O que é preciso para ser toureiro a cavalo?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quinta ago 09, 2012 11:58 pm

Eu, como "rapariga de cavalos" e de raízes ribatejanas, gosto do ambiente das corridas de touros.
E com ambiente estou a referir-me à música, às roupas dos cavaleiros/forcados, aos cavalos e ao seu ensino, ao touro...
Não gosto da corrida em si, não acho justo esse "medir de forças" desigual.
Gosto de ver uma boa pega mas também gosto de ver uma pega em que vai tudo pelo ar, acho que assim as forças estão "equivalentes" :)
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

sexta ago 10, 2012 9:14 am

CavaleiraVNF, temos opinião semelhante.

Nitara, perdoe-me mas fala sem conhecimento de causa.
Os touros são criados em liberdade, é claro que em cercados(e ainda bem, olhe só se não estivessem limitados e pudessem andar livremente por onde lhes apetecesse), mas com centenas de hectares. É um animal que leva uma vida extraordinária, muito melhor que o gado criado para carne. Entre os animais criados pelo homem com objetivos específicos, talvez o touro seja dos que vive melhor. É certo que não merece o fim que lhe está reservado, a humilhação brutal que sofre, eu também não gosto. Nenhum animal o merece. Para mim, mais do que as farpas, custa-me a humilhação.

Sei que são "espicaçados" nos curros antes da corrida, e que para um animal que sempre viu a liberdade na lezíria ou na planície, a tortura começa logo no transporte.

Enquanto não acabarem com as corridas, valha-nos saber que viveram felizes, em liberdade.
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sexta ago 10, 2012 11:09 am

Trabalhei algumas vezes com gado bravo, a fazer serviços de saneamento, e sei, porque vi, que o touro bravo vive em liberdade. Vê pessoas na altura dos saneamentos, volta e meia o dono vai dar uma volta de carrinha para o lado deles ver se está tudo bem, ou um empregado vai distribuir alimento la de longe e mais nada. A ideia é crescerem o mais selvagem possivel, senão não seria gado bravo! A verdade é que até ser lidado, é um dos animais de produção mais feliz... mas pode dizer-se que paga esses anos de felicidade bem caros.
Pesquisem o touro Fadgen, o touro bravo mais manso de sempre precisamente porque foi criado em cativeiro.
Se vem cansado e desorientado para a arena, é simplesmente porque foi brutalmente arrancado do seu meio natural, enfiado num camião, embolado, espiçado e lançado para uma arena. Cansaria qualquer um.
Não defendo as corridas de touros, mas sou da opinião que também não deve ser diabolizada, e há coisas bem piores com as quais ninguém se preocupa tanto...

Eu já gostei mais do ambiente "tourada" Não suporto a brutalidade dos cavaleiros. Lembro-me de ir um dia à quinta de um toureiro conhecido, e ver que praticamente todos os cavalos tinham o chanfro bem marcado pelo serrilhao e a sarreta. Isto para não falar des embocaduras e esporas que usam...
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta ago 10, 2012 1:13 pm

MVieira27 Escreveu:Trabalhei algumas vezes com gado bravo, a fazer serviços de saneamento, e sei, porque vi, que o touro bravo vive em liberdade. Vê pessoas na altura dos saneamentos, volta e meia o dono vai dar uma volta de carrinha para o lado deles ver se está tudo bem, ou um empregado vai distribuir alimento la de longe e mais nada. A ideia é crescerem o mais selvagem possivel, senão não seria gado bravo! A verdade é que até ser lidado, é um dos animais de produção mais feliz... mas pode dizer-se que paga esses anos de felicidade bem caros.
Pesquisem o touro Fadgen, o touro bravo mais manso de sempre precisamente porque foi criado em cativeiro.
Se vem cansado e desorientado para a arena, é simplesmente porque foi brutalmente arrancado do seu meio natural, enfiado num camião, embolado, espiçado e lançado para uma arena. Cansaria qualquer um.
Não defendo as corridas de touros, mas sou da opinião que também não deve ser diabolizada, e há coisas bem piores com as quais ninguém se preocupa tanto...

Eu já gostei mais do ambiente "tourada" Não suporto a brutalidade dos cavaleiros. Lembro-me de ir um dia à quinta de um toureiro conhecido, e ver que praticamente todos os cavalos tinham o chanfro bem marcado pelo serrilhao e a sarreta. Isto para não falar des embocaduras e esporas que usam...

Em tempos tive o prazer de privar com um PSL com um óptimo ferro e de um famoso cavaleiro tauromáquico e só tenho a concordar com isso. O chanfro e os flancos estavam marcados "para sempre" :(
O cavalo era de uma docilidade tremenda, entregava-se de corpo e alma àquilo que fazia, não tinha uma ponta de maldade, tinha um nível de ensino de pôr os olhos em bico. Não precisava de esporas, esporins ou seja o que fosse, respondia extremamente bem só de pernas. E conseguimos colocar-lhe um bridão. Um cavalo de toureio, habituado a esporas de roseta, serrilhão, gamarras metálicas e essas tretas todas, era montado só de perna e bridão :)
Concordo inteiramente quando fala da brutalidade dos cavaleiros. E depois ainda se vê fotos deles a beijarem o cavalo e as pessoas dizerem "oh, olhem como gosta do cavalo" :roll:
MVieira27
Membro

sexta ago 10, 2012 2:48 pm

Concordo inteiramente quando fala da brutalidade dos cavaleiros. E depois ainda se vê fotos deles a beijarem o cavalo e as pessoas dizerem "oh, olhem como gosta do cavalo"
Eu também vi essa foto... deu-me vontade de rir, é francamente ridículo e ao mesmo tempo chorar pelo cavalo (que estava ali a arreganhar os dentes, e não era por estar a sorrir de felicidade.... )Que, diga-se de passagem, é lindo de morrer (e não sou grande fã de árabes) A personagem é outra que não suporto.. Bruta nas horas (sem necessidade) e um tanto ou quanto instável a cavalo (do estilo "ai meu Deus que perdi um estribo!!!)
Não entendo a necessidade que eles tem de castigar tanto os cavalos. São literalmente massacrados, quebrados, castigados uma vez e outra e outra... Aqueles truquezinhos que fazem durante as cortesias não são ensidados com calma e tacto...
Lembro-me de uma vez ver um cavalo com um lenho que ia da barriga à garupa. Quando perguntei o que era responderam: "o dono caiu e fez este serviço com a espora" :x Mais uma marca para a vida
As embocaduras é mais do mesmo... usam o mais forte que tiverem, sem pensarem nas consequências...sempre montei os cavalos de bridão, nos passeios e em todo o lado. E por vezes descambava um pouco, e lá me diziam: "tens de por um pelham nisso :evil: a minha resposta era: "tenho de o ensinar melhor"!

Mas o melhor é que estes cavalos, uma vez reabilitados são mesmo fantásticos, generosos e vivos. Não merecem todo o mal que lhes fazem!

Nitara, por acaso bebe leite? Come queijo?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça set 04, 2012 12:59 pm

A imbecilidade não tem limites e estas fotos comprovam-no bem. :(

No caso do rapaz que carregou com um cavalo para cima de manifestantes, tive mesmo pena que não estivesse por ali alguém experiente com cavalos que lhe mostrasse como uma quedazita poderia ser jeitosa ...
MVieira27
Membro

terça set 04, 2012 6:47 pm

Não pude ver o vídeo, mas duvido que o cavalo fosse mesmo para cima das pessoas... bem mas estes treinados à pancada não tenho tanta certeza. :cry:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça set 04, 2012 7:00 pm

MVieira27 Escreveu:Não pude ver o vídeo, mas duvido que o cavalo fosse mesmo para cima das pessoas... bem mas estes treinados à pancada não tenho tanta certeza. :cry:
O cavaleiro investiu uma vez contra os manifestantes, sendo um deles uma rapariga que estava a dar uma entrevista. Estes levantaram-se de repente, assustados.

Da segunda vez foi pior. Este foi mesmo '' para cima '' dos manifestantes, que mais uma vez se levantaram assustados. Podiam-se ter magoado assério.

Aqui fica o vídeo ( um dos muitos que já estão no Youtube ):
http://www.youtube.com/watch?v=Zivm1tk-LFU

Várias pessoas referiram que iriam fazer queixa à GNR, bem como a associação ANIMAL.
O partido pelos animais e pela Natureza, o PAN, também já se pronunciou contra a acção do cavaleiro.

Sinceramente, acho lamentável. A minha opinião acerca da tourada está bem expressa ao longo deste tópico ...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça set 04, 2012 7:07 pm

Bem, ali a um cantinho vê-se uma senhora sentada com um xaile ou casaco largo preto. Que pena que não se levantou e carregou para cima do tonto a abanar aquilo...
MVieira27
Membro

quarta set 05, 2012 10:59 am

Este é mais um daqueles casos complicados.... Se não foi desta vez, de certeza que aconteceu em casos precedentes, em que ambos os lados pecaram. E como a racionalidade não é o forte de muita gente, dá nestas coisas. Aquela zona também não tem tradição de corridas de toiros. Não sei o que lhes deu para fazem uma ali. Estavam mesmo a pedir sarilhos.

Mas se eu algum dia me manifestasse, seria contra os maus tratos aos cavalos, o touro apesar de tudo, é um dos animais destinados ao consumo humano que é melhor tratado...
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

quinta set 06, 2012 4:43 pm

Mais uma imbecilidade nesta "guerra"!

Com tanto fundamentalismo de parte a parte, esta gente acaba por perder a razão.

Eu vi as imagens, ele esporeia o cavalo que, extremamente nervoso, parte para cima dos manifestantes. Se os queria enfrentar que apeasse e fosse homem!

Mas ainda fiquei mais revoltada na corrida do Campo Pequeno, o "artista" que lhe escorrega o cavalo na cara do touro (erro do cavaleiro que não apoiou devidamente o animal), o cavalo cai, sofre investidas do touro e o jovem depressa foge deixando o cavalo à merce do touro. A quadrilha é que interveio e livrou o cavalo.

E depois vêm apregoar o amor aos animais....

É com estas que perdem toda a razão.
MVieira27
Membro

quinta set 06, 2012 7:03 pm

Pois, bem me parecia... eu não vi o vídeo, mas a história que o cavalo se atirou para cima des pessoas porque lhe atiravam pedras não me caia bem... um cavalo não é um touro :lol:
Se lhe atirarem pedras o que faz é por-se a milhas.
Esta história só reforça a minha opinião de que os cavalos são os que mais sofrem nas corridas de touros...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta set 06, 2012 7:04 pm

MVieira27 Escreveu:Pois, bem me parecia... eu não vi o vídeo, mas a história que o cavalo se atirou para cima des pessoas porque lhe atiravam pedras não me caia bem... um cavalo não é um touro :lol:
Se lhe atirarem pedras o que faz é por-se a milhas.
Esta história só reforça a minha opinião de que os cavalos são os que mais sofrem nas corridas de touros...
Para além de não fazer muito sentido manifestantes que estão ali a defender os animais agredirem um cavalo ...
MVieira27
Membro

sexta set 07, 2012 10:33 am

Não sei Nitara, não estava lá, não vi o vídeo. Poderiam não estar a atirar pedras directamente ao cavalo, mas à volta dele... para o assustar talvez? a ver se derrubava o cavaleiro? Não faz grande sentido mentir, afinal o que não faltavam ali eram testemunhas...
O facto é que os manifestantes em geral não são santos nenhuns. Já disse isso a vários. Insultar cavaleiros/forcados/toureiros a pé , atirar-lhe pedras/riscar/pintar carrinhas, rebentar cercas onde pasta gado bravo, não resolve nada. É apenas uma forma de mostrar má índole... E leva a respostas destas da parte dos pró taurinos.
Nicky2
Membro
Registado: segunda jun 20, 2011 3:03 pm

terça set 11, 2012 7:56 am

http://www.youtube.com/watch?v=3UdmoNI2 ... ure=fvwrel
so tenho pena do cavalo que levou uma cornada, e do touro porque concerteza magoou-se muito
Responder

Voltar para “Cavalos”