As nossas Quedas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo dez 23, 2007 9:38 pm

Primeiro eu nem disse que sabia tudo nem disse que sabia muito sequer, e nao, nao sei muito! O que eu disse foi que para o pouco tempo que tenho ja tive treinos bastante intensos e sei que nem estou perto de saber pouco!!! E eu sei bem o que é um garanhao e ja montei alguns, sei que sao complicados e nunca fiz nada dificil com nenhum! E sei que nao e o montar muitos muitos anos que conta muito porque que comece a montar aos 6 nao fica a saltar bem aos 7 ou 8(isto no mundo dos saltos) emas se começar ao 13 ou 14 e capaz de ja conseguir fazer muito mais, tem de ter em conta o metabolismo das pessoas conforme as idades pois uma pessoa que tenha 20 anos e monte desde os 6 nao monta assim tao melhor do que uma com a mesma idade que começou aos 11 ou 12, digo porque ja vi! Claro que há muitas diferenças mas a vontade tambem conta...

Eu disse claramente que sou principiante o que significa que pouco sei mas para dar um simples passeio nao e perciso ser-se um campeao mesmo em cima de um garanhao ou é???

Devo dizer que nao sei desbastar cavalos e um poldro garanhao e diferente de um com 17 anos! embora tambem ja montei um ou outro garanhao novo e claro que ja estavam ensinados, eu disse que sabia lidar com garanhoes no sentido de conseguir controlar um durante um passeio ou num picadeiro, desde que ele tivesse ensinado claro foi uma forma de falar nao me leves a mal...
DancerI
Membro Júnior
Registado: quinta dez 20, 2007 11:22 am

domingo dez 23, 2007 9:43 pm

UPS... :oops:

Desculpa a mensagem de FBC é minha mas ele é meu tio e tinha a sessao iniciada no meu PC e eu enganei-me...hihi
Ao dizer um poldro garanhao quria dizer inteiro porque nao sei se posso chamar garanhao a um poldro...
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

domingo dez 23, 2007 11:48 pm

DancerI Escreveu:UPS... :oops:

Desculpa a mensagem de FBC é minha mas ele é meu tio e tinha a sessao iniciada no meu PC e eu enganei-me...hihi
Ao dizer um poldro garanhao quria dizer inteiro porque nao sei se posso chamar garanhao a um poldro...
Pois... um poldro com que idade? É que os poldros (se nao me engano) podem ir ate aos 5 anos... Corrijam-me se estiver enganada... :wink:
Um garanhao é um cavalo que cobre éguas... É diferente de um cavalo inteiro... Podes ter montado cavalos inteiro e pensares que eram garanhoes e olha que os cavalos inteiros podem ser tao dificeis de domar como os garanhoes... Afinal o que os distingue? Apenas uma coisa: o facto de o garanhao cobrir éguas e o inteiro nao... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
DancerI
Membro Júnior
Registado: quinta dez 20, 2007 11:22 am

segunda dez 24, 2007 11:13 am

O trotador françes ao qual me referi antes cobre éguas.
E já montei mais inteiros que garanhoes nesse caso mas ainda assim já montei garanhoes incluindo este trotador embora nao muitos entao...
:) Já valeu apena ter aderido a este forum...já estou a aprender.
Acho que os poldros vao ate aos 6 anos...

Mas entao se um poldro com 5 ou 6 anos cobrir uma égua, ou ate mais cedo, pode-se chamar garanhao. Não é?
<p>-Bica-</p>
Cavaleira16
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 1:21 pm

DancerI Escreveu:O trotador françes ao qual me referi antes cobre éguas.
E já montei mais inteiros que garanhoes nesse caso mas ainda assim já montei garanhoes incluindo este trotador embora nao muitos entao...
:) Já valeu apena ter aderido a este forum...já estou a aprender.
Acho que os poldros vao ate aos 6 anos...

Mas entao se um poldro com 5 ou 6 anos cobrir uma égua, ou ate mais cedo, pode-se chamar garanhao. Não é?
Acho que sim... Desde que tenha capacidades para isso... :lol: :lol:
Mas os mais entendidos na materia que te expliquem melhor isso...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta dez 27, 2007 1:37 pm

não estou totalmente dentro do assunto, mas penso que um cavalo só é considerado garanhão depois de ser avaliado e pontuado para tal.

ate lá é apenas um cavalo inteiro que cobre éguas!
Cavaleira16
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 2:36 pm

omega2 Escreveu:não estou totalmente dentro do assunto, mas penso que um cavalo só é considerado garanhão depois de ser avaliado e pontuado para tal.

ate lá é apenas um cavalo inteiro que cobre éguas!
Sim... Claro... Supondo que o poldro ja tivesse sido avaliado e pontuado para tal...
<p>&nbsp;</p>
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta dez 27, 2007 3:23 pm

Os poldros correspondem à idade desde que nascem até aos 4 anos de idade, tanto que nao sei se sabem mas existem provas onde os poldros podem mostrar o que tem de melhor, desde a competiçao do poldro mamão, até aos poldros de 4 anos, e onde é classificado como poldro de ouro, prata ou bronze.
O desbaste inicia-se conforme as pessoas, ha quem comece com os 4 anos de idade outras com 3 anos que é o meu caso, prefiro começao antes e ir com calma para comecar a moldar a cabeça e alargar-lhe o corpo para ficar forte, e treinar os andamentos, mas montar isso não é logo como é evidente pois dou muito valor ao trabalho com guia.

Em relaçao a garanhões todos os garanhões são cavalos mas nem todos os cavalos são garanhões.
Um cavalo para ser um garanhão tem de passar por uma porva e ser avaliado para por sua vez ser pontuado, e como tudo só os que são melhores pontuados é que se vendem cobrições, apartir de mais ou menos 70 pontos já se pode considerar um cavalo decente, apartir de 90 ponto só mesmo os melhores, esta prova é feita com o cavalo montado.
A pontuação vai de 0 a 100 pontos, pode haver cavalos que são desclassificados.
Um cavalo pode participar nesta prova apartir dos seus 5 anitos de idade, pois apartir dos 5 anos um equino já é considerado um adulto, mas normalmente com essa idade não se participa pois o cavalo ainda tem muito para alargar e aprender por isso é que é tão raro ver cavalos de 5 anos em provas de garanhões, assim estariam em desvantagem perante os cavalos de 8 anos.

A Omega disse uma coisa muito importante que foi:

"ate lá é apenas um cavalo inteiro que cobre éguas!"

Isto é uma verdade muito triste, porque existe muita gente que compra uma egua e leva a um cavalo e a égua nem sequer está pontuada, pois porque as éguas também tem de ser pontuada como reprodutoras, todas as dos bons criadores de cavaloes estão pontuadas, e o processo é feito da mesma maneira que a do garanhão mas com uma unica diferença as eguas são passadas á mão, mostrando também os seus andamentos e o fisisco da égua.

Agora cruzar um cavalo que não foi pontuado com uma égua que não foi pontuada isso em vez de cavalos bonitos e bons saiem cavalos arraçados de burros, que também são precisos para dar aulas porque normalmente são mais manços, e também para o Horseball até porque não se vai por um PSL a jogar HB tenho um amigo meu que meteu e posso dizer que o cavalo e magnifico e está a ficar todo estragado.
acer45
Registado: segunda jul 28, 2008 10:02 pm

terça ago 05, 2008 2:01 pm

ainda so cai 4 vezes, embora, ja monto á 10 anos, começei a montar com 4 anos. lembro-me de todos os saltos, mas o que me mais marcou foi a primeira

1º - a minha primeira queda, foi num passeio. eu foi com um garanhao que la tinha, eu nessa altura tinha ( 6 anos). quando ja era final da tarde, vomos dar um passeio ao pe de um riacho, quando iamos chegar ao riacho, iamos a galope, e eu parti uma redia, eu agarreime a cela, aguentei-me até ao riacho, porque o cavalo teve a brilhante ideia de saltar o riacho pro outro lado. resultado, eu cai dentro de agua.

2ª - tava no picadeiro, a andar normalmente, até que eu quando ia apiar, passou uma moto, e o cavalo assustou-se, e saiu a galope, eu fikei no mesmo sitio, no chao com a bota rasgada e o pe a sangrar. mas nao foi nada de grave, foi so um arranhaozinho.

3ª - foi com uma egua para a golega, (11 anos tinha eu) e por azar encontri la um garanha, de ferro ortigao. ele quis saltar para cima da egua, mas a egua lembrou-se de sair a galope, eu desiquilibrei-me e cai-~

4ª - a ultima vez foi no ano passado. eu tava a passear, e a minha egua decidiu mandar umas cangohas na estrada, eu sai disparado do slim. o mais engraçado foi que eu fui comtra um caichote do lixo.
SaRiNhaHh
Membro
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm

sexta set 05, 2008 1:54 pm

monto desde os 5 anos e daí já caí 18 vezes . mas nem sempre do mesmo cavalo! vou dizer so as mais trajca no volteio no ponei estava a saltar cai e fiquei com a ferradura na perna :cry: !!!!na omega numa egua la da equitaçao no galope cai e piso-me na mao :cry: !!!e a mais tragica de todos quando cai do mafioso e fui parar ao hospital!!!n me lenbro como cai so-me lebro de chegar a casa e ter muito sono e deixei de ver por isso fui a hospital mas graças a deus fiquei bem :D
JessyLAF
Membro
Registado: sexta ago 31, 2007 12:48 pm

segunda set 08, 2008 1:09 pm

Eu fiz equitação durante 2 anos. Depois desisti mas voltei outra vez. Nesses dois anos só dei uma pequena queda. Foi quando depois, do galope ia descer do cavalo e pimbaa. O meu pé fica preso no estribo (nao sei como mas nao conseguia tirá-o) e bato com o rabo no chão.Uii foi cá uma dor. Felizmente que nenhuma das pessoas que estavam a asistir á aula reparou. Porque estava a ter aulas com mais alunos.
HorsesEver
Membro
Registado: segunda jul 07, 2008 1:34 pm

terça set 09, 2008 9:46 am

Na equitação já caí quatro vezes!!!!!:

1º vez-
Á dois anos,estava eu a andar a trote e passou por lá um senhor do outro lado da cerca a segurar umas maçãs e o tolo do cavalo decide que tem fome e depois para chegar ao outro lado começa a galopar depois quando che ao pé da cerca n teve coragem para saltar(akilo é mt alto) e deu cá uma derrapagem que enquanto eu caí fiquei inconsciente mas depois toquei no chao e acordei logo,a unica coisa que me doeu foi o meu pobre rabo :lol: (centro hipico de figueira da foz)

2º vez-
á dois anos tambem,estava eu a andar a trote no cavalo e o professor para ver se eu estava distraida faz o cavalo travar derepente e como eu estava mesmo distraida cái logo(n me aleijei)(centro hipico de figueira da foz)

3º vez-
Esta foi a queda mais tragica :cry: Eu estava a montar uma egua novinha e entretanto passa uma rajada de vento que a assusta e ela desata a galope e eu juro que voei de um lado do picadeiro para o outro lado e aterrei em cima do meu pulso,por isso parti o pulso e nao montei mais durante um ano :cry: (foi no centro hipico de figueira da foz)

4º vez-
Esta foi á tres semanas quando eu tava em cima de uma égua a fazer um exercicio em que se estava a andar a trote sem estribos e professor pedio para por os estribos e eu como nunca tinha feito aquele exercicio levantei a perna desiquelibrei-me e caí...Só aleijei o meu pobre rabo que ficou a doer para o resto do dia :lol: (o meu actual centro hipico de coimbra!)
Asinha72
Membro Júnior
Registado: segunda ago 20, 2007 12:36 pm

quarta set 10, 2008 9:47 pm

para terem uma noção so monto desde 1996 e no volteio num so dia cai 5 vezes de costas para ficar montado a dama a trote...
ja cai de todas as maneiras menos pela garupa :lol:

a ultima foi no picadeiro o cavalo borregou e sai pelas orelhas.....fiquei deitado de costas com as redias nas maos e o cavalo a cheirar me a cara.....enfim....

:D
psykimmy
Membro Júnior
Registado: quinta set 25, 2008 11:07 am
American Pitbul Terrier ( Trip )

quarta out 01, 2008 11:42 pm

bem realmente cair é bom para aprendemos mesmo com tudo na vida...
como sou nova por aqui vou começar por falar um pouco da minha experiência com cavalos, tenho o um avo que toda a vida foi pastor e já teve muitos cavalos para as suas netinhas e antigamente para ele... monto desde bem pequenina 4 5 anos mas sozinha acho que só aos 8 9 anos :) nunca andei numa escola tudo o que sei e hoje tenho 23 anos fui aprendendo sozinha e vendo :D
já dei umas quedas se não estou em erro dei umas 3 ou 4...
mas a pior foi quando fui mostrar o cavalo do meu avo ao meu namorado e andava eu a trote estrada fora quando sem eu me aperceber o cavalo virou para outra rua aiiiiiiiiiiiiii nao estava mesmo nada á espera que vergonha :oops: isso aconteceu á uns 3 4 anos atrás e ainda hoje é falado, o cavalo virou de repente porque estávamos lá com a nossa cadela e ela virou e o cavalo foi atras dela :?
mas acontece a todos só não acontece a quem não monta :wink:
<strong>&ldquo;N&Atilde;O EXISTEM C&Atilde;ES POTENCIALMENTE PERIGOSOS, EXISTEM SIM C&Atilde;ES COM MUITO POTENCIAL E COM DONOS PERIGOSOS.&rdquo;</strong>
HorsesEver
Membro
Registado: segunda jul 07, 2008 1:34 pm

terça dez 23, 2008 10:08 am

Já tenho mais uma 5ª queda para contar,foi á duas semanas em que eu estava a fazer um galope em oito(fazer um oito á volta do picadeiro...) e chegando a um lado eu virei e inclinei-me para a direita e a égua foi prá esquerda,resultado:Eu fui pro lado direito mas a voar e sem cavalo,felizmente nao me aleijei :lol: (centro hipico de coimbra)
E tenho mais duas quedas(por isso editei):

6ª-Tava a galopar numa égua chamada Reve e caí pra frente porque ja nao galopava á 2 semanas xD

7ª-Esta aleijou-me um pouco a perna mas ja estou melhor:
Estava a montar num dos cavalos mais altos do ventro hipico e nas bancadas estava uma escursao de uma escola a assistir.Eles estavam a fazer muito barulho e depois eu passei por lá um deles fez um movimento brusco,o meu cavalo desata aos pinotes e eu caio...
Última edição por HorsesEver em sexta fev 06, 2009 7:47 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cavalos”