iniciação na equitação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça abr 12, 2011 8:13 pm

CatarinaLuz Escreveu:Pois Cavaleira, comigo também foi assim, tinha manta e fazia exercicios nos 3 andamentos que não podia mesmo segurar-me. Mas essa forma de voltei, ou de montar, não é montar em pêlo. Isso são as aulas normais de volteio.

Montar em pêlo significa que não pode haver sela, nem estribos, nem mantas entre o cavaleiro e o dorso do cavalo. No montar em pêlo, a cavalo apenas pode ter a cabeçada. ;)
Percebeste, Cavaleira?

Primeiro bold:

quase todo o volteio correcto e bem feito passa pela monte a pêlo (só com manta e cilhão de argolas) e pela monte com arreios (selim e cabeçada) mas com o cavalo preso à guia :wink:

Segundo bold:

Na monte a pêlo, pode existir manta sim. Ate é aconselhada no caso do cavalo ser mais magro, pois a coluna vertebral torna-se incómoda. E também pode ser feita sem cabeçada. Já montei sem absolutamente nada, apenas agarrada às crinas :wink:
CatarinaR
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

terça abr 12, 2011 8:13 pm

CatarinaLuz Escreveu:Afinal de contas concordamos as duas, uma com a outra. Mas eu baralhei-te :d
e eu a seguir tambem quiz acrescentar coisas xD e so fiz porcaria
Nem mais :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

terça abr 12, 2011 8:32 pm

Eu percebi as duas partes ;)
1º - de me ir habituando a galopar com sela e sem estribos e a tirar "camadas" se tudo correr bem e se me sentir segura
2º também percebo que lá por treinar posso cair, como qualquer outro cavaleiro que monte à muito tempo, tem sempre probabilidade de cair, muito ou pouca mas tem :)

Percebo perfeitamente os dois lados e agradeço por me estarem a ajudar com este assunto do "montar em pelo" :D:D
CatarinaR
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 8:42 pm

Ainda bem que percebes - te e nem sei como, pois isto está uma confusão :lol:
1º - de me ir habituando a galopar com sela e sem estribos e a tirar "camadas" se tudo correr bem e se me sentir segura
2º também percebo que lá por treinar posso cair, como qualquer outro cavaleiro que monte à muito tempo, tem sempre probabilidade de cair, muito ou pouca mas tem :)
Nem mais :wink:

As outras coisas que a CatarinaLuz falou:
e eu a seguir tambem quiz acrescentar coisas xD e so fiz porcaria

é só mesmo "porcaria" :lol:
Desculpem o termo utilizado, mas ambas percebemos que não valia nada por essas ditas "coisas " ao barulho :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CavaleiraVNF
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 8:43 pm

Rita,

NUNCA, em momento algum, saias do picadeiro em pêlo com a tua égua sem a mesma estar muito bem habituada. E claro, NUNCA vás sozinha.
Até o mais calmo e manso dos cavalos pode assustar-se e uma cavadela sem arreio pode trazer graves consequências.

A tua égua tem de estar muito bem preparada, pois a monte a pêlo vai soar-lhe um pouco "estranha" e pode correr mal. :wink:
CatarinaR
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 8:46 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Rita,

NUNCA, em momento algum, saias do picadeiro em pêlo com a tua égua sem a mesma estar muito bem habituada. E claro, NUNCA vás sozinha.
Até o mais calmo e manso dos cavalos pode assustar-se e uma cavadela sem arreio pode trazer graves consequências.

A tua égua tem de estar muito bem preparada, pois a monte a pêlo vai soar-lhe um pouco "estranha" e pode correr mal. :wink:
Também muito importante o que a CavaleiraVNF referiu e que nem me passava pela cabeça :wink:

CavaleiraVNF
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 8:55 pm

CatarinaR,
nestes meus quase 6 anos de prática, já vi e ouvi coisas do "arco da velha".

De lembrar também que subir para um cavalo sem a ajuda dos estribos pode ser mais complicado. Pede ajuda a alguém ou usa um banco para te ajudar a impulsionar. Tentativas frustradas podem acabar por assustar a égua e "traumas" é coisa que não se quer. :wink:

Nunca te esqueças do toque. Acidentes acontecem, até aos profissionais.

Nas primeiras vezes anda só a passo, para ela se habituar ao novo contacto. Quando as duas se sentirem mais confiantes, aumenta para um trote curto e só muito depois passa para o galope.

Na rua, SEMPRE com embocadura.

:wink:
Rita964
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 9:01 pm

Muito obrigada pelos conselhos :D
A sério houve que coisas que nem me passaram pela cabeça (a sorte é que não iria experimentar por agora) :P
Eu sei que até o mais manso cavalo se pode assustar, e ela é muito mansa e meiga mas como todos os outros cavalos assusta-se

Mais uma vez muito obrigada :D:D
Rita964
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 9:05 pm

Só uma coisa, quando te referiste ao "nunca vás sozinha" estavas a referir-te ao montar em pelo ou montar normalmente (com arreios)? :P
CavaleiraVNF
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 9:32 pm

Estava a referir-me à monte em pêlo, mas mesmo na monte com arreio, deverias ir sempre acompanhada por outra pessoa de cada vez que sais à rua. Ou então deixa o itinerário com outra pessoa, assim saberão sempre por onde andas

:wink:
Rita964
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 10:34 pm

Obrigada pelo conselho :)
É que eu costumo montar é sempre na rua, no campo. E umas vezes vou com uma pessoa outras não :wink:
CatarinaR
Membro Veterano

quarta abr 13, 2011 6:51 am

CavaleiraVNF Escreveu:CatarinaR,
nestes meus quase 6 anos de prática, já vi e ouvi coisas do "arco da
velha".
Pois acredito :)
Já monta á 6 anos? WOW :D :oops:

MissDays
Membro Júnior
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm

quinta abr 21, 2011 1:20 am

Não fazer força nos estribos? A mim sempre me disseram que tinha de pôr os calcanhares para baixo e fazer força em ambos os estribos.
Se não fizermos, como podemos fazer o trote LEVANTADO?
Eis mais uma questão :wink:
É perfeitamente possível fazer trote levantado sem estribos. A perna do joelho para baixo serve para impulsionar e ajudar o cavalo; o que fixa o cavaleiro ao cavalo é a coxa (do joelho para cima). Dá uma dor de pernas horrível, mas é possível fazer trote levantado em pêlo xD

Em relação ao galope "duro", uma vez mais é prática =) A parte do corpo que se ajusta sempre ao movimento do cavalo é o rim, a zona da bacia, ou seja, o assento. As costas devem estar direitas, ombros juntos, essa conversa que costumam fazer ("costas para trás..."). Uma vez mais, ajustar as pernas para fixar ao cavalo, mas do joelho para cima; se apertarem as pernas à volta da barriga do cavalo estão a mandá-lo andar mais depressa!!! Receita favoravél a saída à carga e queda xD

E quanto a montar a galope em pêlo... ou se conseguem agarrar bem com as pernas ou o cavalo tem um galope super-confortável e não dá muitos problemas xD Idealmente as duas coisas :P Eu já experimentei num que era um "sofá" e correu bem XD Mas noutros já fiz com arreio e sem estribos e foi por sorte que não fui dar um beijinho ao chão :roll: Nunca saberás se não tentares. Eu pessoalmente acho que o melhor é começar mais ou menos a direito, e para primeira vez num picadeiro. A parte pior em geral são as transições galope-passo porque muitas vezes caem no trote. E quando caem no trote a meio do galope também não é muito agradável :P Embora eu pessoalmente ache o trote mais "traumatizante", os saltinhos e ainda por cima cavalos em que se sente a espinha toda não são muito confortáveis... xD
Responder

Voltar para “Cavalos”