Iniciante - dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta jan 25, 2013 7:43 pm

Iniciante Escreveu:Olá a todos!

Neste momento as minhas dúvidas já não se prendem com a iniciação à equitação mas sim muitas dúvidas de quem tem agora o seu primeiro cavalo.

Tenho lido tudo o que posso, mesmo tendo pouco tempo para isso, para reunir o máximo de informação. O cavalo que adquirimos apresentou-se sempre muito calmo, é muito meigo. Tem apenas 5 anos! Está connosco há duas semanas. As primeiras vezes que foi montado mostrou-se calmo mas um pouco assustado pois ele trabalhou sempre em picadeiro grande e aberto e o que temos é um picadeiro pequeno e fechado. E fica nervoso se há mais cavalos a trabalhar no picadeiro.
Ontem então foi dificil. Perdia a cadência, tanto passava para cá da mão como saia fora da mão, sempre muito precipitado. Nem parecia o mesmo cavalo dos primeiros dias. E o que me espantou foi que o dono do centro hípico disse que o cavalo ia ser assim toda a vida!
Pois ficámos apreensivos... Eu tenho lido e ouvido dizer que os cavalos aprendem e sendo este pouco mais que poldro, haverá ainda muito trabalho para fazer, creio eu. Estarei errada? O cavalo será assim toda a vida?
Obrigada pela vossa atenção

Bom monitor, sim senhor :roll:
Dizer isso de um poldro de 5 anos que ainda por cima está com vocês à 2 semanas... Ele não me quererá adivinhar os número do euromilhões? 8)

Bem, em relação ao que interessa e tal como já disseram, o seu rapaz é ainda um miúdo, é uma etapa nova para ele e é normal que reaja assim. Andem com ele à mão no picadeiro, deixem-no libertar esse energia toda, trabalhem com ele à mão com outros cavalos no picadeiro. É importante que seja montado em conjunto com outros, para perder os medos e essa ansiedade. Ainda tem muito para aprender, não desanimem já porque é super normal. Se mudou de ambiente é normal que tenha um tempo para se adaptar :)
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

sexta jan 25, 2013 9:09 pm

Obrigada!

Do pouco que percebo de cavalos, acho que todos aprendem, até o maior penco. Requerem muito trabalho e paciência, e sobretudo, muito amor.

Mas nós não temos experiência. Comprámos o cavalo porque no centro nos "prometeram" ajuda e era um sonho já muito antigo. Só que desde que o cavalo chegou que só lhe põem defeitos, ora porque tem gato no pescoço, ora tem a garupa às costas, ora porque tem maus andamentos, ora porque não se cadencia, enfim...a tal ajuda não existe, apenas o deitar abaixo.

E é por isso que eu recorro à vossa ajuda, e já coloquei as minhas dúvidas em vários tópicos, porque sabemos que o cavalo precisa de muito trabalho, porque é um poldro que está pouco mais que a andar para a frente, mas não dominamos o conhecimento para tanto.

Estamos a equacionar mudar de local... mas a vantagem é que este é mesmo aqui ao lado de casa, dá para pelo menos ir vê-lo todos os dias.

Perdoem o desabafo, mas parece que a realização de um sonho só nos está a trazer é angústia. E a afeição ao cavalo já é tão grande que não nos queremos separa dele.

Obrigada mais uma vez.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta jan 25, 2013 10:13 pm

pois... o velho dizer "cavalo novo, cavaleiro velho" está sempre certo!

antes de comprar a minha égua tinha a ideia pioneira de comprar uma poldra. assim era fantástico aprendermos as duas juntas tudo o que tinhamos para aprender! os meus professores rapidamente me demoveram da ideia e aconselharam-me cavalos mais velhos. montei cavalos da escola e montei cavalos do regimento de cavalaria de Santa Margarida (um amigo dos meus pais era Sargento ali, e foi ele quem me deu as primeiras aulas de volteio e sela).

comprei mais tarde uma égua já com oito anos, montada, calma, mas que tinha bastante potencial para ser uma boa égua de desporto! Foi o amor da minha vida! :)

acho que vocês fazem bem em mudar de sitio, para um centro hipico com bons professores e bons profissionais. nesse sitio quer me parecer que estão a desaprender e o cavalo não está a evoluir!

de que zona é o Iniciante?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sexta jan 25, 2013 10:43 pm

Sem querer desmoraliza-la: saia desse "centro hípico".
Pelo que diz, percebem-se que querem é ver dinheiro a entrar. Sabem que vocês não têm experiência com um cavalo dessa idade, podiam e deviam ajudar (visto que está a pagar) :roll:

Não desistam do cavalo por causa desses "bate-bocas".
É um poldro ainda, está na idade de aprender e não há nada que não se consiga com paciência e amor :wink:
Iniciante
Membro

sábado jan 26, 2013 10:14 am

Nós somos de Mafra.

Escolhemos este centro porque já lá temos aulas há algum tempo e porque sempre nos pareceu haver grande abertura para termos o nosso cavalo. E tudo corria bem...

A máxima de cavalo velho a cavaleiro novo está certíssima.
O meu marido fez sela 7 na GNR, portanto equitação militar, durante alguns anos fez carreira em obstáculos até uma lesão no joelho o afastar das provas. E agora interessa-se muito pelo ensino, mas precisa da ajuda que foi prometida e não surgiu.

De qualquer modo nós temos um equitador na família que já montou o cavalo e com ele o cavalo parecia crescer, só que ele mora longe, trabalha numa coudelaria e só cá pode vir ao fim de semana.

Vamos ver o que fazer. Obrigada pela vossa atenção!
Iniciante
Membro

sábado jan 26, 2013 10:20 am

Já agora, mais uma questão!

O cavalo sempre usou bridão tripartido e assim continua a usar. No centro disseram-me que seria melhor usar freio bridão ou pelham para se colocar melhor e que o bridão tripartido só se usa em cavalos com problemas. Eu perguntei que problemas, fiquei sem nenhuma resposta concreta.

Qual é o problema do bridão tripartido? Tenho lido que é uma embocadura mais suave e o cavalo deve tentar ser trabalhado sempre da forma mais suave.

O que acham?
indigo003
Membro Veterano

sábado jan 26, 2013 11:05 am

estou mesmo a ver o nivel de conhecimento e experiência dos equitadores nesse centro!!

quando não se pratica uma boa equitação, é necessário uma embocadura e mais força na mão para o cavalo andar colocado... mas acabam por esquecer o resto!

o cavalo até pode andar colocado, como pode andar atrás da mão (encapotado), de certeza que não estende o pescoço nem liberta o dorso. assim de repente estou a ver a boa equitação e os bons equitadores que sempre se encontram na Golegã! :roll: :roll:

o cavalo tem cinco anos, tem idade é para andar com um bridão que seja suave para a boca dele. e o uso desse bridão deve estar aliado a uma mão suave para com a boca do cavalo, uma mão que não castigue, não puxe, não se agarre à boca do cavalo nem ande a serrar para manter o cavalo colocado!
</p>
Iniciante
Membro

terça jan 29, 2013 12:34 pm

Obrigada a todos pela ajuda!

O meu menino tem trabalhado todos os dias. Lá revela toda a sua imaturidade e tem um olhar que demonstra mesmo que não passa ainda de um poldro. Está sempre de orelha arrebitada, atento a tudo! Mas é meigo, muito meigo!

E parece ter muito boa cabeça! Concentra-se no trabalho quando é pedido e aprende com muita facilidade. Para nós é o mais importante! E faz ver aos outros cavalos, que não precisa nem de freio bridão nem de pelham para andar corretamente na mão! :wink:
Espero que ele tenha sempre muita saúde e que a nossa convivência seja por muitos e longos anos. E vamos juntos superar quem nos tem deitado a baixo!

Indigo003, percebi que além do amor aos cavalos também temos outra coisa em comum...Eu também tenho um dogue alemão! É o meu velhote com 10 anos!
CavaleiraVNF
Membro Veterano

terça jan 29, 2013 1:49 pm

E uma foto desse rapaz? :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 29, 2013 2:51 pm

Iniciante Escreveu:Obrigada a todos pela ajuda!

O meu menino tem trabalhado todos os dias. Lá revela toda a sua imaturidade e tem um olhar que demonstra mesmo que não passa ainda de um poldro. Está sempre de orelha arrebitada, atento a tudo! Mas é meigo, muito meigo!

E parece ter muito boa cabeça! Concentra-se no trabalho quando é pedido e aprende com muita facilidade. Para nós é o mais importante! E faz ver aos outros cavalos, que não precisa nem de freio bridão nem de pelham para andar corretamente na mão! :wink:
Espero que ele tenha sempre muita saúde e que a nossa convivência seja por muitos e longos anos. E vamos juntos superar quem nos tem deitado a baixo!

Indigo003, percebi que além do amor aos cavalos também temos outra coisa em comum...Eu também tenho um dogue alemão! É o meu velhote com 10 anos!

Awww... uma foto por favor! :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

indigo003
Membro Veterano

terça jan 29, 2013 3:40 pm

parece que sim!! :D agora além da foto do cavalo, quero ver a foto do seu velhote!! :)
</p>
indigo003
Membro Veterano

terça jan 29, 2013 3:42 pm

não resisti e fui cuscar ao petsite!! é um azulão lindo lindo lindo!! :D
</p>
Iniciante
Membro

terça jan 29, 2013 11:42 pm

Indigo003, obrigada! Se bem que ele nessas fotos do petsite era bem novinho! Agora está já diferente, com a cara toda branquinha, o corpo já mais "carregado" pela idade, mas continua a ser o nosso primeiro bebé!

Mas não fugindo ao forum que é de cavalos.
Ponho uma foto com gosto! Só queria que me ajudassem a colocar porque sou um pouco "naba" nisto de colocar fotos. A única que tenho no telemóvel não o favorece muito mas já dá para ver como é este novo bebé da família.
indigo003
Membro Veterano

terça jan 29, 2013 11:56 pm

se tiver a foto alojada por ex no facebook é mais fácil!

abre a foto, clica com o botão direito do rato e clica na opção "copiar o url da foto", depois chega aqui e clica ali em cima na 2ª opção a contar da direita, depois é só clicar outra vez com o botão direito do rato para colar o link da foto entre os separadores da imagem!

Imagem

estou deserta para ver esse menino!!

quanto ao dogue, a minha miuda já vai com seis anos e meio. depois de uns meses sem a ver porque estou a estudar fora do país, notei lhe uma grande diferença. o focinho mais branquinho tb!! são sempre os nossos meninos! :)
</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 30, 2013 12:00 am

Já vi, já vi...
O meu também é um azulão, já está todo sal e pimenta no peito e branco no focinho, vai fazer 7 anos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cavalos”