Toque - qual o mais seguro?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

domingo jul 11, 2010 5:22 pm

Que exagero. Com isso compra um selim razoável...
Acho que todos protegem, não é preciso comprar um toque de ouro.
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
RodrigoBer
Registado: quarta ago 01, 2007 6:50 pm

domingo jul 11, 2010 5:31 pm

Eenesh Escreveu:Que exagero. Com isso compra um selim razoável...
Acho que todos protegem, não é preciso comprar um toque de ouro.
Se quer mesmo segurança este é o melhor. Eu tenho um e é dos melhores. Tinha um de marca branca e tembem era bom mas o outro é BEM melhor
Eenesh
Membro Veterano

domingo jul 11, 2010 7:25 pm

Mas para uma principiante?
Ainda nem deve ter a certeza de que continuará por muito tempo, nem deve fazer coisas propriamente arriscadas.. Acho exagerado comprar um toque por esse valor.
Lids
Membro
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

domingo jul 11, 2010 7:46 pm

Há GPA bastante mais baratos q os 400€ falados.

Variam entre os 200€ e os 1000€.

Também uso GPA e gosto muito mais que os outros "tradicionais".

Mas no ínicio não há mal nenhum começar com os outros. Não são tão confortáveis, nem tão resistentes nem mesmo tão bonitos...mas vão servindo!
Ana77
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2010 8:21 pm

sexta jul 16, 2010 2:27 am

Já percebi que entre os baratinhos (desde que homologados!!!) e os GPA, um pouco mais caros, mas seguramente melhores, a escolha é ampla!

Muito obrigada a todos!
missgirl
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 6:34 pm

quarta jul 21, 2010 6:22 pm

Realmente, têm toda a razão. Os acidentes realmente acontecem. É uma realidade que o toque não é algo que fique esteticamente bonito. Mas é realmente importante. Falo por experiencia própria, porque ja experimentei quedas com e sem toque. Tive sorte e quando caí sem toque nao me magoei só uns arranhoes no braço simplesmente. Enfim, de resto, também presenciei quedas absolutamente assustadoras nas quais tenho a certeza que se não fosse o belo do toque a historia nao teria um final feliz. A mim pessoalmente nao me faz grande confusão montar sem toque, até porque temos de compreender que nao estamos a lidar com máquinas bem programadas, não. São animais, bastante inteligentes e sensíveis que têm reacçoes e medos. É importante prevenir por mais que confiemos. Até porque eles não fazem por mal, muito simplesmente eles também são vitimas do acidente. O meu toque compreio-o na decathlon. É básico, foi barato e é resistente. Basta-me, até porque confesso que não o uso sempre sempre :s
Boa sorte na procura do seu toque e boa sorte a todos aqueles que como eu, por vezes se expoem a determinados acidentes :s
Cumps
Twixy
Membro Júnior
Registado: quarta mai 26, 2010 11:41 am

quarta jul 21, 2010 9:25 pm

Desculpem intrometer-me mas...
Eu monto há 6 anos (embora agora esteja "parada") e só tive de trocar de toque uma vez, e foi porque me ficou pequeno. O toque que uso é normalíssimo, preto da Decathlon- salvou-me a vida quando caí de uma égua (o loro soltou-se no salto e o estribo ficou a bater da barriga da égua, fazendo-a galopar sem parar) e bati com a cabeça na parede antes de cair de barriga para baixo. Levantei-me, a tremer do susto, lavei as feridas no braço (ainda tenho marcas) e voltei a montar. Se não tivesse o toque não sei o que teria acontecido :O
Eenesh
Membro Veterano

quinta jul 22, 2010 12:01 am

A égua galopou sem parar por sentir os estribos na barriga?
Porque raio estava a montar uma égua assim?
Suportar o bater dos estribos é umas das coisas básicas que qualquer cavalo tem de aprender...
Aliás, quando era passada à guia a égua não os sentia na barriga?

:o :o :o
missgirl
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 6:34 pm

quinta jul 22, 2010 12:11 am

Twixy Escreveu:Desculpem intrometer-me mas...
Eu monto há 6 anos (embora agora esteja "parada") e só tive de trocar de toque uma vez, e foi porque me ficou pequeno. O toque que uso é normalíssimo, preto da Decathlon- salvou-me a vida quando caí de uma égua (o loro soltou-se no salto e o estribo ficou a bater da barriga da égua, fazendo-a galopar sem parar) e bati com a cabeça na parede antes de cair de barriga para baixo. Levantei-me, a tremer do susto, lavei as feridas no braço (ainda tenho marcas) e voltei a montar. Se não tivesse o toque não sei o que teria acontecido :O
Exactamente, o toque desde que nao se danifique ao primeiro impacto e nao saia da cabeça, uns simples 30€ num toque da decathlon sao suficientes. Não é preciso exagerar ao ponto de comprar um toque de 500€. É importante a segurança sim, mas também nao vale a pena dramatizar a situação.
Twixy
Membro Júnior
Registado: quarta mai 26, 2010 11:41 am

sábado jul 24, 2010 5:30 pm

Eenesh Escreveu:A �gua galopou sem parar por sentir os estribos na barriga?
Porque raio estava a montar uma �gua assim?
Suportar o bater dos estribos � umas das coisas b�sicas que qualquer cavalo tem de aprender...
Ali�s, quando era passada � guia a �gua n�o os sentia na barriga?

:o :o :o
Não quer dizer que não suporte, simplesmente interpretou com uma ordem para galopar cada vez mais rápido
Eenesh
Membro Veterano

sábado jul 24, 2010 6:11 pm

Por isso é que os cavalos são habituados a SABER que aquilo são estribos, e não "ordens para galopar".
Um cavalo que não sabe isso, não está apto para ser montado.
CMSDias
Membro Júnior
Registado: quinta ago 05, 2010 10:48 pm

sexta ago 06, 2010 12:01 am

Boa noite,
Respondendo à pergunta inicial, actualmente qualquer toque oferece a segurança necessária ao cavaleiro, desde que tenha arnes de fixação em 3 pontos, seja convenientemente ajustado e sempre apertado antes de montar. O resto so varia preço, conforto e estética. Se pretende um meio termo veja uns toques da marca CASCO. Atendendo a alguns comentários que li, note-se que convém mudar de toque sempre que ocorra um acidente em que ha embate do mesmo numa superficie dura ou semi-dura (isto porque por vezes os danos no toque não sao perceptiveis ou mesmo visiveis por nos.. O seguro morreu de velho :p)
Monto ha cerca de 5 anos, sempre utilizei toque e nunca me afectou a visão (nem faço ideia de como poderia afectar). Felizmente nunca me aconteceu nenhuma situação em que fizesse verdadeiramente uso dele.
Acho que devia ser obrigatório o uso de toque em todos os centros hípicos, ja para não falar no exterior e em picadeiros particulares. Até porque pelo que sei, o seguro da FEP não abrange casos em que não tenha sido utilizado o toque.
Não se justifica acidentes que podiam facilmente ser evitados por um simples hábito.

Cumprimentos,
Carlos Dias
Eenesh
Membro Veterano

sexta ago 06, 2010 2:52 pm

CMSDias Escreveu:Acho que devia ser obrigatório o uso de toque em todos os centros hípicos, ja para não falar no exterior e em picadeiros particulares.
Um dos princípios da equitação é pensar pela própria cabeça.
Não tem nada que ser obrigatório, quem quer usa, quem não quer não usa. Se se der mal, problema seu (de quem não usou).

Eu não estou nem irei para nenhum centro em que o uso seja obrigatório.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta ago 06, 2010 11:46 pm

Eenesh Escreveu:
CMSDias Escreveu:Acho que devia ser obrigatório o uso de toque em todos os centros hípicos, ja para não falar no exterior e em picadeiros particulares.
Um dos princípios da equitação é pensar pela própria cabeça.
Não tem nada que ser obrigatório, quem quer usa, quem não quer não usa. Se se der mal, problema seu (de quem não usou).

Eu não estou nem irei para nenhum centro em que o uso seja obrigatório.
Lá está, cada um toma conta da sua cabecinha :wink:
Deveria ser obrigatório em todos os iniciados na prática equestre, assim como aulas em grupo (para quem monta cavalos de escola).
Os cavaleiros com cavalo próprio, colocam na cabeça aquilo que desejam :wink:
Eenesh
Membro Veterano

sábado ago 07, 2010 12:51 am

CavaleiraVNF Escreveu: Lá está, cada um toma conta da sua cabecinha :wink:
Deveria ser obrigatório em todos os iniciados na prática equestre, assim como aulas em grupo (para quem monta cavalos de escola).
Os cavaleiros com cavalo próprio, colocam na cabeça aquilo que desejam :wink:
Ora aí está.
Eu não sou iniciante nem tenho aulas em grupo, era o que mais me faltava que alguém me obrigasse a usar fosse o que fosse.
O cavalo é meu, a cabeça é minha, o risco é meu e de mais ninguém.
Não tem nada que ser imposto o uso.
Responder

Voltar para “Cavalos”