PSL são as três inicias das palavras Puro Sangue Lusitano. O Puro Sangue Lusitano é um nobre cavalo montado há cerca de 5000 anos, é o mais antigo cavalo de sela do mundo.
É um cavalo de “sangue quente” como o Puro Sangue Inglês ou o Puro Sangue Árabe.
É um cavalo de origem portuguesa cujos ancestrais são comuns aos das raças Sorraia e Árabe.
As suas origens permitiram lhe um fusão de várias qualidades, tornou se um cavalo hábil para quase todos os desportos Equestres. Apresenta aptidão natural para exercícios de alta escola e ares altos.
O PSL mostra-se qualificado não só no toureio e na equitação clássica mas também nas disciplinas equestres federadas como dressage, obstáculos, atrelagem e especialmente em equitação de trabalho.
É um cavalo dócil e ágil. Perfeito para vários cavaleiros que o adoptaram como raça favorita.
Bibliografia:
Tudo sobre cavalos -> http://tudosobrecavalos.com.sapo.pt/
Wikipédia -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Puro_Sangue_Lusitano
--> Se alguem tiver alguma coisa a acrescentar peço que deixem um comentário pois estou sempre disposta a aprender mais sobre este animal que é para mim um ídolo.
Obrigada.
PSL
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm
não concordo muito com o sangue quente... 

<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
É um cavalo de “sangue quente” como o Puro Sangue Inglês ou o Puro Sangue Árabe
Não concordo com nenhuma destas afirmações.obstáculos
Quando falares dos PSL, nunca compares a estas raças, pois nenhuma delas é igual ou sequer parecida no trabalho, cada um é trabalhado de uma forma diferente.
Para obstáculos não é das melhores raças, combate-se o hipismo com cavalos portugueses, o cavalo portugues de desporto e não o PSL, o PSL para Hipismo ou HB ( Horseball) não é dos melhores exemplares para estas modalidades, já no toureio e na equitação de trabalho.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am
E não esquecer do dressage!Xaves Escreveu:É um cavalo de “sangue quente” como o Puro Sangue Inglês ou o Puro Sangue ÁrabeNão concordo com nenhuma destas afirmações.obstáculos
Quando falares dos PSL, nunca compares a estas raças, pois nenhuma delas é igual ou sequer parecida no trabalho, cada um é trabalhado de uma forma diferente.
Para obstáculos não é das melhores raças, combate-se o hipismo com cavalos portugueses, o cavalo portugues de desporto e não o PSL, o PSL para Hipismo ou HB ( Horseball) não é dos melhores exemplares para estas modalidades, já no toureio e na equitação de trabalho.

Mas a melhor modalidade sem dúvida para o PSL é o toureio!

Eis a questão..
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda set 04, 2006 9:47 am
Mesmo assim já estão a ser utilizados muitos cavalos cruzados e PS Árabes, estes sim acho que são cavalos mais multifacetados dos que os lusitanos, a diferença está no temperamento, acho que os lusitanos são cavalos mais calmos e daí mais fáceis de trabalhar que os árabes. (corrijam-me se estiver enganada)Mas a melhor modalidade sem dúvida para o PSL é o toureio!
Ana Teixeira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm
PSL?
...a MELHOR raça do mundo

<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
Os PSA tem um temperamento muito particular... Muito diferente dos PSL... Sem duvida que os nossos Lusitanos são mais fáceis do que os Árabes, mas cada cavalo é um cavalo... Não há dois iguais...
Pode haver PSA's fáceis e PSL's difíceis, mas claro, são quase sempre excepções à regra...
Pode haver PSA's fáceis e PSL's difíceis, mas claro, são quase sempre excepções à regra...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>