Iniciante - dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sexta fev 01, 2013 2:11 pm

Que giro o rapazola!!! Tem um ar super simpático :D (qual talho qual quê :x)

bah, que mania de querem apertar os cavalos... antes da colocação, vem uma série de coisas, as bases, que nunca se deveriam esquecer... e um cavalo coloca-se de trás para a frente, não é da frente para trás!
Quanto à boca, na minha modesta opinião, qualquer cavalo deveria ser visto por um veterinário antes de ser montado ( estagiei com um vet muito bom de cavalos que era barra em dentisterias, aprendi muita coisa que não fazia ideia) isto para detectar problemas como dentes de lobo, dentes retidos, pontas e afins que magoem o cavalo quando montado e levam a problemas como defesas e resistências "inexplicáveis". E depois a malta pensar que resolve o problema com uma embocadura mais forte e nunca mais acabam os problemas...

Outro reparo: cuidado com a colocação da sela, parece-me que está muito à frente. Não pode estar em cima da espádua, senão vai magoar...
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

sexta fev 01, 2013 2:44 pm

Obrigada!

Ele está a usar um bridão tripartido. Era o que usava no criador.
Estamos a tratar de trazer o veterinário para ver essa e outras situações. Ele também "ceifa" um pouco da mão esquerda e isso nota-se mais quando está cansado. Visto de frente parece estar aprumado, mas isso é aos nossos olhos inexperientes.

Eu tenho lido muita coisa, tento abosrver o máximo que posso e hoje encontrei esta citação num forum que me parece correta. Concordam?

"...O cavalo para se colocar terá que estar correctamente trabalhado na parte de trás e nas costas. Basta pensar que um cavalo tem o seu motor atrás. Quando este começar a colocar os posteriores por debaixo da massa e a levantar as costas de forma a poder carregar com o cavaleiro, ele irá colocar-se automáticamente.

Tente andar com o cavalo relaxado, principalmente no passo e trote, com o pescoço estendido mas sempre com contacto e sempre com o cavalo a procurar manter o contacto. Se o cavaleiro não tiver muita expeiência tente fazer isto num trote levantado, muito candenciado, sem correr nem estar a "morrer". Muitas transições, passo-trote, trote-passo. Tente que o cavalo não levante a cabeça quando as fizer nem cai sobre os anteriores. Se o cavalo aceitar, use uma varinha de modo a dar-lhe um toque muito ligeiro na garupa para que ele perceba que tem que colocar os posteriores debaixo da massa e impulsionar-se com eles e não ser puxado pelos anteriores.

A colocação do cavalo é a última coisa que tem que se preocupar com um cavalo de 5 anos, mas sim em manter um trabalho correcto e uma ginástica adequada de forma a este poder aguentar com um cavaleiro futuramente colocado e a carregar-se. Não tenha pressa nisto, pois é assim que a maioria dos cavalos se estragam, ficam com medo da mão do cavaleiro e andam com o chanfro atrás da vertical. O chanfro deverá estar sempre ligeiramente à frente ou na vertical..."
MVieira27
Membro

sexta fev 01, 2013 8:13 pm

Eu concordo!

Deve-se ginasticar, muscular, preocupar-se com a cadência, com a impulsão, fazer transições, à medida que o trabalho avança, ele vai começar a entrar com os posteriores debaixo da massa, a usar as costas, a nuca vai subir para o seu ponto mais alto e terá o cavalo colocado. Não é coisa de meses, mas sim de anos. Um cavalo leva muito tempo a fazer-se :wink:

A verdade é que a maioria apenas se preocupa com a cabeça. Só se preocupam em po-la na vertical e acham que tem o cavalo colocado. É um logro! Quantos cavalos se vem de cabeça vertical, e com os posteriores lá atrás, o dorso afundado sem cadência nem impulsão? Isso não é nada!

Não tem mal o cavalo andar aberto, (desde que não ande invertido claro) está a aprender e é normal!
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta fev 01, 2013 11:59 pm

é mesmo isso, agora basta pensar que as suas pernas são o principal elemento impulsionador, que fazem o cavalo andar para diante! tudo o resto vem por acréscimo, com muita paciência! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 02, 2013 12:36 am

Este tópico está muito interessante, mas como leiga que sou na coisa, não percebo metade dos termos que usam, :) . Desculpem lá o off-topic mas o que é "alcançar" neste contexto?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

indigo003
Membro Veterano

sábado fev 02, 2013 2:53 am

alcançar é o termo que se dá quando um cavalo, por falta de impulsão toca (bate) com o casco do posterior no casco do membro anterior! há cavalos que se alcançam de forma tão repetida, que fazem feridas horriveis!
</p>
Iniciante
Membro

sábado fev 02, 2013 11:09 am

Também já li que se chama "alcançar" quando, por problema de aprumos, o cavalo bate com uma mão na outra mão. Mas o que aprendi foi exatamente o que a Indigo referiu. Talvez a expressão se use sempre que um membro toca no outro.

Ainda bem que vou contando com o vosso apoio aqui.
Hoje estou em baixo. Ontem, mais uma vez foi só deitar abaixo o cavalo. Os defeitos físicos são já tantos... garupa às costas, gato no pescoço, ceifa e agora também tem pescoço invertido. Em termos de temperamento não há dúvidas, o cavalo é maluco! É um cavalo cheio de problemas...inclusivé teve um desbaste dramático e deitou uns quantos ao chão...

O meu marido foi lá para o centro agora, diz-me para não acreditar no que dizem e que à tarde vou monta-lo mas eu estou super desmotivada... Eles sabem que me é dificil controlar ainda o medo a cavalo, e parece-me que estão a jogar com isso. Hoje vamos procurar outro centro porque se isto continua a ssim é melhor mudar.

Foi mais um desabafo...
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado fev 02, 2013 2:11 pm

Iniciante,

já lhe disse mais atrás: saiam desse "centro hípico" assim que tenham oportunidade.

Uma questão: o cavalo foi comprado por intermédio do centro?
Se não foi, está claramente à vista que estão a deitar o cavalo abaixo para que vocês o vendam e comprem um ao centro ou por intermédio deste. Já vi casos em que aconteceu isso, os donos no seu desespero venderam os cavalos (alguns ao centro) e compraram outros "recomendados" pelos donos do centro. Na zona onde vive devem existir uns quantos centros hípicos 100x melhor que esse :wink:

dinodane,

em linguagem de leigo, "alcançar" é quando o cavalo toca com os pés nas mãos. Daí também o uso de cloches, para evitar ferimentos e problemas futuros
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

sábado fev 02, 2013 4:27 pm

Concordo com a CavaleiraVNF. E alguns dos problemas que o cavalo possa ter (pescoço invertido e mesmo a nível de temperamento) podem mesmo ser derivados do tal "desbaste traumático".
Eu sou deveras novo nestas andanças, mas como convivo 4/5 dias por semana com cavalos já me vai dando alguma percepção das coisas. E no caso dos cavalos, como nas pessoas de resto, a confiança demora tempo a ganhar e segundos as perder.

Creio que no caso do pescoço invertido isso pode ser reabilitado com trabalho (penso que se chama invertido a um pescoço que não musculou correctamente, certo? se estiver errado corrijam-me) e até o "gato no pescoço pode ser exacerbado por isso mesmo, digo eu.

Boa sorte! ;)
MVieira27
Membro

sábado fev 02, 2013 7:16 pm

Iniciante Escreveu:Também já li que se chama "alcançar" quando, por problema de aprumos, o cavalo bate com uma mão na outra mão. Mas o que aprendi foi exatamente o que a Indigo referiu. Talvez a expressão se use sempre que um membro toca no outro.

Ainda bem que vou contando com o vosso apoio aqui.
Hoje estou em baixo. Ontem, mais uma vez foi só deitar abaixo o cavalo. Os defeitos físicos são já tantos... garupa às costas, gato no pescoço, ceifa e agora também tem pescoço invertido. Em termos de temperamento não há dúvidas, o cavalo é maluco! É um cavalo cheio de problemas...inclusivé teve um desbaste dramático e deitou uns quantos ao chão...

O meu marido foi lá para o centro agora, diz-me para não acreditar no que dizem e que à tarde vou monta-lo mas eu estou super desmotivada... Eles sabem que me é dificil controlar ainda o medo a cavalo, e parece-me que estão a jogar com isso. Hoje vamos procurar outro centro porque se isto continua a ssim é melhor mudar.

Foi mais um desabafo...
Eu se fosse a si, ou arranjava uns tampões para os ouvidos, ou saia desse centro hípico... francamente! Para começar, não há cavalos perfeitos. Não há! Todos tem um qualquer coisa que está mal, é mesmo assim! E o que isso impede de ele a fazer feliz?

Imagem

Esta é a minha égua. Chamaram-lhe tudo: carroceira, burra, mula, cabra, tinha isto, tinha aquilo, não prestava para nada. Quando chegou a minha casa, mordia como um cão, deu-me um coice na barriga e era o diabo feito cavalo. Mas aprendemos a conhecer-nos e é uma história que dura há mais de 10 anos. De facto nunca deu para mais do que passear, porque ela odiava o ensino e eu não sei saltar, coisa a que ela achava piada. Mas amo-a como nunca amarei nenhum outro cavalo. Deu-me passeios fantásticos, galopes que nunca esquecerei e confio nela como nunca confiarei em mais nenhum. Pouco importa a conformação, (a não ser que queira competir claro) o mais importante é o que não se vê a primeira, é o coração.

Quanto ao temperamento, é a própria user que diz que ele é super meloso e simpático, fácil de lidar. Cavalos "maus" há muito poucos. Uns tem apenas uma personalidade mais vincada que é preciso saber entender.
Pos uns quantos ao chão no desbaste, a questão é: como é que o desbastaram?
Por último, é um rapazote novo, um bébé. É normal que seja vivaço. Não quer dizer que seja maluco!

Se me permite um conselho, era capaz de ser benéfico continuar a ter aulas com outros cavalos mais sabidos, iria ganhar mais confiança e técnica, só poderia ser benéfico para ambos :wink:
Iniciante
Membro

segunda fev 04, 2013 10:15 am

Boa dia a todos! Obrigada pelas respostas e apoio!
CavaleiraVNF Escreveu: Uma questão: o cavalo foi comprado por intermédio do centro?
Não, o cavalo não foi comprado no centro nem através dele, talvez por isso tenha tantos defeitos...

Os defeitos que enumerei atrás todos foram "aplicados" no centro equestre! Primeiro deitaram abaixo a conformação do cavalo e como isso não resultou agora entraram numa de dizer que ele é maluco...
Realmente ele tem uma "gasolina" que nunca mais acaba! Tem genica, gosta de correr, mas também tem um dono que gosta de cavalos assim, que não os quer "preguiçosos"! E começam a estabelecer já laços de confiança. No sábado recebi um mms do meu marido com uma foto de ambos, ele e o cavalo, deitados na palha...acho que isto demonstra que o cavalo nada tem de mau ou maluco...

Relativamente aos defeitos físicos, isso nem nos interessa...
MVieira, a sua égua é linda como todos os cavalos amados pelos donos. E acredito que a transformou com muito amor. No meu caso, estou a seguir o seu conselho e vou montando cavalos ensinados para primeiro aprender e ganhar confiança. Um dia, mais tarde estarei pronta para montar o meu menino sem medos! Por enquanto vou vendo a relação que ele está a construir com o meu marido e isso faz-me esquecer tudo o resto!
Iniciante
Membro

segunda fev 04, 2013 10:31 am

Cá vão duas fotos do bebézão!

Imagem

Imagem
indigo003
Membro Veterano

segunda fev 04, 2013 12:00 pm

Que giro que ele está!! :D

a minha égua quando a comprei, tb fui criticada. era uma penca, mal ensinada, teimosa que nem uma mula (nisso tinham toda a razão :lol: :lol: ), não me ia ajudar a evoluir, nunca ia fazer o curso com ela, não durava seis meses e tinha que ir à procura de outro cavalo...

felizmente contei com os melhores professores (de quem a Iniciante já ouviu falar) e também com colegas que me ajudaram em tudo, desde trabalhar a minha égua, melhorá-la no trabalho no plano, pô la a saltar, dar me aulas de volteio com ela, ajudar me no trabalho em sela, ajudar me nas provas. Fez os três anos de curso comigo, mais dois anos com uma amiga minha que não tinha possibilidades para comprar cavalo. Foi o amor da minha vida!! e era uma penca, baia... :D
</p>
MVieira27
Membro

segunda fev 04, 2013 12:24 pm

É um giraço mesmo! :D Tem um olhar super simpático :wink:

Parece que muitas sofrem do mesmo sindrome, o melhor mesmo é deixá-los falar... :roll:

Pois como ainda não sabe bem como há de fazer, corre, corre... É preciso ter calma e ensinar-lhe que há outras maneiras menos cansativas de andar sem ser a 100 à hora:lol: É normal ao início...
MVieira, a sua égua é linda como todos os cavalos amados pelos donos. E acredito que a transformou com muito amor. No meu caso, estou a seguir o seu conselho e vou montando cavalos ensinados para primeiro aprender e ganhar confiança. Um dia, mais tarde estarei pronta para montar o meu menino sem medos! Por enquanto vou vendo a relação que ele está a construir com o meu marido e isso faz-me esquecer tudo o resto!

Obrigada por ela :D mais logo transmito-lhe, que vai ficar toda vaidosona :lol:
É melhor, quando estiverem ambos prontos, vai valer a pena ter esperado até ganhar traquejo :wink:
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda fev 04, 2013 1:49 pm

Iniciante Escreveu:Boa dia a todos! Obrigada pelas respostas e apoio!
CavaleiraVNF Escreveu: Uma questão: o cavalo foi comprado por intermédio do centro?
Não, o cavalo não foi comprado no centro nem através dele, talvez por isso tenha tantos defeitos...

Os defeitos que enumerei atrás todos foram "aplicados" no centro equestre! Primeiro deitaram abaixo a conformação do cavalo e como isso não resultou agora entraram numa de dizer que ele é maluco...
Realmente ele tem uma "gasolina" que nunca mais acaba! Tem genica, gosta de correr, mas também tem um dono que gosta de cavalos assim, que não os quer "preguiçosos"! E começam a estabelecer já laços de confiança. No sábado recebi um mms do meu marido com uma foto de ambos, ele e o cavalo, deitados na palha...acho que isto demonstra que o cavalo nada tem de mau ou maluco...

Relativamente aos defeitos físicos, isso nem nos interessa...
Claro, estava à vista que o cavalo não tinha sido comprado por intermédio do centro :wink:

Iniciante, o seu rapaz e lindo lindo :D
Faça orelhas moucas a essa gentinha que deve perceber tanto de cavalos como eu de plantação de batatas :wink:
Responder

Voltar para “Cavalos”