Uma dor de cabeça : MOSCAS!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
caeslove
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 3:54 pm
Pluto (Rafeiro Alentejano);
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

quinta jul 03, 2008 4:41 pm

Olá a todos! :D
Quem tem cavalos ou lida com eles já deve ter reparado no horror que são as moscas para os cavalos!!!
Elas estorvam mesmo e são irritantes!

Quando o meu cavalo veio para minha casa eu comecei a pensar no que haveria de fazer! Pois não gostava nada de ver o animal com tantas moscas e ele irrita-se mesmo! Pois elas são em grande número!
Principalmente na parte dos olhos, boca e peito!
Metia-me dó ver o animal a sofrer com elas, a tentarem entrar na boca, a estarem sempre de volta dos olhos...etc.!

Decidi comprar uma testeira e a zona dos olhos ficou resolvida!
De vez em quando se as fitinhas se desviam elas vão para lá...mas nada como era!
Mas elas continuam!!!

Depois comprei um repelente de insectos na decathlon, um dos mais caros, e pulverizei a boxe dele...para o pulverizar a ele tive que desistir logo, pois ele tem um horror ao barulho que o repelente (spray) faz! Disseram-me que quase todos os cavalos têm medo desse barulho!
Decidi então colocar o spray num pano e depois por nele dessa forma! E correu bem! As moscas diminuíram de numero, mas passados 2 ou 3, dependendo do tempo, lá vem o batalhão outra vez! E o repelente diz que dura 15 dias!!!!

Sem saber o que fazer mais, decidi comprar uma coisa que detesto mesmo de ver! Aquelas fitas que se penduram e as moscas ficam lá coladas!!!
Comprei umas sem veneno (pelo menos é o que está escrito) e pendurei-as nos quatro cantos da boxe, de maneira a que ele não lhes toque que não se vá lembrar de os roer!!!

O inferno com as moscas continua...já nem sei o que fazer! :evil:
Será que já fiz tudo :?: :!: O que posso fazer mais :?: :!:
Se souberem mais alguma maneira de as afastar digam-me!

AH, e o cavalo é lavado e a boxe está sempre limpa! Por isso não pode ser do mau cheiro!

Agradeço desde já a vossa ajuda! :D

Cumprimentos
caeslove :wink:
<p>Adoro os meus animais!</p>
diabolika
Membro
Registado: domingo out 08, 2006 10:52 am

quinta jul 03, 2008 6:48 pm

Olá

Não tenho nenhum cavalo, e neste momento não tenho tido contacto com eles. Mas na altura em que tive aulas de equitação e que até quase comprei um, já andava a pensar em como poderia combater as moscas.

É muit dificil conseguir combatê-las eficazmente, normalmente existem sempre algumas a chatear os cavalos.

Outra solução que tem é comprar uma manta anti-moscas, que cobre o corpo do cavalo, mas com este calor não sei se será a melhor opção.

Agora uma ideia que eu tive, e se calhar vou dizer uma grande asneira, é colocar daquelas fitas, que normalmente se colocam nas nossas portas, que impedem as moscas de entrar nas nossas casas, na porta/janela da boxe. O cavalo pode colocar a cabeça cá fora à mesma, e vai ser dificil para as moscas entrarem lá dentro.

:D
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta jul 03, 2008 8:06 pm

Boas...

Experimente limpar a boxe e arredores com uma boa dose de Pecusanol ou Criolina (acho que se escreve assim). Compram-se nas drogarias... O Pecusanol tem de ser misturado com água (dois frasquinhos para um borrifador de água, daqueles limpa vidros)... As moscas vao diminuir quase de certeza.
Pode tambem comprar um cobrejão mosquiteiro para cobrir o cavalo.

São muito dificeis de eliminar nestes dias, e quase todos os produtos se revelam ineficazes...

Boa Sorte :D
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sexta jul 04, 2008 10:45 am

diabolika Escreveu:Olá

Não tenho nenhum cavalo, e neste momento não tenho tido contacto com eles. Mas na altura em que tive aulas de equitação e que até quase comprei um, já andava a pensar em como poderia combater as moscas.

É muit dificil conseguir combatê-las eficazmente, normalmente existem sempre algumas a chatear os cavalos.

Outra solução que tem é comprar uma manta anti-moscas, que cobre o corpo do cavalo, mas com este calor não sei se será a melhor opção.

Agora uma ideia que eu tive, e se calhar vou dizer uma grande asneira, é colocar daquelas fitas, que normalmente se colocam nas nossas portas, que impedem as moscas de entrar nas nossas casas, na porta/janela da boxe. O cavalo pode colocar a cabeça cá fora à mesma, e vai ser dificil para as moscas entrarem lá dentro.

:D
Olá diabolika!
Realmente sao dificeis de eliminar...
a idei que teve até nem é uma asneira no meu ponto de vista! Talvez até resulte!!!
Não há nada melhor que exprimentar!!!!
Cumprimentos e obrigado :wink:
caeslove
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sexta jul 04, 2008 10:53 am

Cavaleira16 Escreveu:Boas...

Experimente limpar a boxe e arredores com uma boa dose de Pecusanol ou Criolina (acho que se escreve assim). Compram-se nas drogarias... O Pecusanol tem de ser misturado com água (dois frasquinhos para um borrifador de água, daqueles limpa vidros)... As moscas vao diminuir quase de certeza.
Pode tambem comprar um cobrejão mosquiteiro para cobrir o cavalo.

São muito dificeis de eliminar nestes dias, e quase todos os produtos se revelam ineficazes...

Boa Sorte :D
Olá Cavaleira16!
Em primeiro lugar trata-me por tu! Pois somos da mesma idade!!!
Já vi esse produto à venda só que ainda nao o comprei!Vou comprá-lo e por...quem me vendeu o cavalo pos isso (e poem sempre que necessario) e aquilo nao tem um cheiro nada agradavel!!! Por isso acredito que resulte enquanto o cheiro está mais activo!
Só tenho uma duvida: será que faz mal ao cavalo respirar isso ou deve-se coloca-lo na boxe só depois de umas horas?
Ele tem janela e uma "meia" porta! Talvez nao faça assim tanto mal pois tem aragens!

Tambem ja pensei no cobrejão mas será que isso nao lhe da calor?
Dentro da boxe se calhar nao faz mal!
Cumprmentos e obrigado
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sexta jul 04, 2008 11:08 am

Experimenta colocar o produto quando o cavalo nao estiver la e espera algum tempo ate o cheiro dispersar um pouco. Mas se a boxe é arejada, nao deve fazer mal...

Quanto ao cobrejão mosquiteiro, penso que nao fara muito calor ao cavalo (eles sao feitos mesmo para nao atrair as moscas nesta altura do ano).

Tambem me lembrei agora de outra coisa: ja vi colocarem sacos transparentes cheiros de água pendurados á entrada das boxes. Penso que tambem afasta as moscas, é uma questão de experimentares.
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
a_teixeira
Membro Júnior
Registado: segunda set 04, 2006 9:47 am

sexta jul 04, 2008 2:09 pm

Cavaleira16 Escreveu:Experimenta colocar o produto quando o cavalo nao estiver la e espera algum tempo ate o cheiro dispersar um pouco. Mas se a boxe é arejada, nao deve fazer mal...

Quanto ao cobrejão mosquiteiro, penso que nao fara muito calor ao cavalo (eles sao feitos mesmo para nao atrair as moscas nesta altura do ano).

Tambem me lembrei agora de outra coisa: ja vi colocarem sacos transparentes cheiros de água pendurados á entrada das boxes. Penso que tambem afasta as moscas, é uma questão de experimentares.
Olá boa tarde,

Devo dizer que a ideia das fitas é interessante mas duvido que durem muito tempo, já estou a imaginar o meu paganini a passar o dia a roer as fitinhas! :lol: :lol:

Já houvi falar desse método dos sacos de água, dizem que resulta é uma questão de experimentarem. Existe outro produto em granulado mto pequeno de cor amarela, um veneno com atractivo sexual para as moscas, que colocam em tabuleiros nas zonas das boxes (eu tinha o nome disso, não sei é onde). Usavam isso num picadeiro onde estive e era bastante bom.

Eu limito-me a pôr as tais fitas adesivas onde ficam coladas, ponho nas partes mais altas das boxes, enfim... as que lá ficam não chateiam mais! :?
<p>ana teixeira</p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta jul 04, 2008 2:11 pm

um baldinho de água e vinagre e molhar uma paninho e esfregar no cavalo...
O cheiro do vinagre afasta tudo...

Vocês só complicam...

Ah! e a creolina não tem mal nenhum, além do cheiro intenso. a Creolina não passa dum desinfectante com cheiro activo.
Eu usava numa cavalariça de 30 cavalos nas caleiras e deitava sempre 2 vezes por dia. Depois de ar a ração ao almoço e antes de fazer as camas.
Eram baias e não boxes...
a_teixeira
Membro Júnior

sexta jul 04, 2008 2:17 pm

jpmf Escreveu:um baldinho de água e vinagre e molhar uma paninho e esfregar no cavalo...

Vocês só complicam...

Ah! e a creolina não tem mal nenhum, além do cheiro intenso. a Creolina não passa dum desinfectante com cheiro activo.
Eu usava numa cavalariça de 30 cavalos nas caleiras e deitava sempre 2 vezes por dia. Depois de ar a ração ao almoço e antes de fazer as camas.
Acho que nem isso resulta muito, já vi quem aplicasse o vinagre + água com um pulverizador, mas acredita que não servia de nada, e ainda por cima fica o cheiro! :?
<p>ana teixeira</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 04, 2008 2:20 pm

a_teixeira Escreveu:
jpmf Escreveu:um baldinho de água e vinagre e molhar uma paninho e esfregar no cavalo...

Vocês só complicam...

Acho que nem isso resulta muito, já vi quem aplicasse o vinagre + água com um pulverizador, mas acredita que não servia de nada, e ainda por cima fica o cheiro! :?
Se te incomoda o cheiro, acho que escolheste um desporto errado.
O cheiro é o que faz afastar as moscas...
Tudo depende do vinagre e da concentração do mesmo...
a_teixeira
Membro Júnior

sexta jul 04, 2008 2:25 pm

jpmf Escreveu:
a_teixeira Escreveu:

Vocês só complicam...

Não sei qual é o seu problema!
Não escolhi o desporto errado, ao contrário do que possa pensar há já bastante tempo que lido com cavalos, limpei e limpo muitas boxes e acredite que o cheiro nunca me incomodou, tenho bem a noção do que é tratar de um cavalo!
Para além de não gostar do cheiro do vinagre acho que não resulta, por isso prefiro as tais fitas como já disse.
<p>ana teixeira</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 04, 2008 2:34 pm

a_teixeira Escreveu:
jpmf Escreveu:
a_teixeira Escreveu:

Vocês só complicam...

Não escolhi o desporto errado, ao contrário do que possa pensar há já bastante tempo que lido com cavalos, limpei e limpo muitas boxes e acredite que o cheiro nunca me incomodou, tenho bem a noção do que é tratar de um cavalo!
Para além de não gostar do cheiro do vinagre acho que não resulta, por isso prefiro as tais fitas como já disse.
O meu problema não é nenhum...

Mas se não gosta do cheiro do vinagre esqueça a creolina...
a_teixeira
Membro Júnior

sexta jul 04, 2008 2:36 pm

jpmf Escreveu:
a_teixeira Escreveu:
jpmf Escreveu:
a_teixeira Escreveu:

Vocês só complicam...

O meu problema não é nenhum...

Mas se não gosta do cheiro do vinagre esqueça a creolina...
Pelo contrário o cheiro da creaolina não me incomoda, até costumava usar nas baias.
<p>ana teixeira</p>
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sexta jul 04, 2008 4:44 pm

Agradeço as respostas!!!!
Obrigado pela vossa ajuda!!! :wink:
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sexta jul 04, 2008 4:53 pm

Vocês só complicam...

Olá jpmf!
Essa ideia do vinagre com agua intressa-me!
Sei que ele vai ficar com cheiro, mas se nao for assim elas nao se afastam, e alem disso prefiro ter o meu cavalo a cheirar a vinagre do que estar a sofrer com as moscas!!!!!!!! :wink:
Por exemplo, para um balde de agua normal ( 20 lt, salvo erro) ou daqueles das esfregonas quanto vinagre acha que devo por para fazer efeito??
Uma questao se calhar estupida: será que a longo prazo o vinagre faz mal ao pêlo do cavalo?!
Quero-o livrar das moscas mas como é obvio nao quero que isso o prejudique em nada! :wink:
Obrigado pela sua ajuda!
:wink:
Última edição por caeslove em sexta jul 04, 2008 5:01 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cavalos”