Iniciante - dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta fev 13, 2013 7:10 pm

MVieira27 Escreveu:eu passava a guia na argola de dentro do bridão e ia prender à de fora...
Questionei-me também, mas como não tive resposta...

Concordo com a cavaleiravnf quanto ao trabalho montado.

Não é nada lamechas Iniciante, acho muito bem :D E osuar ou não, e relativo... não me parece um bom indicador para saber se o trabalho foi bem feito ou não. A descontracção do cavalo já é muito mais fiável!

Muito a propósito "tropecei" nisto no facebook:

Imagem

À uns anos o meu monitor "obrigou-me" a encaixar e bem esta pirâmide, numa altura em que todos queriam era ver um cavalo colocado sem pensar primeiro em coloca-lo a andar bem para a frente.
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

quarta fev 13, 2013 10:57 pm

Vou imprimir a pirâmide em tamanho XL e colar lá no picadeiro.
Bom, mas terei que a traduzir primeiro porque me parece que por lá ninguém fala inglês :wink: !

Hoje fui trabalhar o meu "miudo" à guia lá no centro onde ainda o tenho. Foram muito simpáticos comigo, uma grande ajuda, uma simpatia, enfim... tudo do melhor até chegar o momento de me dizer novamente que o cavalo é maluco :? :? :? !

Pois o senhor devia pensar que eu ia ficar caladinha, enganou-se! Posso perceber pouco de cavalos mas parva não sou e estou farta desta conversa! Pela primeira vez que me viram quase do "avesso" :twisted: .

E não é que no fim até me desaparelhou o cavalo e escovou as crinas???
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sexta fev 15, 2013 11:53 am

Esta pirâmide é do melhor para visualizar as etapas de treino! Se fosse a si até entregava panfletos!!
É um péssimo habito que as pessoas tem que querer por a cabeça do cavalo na vertical logo do início antes de se preocupar com o que realmente: ritmo, impulsão, costas a trabalhar. Quantos não se vem por ai que, sim senhora, tem a cabeça na vertical, mas os posteriores estão lá atrás, o dorso esta afundado e cujo ritmo e impulsão foide férias...... bah.
Antes ter um cavalo mais aberto mas que ande para a frente!

Iniciante, esse qualificativo é capaz de colar à pele do seu gaiato durante une tempos :-S. A melhor "vingança" é continuar na sua e tornar o seu rapazola num cavalinho 5* :wink: Eu ainda gostava de ver o que ele faz de tão terrível para ser qualificado de maluco...
Iniciante
Membro

sexta fev 15, 2013 12:13 pm

Também gostava que visse!

Vou descrever rapidamente o que ele faz:

Na box e ao maneio: calmíssimo ao ponto de estar deitado e deixar que se aproximem dele. Dá as mãos e os pés facilmente e deixa aparelhar e colocar a cabeçada sem problemas. Ainda nos passou pela cabeça que o assustassem na box, mas a calma dele não aponta para isso.

Montado: só quer correr, ainda não se acalma de modo a cadenciar os andamentos. Está sempre em "pica-pica". Assusta-se com alguma facilidade e empinou umas 3 vezes.

Contudo, acho que o tenho trabalhado bem à guia. Como já disse foco-me muito no passo e trote, bem calmos e ele já vai mantendo uma cadência constante e acalma-se muito. Ontem o meu marido montou-o e ele trabalhou muito bem. Passo e trote calmos, muitos circulos e serpentinas e a quase sempre muito bem colocado, naturalmente pois ao meu marido não lhe interessa ainda a colocação. Até no galope que normalmente era a 200, ontem saiu muito bem e sempre num ritmo aceitável.

No final a recompensa, além de guloseimas, foi a liberdade no picadeiro que ele põe de lado e prefere encostar-se ao dono. :?
MVieira27
Membro

sexta fev 15, 2013 1:03 pm

De facto parece ser o demónio feito cavalo (ironia ironia :lol: ) Os outros cavalos lá do seu centro nem devem defecar sem pedir autorização primeiro :lol:
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta fev 15, 2013 2:47 pm

tudo isso é normalissimo num poldro inexperiente! ;)

qq dia marcamos uma visita e vamos todos juntos lá ter ao seu centro hipico... em vez de uma pessoa só virada do avesso, teem que levar com um bando delas! :D
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Iniciante
Membro

sexta fev 15, 2013 2:54 pm

Pode ainda vir a tornar-se um demónio feito cavalo, mas por agora temos este mimo todo...
E eu teria muito gosto que conhecessem a "fera"!

O cavalo com o meu filho de 4 anos!

Imagem
Última edição por Iniciante em sexta fev 15, 2013 3:18 pm, editado 1 vez no total.
MVieira27
Membro

sexta fev 15, 2013 3:18 pm

indigo003 Escreveu:tudo isso é normalissimo num poldro inexperiente! ;)

qq dia marcamos uma visita e vamos todos juntos lá ter ao seu centro hipico... em vez de uma pessoa só virada do avesso, teem que levar com um bando delas! :D
Isso sim era boa ideia. Estou curiosa por ver esse demónio equino, até na foto mete medo :lol:

E mais curiosa ainda para ver os cavalos dos outros que dizem mal XD

Agora a sério, eu também acho que sejam coisas perfeitamente normais de poldro, não de pode esperar que um gaiato de 5anos se comporte como um cavalo de 17! E eu conheço cavalos de 17 e mais anos que se comportam ainda como verdadeiros poldros, o que não quer dizer que sejam malucos!
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta fev 15, 2013 3:25 pm

até podemos combinar, lá para o verão ou assim! :D
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Iniciante
Membro

sexta fev 15, 2013 3:29 pm

Sinceramente, não me interessa!
Se lá no centro quiserem ajudar sem más intenções eu aceito, de outra forma, larguem-nos da mão. Haveremos de ter ali um bom amigo que é o que acima de tudo queremos.

Vamos trabalhando o cavalinho, com a ajuda de quem nos pode ajudar, com muitas leituras e conselhos como os que voces, aqui no forum, me vão dando.

Vou abusando da vossa paciência e colocando aqui as minhas dúvidas bem como os progressos que vou tendo. Tudo o resto não nos interessa. Por enquanto ele vai continuar naquele centro, porque ainda não encontramos melhores condições.

Obrigada a todos
Iniciante
Membro

sexta fev 15, 2013 3:35 pm

até podemos combinar, lá para o verão ou assim!
parece-me uma boa ideia :D !
MVieira27
Membro

sexta fev 15, 2013 3:35 pm

indigo003 Escreveu:até podemos combinar, lá para o verão ou assim! :D

Não é mal pensado não... Iniciante, ainda vai ter direito a visitas!
Deixe lá o outros, dizer mal, toda a gente sabe...
Iniciante
Membro

sexta fev 15, 2013 3:36 pm

Disse e repito

"com muito gosto" :D
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta fev 15, 2013 8:15 pm

MVieira27 Escreveu:
indigo003 Escreveu:até podemos combinar, lá para o verão ou assim! :D

Não é mal pensado não... Iniciante, ainda vai ter direito a visitas!
Deixe lá o outros, dizer mal, toda a gente sabe...
Realmente também estou curiosa para conhecer essa "fera" pessoalmente. Deve ser de arrepiar os cabelos 8)

Sabe Iniciante, orelhas moucas :wink:
Iniciante
Membro

segunda fev 18, 2013 10:17 am

Bom dia!

Sim, temos feito orelhas moucas. Aceitamos toda a ajuda que venha por bem, se assim não for é melhor deixar-nos sozinhos.

Na semana passada houve lá um estágio, basicamente de malta muito nova entre os 15 e os 18 anos. O cavalo fez as delícias do pessoal. Estavam sempre à espera que ele se deitasse para se irem deitar ao lado dele. Com direito a sessões fotográficas e tudo! Ele é realmente muito meigo, só espero que não mude :) !

Ontem perdi o medo e montei-o, mas subi tão nervosa que comecei a apertar as pernas sem perceber e é claro que ele começou a correr :? e eu sem o conseguir parar. Quanto mais apertava mais ele corria, claro. Até que percebi a parvoíce que ia a fazer... acalmei-me e fizemos depois 20 minutos a passo com circulos e serpentinas, para começar-mos a confiar um no outro. Ele é tão fácil de conduzir. Ao contrário dos outros cavalos, neste eu consigo perceber que a acção tem sempre que partir das pernas e sou eu que tenho que a sentir nas mãos.

Entretanto queria colocar-vos mais uma questão. Ele tem trabalhado cerca de 1 hora por dia. Trabalha primeiro à guia uns 20 minutos e depois é montado. Nota-se evolução de dia para dia mas ainda anda muito com o dorso afundado e os posteriores lá para trás. Não se reúne bem. Quais os exercícios que ajudam o cavalo a reunir-se?

Obrigada!
Responder

Voltar para “Cavalos”