Boa dia a todos!
Tenho mais umas dúvidas
Tenho trabalhado o meu cavalo à guia. Concentro-me mais num trabalho calmo de forma a que ele se cadencie e acalme. Peço-lhe transições passo/trote/passo tentando mantê-lo num andamento sempre calmo e cadenciado.
Neste trabalho o que faço é aparelha-lo todo como se fosse montar, com a cabeçada de bridão. Passo as rédeas por baixo dos loros e deixo-o dar umas voltas para descontrair. Depois aperto ligeiramente as rédeas de forma a que ele mantenha o canfro direito e tenha algum apoio. Então começo a trabalha-lo, sobretudo a trote, tentando sempre uma cadência calma e contínua. A guia, passo-a na argola do bridão da mão que estou a trabalhar, passo depois pela nuca e vai apertar na argola oposta do bridão.
Faço isto porque é o que tenho visto fazer e não sei se será o mais correto. Quais são as vossas opiniões?
Quanto ao aparelho "pessoa", o cavalo já foi trabalhado assim uma vez, mas as opiniões são tão diferentes. Há quem diga que lhe faz muito bem (a maioria das opiniões) porque ajuda a acalmar e na postura e houve quem me dissesse que no caso do meu cavalo, que tem genica de sobra, só vai agravar este nervosismo natural dele.
O que acham disto? Sinto que tudo são facas de dois gumes...