Não fazer força nos estribos? A mim sempre me disseram que tinha de pôr os calcanhares para baixo e fazer força em ambos os estribos.
Se não fizermos, como podemos fazer o trote LEVANTADO?
Eis mais uma questão

É perfeitamente possível fazer trote levantado sem estribos. A perna do joelho para baixo serve para impulsionar e ajudar o cavalo; o que fixa o cavaleiro ao cavalo é a coxa (do joelho para cima). Dá uma dor de pernas horrível, mas é possível fazer trote levantado em pêlo xD
Em relação ao galope "duro", uma vez mais é prática =) A parte do corpo que se ajusta sempre ao movimento do cavalo é o rim, a zona da bacia, ou seja, o assento. As costas devem estar direitas, ombros juntos, essa conversa que costumam fazer ("costas para trás..."). Uma vez mais, ajustar as pernas para fixar ao cavalo, mas do joelho para cima; se apertarem as pernas à volta da barriga do cavalo estão a mandá-lo andar mais depressa!!! Receita favoravél a saída à carga e queda xD
E quanto a montar a galope em pêlo... ou se conseguem agarrar bem com as pernas ou o cavalo tem um galope super-confortável e não dá muitos problemas xD Idealmente as duas coisas

Eu já experimentei num que era um "sofá" e correu bem XD Mas noutros já fiz com arreio e sem estribos e foi por sorte que não fui dar um beijinho ao chão

Nunca saberás se não tentares. Eu pessoalmente acho que o melhor é começar mais ou menos a direito, e para primeira vez num picadeiro. A parte pior em geral são as transições galope-passo porque muitas vezes caem no trote. E quando caem no trote a meio do galope também não é muito agradável

Embora eu pessoalmente ache o trote mais "traumatizante", os saltinhos e ainda por cima cavalos em que se sente a espinha toda não são muito confortáveis... xD