sela!!!
Podiam-me explicar a importancia do volteio?! Acham que deva faze-lo mesmo ja sabendo montar?
Obrigado, os vossos conselhos serao me muito uteis!!!
:wink:
<p>Adoro os meus animais!</p>
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

segunda fev 04, 2008 2:49 pm

Ola...

O volteio é muito importante pois ajuda-te a ter equilibrio a cavalo, ajuda-te a habituares.te aos movimentos do cavalo, é importante para ganhares confiança enquanto montas... Acho que todos os cavaleiros e futuros cavaleiros deveriam passar pelo volteio... Monto á 2 anos e tal, comecei pelo volteio e agora estou em sela, mas por vezes ainda faço umas aulinhas de volteio... Faz sempre muito bem ter uma aulinha destas...

Experimenta uma aulinha de volteio, só com a manta e verás que quando voltares a montar estarás muito mais descontraída, calma e confiante...

O volteio ajuda tambem a fortalecer o laço de amizade entre cavalo-cavaleiro...

Boas aulas... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

segunda fev 04, 2008 3:28 pm

Cavaleira16 Escreveu:Ola...

O volteio é muito importante pois ajuda-te a ter equilibrio a cavalo, ajuda-te a habituares.te aos movimentos do cavalo, é importante para ganhares confiança enquanto montas... Acho que todos os cavaleiros e futuros cavaleiros deveriam passar pelo volteio... Monto á 2 anos e tal, comecei pelo volteio e agora estou em sela, mas por vezes ainda faço umas aulinhas de volteio... Faz sempre muito bem ter uma aulinha destas...

Experimenta uma aulinha de volteio, só com a manta e verás que quando voltares a montar estarás muito mais descontraída, calma e confiante...

O volteio ajuda tambem a fortalecer o laço de amizade entre cavalo-cavaleiro...

Boas aulas... :wink:

Obrigado pelo teu conselho cavaleira16!!!!
:D
Como nunca me disseram (monitores) para o fazer também pensava que nao era muito necessario!!!!!
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta fev 20, 2008 2:53 pm

Caeslove o volteio é apenas a coisa mais importante para saber montar a cavalo, sem ele acredita que nunca seras uma cavaleira exemplar, ou melhor, qualquer pessoa que monte a cavalo.

Todos nos tentamos despachar-nos do volteio, porque fazemos umas figurinhas que ui ui :lol: :lol:

Mas é importante.

Eu que monto à anos ainda nos dias de hoje gosto de fazer uma ou outra, principalmente quando vams comecar com os poldros assim já me aguento melhor lá em cima dos "putos" :D
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

quarta fev 20, 2008 7:58 pm

Xaves Escreveu:Caeslove o volteio é apenas a coisa mais importante para saber montar a cavalo, sem ele acredita que nunca seras uma cavaleira exemplar, ou melhor, qualquer pessoa que monte a cavalo.

Todos nos tentamos despachar-nos do volteio, porque fazemos umas figurinhas que ui ui :lol: :lol:

Mas é importante.

Eu que monto à anos ainda nos dias de hoje gosto de fazer uma ou outra, principalmente quando vams comecar com os poldros assim já me aguento melhor lá em cima dos "putos" :D

Obrigado pelo conselho!!!! :D
Madashorses
Membro
Registado: terça fev 26, 2008 4:32 pm

quarta mar 19, 2008 7:13 pm

Xaves Escreveu:Caeslove o volteio é apenas a coisa mais importante para saber montar a cavalo, sem ele acredita que nunca seras uma cavaleira exemplar, ou melhor, qualquer pessoa que monte a cavalo.

Mas é importante.

Desde que idade montas?
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quinta mar 20, 2008 10:46 pm

isso da figura é mesmo verdade... se, quando comecei a montar, tivesse noção do que iria achar agora tinha aproveitado o volteio muito mas muito mais!

A teoria é mesmo essa... despachar-se do volteio! Lembro-me perfeiamente de querer sair dali do centro da atenção e começar a montar sozinha como uma mulherzinha... pois... agora é verdade que bem me dava jeito ir a umasaulinhas de volteio!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Madashorses
Membro

quinta mar 20, 2008 11:24 pm

Pois é... O volteio é muito importante. Todos os bons cavaleiros passaram muito pelo volteio, mas acredito que passaram sem vontade nenhuma... :wink: :lol:

O volteio é extremamente importante! Ajuda-te a conhecer o cavalo, os seus movimentos, ajuda-te a conhecer o feitio do cavalo (que por vezes têm um feitiozinho de ***** !!) e ajuda-te a ter equilibrio no cavalo. Sem o volteio, iria ser complicado os seguintes passos por que irias passar... Iria-te ser mais complicado passares para o trote e para o galope. :wink:

Não só isto... Sabias que o volteio pode-te vir a ser muito útil para teres mais capacidades sobre o cavalo? :wink: Uma coisa que não é obrigatória de fazer mas que é muito gira, descer e subir do cavalo em andamento (trote ao galope). Se practicares muito o volteio, podes começar a pensar em pôr esta qualidade em práctica. Sempre com ajuda, começas a treinar, é muito fácil de aprender e é bastante divertido! :wink:

Beijinhos.
Xaves
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 7:08 pm

Madashorses Escreveu:
Desde que idade montas?
Eu monto desde o meus 4 / 5 anos, agora é que o tempo para isso tem sido menor, mas todo o tempinho que tenho não me escapo :lol:

anasabreu Escreveu:isso da figura é mesmo verdade... se, quando comecei a montar, tivesse noção do que iria achar agora tinha aproveitado o volteio muito mas muito mais!

A teoria é mesmo essa... despachar-se do volteio! Lembro-me perfeiamente de querer sair dali do centro da atenção e começar a montar sozinha como uma mulherzinha... pois... agora é verdade que bem me dava jeito ir a umas aulinhas de volteio!
Exactamente Ana :D

Madashorses Escreveu:Pois é... O volteio é muito importante. Todos os bons cavaleiros passaram muito pelo volteio, mas acredito que passaram sem vontade nenhuma... :wink: :lol:

O volteio é extremamente importante! Ajuda-te a conhecer o cavalo, os seus movimentos, ajuda-te a conhecer o feitio do cavalo (que por vezes têm um feitiozinho de ***** !!) e ajuda-te a ter equilibrio no cavalo. Sem o volteio, iria ser complicado os seguintes passos por que irias passar... Iria-te ser mais complicado passares para o trote e para o galope. :wink:

Não só isto... Sabias que o volteio pode-te vir a ser muito útil para teres mais capacidades sobre o cavalo? :wink: Uma coisa que não é obrigatória de fazer mas que é muito gira, descer e subir do cavalo em andamento (trote ao galope). Se practicares muito o volteio, podes começar a pensar em pôr esta qualidade em práctica. Sempre com ajuda, começas a treinar, é muito fácil de aprender e é bastante divertido! :wink:

Beijinhos.
Sim alias isto até nos faz aprender a cair, que quanto a mim é o mal da maioria das pessoas que montam a cavalo, não sabem cair e depois magoam-se, é claro que ninguem está imune a uma queda mais gravosa, mas o aprender a cair é optimo. :wink:
Madashorses
Membro

terça mar 25, 2008 8:09 pm

Xaves eu aprendi a montar desde os meus 8, o meu irmão desde os 7. :wink:

Tens razão, devemos aprender a cair, se o cavalo começa a dar-nos aquele pensamento que não está muito contente é bom aprender a cair... Não vá ele excitar-se... :| :?
Xaves
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 2:08 pm

Madashorses Escreveu:Xaves eu aprendi a montar desde os meus 8, o meu irmão desde os 7. :wink:

Tens razão, devemos aprender a cair, se o cavalo começa a dar-nos aquele pensamento que não está muito contente é bom aprender a cair... Não vá ele excitar-se... :| :?
Exactamente :lol:
Quickas
Membro Júnior
Registado: domingo mar 30, 2008 4:55 pm

terça abr 01, 2008 6:01 pm

Era bom era que quem votou em " Nao é importante / tanto faz " dissesse que votou nessa opção. Ás vezes, gosto de perguntar PORQUÊ a certas coisas que não entendo... :|
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

terça abr 01, 2008 6:42 pm

Quickas Escreveu:Era bom era que quem votou em " Nao é importante / tanto faz " dissesse que votou nessa opção. Ás vezes, gosto de perguntar PORQUÊ a certas coisas que não entendo... :|
Quickas eu criei o topico e concordo consigo. Pois eu tambem gostava que me explicassem porque votaram (3 pessoasse nao me engano) no "Nao é importante/tanto faz" pois todos os que responderam ao assunto e me esclareceram, o que agradeço desde ja, todos disseram que é mesmo muito importante!
HorsesEver
Membro
Registado: segunda jul 07, 2008 1:34 pm

sábado jul 26, 2008 9:54 am

O meu professor diz que o volteio tambem te ajuda a veres que podes confiar no cavalo e fazeres os exercicios sem caires,foi assim que eu ganhei confiança!
SrJacob
Registado: quarta mar 09, 2011 3:18 pm

quarta mar 09, 2011 3:25 pm

caeslove Escreveu:Olá a todos!
Já reparei que num outro topico muitos dizem ter feito volteio durante alguns meses e só depois é que passaram para a sela!!!
Eu já montei com 9 anos até aos 11 e depois recomecei a montar aos 16 até agora....mas nunca fiz volteio :? !!!! Comecei nas duas vezes logo com a sela!!!
Podiam-me explicar a importancia do volteio?! Acham que deva faze-lo mesmo ja sabendo montar?
Obrigado, os vossos conselhos serao me muito uteis!!!
:wink:
Bem eu sou novo no forum mas "velho" no mundo dos cavalos.
Tenho 17 anos e desde os 3 que monto com o meu pais , com 7 comecei a montar sozinho na minha égua.
Na verdade o volteio pode ser importante mas isso vai da ligação de cada um com o animal. Eu comprei a uns tempos um cavalo inteiro arabe e fizemos um "amizade" que o monto sem nunca ter feito volteio em cima dele. Apesar dos "pinotes" que as vezes existem eu monto quase sem volteio. Se ja montas a algum tempo e achas que te sentes bem nao vejo necessidade de voltares ao volteio só se quiseres aprender uns novos truques como alopar em pe ou apanhar coisas do chão mas mesmo isso eu preferi aprender sem o volteio apenas andando no picadeiro. Desculpem lá os erros é que ista desaparece com o texto quando escrevemos. :S
Responder

Voltar para “Cavalos”