Maneiras de pensar/montar!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Osafi
Membro
Registado: quarta jun 09, 2010 9:19 am

terça mar 26, 2013 12:00 am

CavaleiraVNF Escreveu:Boas pessoal :)

Preciso de uma ajudinha vossa: dicas para um cavalo passar uma ponte de Equitação de Trabalho.
Já tentamos apeados (com guia) e montados. Ambos os casos se revelaram infrutíferos. Ora estanca e nada o faz mover, ora desata a fugir como o diabo da cruz :roll:

Sei que vai ser precisa paciência a 200%, mas deve haver umas dicas para o fazer (pelo menos) colocar as mãos na ponte e ver que ela não morde :lol:

Agradeço desde já :D

Não sei que truques já experimentou por isso vou dizer os que me vêm à cabeça x)

Será que uma cenoura ou uma maçã não lhe dá um incentivo para andar? :)

Se não, experimente "passear" com ele, apeada, pelo picadeiro muito casualmente como se nada fosse e sem hesitar, nem olhar para trás para ver se o cavalo vem ou não, sem mudar o ritmo do passeio e sem lhe dar qualquer icentivo atravesse a ponte. Se ele parar, é chama-lo ou fazer os "cliques" com a boca (não sei ao que o cavalo responde melhor). Se mesmo assim ele não vier experimente dar mais uma voltinha pelo picadeiro e depois voltar a tentar.

Para ir montada acho que poderia resultar ir até à ponte sempre a fazer círculos, não sei como explicar isto por escrito... Mas pronto, era ir fazendo circulo atras de circulo, avançando um ou dois metros entra cada circulo e depois incorporar a ponte num circulo ????? Não sei se me estou a fazer entender xD Bem, na escola onde monto usa-se um "truque" quando um cavalo embirra com alguma parte da parede do picadeiro e tenta fugir para o centro evitando esse local, que é precisamente fazer o picadeiro todo aos circulos: em A círculo de 20 ou 15 metros, no canto circulo, em B círculo, no canto circulo, em C, no canto, em E, no canto, e novamente em A. Repetir se necessário, aumentar a frequência dos circulos se necessário. Bem, a minha ideia era ir em círculos até à dita ponte e num dos círculos fazia-se um pouco de batota (ficava um D e não um O) ???

No entanto, acho que forçar a passagem apertando com as pernas ou puxar pelas rédeas ou guia só faz pior.
Osafi
Membro
Registado: quarta jun 09, 2010 9:19 am

terça mar 26, 2013 12:10 am

Lembrei-me de mais uma coisa que pode resultar :D

Tanto faz apeada ou montada (mas secalhar resulta melhor montada?), levar um cavalo, ou vários até, à frente que não tenha/m problemas em passar a ponte indo o cavalo problemático em penúltimo, para ter o exemplo dos cavalos da frente e o icentivo do de trás. Não sei, é uma questão que varia de cavalo para cavalo, alguns afligem-se por levarem um cavalo atrás, sentem-se entalados.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça mar 26, 2013 12:45 am

Boa Noite
Muito obrigado pela ajuda :)

De facto esse da maçã ainda não experimentei. Mas já andamos a passear pelo picadeiro nas calmas, sempre sem forçar nada, guia completamente solta. Mas basta ver a ponte e "adeus".
Já tentamos "empurrar" com a vara apeados, sempre na base da calma e descontracção, simplesmente ou estanca ou foge.

Montado já foi de tudo e mais alguma coisa, claro que nunca se forçou nada. O que é certo é que é um cavalo com algumas "taras" em relação a estas coisas. Muito manso, muito boa cabeça e muito trabalhador e humilde, mas um "cagarolas" de primeira :roll:
Tem medo de ser montado com outros cavalos, apesar de nunca estar sozinho em picadeiro. Encolhe-se todo, como se fosse um gato assustado :roll:
Para começar a passar varas no chão, foi um problema. Foram precisas horas e horas de muita paciência por parte do dono, mas muita calma e amor. O dono é muito a favor de equitação natural, logo é tudo nas calmas :P
Não compreendemos o porquê destas reacções, até porque é ainda um cavalo bastante jovem, que veio de uma excelente coudelaria (OC) e não se conhecem problemas que possam ter provocado tais medos.

O que eu pensei (e ainda não se pôs em prática), mas não sei se resulta:
- montado: fazer com que ele passe a ponte recuando. Como para a frente vê a ponte e recusa-se, talvez se fosse a recuar conseguisse lá colocar a pontinha dos pés. Já era uma vitória :)

- apeado: e se eu tapasse a ponte com algo menos "assustador"? Folhas verdes, ramos... algo que o fizesse esquecer da ponte e pensasse que estava em terreno "seguro".

O que acham?

Acho que o grande problema em parte é o barulho que a mesma provoca :| mas tem mesmo que ser assim, nas provas o barulho é o mesmo.

Obrigado :wink:
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça mar 26, 2013 12:36 pm

se for possivel, tentem colocar qualquer coisa debaixo da ponte que abafe o som oco! tapetes, objectos que absorvam o som! pode ser que ajude! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Responder

Voltar para “Cavalos”