CavaleiraVNF Escreveu:Boas pessoal
Preciso de uma ajudinha vossa: dicas para um cavalo passar uma ponte de Equitação de Trabalho.
Já tentamos apeados (com guia) e montados. Ambos os casos se revelaram infrutíferos. Ora estanca e nada o faz mover, ora desata a fugir como o diabo da cruz![]()
Sei que vai ser precisa paciência a 200%, mas deve haver umas dicas para o fazer (pelo menos) colocar as mãos na ponte e ver que ela não morde
Agradeço desde já
Não sei que truques já experimentou por isso vou dizer os que me vêm à cabeça x)
Será que uma cenoura ou uma maçã não lhe dá um incentivo para andar?

Se não, experimente "passear" com ele, apeada, pelo picadeiro muito casualmente como se nada fosse e sem hesitar, nem olhar para trás para ver se o cavalo vem ou não, sem mudar o ritmo do passeio e sem lhe dar qualquer icentivo atravesse a ponte. Se ele parar, é chama-lo ou fazer os "cliques" com a boca (não sei ao que o cavalo responde melhor). Se mesmo assim ele não vier experimente dar mais uma voltinha pelo picadeiro e depois voltar a tentar.
Para ir montada acho que poderia resultar ir até à ponte sempre a fazer círculos, não sei como explicar isto por escrito... Mas pronto, era ir fazendo circulo atras de circulo, avançando um ou dois metros entra cada circulo e depois incorporar a ponte num circulo ????? Não sei se me estou a fazer entender xD Bem, na escola onde monto usa-se um "truque" quando um cavalo embirra com alguma parte da parede do picadeiro e tenta fugir para o centro evitando esse local, que é precisamente fazer o picadeiro todo aos circulos: em A círculo de 20 ou 15 metros, no canto circulo, em B círculo, no canto circulo, em C, no canto, em E, no canto, e novamente em A. Repetir se necessário, aumentar a frequência dos circulos se necessário. Bem, a minha ideia era ir em círculos até à dita ponte e num dos círculos fazia-se um pouco de batota (ficava um D e não um O) ???
No entanto, acho que forçar a passagem apertando com as pernas ou puxar pelas rédeas ou guia só faz pior.