O Doutor das Crinas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

terça jun 24, 2008 12:17 pm

Pois Ze (posso tratar assim?), mas há cavalos e cavalos e claro que há alguns que precisam de um "correctivo"... E nesse caso prefiro ver um cavalo a usar freio por uma pessoa que tenha boa mao e o utilize bem, do que ver o cavalo a apanhar uma camada de esporadelas e coças de stick por nao o conseguirem "dominar". :wink: E olha que ja vi muitos casos desses...

Acho que os cavalos podem usar qualquer embocadura sem sofrerem danos, desde que o cavaleiro tenha maos para ela, claro.
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jun 24, 2008 12:20 pm

Cavaleira16 Escreveu:Pois Ze (posso tratar assim?), mas há cavalos e cavalos e claro que há alguns que precisam de um "correctivo"... E nesse caso prefiro ver um cavalo a usar freio por uma pessoa que tenha boa mao e o utilize bem, do que ver o cavalo a apanhar uma camada de esporadelas e coças de stick por nao o conseguirem "dominar". :wink: E olha que ja vi muitos casos desses...

Acho que os cavalos podem usar qualquer embocadura sem sofrerem danos, desde que o cavaleiro tenha maos para ela, claro.
Sim, claro que podes tratar por Zé (toda a gente me trata assim)...

Mas é verdade, se o cavaleiro não tiver mão, não há embocadura que lhe valha...
Cavaleira16
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 12:28 pm

Acredita que o cavalo que monto, se lhe meteres um bridao, ele foge contigo á carga... Para ele nem é nada o bridao... E mesmo com o freio, ás vezes passa-lhe qualquer coisa pela cabeça e ele fica meio marado... :roll:

Eu agora ja tenho mao nele, porque no inicio o cavalo entrava a galope pelo picadeiro fora que era uma coisa doida... E eu nunca tinha usado freio... É daqueles cavalos mesmo mansos quando estamos apeados (e montados tambem), mas que nem toda a gente consegue montar... Tem muita percentagem de consaguinidade e ainda por cima é Ortigao...

Bem, resumindo: é uma bomba sempre pronta a explodir... :roll:

Ás vezes ate o freio-bridao nao o consegue parar... Ja tas a ver o coirão que ele é... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 24, 2008 12:36 pm

Cosanguinidade e Ortigão???? :o

Isso não é um cavalo.... :twisted:

Nesse caso é complicado.
Há um tipo de embocadura, que em vez de funcionar na boa do animal funciona nas narinas.
Quando puxas as rédeas aquilo corta-lhe a entrada de ar. Mas lá está precisas de te aguentar à bronca...
Cavaleira16
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 1:02 pm

Eu conheço a embocadura... É uma hackamore... Mas essas embocaduras sao muito rigidas para os cavalos...
Nas maos erradas são uma armadilha perigosissima...

Ele agora ja esta melhor (tem levado treino intensivo). Ainda por cima esta na flor da idade (6 anos)... De á uns 4 meses para cá nem parece o mesmo... Mas por vezes ainda lhe da os "5 minutos" e tem de ser desenrolado durante algum tempo para gastar a energia... Normalmente monto-o mal sai da boxe (assim aproveito o "gás" com que ele está)...
<p>&nbsp;</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 24, 2008 1:43 pm

Cavaleira16 Escreveu:Eu conheço a embocadura... É uma hackamore... Mas essas embocaduras sao muito rigidas para os cavalos...

Ele agora ja esta melhor (tem levado treino intensivo). Ainda por cima esta na flor da idade (6 anos)... De á uns 4 meses para cá nem parece o mesmo... Mas por vezes ainda lhe da os "5 minutos" e tem de ser desenrolado durante algum tempo para gastar a energia... Normalmente monto-o mal sai da boxe (assim aproveito o "gás" com que ele está)...
Pois, depois dizem que o cavalo é coirão é tal... 8)

Sim, se for bem desenrolado, é capaz de amansar, mas com 6 anos é normal ser assim. E ainda bem que assim é. O cavalo quer-se fogoso e não mula (mole).
Diz lá que não dá muito mais "pica" um cavalo que sopra que um de moedinha?
caeslove
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 3:54 pm
Pluto (Rafeiro Alentejano);
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

quarta jul 02, 2008 4:56 pm

jpmf Escreveu:Não monto de freio normalmente (só mesmo em ultimo caso).

Não se iluda. eles dominam sempre, nós só montamos neles porque eles deixam... 8)
Claro que sim...basta eles quererem dominar e dominam!!!!!!
Temos é que ter maos neles para eles nao pisarem o "risco"!!!!!!
O meu é super manso, mas, naqueles dias em que estou um pouco destraida ele aproveita-se logo e começa a tentar logo a fazer disparates ou entao a nao fazer o que digo!!! Mas ponho logo um travao para que nao se habitue muito a isso!!!
Sao animais muito inteligentes, e basta sentirem-nos fracos e la estao eles a aproveitarem-se!!!
<p>Adoro os meus animais!</p>
Cavaleira16
Membro Veterano

quarta jul 02, 2008 6:30 pm

jpmf Escreveu:
Cavaleira16 Escreveu:Eu conheço a embocadura... É uma hackamore... Mas essas embocaduras sao muito rigidas para os cavalos...

Pois, depois dizem que o cavalo é coirão é tal... 8)

Sim, se for bem desenrolado, é capaz de amansar, mas com 6 anos é normal ser assim. E ainda bem que assim é. O cavalo quer-se fogoso e não mula (mole).
Diz lá que não dá muito mais "pica" um cavalo que sopra que um de moedinha?
Ze, mesmo depois de bem desenrolado e montado por quem realmente sabe (neste caso o professor), da-lhe assim uns ataques imprevisiveis...
No ultimo sabado, tava a fazer trote com ele no picadeiro interior e ele ia todo lançado... Estava a fazer um trote de trabalho excelente. De repente, resolveu parar... Por muito esporeado que fosse (so com os calcanhares, nada de esporas), nao voltava a entrar a trote. Depois lembrou-se e foi de uma ponta do picadeiro á outra a galope... :roll:

Outro exemplo, costuma ir a todos os passeios da região (vai ás feiras e aos passeios ao rio, ate á golegã foi o ano passado), é um cavalo que fora do picadeiro se porta lindamente e nao tem medos. Mas á uns tempos andou ás cangochas comigo em cima só porque um cavalo cá fora relinchou... Outras vezes da-lhe assim para desatar á carga e a dar cangochas a ponto de mandar os miudos ao chao, so porque ouviu um barulho mais desconhecido... :roll: E é um cavalo de exterior...

São coisas mesmo de um cavalo coirão... :lol: Mas claro que prefiro um cavalo com energia do que os chamados cavalos que andam "automaticos", tipo os garranos do geres... :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
a_teixeira
Membro Júnior
Registado: segunda set 04, 2006 9:47 am

quinta jul 03, 2008 10:47 am

É realmente impressionante ler os vossos comentários. Infelizmente cada vez há mais cavalos assim... "coiros", enfim... eu devo ter muita sorte. Tenho o meu cavalo há 8 anos, é um cruzado português castanho, inteiro, que está agora com 12 anos, e podem acreditar que nunca me deitou ao chão. Ensinei-lhe tudo o que sabe e é de uma bondade extrema, e é um cavalo que vai às feiras e inclusivé já me perguntaram, muito apavorados (muito refilão), se era eu que o montava. Onde quer que fosse nunca me deixou ficar mal.
Para ser sincera acho que nunca vou encontrar outro assim, eu adoro-o. :lol: :lol:
<p>ana teixeira</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 03, 2008 11:02 am

a_teixeira Escreveu:É realmente impressionante ler os vossos comentários.
E é bom ou mau?
a_teixeira
Membro Júnior

sexta jul 04, 2008 1:58 pm

jpmf Escreveu:
E é bom ou mau?
Infelizmente cada vez há mais cavalos assim... "coiros", enfim... são vocês que o dizem! :oops: :oops: :oops:
<p>ana teixeira</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 04, 2008 2:06 pm

a_teixeira Escreveu:
jpmf Escreveu:
E é bom ou mau?
Infelizmente cada vez há mais cavalos assim... "coiros", enfim... são vocês que o dizem! :oops: :oops: :oops:
Continuo sem entender se o seu comentário inicial foui uma critica constrtutiva ou não?
a_teixeira
Membro Júnior

sexta jul 04, 2008 2:20 pm

jpmf Escreveu:
a_teixeira Escreveu:
jpmf Escreveu:
E é bom ou mau?
Continuo sem entender se o seu comentário inicial foui uma critica constrtutiva ou não?
Peço desculpa, não foi com essa intenção. :|
<p>ana teixeira</p>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo jul 06, 2008 11:26 am

para editar o topico basta editares a primeira mensagem , está lá uma opçao para editar o topico, acho que é assim, corrijam-me se estou errado

Não se iluda. eles dominam sempre, nós só montamos neles porque eles deixam... 8)
quanto ao montar de freio lá está se calhar isso é para aqueles cavalos que querem dominar mais, quanto aos eles dominarem sempre, discordo completamente eles deixao porque nao tem outra hipotese, o temperamento dos cavalos é mesmo assim, quem domina é o homem.
Brake
Cavaleira16
Membro Veterano

domingo jul 06, 2008 1:54 pm

Brake Escreveu:para editar o topico basta editares a primeira mensagem , está lá uma opçao para editar o topico, acho que é assim, corrijam-me se estou errado

quanto ao montar de freio lá está se calhar isso é para aqueles cavalos que querem dominar mais, quanto aos eles dominarem sempre, discordo completamente eles deixao porque nao tem outra hipotese, o temperamento dos cavalos é mesmo assim, quem domina é o homem.
Ja vi muitos irem ao chao ou levarem com um bruto coice por pensarem desta maneira. :wink:
Nos so montamos os cavalos porque eles deixam, se nao deixassem nao conseguia-mos ficar la em cima... :wink:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cavalos”