Iniciante - dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

segunda fev 04, 2013 2:03 pm

Obrigada!

Ele até podia ser todo torto que seria lindo na mesma, aliás, para mim não há cavalos feios, eu derreto-me com todos. Se bem que tenho uma predilecção por cavalos baios e castanhos, confesso... e por acaso o meu é ruço :D !

Hoje vai ser ferrado. Vamos lá ver como se vai comportar o "maluco"!!! Se calhar o ferrador vai fugir...
adri114
Membro
Registado: segunda mar 07, 2011 7:20 pm

terça fev 05, 2013 12:46 pm

O seu cavalo e lindo mesmo fofinho.
Pois eu sou como você também acho todos os cavalos bonitos, o problema e quando a pessoas que os tratam mal:(
Iniciante
Membro

terça fev 05, 2013 2:46 pm

Obrigada!

Este vai ser sempre bem tratado, em tudo o que de mim depender!
adri114
Membro
Registado: segunda mar 07, 2011 7:20 pm

terça fev 05, 2013 4:38 pm

Nao tenho duvidas disso pode ter a certeza.
Vai ser um cavalo muito bem tratado e feliz!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 10, 2013 7:20 pm

CavaleiraVNF Escreveu: dinodane,

em linguagem de leigo, "alcançar" é quando o cavalo toca com os pés nas mãos. Daí também o uso de cloches, para evitar ferimentos e problemas futuros
Muito obrigada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Iniciante
Membro

quarta fev 13, 2013 10:46 am

Boa dia a todos!

Tenho mais umas dúvidas :?

Tenho trabalhado o meu cavalo à guia. Concentro-me mais num trabalho calmo de forma a que ele se cadencie e acalme. Peço-lhe transições passo/trote/passo tentando mantê-lo num andamento sempre calmo e cadenciado.
Neste trabalho o que faço é aparelha-lo todo como se fosse montar, com a cabeçada de bridão. Passo as rédeas por baixo dos loros e deixo-o dar umas voltas para descontrair. Depois aperto ligeiramente as rédeas de forma a que ele mantenha o canfro direito e tenha algum apoio. Então começo a trabalha-lo, sobretudo a trote, tentando sempre uma cadência calma e contínua. A guia, passo-a na argola do bridão da mão que estou a trabalhar, passo depois pela nuca e vai apertar na argola oposta do bridão.

Faço isto porque é o que tenho visto fazer e não sei se será o mais correto. Quais são as vossas opiniões?

Quanto ao aparelho "pessoa", o cavalo já foi trabalhado assim uma vez, mas as opiniões são tão diferentes. Há quem diga que lhe faz muito bem (a maioria das opiniões) porque ajuda a acalmar e na postura e houve quem me dissesse que no caso do meu cavalo, que tem genica de sobra, só vai agravar este nervosismo natural dele.

O que acham disto? Sinto que tudo são facas de dois gumes... :(
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quarta fev 13, 2013 11:35 am

A guia, passo-a na argola do bridão da mão que estou a trabalhar, passo depois pela nuca e vai apertar na argola oposta do bridão.

Faço isto porque é o que tenho visto fazer e não sei se será o mais correto. Quais são as vossas opiniões?
Sinceramente, é uma excelente pergunta.. já me perguntei o mesmo várias vezes. Mas como comecei a trabalhar o òpio (que é um cavalo já sabido) só com uma cabeçada de prisão mais ajustada, não lhe sei responder... Não haverá ninguém que conheça pessoal de volteio de competição? Normalmente são prós a passar à guia! E ficávamos todos esclarecidos...

Quando ao pessoa, depende de como é regulado e do tempo que é usado... uma sessão de 10 -15 min no máximo três vezes por semana é ao meu ver mais que suficiente...
Não conheço nenhum cavalo que goste de ser apertado. Normalmente quanto mais se aperta mais eles fervem... Como é que o cavalo reage? Afinal, é o principal interessado :lol:
Iniciante
Membro

quarta fev 13, 2013 11:51 am

Obrigada MVieira!

A única vez que foi trabalhado com o pessoa foi mais de uma hora. Saiu do picadeiro a pingar.

Na altura, sinceramente, achei um exagero e desde aí que pedi ao equitador para nunca mais lhe fazer aquilo. Na verdade ele não ia muito apertado, mas foi demasiado tempo e notei que desde esse dia ele se tornou mais nervoso...

E montado não tem sido fácil, mas também já descobrimos que as falhas são maioritariamente nossas e não do cavalo, porque assim que se corrigiram certos defeitos, o cavalo voltou ao "normal"!

Trabalhado como referi no post anterior, ele mantém-se mais calmo, mas a cadência que procuro ainda não está lá.
Na verdade, bem utilizado, quais as funções do pessoa?
MVieira27
Membro

quarta fev 13, 2013 1:23 pm

Ai ai.... mais de uma hora :( acho um grande exagero, mesmo sem ser com um pessoa, ou qualquer outro tipo de aparelho já é um "massacre"....
Basicamente o pessoa serve para muscular as costas e favorecer a entrada dos posteriores debaixo da massa. Força o cavalo a isso, e é por isso que deve ser usado com cuidado. Mas um bom trabalho com rédeas longas ou montado faz o mesmo. Eu cheguei a fazer pequenas sessões com o Ópio, como trabalho complementar ou quando não tinha tempo de o montar...
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta fev 13, 2013 2:41 pm

também acho que usar um aparelho pessoa durante uma hora é um exagero! quanto ao cavalo ter saído todo suado, isso não é completamente negativo. quer dizer que esteve em mais esforço, que o aparelho pessoa o levou a usar e começar a tonificar musculos que não estavam a ser utilizados ou que estavam a funcionar de forma errada! todo o processo de muscular correctamente é um esforço para o cavalo, por isso é que tem que ser uma trabalho gradual! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
MVieira27
Membro

quarta fev 13, 2013 3:39 pm

É preciso ver que um cavalo encharcado em suor não é necessariamente sinónimo de trabalho bem feito...Nalgumas sessões de "pica e puxa" aportuguesadas lá andam os desgraçados a pingar suor por todos o lados e aquilo não é nada...
Agora É preciso puxar por ele qb. Se se fizer correr durante 20 min uma pessoa sedentária, ela não lhe vai agradecer no dia seguinte (enfim, a grande maioria :lol:) principalmente se vier com intenções de voltar a fazer-lhe o mesmo :D E a primeira tarefa do cavaleiro/treinador é fazer com que o cavalo goste de trabalhar. Porque de certeza que ele (como nós) preferia de longe estar sem fazer nenhum :lol:
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta fev 13, 2013 4:00 pm

1 hora? :o
minha nossa :roll:

Não sou muito fã do aparelho pessoa, nas mãos erradas nunca dá coisa boa...
Um bom trabalho montado faz o mesmo efeito e não é tão "cruel", desde que aplicado por quem o saiba fazer, claro.

Quanto ao passar à guia, faço exactamente como a Iniciante disse. Se está certo ou errado não faço ideia, mas todas as pessoas que conheço o fazem da mesma maneira :)
Iniciante
Membro

quarta fev 13, 2013 4:07 pm

Nestas sessões que lhe tenho feito de trabalho à guia, na verdade ele pouco sua. Um pouco nas espaduas e entre as pernas, contudo sinto que ele sai bem calminho e aproveito no fim para passearmos um pouco "à trela"...

Como ainda não me sinto segura para o montar, tento estabelecer com ele laços de confiança nestes momentos. Não sei se estou a fazer o mais correto, mas, não querendo ser lamechas, faço o que o meu coração manda.

Já consigo que ele obedeça à voz e perdeu o medo do chicote. Já anda mais concentrado mesmo havendo vários cavalos no picadeiro.
Vai aos pouquinhos, só me falta a mim a segurança para o voltar a montar...
Iniciante
Membro

quarta fev 13, 2013 4:16 pm

CavaleiraVNF Escreveu: Quanto ao passar à guia, faço exactamente como a Iniciante disse. Se está certo ou errado não faço ideia, mas todas as pessoas que conheço o fazem da mesma maneira :)
Pois, é como eu vejo... :D
Realmente dava jeito alguém sabedor da "matéria" para nos ajudar :wink: !
MVieira27
Membro

quarta fev 13, 2013 5:51 pm

eu passava a guia na argola de dentro do bridão e ia prender à de fora...
Questionei-me também, mas como não tive resposta...

Concordo com a cavaleiravnf quanto ao trabalho montado.

Não é nada lamechas Iniciante, acho muito bem :D E osuar ou não, e relativo... não me parece um bom indicador para saber se o trabalho foi bem feito ou não. A descontracção do cavalo já é muito mais fiável!

Muito a propósito "tropecei" nisto no facebook:

Imagem
Responder

Voltar para “Cavalos”