Pescoço descaído (broken/fallen crest) em cavalos ibéricos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

segunda jan 14, 2013 5:49 pm

Pois é!!!
E é muito meloso, encosta-se a nós assim que entramos na box.

Eu sei que nos afastamos do tema do tópico, mas a minha grande ansiedade com ele é porque eu não tenho experiência, o meu marido tem alguma, mas foi cavaleiro de obstáculos, portanto para ele também é um desafio.

A questão é que ouvimos tantas opiniões diferentes que ficamos sempre com dúvidas do que será melhor para o cavalo. cada cabeça sua sentença!
Uma coisa é certa, queremos tentar que a evolução dele seja sempre numa base positiva, evitando modos mais agressivos. Queremos que ele seja um animal sobretudo para a família disfrutar.

Obrigada pela atenção!
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

segunda jan 14, 2013 8:15 pm

"cada cabeça sua sentença" é isso mesmo!
Não é fácil dizer o que é melhor, ou ESTE é o método certo de treino. O que não falta agora são correntes variadas sustentada por uma variedade ainda maior de "fãs"
Uns são adeptos do método alemão, outros convictos que o método aportugezado é que é, outros praticam afincadamente a equitação natural,... enfim, está a ver a ideia?

Um bom concelho: leia. Leia muito. Tudo a que conseguir deitar mão, sobre tudo o que diz respeito ao cavalo. Tratados de equitação, saúde do cavalo, alimentação, comportamento, fisiologia, dentisteria, ferração, selas, equipamentos e afins. Procure compreender como cada equipamento funciona, desde da mais simples embocadura até aos aparelhos mais complexos. Se perceber inglês, francês ou outra língua não hesite em esquadrinhar tudo, há informações valiosas em todo o lado! É a melhor forma de poder formar a sua própria opinião, pensar pela sua própria cabeça, e principalmente, saber o porquê disto ou daquilo.
Outro, é fazer uso de bom senso, e saber avaliar os dados que recolhe e fazer uma selecção do que é prejudicial ou benéfico.

Um terceiro, é manter sempre presentes as palavras de Nuno Oliveira:

Peço aos cavaleiros que me lêem e que ensinam os seus cavalos que o olhem após desmontarem, no fim de uma sessão de treino, que observem os olhos do seu cavalo, façam um exame de consciência e se perguntem se agiram bem para com este extraordinário ser vivo, este companheiro adorável: o cavalo.
:wink:

(estas não são bem as palavras exactas, mais li o livro que me emprestaramhá alguns anos)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda jan 14, 2013 9:21 pm

MVieira27 Escreveu:"cada cabeça sua sentença" é isso mesmo!
Não é fácil dizer o que é melhor, ou ESTE é o método certo de treino. O que não falta agora são correntes variadas sustentada por uma variedade ainda maior de "fãs"
Uns são adeptos do método alemão, outros convictos que o método aportugezado é que é, outros praticam afincadamente a equitação natural,... enfim, está a ver a ideia?

Um bom concelho: leia. Leia muito. Tudo a que conseguir deitar mão, sobre tudo o que diz respeito ao cavalo. Tratados de equitação, saúde do cavalo, alimentação, comportamento, fisiologia, dentisteria, ferração, selas, equipamentos e afins. Procure compreender como cada equipamento funciona, desde da mais simples embocadura até aos aparelhos mais complexos. Se perceber inglês, francês ou outra língua não hesite em esquadrinhar tudo, há informações valiosas em todo o lado! É a melhor forma de poder formar a sua própria opinião, pensar pela sua própria cabeça, e principalmente, saber o porquê disto ou daquilo.
Outro, é fazer uso de bom senso, e saber avaliar os dados que recolhe e fazer uma selecção do que é prejudicial ou benéfico.

Um terceiro, é manter sempre presentes as palavras de Nuno Oliveira:

Peço aos cavaleiros que me lêem e que ensinam os seus cavalos que o olhem após desmontarem, no fim de uma sessão de treino, que observem os olhos do seu cavalo, façam um exame de consciência e se perguntem se agiram bem para com este extraordinário ser vivo, este companheiro adorável: o cavalo.
:wink:

(estas não são bem as palavras exactas, mais li o livro que me emprestaramhá alguns anos)

Isso sim, é uma grande verdade :D
Eles é que nos dão o grande privilégio de os podermos montar :wink:
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

terça jan 15, 2013 5:02 pm

Estou totalmente de acordo!

Obrigada pelo apoio!
Responder

Voltar para “Cavalos”