Iniciante - dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda fev 18, 2013 4:03 pm

transições, mudanças de mão a trote, circulos! não se esqueçam da perna sempre no sitio certo a empurrar e a mão a receber! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

quarta fev 20, 2013 10:10 am

Obrigada Indigo!

Isto não é facil. Precisava-mos do olhar atento de quem sabe... o meu maior medo é fazer alguma coisa que esteja errada e que vá prejudicar o cavalo mais cedo ou mais tarde.
A ajuda que temos do equitador é apenas de vez em quando.
Enfim, há-de tudo correr bem!
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

quarta fev 20, 2013 3:28 pm

Iniciante, pelo que já me apercebi, gosta muito do seu cavalo! O que é meio caminho andado, na minha modesta e ainda muito incipiente opinião.

Na quinta onde ando a estagiar, tive um caso bastante caricato. Em que o facto de dar confiança e segurança, e porque não amor, a um cavalo, superou os conhecimentos técnicos. O cavalo era muito molengão, nada fino às pernas, não queria andar para a frente, e depois de algum trabalho à guia e montado à guia (com rédeas fixas/elásticas), com calma sempre procurando a descontracção e com mmuitas transições, hoje em dia já não parece o mesmo cavalo.

E fui eu que maioritariamente fez o trabalho e só tenho praí uns 9 meses a sério disto dos cavalos.

Um grande mestre disse (não exactamente assim), que depois de assimilada a técnica, era montar o cavalo com o coração.

Cumps, :wink:
Iniciante
Membro

quarta fev 20, 2013 3:51 pm

Obrigada packman!

Eu já ganhei uma afeição enorme ao cavalo e tenho sofrido muito com esta situação que veio a acontecer. Em vez da ajuda prometida no trabalho do cavalo só veio sarcasmo, ironia e crítica destrutiva.

Vou tentando ler-lhe os olhos e perceber os sinais que ele transmite.
Também acredito que com afeição e carinho os resultados positivos vão surgir.
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quinta fev 21, 2013 12:12 pm

Acho que deve ter calma, ainda a pouco tempo começou o trabalho e essas coisas levam tempo! Eu diria muitas transições, círculos, serpentidas, espáduas a dentro e "cabeças ao muro". Mas muito discretas ao início, que ele está a aprender
Iniciante
Membro

terça fev 26, 2013 11:05 am

Obrigada, mais uma vez!

Vamos indo devagarinho!
No sábado montei-o, sempre a passo. Estava calmo e descontraído. O criador aconselhou-nos a esquecer tudo o resto e, dado que ele é nervoso, insistir muito no passo. Quer no picadeiro quer em longos passeios. O essencial é mantê-lo calmo e obedecer à regra "Calmo, para diante e direito". Fazer exercicios a passo, círculos, serpentinas, espáduas a dentro, etc, para o flexibilizar.

Na verdade, já se nota evolução. Já se cadencia muito melhor, já sai bem a galope e sem ser à carga. Já compreendeu que não precisa de fazer tudo a 200 à hora, mas ainda fica muito nervoso com tudo, especialmente se andam outros cavalos no picadeiro.

Temos ali muito trabalho, e já percebi que muitas vezes se dá um passo atrás, ou dois mas que depois a evolução é gratificante.
Responder

Voltar para “Cavalos”