Iniciante Escreveu:Olá a todos!
Neste momento as minhas dúvidas já não se prendem com a iniciação à equitação mas sim muitas dúvidas de quem tem agora o seu primeiro cavalo.
Tenho lido tudo o que posso, mesmo tendo pouco tempo para isso, para reunir o máximo de informação. O cavalo que adquirimos apresentou-se sempre muito calmo, é muito meigo. Tem apenas 5 anos! Está connosco há duas semanas. As primeiras vezes que foi montado mostrou-se calmo mas um pouco assustado pois ele trabalhou sempre em picadeiro grande e aberto e o que temos é um picadeiro pequeno e fechado. E fica nervoso se há mais cavalos a trabalhar no picadeiro.
Ontem então foi dificil. Perdia a cadência, tanto passava para cá da mão como saia fora da mão, sempre muito precipitado. Nem parecia o mesmo cavalo dos primeiros dias. E o que me espantou foi que o dono do centro hípico disse que o cavalo ia ser assim toda a vida!
Pois ficámos apreensivos... Eu tenho lido e ouvido dizer que os cavalos aprendem e sendo este pouco mais que poldro, haverá ainda muito trabalho para fazer, creio eu. Estarei errada? O cavalo será assim toda a vida?
Obrigada pela vossa atenção
Bom monitor, sim senhor

Dizer isso de um poldro de 5 anos que ainda por cima está com vocês à 2 semanas... Ele não me quererá adivinhar os número do euromilhões?

Bem, em relação ao que interessa e tal como já disseram, o seu rapaz é ainda um miúdo, é uma etapa nova para ele e é normal que reaja assim. Andem com ele à mão no picadeiro, deixem-no libertar esse energia toda, trabalhem com ele à mão com outros cavalos no picadeiro. É importante que seja montado em conjunto com outros, para perder os medos e essa ansiedade. Ainda tem muito para aprender, não desanimem já porque é super normal. Se mudou de ambiente é normal que tenha um tempo para se adaptar